O curso está fundamentado em premissas linguístico-pedagógicas, e visa contribuir com o desenvolvimento profissional de professores, coordenadores e gestores no planejamento e implantação de programas de ensino bi/multilíngue no ensino básico, considerando as questões históricas e contemporâneas do bilinguismo no Brasil. Ao final dele, o egresso terá conhecimento suficiente para atuar nos diversos cargos escolares e em organizações educacionais, tanto em sala de aula, coordenação, consultoria entre outros.
Além disso, a especialização oferece o aprimoramento linguístico-pedagógico na área, focando nos profissionais que estão envolvidos com ambientes escolares nesta linha de ensino. O curso conta com a integração de professores das áreas de Letras e Pedagogia que possuem ampla experiência no mercado de trabalho, oportunizando o contato com diferentes contextos bilíngues, sejam eles em línguas diversas ou diferentes níveis de ensino.
Por que fazer Multilinguismo e Educação Global na PUCPR? 
A especialização conta com a integração de professores das áreas de Letras e Pedagogia, que possuem experiência no mercado de trabalho. Além disso, permite o contato com diferentes contextos bilíngues, sejam eles em diversas línguas ou diversos níveis de ensino.
O curso é proposto para profissionais graduados, professores, pedagogos, coordenadores, diretores que tenham interesse em ampliar conhecimento na área de bi/multilinguismo e atuar em contextos bi/multilíngues de ensino.
Mercado de atuação
O egresso do curso de Especialização em Multilinguismo e Educação Global é um profissional capaz de interagir no ambiente educacional multilíngue respeitando os aspectos interculturais, com sensibilidade cultural e respeito a preceitos ético-profissionais. É um profissional que possui conhecimento sobre a educação bi/multilíngue considerando as questões históricas do bilinguismo no Brasil, bem como os processos de aquisição de língua, as múltiplas linguagens e os letramentos envolvidas superdiversidade em contextos educacionais bi/multilíngues e a prática de integração de habilidades em sala de aula. Possui amplo conhecimento sobre o planejamento e a implantação de educação bilíngue na escola de educação básica, podendo assim atuar nos diversos cargos escolares e em organizações educacionais, tanto em sala de aula, coordenação, consultoria entre outros.
Doutora em Educação. Mestre em Educação. Graduada em Pedagogia, formações realizadas na PUCPR – Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Especialista em Magistério Superior IBPEX. Especialista em Formação Docente para o Ensino Superior UNIDERP. Experiência como professora da Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Superior e Pós-Graduação. É voluntária assistencial na coordenação pedagógica em escola da educação básica. Palestrante de diversos temas na área da educação. Experiência na docência no ensino presencial e na Educação a Distância (EAD). Membro do Grupo de Pesquisa: Paradigmas Educacionais, Formação de Professores e Prática Pedagógica com Tecnologias Educacionais na PUCPR.
Formação em Letras e Comunicação atuando na Educação Básica e na formação de professores. Cursou mestrado em Estudos Linguísticos e Literários na UFPR, cuja pesquisa esteve voltada para o entendimento de espaços de formação de professores de língua inglesa no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID). Como aluna de doutorado no Departamento de Línguas Estrangeiras Modernas da USP, investiga o papel da língua inglesa no Ensino Médio e na formação voltada para a criticidade e a cidadania.
Doutoranda em Educação (PUCPR), Mestre em Educação (PUCPR) e graduada em Letras (UFPR). Professora do curso de Letras da PUCPR. Membro fundador do Centro de Ensino e Aprendizagem (CrEAre) da PUCPR, responsável pela formação continuada de professores de graduação no período de 2015 a setembro de 2018, quando orientou a elaboração de currículos por competência em mais de 50 NDEs de cursos de graduação da instituição. Atualmente, orienta a elaboração de currículos e planos de ensino por competência de dez cursos de graduação na modalidade EaD da PUCPR.Editora-chefe da Editora Champagnat (PUCPR) de 2012 a 2015. Coordenadora do Eixo de Língua Portuguesa da Escola de Educação e Humanidades da PUCPR de 2013 a 2015. Coordenadora do curso de especialização em Desenvolvimento Editorial com Ênfase em Materiais Didáticos (PUCPR). Em educação, realiza estudos sobre organização curricular numa abordagem por competências. Em linguística aplicada, realiza estudos sobre gêneros textuais e revisão de textos nos domínios editorial e escolar, atuando na formação docente inicial e continuada da educação básica e superior.