CCURSOS

Metodologias ativas para aprendizagem efetiva
Novo

Especialização / Pós-graduação

As metodologias ativas são uma e resposta às necessidades de atualização de aulas e promoção da aprendizagem efetiva dos estudantes. Exigências de órgãos reguladores, instituições de ensino e professores que buscam formas de melhorar sua prática pedagógica faz crescer a demanda pela formação nessa área.
Na Especialização em Metodologias ativas para aprendizagem efetiva, os estudantes aprenderão como utilizar métodos de aprendizagem ativa, bem como seus fundamentos e princípios, visando o engajamento dos estudantes para efetivação da aprendizagem. Eles se tornarão capazes de selecionar, planejar e aplicar estratégias ativas de acordo com a aprendizagem esperada, além de avaliar seus resultados de forma qualificada.

Por que fazer na PUCPR?

Considerando que, nas metodologias ativas, os estudantes são os protagonistas do processo de ensino aprendizagem, o curso ofertado pela PUCPR é ministrado em formato oficinas. Dessa forma, os participantes têm oportunidade de aprender na prática. Por meio de atividades prático-reflexivas, eles desenvolvem as competências de criação e aplicação das metodologias.

Público Alvo

Esse curso é destinado a professores de todos os níveis de formação e estende-se a profissionais que trabalham com educação, seja em escolas, universidades, centros de ensino ou de forma autônoma.

Mercado de atuação

O Brasil é um país que carece de educação de qualidade e profissionais dispostos a colocá-la em prática. As possibilidades de trabalho com essa formação abrangem todas as instituições de ensino e ampliam-se para a atuação autônoma, com atendimentos particulares ou ministração de cursos ou, ainda, para o empreendedorismo no setor educacional.

Rodrigo Campagnolo

Coordenação

Jaime Jose Rauber

Coordenação

Possui Graduação em Filosofia pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Bacharelado em 1995 e Licenciatura em 1996), Mestrado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1999) e Doutorado em Filosofia pela Universidade Federal de São Carlos (2013). A área de concentração no Mestrado e Doutorado é Ética. Atua como Professor Adjunto na Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em Ética, atuando principalmente nas seguintes áreas: Filosofia, Ética, Política e Ensino de Filosofia.

Adriana Aparecida Dambros da Silva

Coordenação

Adriana Aparecida Dambros da Silva

Docentes

Aline Cadena Von Bahten

Docentes

Ana Carla Campos Hidalgo de Almeida

Docentes

Possui graduação em enfermagem pela Universidade Federal do Paraná (1992) e mestrado em Enfermagem pela Universidade Federal do Paraná (2008), especialização em psicopedagogia pela UNIPAR. Atualmente é professora adjunta da Pontifícia Universidade Católica do Paraná.

Claudia Bellanda Pegini

Docentes

Possui graduação em Letras pela Universidade Estadual de Maringá (1994); mestrado em Letras pela Universidade Estadual de Londrina (1999) e é doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Letras, na área de Estudos Literários, na Universidade Estadual de Maringá (2016-2019). Professora adjunta da Pontifícia Universidade Católica do Paraná- Câmpus Maringá – nos cursos de Filosofia, Administração e Direito; coordenadora do Núcleo de Empregabilidade e Oportunidade (NEO) e membro do Núcleo de Excelência Pedagógica (NEP) da PUCPR.

Dilmeire Sant Anna Ramos Vosgerau

Docentes

Fabiana de Nadai Andreoli

Docentes

Fabio Inacio Pereira

Docentes

Doutorado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Brasil(2017)
Professor Adjunto da Pontifícia Universidade Católica do Paraná – Campus Maringá , Brasil

Jaime Jose Rauber

Docentes

Possui Graduação em Filosofia pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Bacharelado em 1995 e Licenciatura em 1996), Mestrado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1999) e Doutorado em Filosofia pela Universidade Federal de São Carlos (2013). A área de concentração no Mestrado e Doutorado é Ética. Atua como Professor Adjunto na Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em Ética, atuando principalmente nas seguintes áreas: Filosofia, Ética, Política e Ensino de Filosofia.

Joceline Franco Dall Agnol

Docentes

Julio Daniel do Vale

Docentes

Lucia Teresinha Peixe Maziero

Docentes

Luiz Henrique Franco Giovanini

Docentes | Lattes

Possui graduação em Engenharia Elétrica (2012, prêmio Marcelino Champagnat de mérito acadêmico), mestrado em Informática (2015, bolsista CAPES) e doutorado em Informática (2018, bolsista PUCPR), todos pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Atualmente, é professor assistente na Escola Politécnica da PUCPR e membro colaborador do Centro de Ensino e Aprendizagem (CrEAre) da instituição. Suas pesquisas atuais envolvem principalmente Aprendizagem de Máquina, Classificação de Séries Temporais e Processamento Digital de Sinais.

Marcelo Fabricio Horostecki

Docentes

Michelli Caroline Ferronato

Docentes

Paulo Cesar Porto Martins

Docentes | Lattes

Psicólogo, Doutor (PhD) pela Universidad Autónoma de Madrid – Espanha, Pesquisador, Membro do GEPEB e do Grupo de Pesquisa em Empreendedorismo (ambos certificados pelo CNPq), conta com diversos cursos na área de gestão de pessoas. Possui formação internacional em Empreendedorismo pelo Boston College & International Entrepreneurship Center (2015), participou de visita técnica ao Vale do Silício (2015), concluiu formação em empreendedorismo pelo Babson College (2015 – 2016) participou de missão técnica científica ao ecossistema universitário de Massachusetts (2017). Como empreendedor foi CEO de uma distribuidora de cosméticos, atuando em diversas cidades do Paraná e de Santa Catarina, também participou como marchand, internacionalizando as obras do artista plástico Raphael Langowski em países da América Latina e Europa. Atualmente é Consultor da Eikón Comunicação (http://grupoeikon.com.br/), atuando com foco em gestão de pessoas, liderança e equipes de alta performance assim como temas de empreendedorismo e inovação. Professor da Escola de Negócios da PUCPR e Coordenador institucional do Centro de Empreendedorismo PUCPR e do PIBEP (Programa Institucional de bolsas de empreendedorismo e pesquisa PUCPR). Também coordendou cursos de Pós Graduação como MBA em Gestão Empreendedora, Especialização Marketing e do Curso de Especialização em Gestão empreendedora Startup Businnes Model da Escola de Negócios da PUCPR. Foi Gestor da Startup Here4us (www.here4us.com), Fundador do Startup Paraná (www.startupparana.com.br), Membro do GBG Curitiba (Google Business Group), Colaborador de eventos como Startup Launch, Startup Weekend Curitiba, Startup Foods, Startup Pirates, Ideation assim como avaliador do Desafio Senai (Inovação, Startups e Incubadora), HotMilk, facilitador do Growth Hacking GBG e mentor do Programas como InovAtiva Brasil, PIBEP/PUCPR, hiPUC, Hackathon Paraná, Hackathon Sesi e Renault Expririence.

Rodrigo Campagnolo

Docentes

Vania Aparecida Terra Malachias

Docentes

90000479CV-Ética

Carga horária: 12 | Crédito: --

Abordagens De Contextos Reais (pbl, Estudo De Caso E Pjbl)

Carga horária: 24 | Crédito: --

Aprendizagem Ativa: Transformando Aulas Tradicionais

Carga horária: 24 | Crédito: --

Aprendizagem Híbrida E Sala De Aula Invertida

Carga horária: 24 | Crédito: --

Avaliação Da Aprendizagem

Carga horária: 12 | Crédito: --

Avaliação Da Equipe E Do Indivíduo Na Equipe

Carga horária: 12 | Crédito: --

Cultura Maker Em Sala De Aula

Carga horária: 12 | Crédito: --

Design Thinking Em Sala De Aula

Carga horária: 12 | Crédito: --

Estratégias E Instrumentos Práticos De Avaliação

Carga horária: 12 | Crédito: --

Gameficação

Carga horária: 12 | Crédito: --

Inquiry Based Learning

Carga horária: 12 | Crédito: --

Interfaces Da Psicologia Com A Educação

Carga horária: 12 | Crédito: --

Lúdico Em Sala De Aula

Carga horária: 12 | Crédito: --

Neurociência: A Multidimensionalidade Do Ensinar E Do Aprender Ativo

Carga horária: 24 | Crédito: --

Peer Instruction E Ensino Sob Medida

Carga horária: 12 | Crédito: --

Pesquisa Educacional

Carga horária: 12 | Crédito: --

Recursos Tecnológicos Para Promover O Engajamento Dos Estudantes

Carga horária: 12 | Crédito: --

Reflexão E Produção – Módulo 1

Carga horária: 12 | Crédito: --

Reflexão E Produção – Módulo 2

Carga horária: 12 | Crédito: --

Reflexão E Produção – Módulo 3

Carga horária: 12 | Crédito: --

Reflexão E Produção – Módulo 4

Carga horária: 12 | Crédito: --

Relação Entre Professor-aluno E Aprendizagem

Carga horária: 12 | Crédito: --

Role Play E Simulação Com Foco No Debriefing

Carga horária: 12 | Crédito: --

Seminários Avançados

Carga horária: 24 | Crédito: --

Team Based Learning

Carga horária: 12 | Crédito: --

Câmpus Toledo

A PUCPR – Câmpus Toledo iniciou suas atividades em 2003, fruto de uma interação e de um acolhimento pela comunidade da região. A interação continua a ocorrer por meio da ação direta dos cursos de graduação e especialização nas diversas áreas de atuação, por meio de pesquisas e parcerias.

O Câmpus Toledo da PUCPR possui uma infraestrutura completa para atender às mais diversas áreas, com salas de aula equipadas, biblioteca, auditório, estacionamentos, laboratórios didáticos e de pesquisa. É composto pelos blocos Acadêmico e de Laboratórios, pela Clínica Veterinária Universitária, pela Unidade Experimental Agropecuária, pelo Núcleo de Prática em Psicologia e pelo Núcleo de Prática Jurídica.

Conheça o Câmpus
Cidade / Câmpus

Toledo - Câmpus Toledo

Modalidade

Presencial

Duração

Até 17 meses

Mensalidade

R$ 430,00

Status

Inscrições abertas