CCURSOS

Perícias médicas
Novo

Especialização / Pós-graduação

A Pós-Graduação em Perícias Médicas da PUCPR visa auxiliar o universo judiciário em ações que carecem do conhecimento médico. As constantes mudanças no mercado de trabalho e a revolução tecnológica acelerada têm tornado profissões consagradas em incertezas. Com a qualificação profissional mais exigente e a maior concorrência, a busca de oportunidades profissionais diferentes da conhecida relação médico-paciente torna-se uma realidade da vida de parte dos médicos. Algumas destas alternativas estarão em evidência nos próximos anos, entre elas a atividade de médico perito e assistente técnico médico.

Por que fazer PUCPR?

Além de um conteúdo exclusivo e focado na prática, a PUCPR traz para este curso um produto inovador de mentoring, com professores médicos auxiliando diretamente os alunos em sua atuação como perito, desde a organização de seu curriculum até a finalização de seu primeiro laudo médico pericial. Estes elementos fazem da Pós-Graduação em Perícias Médicas um curso com a cara da PUCPR, visando a excelência do aprendizado e formando profissionais de alta performance. A especialização aborda temas jurídicos, tratados por Juízes e advogados referenciados em suas áreas, e conhecimentos da área médica pericial, com técnicas práticas para análise clínica e elaboração de laudos com grandes nomes e especialistas no tema.

Público Alvo

Profissionais graduados em medicina que pretendam atuar como médicos peritos.
(Apresentar CRM válido no Brasil).

Mercado de atuação:

A oportunidade de trabalho, com remuneração adequada, e a carência de profissionais qualificados tornaram a perícia médica uma grande área de atuação para profissionais da área médica e que tende a aumentar exponencialmente nos próximos anos.
Além da atuação do médico perito como auxiliar do Juiz, o médico ainda pode auxiliar as partes que carecem deste conhecimento (autores e réus), na qualidade de assistente técnico pericial, ou ainda em áreas administrativas.

Fernando Pessoa Weiss

Coordenação

Médico Especialista em Ortopedia e Traumatologia pela UFPR. Pós-graduado em Medicina do Trabalho pela PUCPR. Mestre em Princípios da Cirurgia pela FEPAR. Especialista em Medicina Legal e Perícias Médicas. Médico perito em Ortopedia na JFPR. Médico perito na Justiça do Trabalho de Curitiba. Médico perito na Vara de Acidentes de Trabalho de Curitiba.

Alexander Buarque

Docentes

Médico Graduado pela Universidade Federal do Paraná. Pós-graduado em Medicina do Trabalho/Saúde do Trabalhador. Mestre em Patologia pela UFPR. MBA em Gestão Estratégica Empresarial na Fundação Getúlio Vargas. Especialista em Ergonomia pelo Conservatoire National des Arts et Métiers– CNAM. Atualmente diretor da Associação Paulista de Medicina do Trabalho e Professor na Residência de Medicina do Trabalho da USP.

Carlos Loyola

Docentes

Psiquiatra e Especialista em Medicina Legal pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo. Formado pela Universidade Federal do Paraná, pós-graduado em Dependência Química pela Unifesp e Preceptor do Módulo de Psiquiatria do Curso de Qualificação em Perícias Médicas, coordenado pela Escola da Magistratura Federal da 4ª Região. Especialista em Psiquiatria Forense. Membro da Câmara Técnica de Psiquiatria CRM-PR e Colaborador do Livro: Curso de Perícia Judicial Previdenciária da editora Alteridade.

Eduardo Costa Sá

Docentes

Médico, Doutor e Mestre em Ciências pela Faculdade de Saúde Pública (FSP) da Universidade de São Paulo (USP), com área de concentração em Saúde Ambiental e linha de pesquisa em Saúde do Trabalhador. Título de especialista em Medicina Legal e Perícia Médica pela Associação Brasileira de Medicina Legal e Perícia Médica (ABMLPM), em Medicina do Trabalho pela Associação Nacional de Medicina do Trabalho (ANAMT), em Medicina do Tráfego pela Associação Brasileira de Medicina do Tráfego (ABRAMET) e em Oftalmologia pelo Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO). Atua como: Vice-supervisor do programa de residência médica em Medicina do Trabalho do HCFMUSP; Médico concursado e Professor concursado da disciplina de Saúde Ocupacional do Centro Universitário Saúde ABC (FMABC); Supervisor Médico e Professor convidado dos Cursos de Especialização em Medicina do Trabalho, em Medicina Legal/Perícia Médica e em Medicina do Tráfego da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP); Professor Convidado do Curso de Especialização em Perícia Médica/Medicina Legal da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo (FCMSCSP); Perito Médico Federal concursado do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), desde 2006;

Doutor

Emilton Lima Junior

Docentes

Possui graduação em Medicina pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1981), mestrado em Mestrado em Cardiologia pela Universidade Federal do Paraná (1989) e doutorado em Doutorado em Ciências Médicas – Universite de l’Etat a Liege (2002). Atualmente é professor titular na disciplina de Cardiologia da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) e Coordenador de Educação Continuada da Escola de Medicina da PUCPR, Chefe do Serviço de Clínica Médica e preceptor da residência de Clinica Médica da Irmandade da Santa Casa de Curitiba, auditor médico na Secretaria Municipal da Saúde de Curitiba, sócio da Sociedade Brasileira de Cardiologia, da Sociedade Paranaense de Cardiologia, Sócio da ASH – The Americam Society of Hypertension e participante do conselho editorial – Cochrane Institute. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Cardiologia, atuando principalmente nos seguintes temas: hipertensão e cardiologia.

Fernando Pessoa Weiss

Docentes

Médico Especialista em Ortopedia e Traumatologia pela UFPR. Pós-graduado em Medicina do Trabalho pela PUCPR. Mestre em Princípios da Cirurgia pela FEPAR. Especialista em Medicina Legal e Perícias Médicas. Médico perito em Ortopedia na JFPR. Médico perito na Justiça do Trabalho de Curitiba. Médico perito na Vara de Acidentes de Trabalho de Curitiba.

Jorge Rufino Ribas Timi

Docentes

Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal do Paraná (1980), graduação em Direito pela Universidade Tuiuti do Paraná (2000), mestrado em Medicina pela Universidade Federal do Paraná (1992) e doutorado em Medicina pela Universidade Federal do Paraná (1998). Atualmente é Professor Associado de Cirurgia Vascular da Universidade Federal do Paraná, Professor de Mercado de Trabalho e Responsabilidade Legal do Médico da Universidade Federal do Paraná. Coordenador do Curso de Cirurgia Endovascular do Núcleo de Cirurgia Endovascular e Pesquisa (NICEP), Sócio Titular da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular e do Colégio Brasileiro dos Cirurgiões, membro da União Internacional de Angiologia e da Society Vascular Surgery, ex-membro do Conselho Regional de Medicina do Paraná. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Cirurgia Vascular e Endovascular. Atua na área de Direito Médico. Principais temas de interesse: Cirurgia endovascular; trombose venosa; ética médica, responsabilidade ética e legal do médico; perícia médica; direitos do paciente

Doutor

Jose Antônio Savaris

Docentes

Doutor em Direito da Seguridade Social pela Faculdade de Direito de São Paulo (USP). Mestrado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2002). Possui Graduação em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1991).Atualmente é Juiz Federal do TRF 4ª Região. Coordenador e Professor do Curso de Pós-Graduação em Direito Previdenciário e Processual Previdenciário da Escola da Magistratura Federal do Paraná. Professor no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciência Jurídica – Mestrado e Doutorado, UNIVALI. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Público, atuando principalmente nos seguintes temas: Seguridade Social, Previdência Social, Hermenêutica, Metodologia Jurídica e Direito Processual Previdenciário.

Leonardo Zicarelli

Docentes

Advogado, mestre em ciências jurídicas pela Univali e Alicante (Esp), presidente da comissão de direito previdenciário da OAB/PR (2016-2018), coordenador do instituto brasileiro de direito previdenciário no PR (2018-2020), professor de pos-graduação e palestrante

Paola Figueiredo Mylla Todeschini Alves

Docentes

Médica Psiquiatra, Especialista em Medicina Legal e Perícias Médicas, Perita Judicial Trabalhista, Previdenciária, Criminal. Professora convidada de Psiquiatria Forense na Pós-Graduação de Direito do Trabalho e Previdenciário da EMATRA.

Especialidades 1

Carga horária: 36 | Crédito: --

Especialidades 2

Carga horária: 36 | Crédito: --

Ética

Carga horária: 24 | Crédito: --

Metodologia Científica Básica E Epidemiologia

Carga horária: 24 | Crédito: --

Módulo Jurídico

Carga horária: 24 | Crédito: --

Módulo Trabalhista 1: Riscos

Carga horária: 24 | Crédito: --

Módulo Trabalhista 2: Nexo Casual

Carga horária: 36 | Crédito: --

Perícia Em Prática 1

Carga horária: 24 | Crédito: --

Perícia Em Prática 2

Carga horária: 24 | Crédito: --

Perícia Em Prática 3

Carga horária: 24 | Crédito: --

Perícias Administrativas E Securitárias

Carga horária: 24 | Crédito: --

Perícias Médicas E Ética Em Perícia

Carga horária: 24 | Crédito: --

Produção de análises ou soluções em Perícias 1

Carga horária: 24 | Crédito: --

Produção de análises ou soluções em Perícias 2

Carga horária: 24 | Crédito: --

TCC – Perícias médicas

Carga horária: -- | Crédito: --

Escola de Medicina

Na Escola de Medicina da PUCPR o estudante encontra um curso com mais de 60 anos de tradição na formação de médicos, em que professores altamente qualificados e ativos no mercado de trabalho o auxiliam na construção de uma carreira de sucesso.

Desde o início do curso na PUCPR o estudante é colocado em contato com situações semelhantes às que ele encontrará em seu cotidiano profissional. Essas experiências, combinadas ao rigor científico, garantem a formação de excelência do futuro médico e o preparam para os desafios do exercício da Medicina.

Conheça a Escola
Cidade / Câmpus

Curitiba - Câmpus Curitiba

Modalidade

Presencial

Duração

Até 9 meses

Mensalidade

R$ 1.099,00

Status

Inscrições abertas