CCURSOS

Pedagogia e andragogia: competências educacionais e organizacionais

Especialização / Pós-graduação

O curso Pedagogia e Andragogia: Competências Educacionais e Organizacionais da PUCPR possibilitará conhecer os fundamentos e conceitos do modelo de formação por competência e sua aplicabilidade social, profissional e educacional.
– Apontar caminhas para uma prática educativa inovadora, a partir da teoria da complexidade e como esta insere-se na proposta pedagógica da certificação por competência.
– Preparar os futuros docentes e demais profissionais a identificar, definir e compreender o conjunto de competências necessárias para as ocupações educacionais e profissionais.
– Apresentar como se avalia e define os critérios para desempenho e desenvolvimento de competências educacionais e profissionais.
– Explanar sobre a convergência entre as tecnologias educacionais no contexto digital, nos cursos presenciais e a distâncias e a conexão com a teoria da complexidade no cenário metodológico e ontológico, considerando a formatação de percursos formativos

Por que fazer Pedagogia e Andragogia na PUCPR?

O curso permitirá aos estudantes a adoção da metodologia de competências tanto em escolas quanto em empresas, compreendendo as questões curriculares e dos itinerários formativos, a partir do entendimento das transformações educacionais e do mundo corporativo, trabalhando competências educacionais e profissionais, a partir da interação com a educação andragógica no preparo de profissionais inovadores.

Público Alvo

Profissionais da educação (professores, coordenadores, diretores de escolas, gestores de recursos humanos e demais profissionais que atuam com foco em desenvolvimento de pessoas) e profissionais que buscam competências para adotar em escolas e outras organizações, considerando a aplicação da metodologia para o desenvolvimento e avaliação por competências.

Mercado de Atuação

O curso de Pedagogia e Andragogia: competências educacionais e organizacionais possibilita a atuação em escolas e instituições de ensino formal desde a educação básica até o Ensino Universitário, Universidades Corporativas, Gestão de Pessoas/gente, diretores e demais profissionais que atuam nas organizações que investem em seu capital intelectual e os reconhecem como diferenciais competitivos), na gestão ou no planejamento de atividades pedagógicas. Este mercado busca, cada vez mais, profissionais atualizados com foco nos empreendimentos disruptivos e exponenciais, que saibam atuar em diferentes contextos atendendo as demandas de um mercado educacional e profissional que requer pessoas atuantes, engajadas e comprometidas com o atual cenário que demanda por indivíduos que invistam em sua formação continuada.

Lucymara Carpim

Coordenação

Edna Liz Prigol

Docentes

DOUTORADO

Giovani de Paula Batista

Docentes

DOUTORADO

Jacques de Lima Ferreira

Docentes | Lattes

Pós-Doutor pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto – Portugal, Pós-Doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Paraná. Doutor em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná – linha de pesquisa: Teoria e Prática Pedagógica na Formação de Professores. Mestre em Tecnologia em Saúde – Mestrado Interdisciplinar pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Especialista em Metodologia do Ensino de Biologia e Química. Licenciado em Pedagogia e Biologia. Graduado em Medicina Veterinária. Tem experiência em Educação, com ênfase em Ensino e Aprendizagem na Educação a Distância, Ambiente Virtual de Aprendizagem, Meios Tecnológicos na ação Docente e Mediação Pedagógica.

DOUTORADO

Katia Ethienne Esteves dos Santos

Docentes | Lattes

Pós doutoranda em Educação PUCPR, Doutora em Educação – Tema Educação Híbrida (2018) e Mestre em Educação – tema Educação a Distância (2012), pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Santo André (1988), graduação em Licenciatura em Estudos Sociais pela Universidade Santo André (1993) e especialização em Tecnologias Educacionais pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Atuou como Coordenadora de Ensino – EAD na Universidade Positivo e como Coordenadora Pedagógica na área de Desenvolvimento, EAD e Pesquisa – Positivo Informática Tecnologia Educacional. Educadora há mais de 30 anos, tem experiência na área de Educação Básica, Educação Digital

Luciana Vieira Parra

Docentes

Lucymara Carpim

Docentes

DOUTORADO

Raquel Pasternak Glitz Kowalski

Docentes

Avaliação da aprendizagem com foco em competências: indicadores de desempenho

Carga horária: 24 | Crédito: --

C.H. de Eletivas

Carga horária: -- | Crédito: --

Certificação de competências

Carga horária: 24 | Crédito: --

Competências Digitais

Carga horária: 24 | Crédito: --

Competências: conceitos e fundamentos e concepções e princípios

Carga horária: 24 | Crédito: --

Desenho curricular baseado em competências

Carga horária: 24 | Crédito: --

Ética

Carga horária: 24 | Crédito: --

Itinerários formativos: metodologia de construção

Carga horária: 24 | Crédito: --

Metodologias ativas e tecnologias digitais no século XXI

Carga horária: 24 | Crédito: --

Perfil profissional e educacional e as articulações com competências

Carga horária: 24 | Crédito: --

Personalizando a aprendizagem, respeitando os estudos e ritmos

Carga horária: 24 | Crédito: --

Planejamento educacional e organizacional na perspectiva do desenvolvimento por competências

Carga horária: 24 | Crédito: --

Práticas de ensino: o fazer andragógico e pedagógico baseado no desenvolvimento de competências

Carga horária: 24 | Crédito: --

Escola de Educação e Humanidades

A Escola de Educação e Humanidades da PUCPR oferece uma formação que contempla uma ampla gama de perspectivas culturais, dimensões científicas, técnicas e humanas para formar profissionais líderes, cidadãos globais atentos aos desafios da sociedade contemporânea.

A harmonia entre o humano, o social, o tecnológico e o biológico compõe um contexto em que a ciência vai ao encontro da percepção humana para conferir sentido à humanidade. Do cognitivo ao ético, do estético ao técnico, do imediato ao transcendente, as áreas de Educação e Humanidades são responsáveis por formar profissionais de alto impacto na transformação social, capazes de buscar a garantia dos direitos individuais e coletivos.

Conheça a Escola
Cidade / Câmpus

Curitiba - Câmpus Curitiba

Modalidade

Presencial

Duração

Até 13 meses

Mensalidade

R$ 335,00

Status

Inscrições abertas