CCURSOS

Multilinguismo e educação global

Especialização / Pós-graduação

O curso está fundamentado em premissas linguístico-pedagógicas, e visa contribuir com o desenvolvimento profissional de professores, coordenadores e gestores no planejamento e implantação de programas de ensino bi/multilíngue no ensino básico, considerando as questões históricas e contemporâneas do bilinguismo no Brasil. Ao final dele, o egresso terá conhecimento suficiente para atuar nos diversos cargos escolares e em organizações educacionais, tanto em sala de aula, coordenação, consultoria entre outros.

Por que fazer Multilinguismo e Educação Global na PUCPR?

A especialização conta com a integração de professores das áreas de Letras e Pedagogia, que possuem experiência no mercado de trabalho. Além disso, permite o contato com diferentes contextos bilíngues, sejam eles em diversas línguas ou diversos níveis de ensino.

Público Alvo

O curso é proposto para profissionais graduados, professores, pedagogos, coordenadores, diretores que tenham interesse em ampliar conhecimento na área de bi/multilinguismo e atuar em contextos bi/multilíngues de ensino.

Mercado de atuação

O egresso do curso de Especialização em Multilinguismo e Educação Global é um profissional que conhece a educação bi/multilíngue, considerando as questões históricas e contemporâneas do bilinguismo no Brasil. Pode atuar em diversos cargos escolares (sala de aula, coordenação, consultoria) e em organizações educacionais, e está apto a interagir no ambiente educacional multilíngue, respeitando os aspectos interculturais, com sensibilidade cultural e respeito a preceitos ético-profissionais.

Karina Aires Reinlein Fernandes Couto de Moraes

Coordenação

Doutoranda em Estudos Linguísticos na UFPR (2017-2021). Possui graduação em Letras Português-Inglês pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2007) e Mestrado em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal do Paraná (2014). Especialista em Línguas Estrangeiras Modernas pela Universidade Tecnológica do Paraná (2010). Atualmente é Professora Assistente na PUCPR, lecionando as disciplinas de Língua Inglesa, Metodologia da Língua Inglesa e Estágio Supervisionado na Graduação de Letras. É coordenadora da Especialização em Língua Inglesa: Metodologia e Tradução, na qual leciona a disciplina de Avaliação em Língua Inglesa e Metodologia Científica. Também coordena o curso de Especialização em Tradução e em Bilinguismo na PUCPR. Foi coordenadora adjunta do Puc Idiomas no período de 2014 a 2016. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Linguística Aplicada na Língua Inglesa. No momento está envolvida com pesquisas relacionadas à Internacionalização das IES, com ênfase no EMI e formação de professores.

Mestre

André Hedlund

Docentes | Lattes

É ex-bolsista Chevening, Mestre em Psicologia da Educação pela Universidade de Bristol na Inglaterra e Mentor de Programas Bilíngues do Edify. Ele é o atual presidente do Partners of the Americas Goiás e representante do Grupo de Interesse Especial em Mente, Cérebro e Educação do BRAZ-TESOL (MBE SIG) na região Centro-Oeste. André trabalhou como consultor pedagógico e revisor da National Geographic Learning e com formação docente em diversos segmentos. André é professor do curso de pós-graduação em Bilinguismo e Cognição pelo Instituto Evangélico de Novo Hamburgo (IENH) e ministra cursos livres sobre temas relacionados às ciências do aprendizado e bilinguismo. Sua trajetória conta com um blog sobre neurociência, psicologia e educação e palestras nacionais e internacionais.

Mestre

Ane Cibele Palma

Docentes | Lattes

Professora de Língua Inglesa da Universidade Federal do Paraná desde 2015, coordenou projetos como PIBID Letras Inglês e ISF – Idiomas sem Fronteiras. Mestre em Estudos Linguísticos pela UFPR e doutoranda em Linguística Aplicada na mesma instituição. Suas áreas de interesse são formação docente, teoria das emoções e EMI – English Medium Instruction, entre outras. Foi professora da PUCPR por 15 anos, onde atuou no ensino de língua inglesa no Curso de Letras.

Barbara Raquel do Prado Gimenez Correa

Docentes

Doutora em Educação. Mestre em Educação. Graduada em Pedagogia, formações realizadas na PUCPR – Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Especialista em Magistério Superior IBPEX. Especialista em Formação Docente para o Ensino Superior UNIDERP. Experiência como professora da Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Superior e Pós-Graduação. É voluntária assistencial na coordenação pedagógica em escola da educação básica. Palestrante de diversos temas na área da educação. Experiência na docência no ensino presencial e na Educação a Distância (EAD). Membro do Grupo de Pesquisa: Paradigmas Educacionais, Formação de Professores e Prática Pedagógica com Tecnologias Educacionais na PUCPR.

Candida Regina Palma

Docentes

Possui mestrado em Letras Inglês pela Universidade Federal do Paraná (2017) e graduação em Serviço Social pela Universidade Norte do Paraná (2011). Atualmente é estudante pesquisadora da Universidade Federal do Paraná e revisora/tradutora de inglês no Centro de Assessoria de Publicação Acadêmica da UFPR. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino Bilíngue e Desenvolvimento de Material Didático de língua inglesa. Entre seus livros publicados pode-se citar as coleções Keys e Keys Conecte (Saraiva), Heads Up (Saraiva) e Forward (Pearson).

Evelise Maria Labatut Portilho

Docentes

Possui graduação em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná – PUCPR (1976). Especialização em Psicopedagogia, Educação Especial e Grupos Operativos. Mestrado em Educação pela PUCPR (1995). Doutorado em Educação pela Universidade Complutense de Madri (2003). Pós Doc na Universidade do Porto (2015). Professora Titular do Programa Strcto Sensu em Educação, do Curso de Pedagogia e licenciaturas da PUCPR. Coordenadora do Grupo de Pesquisa Aprendizagem e Conhecimento na Prática Docente e das pesquisas: Aprendizagem e Conhecimento na Formação Continuada de Professores e Aprendizagem e Conhecimento na Identidade Profissional do Pedagogo, estabelecendo parcerias com diferentes instituições de ensino no Brasil e no exterior. Conselheira e Sócia Titular da Associação Brasileira de Psicopedagogia (ABPp), onde exerceu diferentes atividades. Coordenadora do Curso de Psicopedagogia da PUCPR desde 1990. Responsável pela tradução e validação para o Brasil do Questionário Honey-Alonso de Estilos de Aprendizagem (CHAEA), Coautora do Inventário Portilho/Beltrami de Estilos de Aprendizagem para crianças, do Questionário Portilho/Banas de Estilo de Ensino e do CHAEA Junior de Estilos de Aprendizagem para adolescentes. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: aprendizagem, estilos e estratégias de aprendizagem e ensino, metacognição, avaliação, formação profissional de professores e psicopedagogos, construção de instrumentos pedagógicos e psicopedagógicos. Autora de livros e artigos científicos na área da Educação. Palestrante em universidades, escolas (rede pública e privada) e eventos científicos.

Geovani Viola Moretto Mendes

Docentes | Lattes

DOUTOR em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2018); MESTRE em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2013); possui ESPECIALIZAÇÃO na área da Ética (2003) e graduação em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de Paraná (2001). Atualmente é Professor Adjunto e coordenador dos Cursos de Licenciatura e Bacharelado em Filosofia da PUCPR. É membro do NET (Núcleos de Estudo da Técnica da PUCPR), do Grupo de Pesquisa Hans Jonas do CNPq e do grupo de pesquisa Hans Jonas da PUCPR. Leciona as disciplinas de Ética e Metodologia Científica nos cursos Lato Sensu; e as disciplinas de Estágio, de Prática e de Filosofia da Técnica nos cursos de Licenciatura e Bacharelado em Filosofia. Tem priorizado suas pesquisas com temas relacionados à ÉTICA e a TECNOCIÊNCIA, principalmente às questões éticas das biotecnologias; ética na era da engenharia genética; responsabilidade e progresso na civilização tecnocientífica; pós-humanismo; transhumanismo; a questão da autenticidade e da dignidade da vida, entre outros.

Karina Aires Reinlein Fernandes Couto de Moraes

Docentes

Doutoranda em Estudos Linguísticos na UFPR (2017-2021). Possui graduação em Letras Português-Inglês pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2007) e Mestrado em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal do Paraná (2014). Especialista em Línguas Estrangeiras Modernas pela Universidade Tecnológica do Paraná (2010). Atualmente é Professora Assistente na PUCPR, lecionando as disciplinas de Língua Inglesa, Metodologia da Língua Inglesa e Estágio Supervisionado na Graduação de Letras. É coordenadora da Especialização em Língua Inglesa: Metodologia e Tradução, na qual leciona a disciplina de Avaliação em Língua Inglesa e Metodologia Científica. Também coordena o curso de Especialização em Tradução e em Bilinguismo na PUCPR. Foi coordenadora adjunta do Puc Idiomas no período de 2014 a 2016. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Linguística Aplicada na Língua Inglesa. No momento está envolvida com pesquisas relacionadas à Internacionalização das IES, com ênfase no EMI e formação de professores.

Mestre

Katia Bruginski Mulik

Docentes | Lattes

Formação em Letras e Comunicação atuando na Educação Básica e na formação de professores. Cursou mestrado em Estudos Linguísticos e Literários na UFPR, cuja pesquisa esteve voltada para o entendimento de espaços de formação de professores de língua inglesa no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID). Como aluna de doutorado no Departamento de Línguas Estrangeiras Modernas da USP, investiga o papel da língua inglesa no Ensino Médio e na formação voltada para a criticidade e a cidadania.

Mestre

Marisete Fontana Bolzani

Docentes | Lattes

Graduada em Letras, com mestrado na área de Educação Internacional pela Universidade de Framingham (US). Formação na abordagem Reggio Emilia (Itália) e em técnicas para tornar o Aprendizado visível (Harvard). Psicopedagoga e Diretora de Educação Infantil.

Mestre

Patricia Daiani Dias

Docentes

Graduada pela UFPR em Letras- Português e Inglês. Pós graduada em Metodologia e Ensino da Língua Inglesa e Tradução pela PUC -PR, possui curso de especialização em Gestão Integral – ILP – Integral Leadership Program pela FAE e Universidade Nova de Lisboa e é Mestre em Linguística (Tema: Educação Bilíngue) pela UFPR. Possui vasta experiência em gestão escolar, formação de professores e implantação de educação bilíngue em escolas particulares, desde a redação de projetos iniciais para novas Unidades de Ensino, até a implantação em Unidades de Ensino regulares para que se tornem bilíngues. É estudiosa da Educação Bilíngue desde 2001 e participou de vários congressos internacionais desta modalidade de ensino nos Estados Unidos (três vezes no NABE- National Association for Bilingual Education e no MABE- Michigan Association for Bilingual Education), tendo visitado Escolas nessa modalidade de ensino em diferentes Estados do referido país e também no Canadá.

Mestre

Rosane de Mello Santo Nicola

Docentes

Doutoranda em Educação (PUCPR), Mestre em Educação (PUCPR) e graduada em Letras (UFPR). Professora do curso de Letras da PUCPR. Membro fundador do Centro de Ensino e Aprendizagem (CrEAre) da PUCPR, responsável pela formação continuada de professores de graduação no período de 2015 a setembro de 2018, quando orientou a elaboração de currículos por competência em mais de 50 NDEs de cursos de graduação da instituição. Atualmente, orienta a elaboração de currículos e planos de ensino por competência de dez cursos de graduação na modalidade EaD da PUCPR.Editora-chefe da Editora Champagnat (PUCPR) de 2012 a 2015. Coordenadora do Eixo de Língua Portuguesa da Escola de Educação e Humanidades da PUCPR de 2013 a 2015. Coordenadora do curso de especialização em Desenvolvimento Editorial com Ênfase em Materiais Didáticos (PUCPR). Em educação, realiza estudos sobre organização curricular numa abordagem por competências. Em linguística aplicada, realiza estudos sobre gêneros textuais e revisão de textos nos domínios editorial e escolar, atuando na formação docente inicial e continuada da educação básica e superior.

Mestre

Selma de Assis Moura

Docentes | Lattes

Mestre em Linguagem e Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, Pedagoga e especialista em Linguagens das Artes pela USP. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em educação bilíngüe, ensino e aprendizagem de línguas, desenvolvimento de currículo e formação de professores. Atualmente interessa-se pela educação de crianças de origem imigrante em contextos de crescente diversidade no Brasil, por etnografia da linguagem, sociolinguística e letramentos multilíngues.

Thalita Folmann da Silva

Docentes

Pedagoga graduada pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná e premiada com o mérito acadêmico Marcelino Champagnat. Mestra em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Doutora em Educação pela Universidade Federal do Paraná. Professora da Escola de Educação e Humanidades da Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Profissional do Magistério na Rede Municipal de Ensino de Curitiba. Ministra cursos e palestras para professores de educação infantil e ensino fundamental.

A Aprendizagem, o Bilinguismo e o CLIL

Carga horária: 24 | Crédito: --

Alfabetização, Letramento E Didática Em Contextos Bilíngues

Carga horária: 24 | Crédito: --

Aquisição de Segunda Língua em Contextos Bilíngues

Carga horária: 24 | Crédito: --

Avaliação em Contexto Bilíngue

Carga horária: 24 | Crédito: --

C.H. de Eletivas

Carga horária: 72 | Crédito: --

Educação Bilíngue

Carga horária: 24 | Crédito: --

Ética

Carga horária: 24 | Crédito: --

Letramentos Acadêmicos (Content Area Literacy)

Carga horária: 24 | Crédito: --

Linguística Aplicada

Carga horária: 24 | Crédito: --

Múltiplas Linguagens E Neurociência

Carga horária: 24 | Crédito: --

O Bilinguismo Na Educação Infantil

Carga horária: 24 | Crédito: --

O Bilinguismo No Brasil

Carga horária: 24 | Crédito: --

Planejamento e Implantação de Educação Bilíngue na Escola de Educação Básica

Carga horária: 24 | Crédito: --

Escola de Educação e Humanidades

A Escola de Educação e Humanidades da PUCPR oferece uma formação que contempla uma ampla gama de perspectivas culturais, dimensões científicas, técnicas e humanas para formar profissionais líderes, cidadãos globais atentos aos desafios da sociedade contemporânea.

A harmonia entre o humano, o social, o tecnológico e o biológico compõe um contexto em que a ciência vai ao encontro da percepção humana para conferir sentido à humanidade. Do cognitivo ao ético, do estético ao técnico, do imediato ao transcendente, as áreas de Educação e Humanidades são responsáveis por formar profissionais de alto impacto na transformação social, capazes de buscar a garantia dos direitos individuais e coletivos.

Conheça a Escola
Cidade / Câmpus

Curitiba - Câmpus Curitiba

Modalidade

Presencial

Duração

Até 13 meses

Mensalidade

R$ 350,00

Status

Inscrições abertas