CCURSOS

Pedagogia e andragogia: competências educacionais e organizacionais
Novo

Especialização / Pós-graduação

Curso de desenvolvimento de competências com foco no cenário educacional e organizacional. Muitas instituições de ensino estão estruturando suas matrizes curriculares nas formações de Graduação com foco em competências, porém há carência de corpo docente preparado para atuar com essa metodologia. Atualmente, as empresas buscam formação de seus profissionais a partir do desempenho por competências, assim como desenvolvimento de seus treinamentos com foco em indicadores de desempenho em competências.

Por que fazer na PUCPR?

Este é um curso inédito no mercado. Alia propostas andragógicas e pedagógicas de maneira integrada e propicia oportunidade para diretores, professores, gestores e equipe de recursos humanos desenvolverem saberes e formação por competências.

Público Alvo

Diretores, coordenadores e educadores. Gestores e equipes de Recursos Humanos e facilitadores corporativos.

Lucymara Carpim

Coordenação

Pós-Doutora em Educação, pela PUC do Paraná. Doutora em Educação, pela Pontifícia Universidade Católica do Parana – Linha de pesquisa: Teoria e Prática Pedagógica na Formação de Professores. Mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná – Linha de pesquisa: Teoria e Prática Pedagógica na Formação de Professores em diferentes níveis e contextos. Especialista em: Didática do Ensino Superior pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Especialista em Marketing e Gestão Empresarial pela Universidade Federal do Paraná. Especialista em Economia do Trabalho pela Universidade Federal do Paraná. Especialista em Gerenciamento Ambiental na Indústria pela Universidade Federal do Paraná e Especialista em Gestão Educacional pelo Senac e Gestão e Planejamento estratégico – Uninter. Graduada em Letras pela Universidade Tuiuti do Paraná e em Pedagogia pelo Centro Universitário Uninter. Tem experiências em Educação com ênfase nas áreas de EAD, Ambiente Virtual de Aprendizagem, Meios Tecnológicos na Ação Docente e mediação pedagógica, Currículo, Ensino e Aprendizagem, Processos Avaliativos, Tecnologias Educacionais, Metodologia da Pesquisa Científica, Prática Pedagógica, desenvolvimento de projetos pedagógicos, Percurso Formativo (Itinerários Formativos e Avaliação por competências).

Barbara Raquel do Prado Gimenez Correa

Docentes

Doutora em Educação. Mestre em Educação. Graduada em Pedagogia, formações realizadas na PUCPR – Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Especialista em Magistério Superior IBPEX. Especialista em Formação Docente para o Ensino Superior UNIDERP. Experiência como professora da Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Superior e Pós-Graduação. É voluntária assistencial na coordenação pedagógica em escola da educação básica. Palestrante de diversos temas na área da educação. Experiência na docência no ensino presencial e na Educação a Distância (EAD). Membro do Grupo de Pesquisa: Paradigmas Educacionais, Formação de Professores e Prática Pedagógica com Tecnologias Educacionais na PUCPR.

Edna Liz Prigol

Docentes

Graduada em Pedagogia pela Universidade Tuiuti do Paraná (1987). Especialista em Educação Infantil pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) na linha de Teorias e Práticas Educacionais e Formação de Professores. Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR 2014-2018). Atualmente bolsista de estágio Pós-Doutoral (CAPES) em Educação na Pontifícia Universidade Católica do Paraná – PUCPR. Gestora de instituição da Educação Básica durante 25 anos. Atuação na área de Gestão de pessoas. Coaching. Consultora Pedagógica. Docente da Educação Superior desde 2001. Áreas de atuação: Didática, Metodologia da Educação Superior, Avaliação, Educação Infantil e Tecnologias Educacionais. Temas de investigação: formação continuada, prática pedagógica, complexidade e transdisciplinaridade.

Geovani Viola Moretto Mendes

Docentes

DOUTOR em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2018); MESTRE em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2013); possui ESPECIALIZAÇÃO na área da Ética (2003) e graduação em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de Paraná (2001). Atualmente é Professor Adjunto e coordenador dos Cursos de Licenciatura e Bacharelado em Filosofia da PUCPR. É membro do NET (Núcleos de Estudo da Técnica da PUCPR), do Grupo de Pesquisa Hans Jonas do CNPq e do grupo de pesquisa Hans Jonas da PUCPR. Leciona as disciplinas de Ética e Metodologia Científica nos cursos Lato Sensu; e as disciplinas de Estágio, de Prática e de Filosofia da Técnica nos cursos de Licenciatura e Bacharelado em Filosofia. Tem priorizado suas pesquisas com temas relacionados à ÉTICA e a TECNOCIÊNCIA, principalmente às questões éticas das biotecnologias; ética na era da engenharia genética; responsabilidade e progresso na civilização tecnocientífica; pós-humanismo; transhumanismo; a questão da autenticidade e da dignidade da vida, entre outros.

Jacques de Lima Ferreira

Docentes

Katia Ethienne Esteves dos Santos

Docentes

Lucymara Carpim

Docentes

Pós-Doutora em Educação, pela PUC do Paraná. Doutora em Educação, pela Pontifícia Universidade Católica do Parana – Linha de pesquisa: Teoria e Prática Pedagógica na Formação de Professores. Mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná – Linha de pesquisa: Teoria e Prática Pedagógica na Formação de Professores em diferentes níveis e contextos. Especialista em: Didática do Ensino Superior pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Especialista em Marketing e Gestão Empresarial pela Universidade Federal do Paraná. Especialista em Economia do Trabalho pela Universidade Federal do Paraná. Especialista em Gerenciamento Ambiental na Indústria pela Universidade Federal do Paraná e Especialista em Gestão Educacional pelo Senac e Gestão e Planejamento estratégico – Uninter. Graduada em Letras pela Universidade Tuiuti do Paraná e em Pedagogia pelo Centro Universitário Uninter. Tem experiências em Educação com ênfase nas áreas de EAD, Ambiente Virtual de Aprendizagem, Meios Tecnológicos na Ação Docente e mediação pedagógica, Currículo, Ensino e Aprendizagem, Processos Avaliativos, Tecnologias Educacionais, Metodologia da Pesquisa Científica, Prática Pedagógica, desenvolvimento de projetos pedagógicos, Percurso Formativo (Itinerários Formativos e Avaliação por competências).

Marilda Aparecida Behrens

Docentes

Patricia Lupion Torres

Docentes

Possui graduação em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1981), mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1994) e doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2002). Atualmente é Coordenadora do Programa de Pós Graduação Stricto Sensu em Educação da PUCPR, professora titular da Pontifícia Universidade Católica do Paraná e Professora permanente do mestrado e doutorado em Educação da PUCPR. .Membro da Diretoria da Associação Brasileira de Educação a Distância. Diretora de EAD da Pró-reitoria de Extensão e Comunitária no período de 2005 a 2009. Coordenadora responsável pelo setor de avaliação e pesquisa do Centro de Educação a Distância da PUC-PR no período de 2002 a 2003. Professora da UFSC nos programas de Mestrado em Mídia e Conhecimento no período de 1999 a 2002. Gestora de projetos de utilização de ambientes virtuais de aprendizagem para oferta de disciplinas a distância em cursos superiores. Diretora da área de Educação da PUCPR no período de 1995 a 1999 e de 2003 a 2005. Membro do conselho diretor da PUCWEB no período de 2003 a 2005.Coordenadora do curso de Pedagogia no período de 2010 a 2014. Possui livros e capítulos de livros publicados na Republica Dominicana, no Peru, na Inglaterra, nos Estados Unidos, na Colômbia, no México, em Portugal, e no Brasil. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: tecnologias educacionais, educação a distância, formação profissional, formação de professores, educação superior.

Avaliação da aprendizagem com foco em competências: indicadores de desempenho

Carga horária: 24 | Crédito: --

C.H. de Eletivas

Carga horária: -- | Crédito: --

Competência Digital

Carga horária: 24 | Crédito: --

Competências: conceitos e fundamentos e concepções e princípios

Carga horária: 24 | Crédito: --

Desenho curricular baseado em competências

Carga horária: 24 | Crédito: --

Ética

Carga horária: 24 | Crédito: --

Hard Skills e Soft Skills

Carga horária: 24 | Crédito: --

Itinerários formativos: metodologia de construção

Carga horária: 24 | Crédito: --

Metodologias Ativas e Tecnologias Digitais no Contexto da Educação no Século XXI

Carga horária: 24 | Crédito: --

Pedagogia e andragogia: caminhos metodológicos para uma aprendizagem de resultados

Carga horária: 24 | Crédito: --

Perfil profissional e educacional e as articulações com competências

Carga horária: 24 | Crédito: --

Planejamento educacional e organizacional na perspectiva do desenvolvimento por competências

Carga horária: 24 | Crédito: --

Práticas de ensino: o fazer andragógico e pedagógico baseado no desenvolvimento de competências

Carga horária: 24 | Crédito: --

Escola de Educação e Humanidades

A Escola de Educação e Humanidades da PUCPR oferece uma formação que contempla uma ampla gama de perspectivas culturais, dimensões científicas, técnicas e humanas para formar profissionais líderes, cidadãos globais atentos aos desafios da sociedade contemporânea.

A harmonia entre o humano, o social, o tecnológico e o biológico compõe um contexto em que a ciência vai ao encontro da percepção humana para conferir sentido à humanidade. Do cognitivo ao ético, do estético ao técnico, do imediato ao transcendente, as áreas de Educação e Humanidades são responsáveis por formar profissionais de alto impacto na transformação social, capazes de buscar a garantia dos direitos individuais e coletivos.

Conheça a Escola
Cidade / Câmpus

Curitiba - Câmpus Curitiba

Modalidade

Presencial

Duração

Até 12 meses

Mensalidade

R$ 350,00

Status

Inscrições abertas