CCURSOS

Mediação, arbitragem e resolução de disputas

Especialização / Pós-graduação

A busca por profissionais com diferentes formações profissionais, mas tendo em comum a capacitação em métodos de solução eficiente de conflitos, especialmente em um cenário mundial de pandemia e pós-pandemia, crescerá exponencialmente.
A Pós-Graduação em Mediação, Arbitragem e Resolução de Disputas visa desenvolver nos profissionais uma habilidade de destaque em qualquer currículo: a resolução dos mais diversos conflitos, nas mais variadas áreas do conhecimento.

Por que fazer Mediação, Arbitragem e Resolução de Disputas na PUCPR?

Com dois módulos, fundamental e aprofundado, o estudante terá uma base teórica nos diversos métodos de solução extrajudicial de controvérsias e poderá optar por disciplinas específicas relacionadas à sua área de atuação.
A grade dessa especialização foi estruturada para desenvolver o conhecimento teórico e prático do profissional nos diversos métodos de solução de disputas, habilitando-o a atuar na resolução de conflitos jurídicos, empresariais, familiares, comunitários, escolares, etc, tanto no Brasil, quanto internacionalmente.

TCC Opcional

Os cursos de pós-graduação lato sensu da área do Direito da PUCPR oferecem ao aluno a opção de realizar o Trabalho de Conclusão de Curso TCC. Essa possibilidade está em linha com as diretrizes estabelecidas pelo Ministério da Educação MEC para os cursos de pós-graduação lato sensu em todo o País (Res. 1/2018 da Câmara de Educação Superior) e visa atender os estudantes que necessitam do TCC em seus currículos, por qualquer motivo que seja. Seguem como requisitos para aprovação no curso e a consequente emissão de certificado de especialização a presença em sala de aula (ou ambiente virtual) dentro do mínimo estabelecido, bem como a aprovação nas atividades avaliativas das disciplinas que compõem o programa.
Para aqueles que optarem por realizar o TCC, a Escola de Direito ofertará um curso de extensão voltado à redação de artigos jurídicos, no qual o aluno monta um projeto de pesquisa e recebe orientação dentro de sua área de interesse. Esse curso de extensão é lançado regularmente e tem custo à parte. Aprovado o trabalho, o histórico de pós-graduação é acrescido da informação de que o aluno concluiu o TCC.

Público Alvo

Advogados, Magistrados, Promotores, Psicólogos, Assistentes Sociais, Engenheiros, Administradores, Ouvidores, Professores, Policiais e demais profissionais que atuem ou pretendam atuar com solução de conflitos.

Mercado de atuação

O egresso será capaz de atuar com arbitragem, em território nacional ou internacional, além de ter habilidades de negociação, mediação e aplicação profissional de métodos e técnicas de solução de conflitos e de resolução de disputas.

Docente Helena de Toledo Coelho.

Helena de Toledo Coelho

Coordenação | Lattes

Bruno Guandalini

Docentes

Cezar Augusto de Oliveira Franco

Docentes

Christian Armando Carbajal Valenzuela

Docentes

Elisa Schmidlin Cruz

Docentes
Docente Giovani Ribeiro Rodrigues Alves.

Giovani Ribeiro Rodrigues Alves

Docentes | Lattes

Advogado do escritório Giovani Ribeiro Rodrigues Alves & Marcia Carla Pereira Ribeiro Sociedade de Advogados. Graduado, Mestre e Doutorando em Direito pela Universidade Federal do Paraná. Professor de Direito Empresarial de cursos de graduação e pós-graduação. Coordenador do LLM em Direito Empresarial Aplicado da FIEP e Coordenador Adjunto da Pós-Graduação em Direito Civil e Empresarial da PUC/PR. Autor de livro, artigos acadêmicos e capítulos de livros. 

Docente Guilherme Freire de Melo Barros.

Guilherme Freire de Melo Barros

Docentes | Lattes

Graduado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro ? UFRJ. Pós-graduado em Direito Processual Civil pelo Instituto Romeu Bacellar. Master of laws (LL.M.) em Contratos Internacionais e Resolução de Disputas pela Universidade de Turim/Itália. Mestre em Direito Econômico e Socioambiental pela PUC-PR. Pesquisador visitante do Instituto Suíço de Direito Comparado. Professor e treinador da equipe de arbitragem da PUC-PR. Coordenador da Pós-graduação em Processo Civil, Mediação e Arbitragem da PUC-PR. Procurador do Estado do Paraná.

Docente Helena de Toledo Coelho.

Helena de Toledo Coelho

Docentes | Lattes

Inaiá Nogueira Queiroz Botelho

Docentes

Leila Andressa Dissenha

Docentes

Doutora e Mestra em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR); Especialista em Direito do Trabalho pela PUCPR; Pesquisadora Convidada da Università degli Studi di Ferrara (UNIFE) em 2011; Professora TITULAR da PUCPR; Professora de Bases Legais do Cooperativismo do Programa da Pós Graduação em Gestão de Cooperativas da PUCPR (PPGCOOP); Professora de Direito Cooperativo dos cursos in company do ISAE/FGV; Professora do Curso de Especialização em Direito do Trabalho e Direito Processual do Trabalho da PUCPR; Professora do Curso de Especialização em Cooperativismo Aplicado da PUCPR; Professora Convidada da EMATRA IX – Escola da Magistratura do Trabalho da 9ª Região e do Curso de Especialização em Direito do Trabalho da Associação Brasileira de Direito Constitucional (ABDCONST); Professora Convidada dos Cursos de Especialização da Universidade do Alto Vale do Rio do Peixe (UNIARP); Professora Convidada dos Cursos de Especialização da Faculdade de Educação Superior do Paraná (FESP); Professora Convidada dos Cursos de Especialização da Universidade do Contestado (UDC); Professora Convidada dos Cursos de Especialização da UNIPOSITIVO; Professora/Advogada do Núcleo de Prática Jurídica da PUCPR (2009-2014); Professora dos Curso de Graduação e Pós Graduação Lato Sensu do Centro Universitário Internacional (UNINTER 2007-2016)); Membro da Comissão de Direito Cooperativo da OAB/PR; Prêmio Marcelino Champagnat de Mérito Acadêmico; Primeira Colocação no Desafio de Conhecimentos Jurídicos da PUCPR 2003; Árbitra e Mediadora Trabalhista (voluntária) junto ao Instituto Brasileiro de Negociação (IBN) em 2010; Advogada e Consultora Trabalhista, inscrita na OAB/PR sob nº. 37.809.

Docente Lilliane Maria Busato Batista.

Liliane Maria Busato Batista

Docentes | Lattes
Docente Luciana Drimel Dias.

Luciana Drimel Dias

Docentes | Lattes

Manoel Eduardo Alves Camargo e Gomes

Docentes
Docente Marcelle Franco Espindola Barros.

Marcelle Franco Espindola Barros

Docentes | Lattes

Advogada, sócia fundadora do escritório Sheb Law Firm; Coordenadora da pós-graduação de Direito Corporativo da PUCPR; membro da Comissão de Propriedade Intelectual da OAB/PR; pós-graduada em direito da propriedade intelectual pela Puc-Rio; mestre em Direito Econômico pela PUCPR; LL.M em Comércio Internacional pela Universidade de Turim, na Itália.

Docente Maurício Gomm Ferreira dos Santos.

Maurício Gomm Ferreira dos Santos

Docentes
Docente Milena Patricia da Silva.

Milena Patricia da Silva

Docentes | Lattes

Paulo Roberto Ribeiro Nalin

Docentes

Rafael Rodrigues Mandryk

Docentes
Docente Rita de Cassia Correa de Vasconcellos.

Rita de Cassia Correa de Vasconcelos

Docentes | Lattes
Docente Simone Maria Malucelli Pinto Schellenbe.

Simone Maria Malucelli Pinto Schellenbe

Docentes | Lattes

Arbitragem Internacional

Carga horária: 24 | Crédito: --

Arbitragem Setorial

Carga horária: 24 | Crédito: --

Clínica de Mediação

Carga horária: 12 | Crédito: --

Clínica de Mediação Familiar

Carga horária: 24 | Crédito: --

Desenhos de Sistemas de Resolução de Disputas

Carga horária: 12 | Crédito: --

Ética

Carga horária: 24 | Crédito: --

Fundamentos da Arbitragem

Carga horária: 24 | Crédito: --

Fundamentos da mediação

Carga horária: 24 | Crédito: --

Inteligência Emocional e Tomada de Decisões

Carga horária: 12 | Crédito: --

Mediação Escolar e Comunitária

Carga horária: 24 | Crédito: --

Organização e Desenvolvimento da Arbitragem

Carga horária: 24 | Crédito: --

Ouvidorias e Solução de Conflitos

Carga horária: 12 | Crédito: --

Panorama da Mediação Aplicada

Carga horária: 24 | Crédito: --

Processo Civil, Conciliação e Mediação Judicial

Carga horária: 24 | Crédito: --

Resolução Simulada de Conflitos e Visita Técnica

Carga horária: 24 | Crédito: --

Técnica de Negociação

Carga horária: 12 | Crédito: --

Temas polêmicos e novas fronteiras da arbitragem

Carga horária: 24 | Crédito: --

Teoria dos Jogos

Carga horária: 12 | Crédito: --

Escola de Direito

A Escola de Direito da PUCPR oferece uma formação jurídica baseada em valores e princípios humanistas, formando profissionais com senso crítico aguçado e consciência política para a mediação dos conflitos oriundos das diferenças existentes na sociedade.

A Escola de Direito da PUCPR conta com um corpo docente altamente qualificado, formado por doutores e mestres com forte atuação profissional nas diversas áreas do Direito. O estudante tem ainda à sua disposição o projeto Trilhas em Direito, que lhe possibilita o aperfeiçoamento da formação jurídica com estudos em módulos de conhecimentos integrados de áreas específicas do conhecimento, além de um Núcleo de Prática Jurídica que congrega atividades simuladas e reais diretamente ou junto à órgãos públicos conveniados.

Conheça a Escola
Cidade / Câmpus

Curitiba - Câmpus Curitiba

Modalidade

Presencial

Duração

Até 22 meses

Mensalidade

R$ 670,00

Status

Inscrições abertas