Planejamento e Desenho de Cidades

Especialização

O Curso de Especialização em Planejamento e Desenho de Cidades tem como foco as aceleradas e importantes mudanças na condição urbana contemporânea e, para tanto, busca instrumentalizar profissionais a entender e responder de forma inovadora e criativa a essas tendências. Com duração de 12 meses, o programa foi estruturado a partir de duas áreas – a do planejamento de cidades e a do desenho urbano e organiza-se a partir de seminários, de disciplinas teórico-práticas e de Ateliers para o exercício do planejamento de cidades e do desenho urbano em equipes, além do trabalho de conclusão de curso. Essas experiências permitirão aos alunos explorar possibilidades em contextos locais e globais integrados em múltiplas escalas, onde irão simular cenários e delinear proposições conceituais, de alto potencial transformador. Curitiba servirá de laboratório para a realização dos Ateliers, fato esse que facilitará observações e leituras da realidade local pelas equipes de trabalho. O Atelier de Planejamento Urbano objetiva explorar possibilidades de enfrentamento dos desafios da Cidade em Transformação; já o Atelier de Desenho Urbano objetiva qualificar o ambiente urbano a fim de potencializar as conexões entre comunidades, bem como novas formas de apropriação do espaço, além de oportunizar o desenvolvimento local.

Graduados em Arquitetura e Urbanismo, Engenharia Civil, Engenharia Ambiental, Geografia, Sociologia, Economia, além de áreas correlatas à Administração Pública, Direito, Serviço Social e Saúde Pública, entre outras.

Taisa Vieira Sena

Escola de Arquitetura e Design

A Escola de Arquitetura e Design da PUCPR forma profissionais inovadores, criativos, críticos, colaborativos, pesquisadores e empreendedores para atuar no meio em que vivem, contribuindo para o desenvolvimento de uma sociedade justa e sustentável, visando ao bem-estar e à qualidade de vida das pessoas.

Os desafios do progresso exigem profissionais cada vez mais perceptivos e inovadores para conceber as novas formas e os rumos da nossa evolução. Agentes de transformação, que harmonizam a sensibilidade para identificar problemas e desenvolver soluções com a ousadia para propor novas alternativas. São profissionais com capacidade de diagnosticar, argumentar, determinar critérios, planejar e elaborar estratégias, desenvolver projetos e pesquisas e finalizar propostas criativas.

Até 13 meses