Pensar a Técnica – Perspectivas Filosóficas e Desafios Coletivos: Vida, Ética, Cultura e Sociedade

Especialização

Nos encontramos na época da tecnologia. Esta afirmação, – que é um consenso de nossa vida contemporânea-, aponta ao fato de que o surgimento de novas tecnologias, bem como o desenvolvimento vertiginoso de outras já existentes tem produzido, de modo claro, modificações concretas e inesperadas nos mais diversos campos de nossa realidade. Assim, as nossas formas tradicionais de cultura, de configuração social, de ética, de política, de arte, de ciência, entre tantas outras, passam por uma intensa transformação, tanto nas suas configurações próprias quanto nas suas relações com o ser humano que as produz. Como consequência desta realidade, surge uma abundante produção intelectual que procura abordar e compreender desde distintos lugares de análises este novo momento histórico. Dentro deste horizonte geral, o objetivo do Curso aqui proposto é o de expor, analisar e problematizar, desde o âmbito das ciências humanas em geral, e da filosofia em particular, alguns dos aspectos fundamentais do fenômeno tecnológico atual e sua relação concreta com assuntos centrais de nossa vida individual e coletiva. Assim, serão trabalhadas no Curso as questões éticas, políticas, epistemológicas, legais, artísticas e antropológicas, decorrentes da realidade tecnológica de época.

Professores e pesquisadores das áreas de ciências humanas e tecnológicas; estudantes de graduação e pós-graduação das áreas humanas e tecnológicas; profissionais das artes vinculados as formas tecnológicas de expressão artísticas; graduados de diferentes áreas em geral.

Eladio Constantino Pablo Craia

Escola de Educação e Humanidades

A Escola de Educação e Humanidades da PUCPR oferece uma formação que contempla uma ampla gama de perspectivas culturais, dimensões científicas, técnicas e humanas para formar profissionais líderes, cidadãos globais atentos aos desafios da sociedade contemporânea.

A harmonia entre o humano, o social, o tecnológico e o biológico compõe um contexto em que a ciência vai ao encontro da percepção humana para conferir sentido à humanidade. Do cognitivo ao ético, do estético ao técnico, do imediato ao transcendente, as áreas de Educação e Humanidades são responsáveis por formar profissionais de alto impacto na transformação social, capazes de buscar a garantia dos direitos individuais e coletivos.

Até 19 meses