Mediação e gestão criativa de conflitos

Especialização / Pós-graduação

A mediação é uma técnica comum em muitos países cuja cultura consensual predomina na resolução de conflitos. No Brasil, a sua adoção ganhou mais espaço na última década, desde a publicação da Resolução no 125 do Conselho Nacional de Justiça que torna obrigatória a tentativa de composição, com a realização de audiência de mediação e conciliação prévia, antes da contestação do réu.
No entanto, trabalhar mediação e gestão de conflitos não é uma atividade exclusiva de processos em juízo, outras situações como acordos extrajudiciais e demais negociações demandam habilidades de negociação, intervenção, consultoria e mediação para mitigação e solução de conflitos.
A função do mediador nesse cenário envolve competências como respeito, ética, empatia, legalidade imparcialidade e paixão pela missão de resolver conflitos com foco na satisfação plena das partes envolvidas.

Por que fazer Mediação e Gestão Criativa de Conflitos na PUCPR?

O curso desenvolve as principais habilidades para a formação do mediador. Ao longo dos módulos, o estudante terá a experiência de entender o homem como animal social, cultural e político, pela Filosofia, Psicologia e Neurociência, além de estudar e analisar os fundamentos e as teorias da mediação. Ao final, o estudante atua como mediador de forma prática, por meio de técnicas criativas e de negociação, projetando sua carreira, analisando suas competências, conhecendo as normas éticas e praticando os conhecimentos adquiridos.
Além disso, o pós-graduado terá construído seu o próprio portfólio como profissional mediador, podendo atuar como mediador extrajudicial, com certificado da Pontifícia Universidade Católica do Paraná, tradicional instituição de ensino.

Bacharéis em Direito, advogados, juízes, promotores, psicólogos, economistas, administradores, jornalistas, professores, pedagogos e todos os profissionais que buscam aplicar a mediação na sua carreira profissional.

Mercado de atuação

O egresso dessa pós-graduação é um profissional capaz de atuar com mediação, como mediador extrajudicial, em território nacional ou internacional, com habilidades de negociação e mediação para aplicação prática na resolução de conflitos de maneira inteligente, criativa, inovadora e satisfatória.

Kenza Borges Sengik

Andrea Marques Serrano Lima

Andreia Colhado Gallo Grego Santos

Bruno Grego dos Santos

Edson Barbosa da Silva

Elisabeth Nery Sinnott

Erlei Antonio Vieira

Fernanda Correa Pavesi Lara

Kenza Borges Sengik

Leticia Cavalieri Beiser de Melo

Marcel Ferreira dos Santos

Docentes | Lattes

Graduado em Direito pela Universidade Paulista. Pós-graduado em Direito Civil e Processo Civil pela Escola Paulista de Direito – EPD. Pós-graduado em Direito Público pela Faculdade de Direito Professor Damásio de Jesus. Mestre em Ciências Jurídicas pelo Centro Universitário Maringá (UNICESUMAR). Atualmente é Juiz de Direito no Tribunal de Justiça do Estado do Paraná. Ex-diretor da Escola da Magistratura (núcleo de Maringá). Coordenador e Professor do Curso de Direito da Pontifícia Católica – PUC (campus de Maringá-PR). Membro eleito pela magistratura para compor o Comitê Gestor de Priorização do 1º Grau de Jurisdição. Ex-membro efetivo do Conselho Fiscal da Associação dos Magistrados do Paraná. Membro da Diretoria de Assuntos Legislativos da Associação dos Magistrados do Estado do Paraná. Membro da Secretaria de Planejamento da Associação dos Magistrados Brasileiros. Professor da Escola da Magistratura. Professor dos cursos de Pós-graduação de Direito Civil/Processo Civil e Pós-graduação em Ciências Criminais da Pontifícia Católica de Maringá – PUC.

Reginaldo Alicandro Bordin

Competências e Projeto da Carreira do Mediador.

Carga horária: 24 | Crédito: --

Construção do Portfolio. (On-line com aulas ao vivo)

Criatividade, Empreendedorismo e Inovação

Desafio de Aplicação 1

Desafio de Aplicação 2

Desafio de Aplicação 3

Desafio de Aplicação 4

Carga horária: 24 | Crédito: --

Gestão de Conflitos, Inteligência Emocional e Comunicação Não Violenta. (On-line com aulas ao vivo)

Mediação na Família e Justiça Sistêmica

Mediação Penal e a Justiça Restaurativa

Carga horária: 24 | Crédito: --

Neurociência e Comportamento (On-line com aulas ao vivo)

O Procedimento da Mediação

Carga horária: 24 | Crédito: --

Pensamentos Filosóficos: homem em sociedade (On-line com aulas ao vivo)

Carga horária: 24 | Crédito: --

Práticas Colaborativas e Fundamentos da Mediação (On-line com aulas ao vivo)

Carga horária: 24 | Crédito: --

Psicologia e a Evolução do Comportamento Humano (On-line com aulas ao vivo)

Carga horária: 24 | Crédito: --

Técnicas de Negociação: competências de um mediador (On-line com aulas ao vivo)

Câmpus Maringá

A PUCPR chegou à cidade de Maringá em 2004 para ser mais do que uma instituição de ensino superior. A Universidade visa ser um agente de desenvolvimento e de difusão do saber e da cultura, atendendo às demandas da região, de passado agrícola e que hoje tem uma diversidade de atividades econômicas.

Com este intuito, a PUCPR disponibilizou à comunidade uma nova unidade, com instalações modernas e uma completa infraestrutura, mantendo a história de tradição no ensino de qualidade, com uma equipe qualificada de professores. Com localização central, o Câmpus oferece salas de aula climatizadas, rede wireless, laboratórios de informática e moderna biblioteca. Tudo isso em um amplo espaço que proporciona aos acadêmicos um ambiente propício para leitura e pesquisa.

Conheça o Câmpus

Maringá - Câmpus Maringá