CCURSOS

Multilinguismo e educação global

Especialização / Pós-graduação

O curso oferece o aprimoramento linguístico-pedagógico na área, focando nos profissionais que estão envolvidos com ambientes escolares nesta linha de ensino. A especialização conta com a integração de professores da área de Letras e Pedagogia, que possuem experiência no mercado de trabalho. Além disso, permite o contato com diferentes contextos bilíngues, sejam eles em diversas línguas ou diversos níveis de ensino.

Por que fazer na PUCPR?

O diferencial do curso é que os professores são profissionais atuantes nas áreas bilíngues, tendo assim não apenas conhecimento teórico na área, mas também na prática.

Público Alvo

O curso é proposto para profissionais graduados, que tenham interesse em ampliar conhecimento na área de Bilinguismo. Geralmente professores, pedagogos, coordenadores, diretores atuantes em contextos bilíngues.

Karina Aires Reinlein Fernandes Couto D

Coordenação

Doutoranda em Estudos Linguísticos na UFPR (2017-2021). Possui graduação em Letras Português-Inglês pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2007) e Mestrado em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal do Paraná (2014). Especialista em Línguas Estrangeiras Modernas pela Universidade Tecnológica do Paraná (2010). Atualmente é Professora Assistente na PUCPR, lecionando as disciplinas de Língua Inglesa, Metodologia da Língua Inglesa e Estágio Supervisionado na Graduação de Letras. É coordenadora da Especialização em Língua Inglesa: Metodologia e Tradução, na qual leciona a disciplina de Avaliação em Língua Inglesa e Metodologia Científica. Também coordena o curso de Especialização em Tradução e em Bilinguismo na PUCPR. Foi coordenadora adjunta do Puc Idiomas no período de 2014 a 2016. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Linguística Aplicada na Língua Inglesa. No momento está envolvida com pesquisas relacionadas à Internacionalização das IES, com ênfase no EMI e formação de professores.

Barbara Raquel do Prado Gimenez Correa

Docentes

Doutora em Educação. Mestre em Educação. Graduada em Pedagogia, formações realizadas na PUCPR – Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Especialista em Magistério Superior IBPEX. Especialista em Formação Docente para o Ensino Superior UNIDERP. Experiência como professora da Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Superior e Pós-Graduação. É voluntária assistencial na coordenação pedagógica em escola da educação básica. Palestrante de diversos temas na área da educação. Experiência na docência no ensino presencial e na Educação a Distância (EAD). Membro do Grupo de Pesquisa: Paradigmas Educacionais, Formação de Professores e Prática Pedagógica com Tecnologias Educacionais na PUCPR.

Candida Regina Palma

Docentes

Possui mestrado em Letras Inglês pela Universidade Federal do Paraná (2017) e graduação em Serviço Social pela Universidade Norte do Paraná (2011). Atualmente é estudante pesquisadora da Universidade Federal do Paraná e revisora/tradutora de inglês no Centro de Assessoria de Publicação Acadêmica da UFPR. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino Bilíngue e Desenvolvimento de Material Didático de língua inglesa. Entre seus livros publicados pode-se citar as coleções Keys e Keys Conecte (Saraiva), Heads Up (Saraiva) e Forward (Pearson).

Geovani Viola Moretto Mendes

Docentes

DOUTOR em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2018); MESTRE em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2013); possui ESPECIALIZAÇÃO na área da Ética (2003) e graduação em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de Paraná (2001). Atualmente é Professor Adjunto e coordenador dos Cursos de Licenciatura e Bacharelado em Filosofia da PUCPR. É membro do NET (Núcleos de Estudo da Técnica da PUCPR), do Grupo de Pesquisa Hans Jonas do CNPq e do grupo de pesquisa Hans Jonas da PUCPR. Leciona as disciplinas de Ética e Metodologia Científica nos cursos Lato Sensu; e as disciplinas de Estágio, de Prática e de Filosofia da Técnica nos cursos de Licenciatura e Bacharelado em Filosofia. Tem priorizado suas pesquisas com temas relacionados à ÉTICA e a TECNOCIÊNCIA, principalmente às questões éticas das biotecnologias; ética na era da engenharia genética; responsabilidade e progresso na civilização tecnocientífica; pós-humanismo; transhumanismo; a questão da autenticidade e da dignidade da vida, entre outros.

Graziella Araujo de Oliveira Lapkoski

Docentes

Licenciada em Letras Português / Inglês pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), bacharel em Letras Inglês, com ênfase em Estudos Linguísticos, pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e mestre em Letras, com ênfase em Estudos Linguísticos, pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Atuou como docente na Faculdade Internacional de Curitiba – FACINTER, no Centro de Línguas da Universidade Tuiuti do Paraná – CELINT, no Centro de Línguas e na graduação em Letras na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) e no CELIN – Centro de Línguas e Interculturalidade da UFPR. Atualmente é professora do curso de Letras Português/Inglês da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR).

Karina Aires Reinlein Fernandes Couto D

Docentes

Doutoranda em Estudos Linguísticos na UFPR (2017-2021). Possui graduação em Letras Português-Inglês pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2007) e Mestrado em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal do Paraná (2014). Especialista em Línguas Estrangeiras Modernas pela Universidade Tecnológica do Paraná (2010). Atualmente é Professora Assistente na PUCPR, lecionando as disciplinas de Língua Inglesa, Metodologia da Língua Inglesa e Estágio Supervisionado na Graduação de Letras. É coordenadora da Especialização em Língua Inglesa: Metodologia e Tradução, na qual leciona a disciplina de Avaliação em Língua Inglesa e Metodologia Científica. Também coordena o curso de Especialização em Tradução e em Bilinguismo na PUCPR. Foi coordenadora adjunta do Puc Idiomas no período de 2014 a 2016. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Linguística Aplicada na Língua Inglesa. No momento está envolvida com pesquisas relacionadas à Internacionalização das IES, com ênfase no EMI e formação de professores.

Katia Bruginski Mulik

Docentes

Rosane de Mello Santo Nicola

Docentes

Doutoranda em Educação (PUCPR), Mestre em Educação (PUCPR) e graduada em Letras (UFPR). Professora do curso de Letras da PUCPR. Membro fundador do Centro de Ensino e Aprendizagem (CrEAre) da PUCPR, responsável pela formação continuada de professores de graduação no período de 2015 a setembro de 2018, quando orientou a elaboração de currículos por competência em mais de 50 NDEs de cursos de graduação da instituição. Atualmente, orienta a elaboração de currículos e planos de ensino por competência de dez cursos de graduação na modalidade EaD da PUCPR.Editora-chefe da Editora Champagnat (PUCPR) de 2012 a 2015. Coordenadora do Eixo de Língua Portuguesa da Escola de Educação e Humanidades da PUCPR de 2013 a 2015. Coordenadora do curso de especialização em Desenvolvimento Editorial com Ênfase em Materiais Didáticos (PUCPR). Em educação, realiza estudos sobre organização curricular numa abordagem por competências. Em linguística aplicada, realiza estudos sobre gêneros textuais e revisão de textos nos domínios editorial e escolar, atuando na formação docente inicial e continuada da educação básica e superior.

Tallyssa Izabella Machado Sirino Rezende

Docentes

Doutoranda em Letras, área de concentração Linguagem e Sociedade, linha de pesquisa Linguagem Literária e Interfaces Sociais, pela UNIOESTE – Universidade Estadual do Oeste do Paraná, turma 2015-2018. Mestre em Letras, área de concentração Linguagem e Sociedade, na Linha de Pesquisa Linguagem literária e Interfaces Sociais, pela UNIOESTE – Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Especialista em Ensino de Línguas Estrangeiras Modernas pela UTFPR – Universidade Tecnológica Federal do Paraná (2010).Graduada em Letras Português/Inglês e Respectivas Literaturas pela UNIPAN – União Paramericana de Ensino de Cascavel (2009). Tem experiência no ensino de Língua Inglesa em cursos livres de idiomas e Língua Inglesa e Portuguesa na Rede Estadual de Ensino do estado do Paraná e Língua Inglesa no Curso de Línguas da UNICENTRO. Foi professora colaboradora na UNICENTRO – Universidade Estadual do Centro Oeste, no Departamento de Letras, de 2014 a 2016. Atualmente é professora auxiliar de ensino 1, na Pontifícia Universidade Católica do Paraná e professora de língua inglesa no Colégio Nossa Senhora Medianeira, da Rede Jesuíta de Educação. Tem certificação de proficiência expedida pelo ESOL Examinations – University of Cambridge (CAE-Certificate in Advanced English e FCE- First Certificate in English). Orienta trabalhos de pesquisa na área de linguagem e identidade, feminismo interseccional e literatura marginal.

A Integração De Habilidades Em Sala De Aula Em Contextos Bilíngues

Carga horária: 24 | Crédito: --

Alfabetização, Letramento E Didática Em Contextos Bilíngues

Carga horária: 24 | Crédito: --

Aquisição De Segunda Língua Em Contextos Bilíngues

Carga horária: 24 | Crédito: --

C.H. de Eletivas

Carga horária: -- | Crédito: --

Educação Bilíngue

Carga horária: 24 | Crédito: --

Ética

Carga horária: 24 | Crédito: --

Letramentos Acadêmicos (content Area Literacy)rea Literacy)

Carga horária: 24 | Crédito: --

Métodos E Técnicas Avaliativas Para O Aprendizado Bilíngue

Carga horária: 24 | Crédito: --

Multiplas Linguagens E Neurociência

Carga horária: 24 | Crédito: --

O Bilinguismo Na Educação Infantil

Carga horária: 24 | Crédito: --

O Bilinguismo No Brasil

Carga horária: 24 | Crédito: --

Planejamento E Implantação De Educação Bilíngue Na Escola De Educação Básica

Carga horária: 24 | Crédito: --

Tópicos Em Linguística Aplicada: Prática Translíngue E Superdiversidade Em Contextos Bilíngues/multi

Carga horária: 24 | Crédito: --

Escola de Educação e Humanidades

A Escola de Educação e Humanidades da PUCPR oferece uma formação que contempla uma ampla gama de perspectivas culturais, dimensões científicas, técnicas e humanas para formar profissionais líderes, cidadãos globais atentos aos desafios da sociedade contemporânea.

A harmonia entre o humano, o social, o tecnológico e o biológico compõe um contexto em que a ciência vai ao encontro da percepção humana para conferir sentido à humanidade. Do cognitivo ao ético, do estético ao técnico, do imediato ao transcendente, as áreas de Educação e Humanidades são responsáveis por formar profissionais de alto impacto na transformação social, capazes de buscar a garantia dos direitos individuais e coletivos.

Conheça a Escola
Cidade / Câmpus

Curitiba - Câmpus Curitiba

Modalidade

Presencial

Duração

Até 12 meses

Mensalidade

R$ 350,00

Status

Inscrições abertas