A obesidade é um dos principais males da sociedade moderna e caminha lado a lado com a industrialização da comida, com as agendas atribuladas que cedem o espaço das refeições saudáveis para o consumo de algo rápido e, ainda, com fatores como ansiedade, estresse e outras doenças criando um cenário de comorbidade.
Tratar a obesidade não é tarefa fácil, uma vez que envolve fatores biopsicossociais no seu desenvolvimento e, portanto, requer uma visão integrada de diferentes áreas do
conhecimento. É diante dessa dificuldade que muitos pacientes recorrem a tratamentos invasivos, como o uso de medicamentos para emagrecimento e as cirurgias bariátricas, um ranking no qual, infelizmente, o Brasil ocupa a segunda posição.
Esse cenário demonstra a urgência por profissionais da área da saúde capacitados para encontrar métodos alternativos e novas metodologias para o emagrecimento e a solução do problema da obesidade.
Por que fazer Obesidade, emagrecimento e saúde: uma abordagem multiprofissional na PUCPR?
O curso presencial tem como objetivo apresentar e discutir, de forma interdisciplinar, estratégias atuais e baseadas em evidências, para avaliação, prevenção e tratamento da obesidade, visando a promoção de saúde no processo de emagrecimento.
Estruturado em dois grandes módulos (Módulo 1 – Obesidade no século XXI: etiologia, histórico e diagnóstico e Módulo 2 – Avaliação, Prevenção e Tratamento da Obesidade), inclui disciplinas que abordam aspectos bio-fisiológicos, nutricionais, psicológicos, físico-motores e médicos da obesidade e do emagrecimento, como: Etiologia e Fisiopatologia da obesidade, Aspectos nutricionais e regulação do metabolismo na obesidade e no emagrecimento, Aspectos psicológicos e Psicopatologias associadas à obesidade, Atividade física e excesso de peso, Cirurgia bariátrica, Obesidade na criança, no adolescente e no idoso, Contribuições da psicologia para a adesão ao tratamento e para a qualidade de vida, entre outras.
O curso é voltado para Médicos, Psicólogos, Nutricionistas, Fisioterapeutas, Educadores Físicos, Enfermeiros, Farmacêuticos e profissionais de áreas correlatas.
Mercado de atuação
O egresso desse curso é um especialista apto a utilizar conhecimentos técnico-científicos para avaliação, prevenção e tratamento da obesidade, a partir de uma abordagem multiprofissional, sempre considerando as melhores evidências científicas disponíveis para garantir a qualidade de vida do endivido obeso e sobrepeso.
Critério de Classificação: Este curso possui processo seletivo por meio de análise, para finalizar sua inscrição, será necessário anexar seu currículo e diploma na ficha de inscrição.
Psicóloga e Doutora em Ciências pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e Especializações em Terapia Comportamental e Cognitiva (USP) e em Adolescência (Unifesp). Professora de graduação (PUC-PR). Coordenadora da Especialização em Terapia Comportamental e Cognitiva em Saúde (PUCPR). Experiência em atendimento clínico e com programas preventivos nos campos de educação e saúde atuando com os seguintes temas: competência social, habilidades sociais, problemas de comportamento, práticas educativas parentais, fatores de risco e proteção em adolescentes, obesidade e uso de tabaco.
Filósofo e teólogo, é doutor em Filosofia pela UFSC. Professor da Escola de Educação e Humanidades da PUCPR e do Programa do Pós Graduação Stricto Sensu em Bioética da PUCPR. Presidiu a Sociedade Brasileira de Bioética do Paraná, é membro do Centro Hans Jonas Brasil e Coordenador do Doutorado Internacional em Humanidades – parceria PUCPR/Universidade Católica de Moçambique. Suas pesquisas envolvem temas relacionados às questões éticas e morais da biotecnologia, ética na era da engenharia genética, responsabilidade e progresso na civilização tecnocientífica, pós-humanismo, transhumanismo, a autenticidade da vida humana e extra-humana e a humanização da técnica, além de temas ligados à bioética ambiental.
Possui graduação em Licenciatura Em Educação Física pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1994), mestrado em Ciências do Movimento Humano pela Universidade do Estado de Santa Catarina (2004) e Doutorado em Odontologia (área de concentração em Saúde Coletiva) pela PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO PARANÁ (2018). Atualmente é professor nível de assistente n3 da Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Crescimento e desenvolvimento, Estado Nutricional e saúde da criança e adolescente atuando principalmente nos seguintes temas: desenvolvimento motor, crianças, crianças e jovens, aptidão física, saúde coletiva, saúde da criança e intervenções para promoção da saúde em crianças e jovens.
Psicóloga e Doutora em Ciências pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e Especializações em Terapia Comportamental e Cognitiva (USP) e em Adolescência (Unifesp). Professora de graduação (PUC-PR). Coordenadora da Especialização em Terapia Comportamental e Cognitiva em Saúde (PUCPR). Experiência em atendimento clínico e com programas preventivos nos campos de educação e saúde atuando com os seguintes temas: competência social, habilidades sociais, problemas de comportamento, práticas educativas parentais, fatores de risco e proteção em adolescentes, obesidade e uso de tabaco.
Graduação em Nutrição pela UFPR, e mestrado em Engenharia de Produção pela UFSC com ênfase em Qualidade e Produtividade. Atualmente, professor Adjunto do curso de graduação em Nutrição da PUCPR, membro do Núcleo de Excelência Pedagógica da Escola de Ciências da Vida – PUCPR. Atua como professora de cursos de pós-graduação em Nutrição Clínica e Enfermagem. Prêmio Professor Destaque do Centro de Ensino-Aprendizagem da Pró Reitoria de Graduação da PUCPR em 2017.Tem experiência na área de Nutrição, com ênfase em Nutrição Clínica hospitalar e ambulatorial, com trabalhos publicados principalmente nos seguintes temas: dietas enterais, terapia nutricional de enfermidades de adultos e idosos, qualidade em alimentação hospitalar, avaliação nutricional e alimentos para fins especiais.
Possui graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1982) e mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1999). Atualmente é professora adjunta da Pontifícia Universidade Católica do Paraná, atuando em cursos de graduação e pós graduação.É coordenadora adjunta do curso de psicologia da PUCPR. É membro do grupo de pesquisa Saúde e desenvolvimento do Curso de Psicologia da PUCPR, com estudos desenvolvidos nas seguintes áreas: avaliação psicológica, aprendizagem, intervenção psicopedagógica, diagnóstico psicopedagógico, psicopedagogia e dificuldades de aprendizagem, altas habilidades/superdotação. Conselheira do CRP 08 Gestão 2016/2019,. Coordenadora da Comissão de Avaliação Psicológica do CRP 08
Possui graduação em Psicologia pela Universidade Tuiuti do Paraná (1999) e mestrado em Psicologia da InFância e Adolescência pela Universidade Federal do Paraná (2004). Atualmente é Professor Adjunto da Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Estados Subjetivos e Emoção, atuando principalmente nos seguintes temas: comportamento infantil, Psicologia da maternidade, Comportamento Parental, Adesão ao tratamento de doenças crônicas infantis.