CCURSOS

Pedagogia digital: inovação e tecnologia no processo de ensino aprendizagem
Novo

Especialização / Pós-graduação

Com o avanço das tecnologias, os espaços de aprendizagem vêm passando por transformações que demandam conhecimento de metodologias, estratégias e ferramentas que sugerem inovações no processo de ensino aprendizagem. Diante dessa necessidade, o curso de Pedagogia Digital proporciona aos estudantes conhecerem e praticarem este novo conceito para que sejam profissionais diferenciados na área educacional.
As inovações tecnológicas vêm transformando o cenário educacional e a cada dia surgem novos dispositivos eletrônicos para auxiliar as pessoas em atividades cotidianas, sejam relacionados ao trabalho, relacionamentos ou para novas aprendizagens. Diante deste cenário, entende-se ser essencial compreender e aplicar adequadamente o uso destas novas ferramentas no processo de ensino aprendizagem na área educacional, promovendo assim melhores experiências e resultados na prática de ensinar e aprender.

Por que fazer na PUCPR?

Entre os diferenciais deste curso estão: promover a troca de experiências e informações que ajudem a compreender as tecnologias educacionais e suas aplicabilidades em sala de aula, criar e desenvolver recursos educacionais digitais adequados para a educação deste século, desenvolver projetos para cursos mediados pelas tecnologias digitais.

Público Alvo

Todo o profissional que esteja diretamente ligado à educação e interessados na área.

Katia Ethienne Esteves dos Santos

Coordenação

Edna Liz Prigol

Docentes

Graduada em Pedagogia pela Universidade Tuiuti do Paraná (1987). Especialista em Educação Infantil pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) na linha de Teorias e Práticas Educacionais e Formação de Professores. Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR 2014-2018). Atualmente bolsista de estágio Pós-Doutoral (CAPES) em Educação na Pontifícia Universidade Católica do Paraná – PUCPR. Gestora de instituição da Educação Básica durante 25 anos. Atuação na área de Gestão de pessoas. Coaching. Consultora Pedagógica. Docente da Educação Superior desde 2001. Áreas de atuação: Didática, Metodologia da Educação Superior, Avaliação, Educação Infantil e Tecnologias Educacionais. Temas de investigação: formação continuada, prática pedagógica, complexidade e transdisciplinaridade.

Fernanda Cristini Chiafitela Loch

Docentes

Geovani Viola Moretto Mendes

Docentes

DOUTOR em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2018); MESTRE em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2013); possui ESPECIALIZAÇÃO na área da Ética (2003) e graduação em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de Paraná (2001). Atualmente é Professor Adjunto e coordenador dos Cursos de Licenciatura e Bacharelado em Filosofia da PUCPR. É membro do NET (Núcleos de Estudo da Técnica da PUCPR), do Grupo de Pesquisa Hans Jonas do CNPq e do grupo de pesquisa Hans Jonas da PUCPR. Leciona as disciplinas de Ética e Metodologia Científica nos cursos Lato Sensu; e as disciplinas de Estágio, de Prática e de Filosofia da Técnica nos cursos de Licenciatura e Bacharelado em Filosofia. Tem priorizado suas pesquisas com temas relacionados à ÉTICA e a TECNOCIÊNCIA, principalmente às questões éticas das biotecnologias; ética na era da engenharia genética; responsabilidade e progresso na civilização tecnocientífica; pós-humanismo; transhumanismo; a questão da autenticidade e da dignidade da vida, entre outros.

Jacques de Lima Ferreira

Docentes

Katia Ethienne Esteves dos Santos

Docentes

Luciane Hilú

Docentes

Marilda Aparecida Behrens

Docentes

Patricia Lupion Torres

Docentes

Possui graduação em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1981), mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1994) e doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2002). Atualmente é Coordenadora do Programa de Pós Graduação Stricto Sensu em Educação da PUCPR, professora titular da Pontifícia Universidade Católica do Paraná e Professora permanente do mestrado e doutorado em Educação da PUCPR. .Membro da Diretoria da Associação Brasileira de Educação a Distância. Diretora de EAD da Pró-reitoria de Extensão e Comunitária no período de 2005 a 2009. Coordenadora responsável pelo setor de avaliação e pesquisa do Centro de Educação a Distância da PUC-PR no período de 2002 a 2003. Professora da UFSC nos programas de Mestrado em Mídia e Conhecimento no período de 1999 a 2002. Gestora de projetos de utilização de ambientes virtuais de aprendizagem para oferta de disciplinas a distância em cursos superiores. Diretora da área de Educação da PUCPR no período de 1995 a 1999 e de 2003 a 2005. Membro do conselho diretor da PUCWEB no período de 2003 a 2005.Coordenadora do curso de Pedagogia no período de 2010 a 2014. Possui livros e capítulos de livros publicados na Republica Dominicana, no Peru, na Inglaterra, nos Estados Unidos, na Colômbia, no México, em Portugal, e no Brasil. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: tecnologias educacionais, educação a distância, formação profissional, formação de professores, educação superior.

Raquel Pasternak Glitz Kowalski

Docentes

Rodrigo Freese Gonzatto

Docentes

Aprendizagem Criativa e suas Potencialidades

Carga horária: 24 | Crédito: --

C.H. de Eletivas

Carga horária: -- | Crédito: --

Competência Digital

Carga horária: 24 | Crédito: --

Cultura Maker

Carga horária: 24 | Crédito: --

Design Thinking para Educadores

Carga horária: 24 | Crédito: --

Ensino On-line e Híbrido

Carga horária: 24 | Crédito: --

Ética

Carga horária: 24 | Crédito: --

Hard Skills e Soft Skills

Carga horária: 24 | Crédito: --

Inteligência Artificial

Carga horária: 24 | Crédito: --

Metodologias Ativas e Tecnologias Digitais no Contexto da Educação no Século XXI

Carga horária: 24 | Crédito: --

Recursos Educacionais Abertos e Creative Commons

Carga horária: 24 | Crédito: --

Storytelling e Processos Criativos de Roteirização

Carga horária: 24 | Crédito: --

Tecnologias Digitais e Aprendizagem em Dispositivos Móveis

Carga horária: 24 | Crédito: --

Escola de Educação e Humanidades

A Escola de Educação e Humanidades da PUCPR oferece uma formação que contempla uma ampla gama de perspectivas culturais, dimensões científicas, técnicas e humanas para formar profissionais líderes, cidadãos globais atentos aos desafios da sociedade contemporânea.

A harmonia entre o humano, o social, o tecnológico e o biológico compõe um contexto em que a ciência vai ao encontro da percepção humana para conferir sentido à humanidade. Do cognitivo ao ético, do estético ao técnico, do imediato ao transcendente, as áreas de Educação e Humanidades são responsáveis por formar profissionais de alto impacto na transformação social, capazes de buscar a garantia dos direitos individuais e coletivos.

Conheça a Escola
Cidade / Câmpus

Curitiba - Câmpus Curitiba

Modalidade

Presencial

Duração

Até 12 meses

Mensalidade

R$ 350,00

Status

Inscrições abertas