CCURSOS

Mediação, arbitragem e resolução de disputas

Especialização / Pós-graduação

A busca por profissionais com diferentes formações profissionais, mas tendo em comum a capacitação em métodos de solução eficiente de conflitos, especialmente em um cenário mundial de pandemia e pós-pandemia, crescerá exponencialmente.
A Pós-Graduação em Mediação, Arbitragem e Resolução de Disputas visa desenvolver nos profissionais uma habilidade de destaque em qualquer currículo: a resolução dos mais diversos conflitos, nas mais variadas áreas do conhecimento.

Por que fazer Mediação, Arbitragem e Resolução de Disputas na PUCPR?

Com dois módulos, fundamental e aprofundado, o estudante terá uma base teórica nos diversos métodos de solução extrajudicial de controvérsias e poderá optar por disciplinas específicas relacionadas à sua área de atuação.
A grade dessa especialização foi estruturada para desenvolver o conhecimento teórico e prático do profissional nos diversos métodos de solução de disputas, habilitando-o a atuar na resolução de conflitos jurídicos, empresariais, familiares, comunitários, escolares, etc, tanto no Brasil, quanto internacionalmente.

TCC Opcional

Os cursos de pós-graduação lato sensu da área do Direito da PUCPR oferecem ao aluno a opção de realizar o Trabalho de Conclusão de Curso TCC. Essa possibilidade está em linha com as diretrizes estabelecidas pelo Ministério da Educação MEC para os cursos de pós-graduação lato sensu em todo o País (Res. 1/2018 da Câmara de Educação Superior) e visa atender os estudantes que necessitam do TCC em seus currículos, por qualquer motivo que seja. Seguem como requisitos para aprovação no curso e a consequente emissão de certificado de especialização a presença em sala de aula (ou ambiente virtual) dentro do mínimo estabelecido, bem como a aprovação nas atividades avaliativas das disciplinas que compõem o programa.
Para aqueles que optarem por realizar o TCC, a Escola de Direito ofertará um curso de extensão voltado à redação de artigos jurídicos, no qual o aluno monta um projeto de pesquisa e recebe orientação dentro de sua área de interesse. Esse curso de extensão é lançado regularmente e tem custo à parte. Aprovado o trabalho, o histórico de pós-graduação é acrescido da informação de que o aluno concluiu o TCC.

Público Alvo

Advogados, Magistrados, Promotores, Psicólogos, Assistentes Sociais, Engenheiros, Administradores, Ouvidores, Professores, Policiais e demais profissionais que atuem ou pretendam atuar com solução de conflitos.

Mercado de atuação

O egresso será capaz de atuar com arbitragem, em território nacional ou internacional, além de ter habilidades de negociação, mediação e aplicação profissional de métodos e técnicas de solução de conflitos e de resolução de disputas.

Docente Helena de Toledo Coelho.

Doutora

Helena de Toledo Coelho

Coordenação | Lattes

Doutora pela PUC-SP. Mestre pela PUCPR. Professora de graduação e pós-graduação da PUCPR. Coordenadora dos cursos de pós-graduação em Mediação e Arbitragem e em Processo Civil. Membro das Comissões de Mediação e de Arbitragem da OABPR. Advogada e árbitra

Especialista

Adelcio Luiz Volpi

Docentes

Graduado em Matemática pela PUCPR. Especialização em Engenharia Econômica pela FAE. Ouvidor da Copel (2003-2010). Analista Consultor na área de Gestão da Copel Geração e Transmissão (2010-2013). Atualmente exerce a função de Ouvidor da Copel Telecomunicações SA.

Doutor

Bruno Guandalini

Docentes

Doutor pela Universidade Côte d’Azur, França. Mestre em direito pela Universidade Paris II Panthéon-Assas, França. LL.M. em direito internacional econômico e negócios internacionais pela Universidade Georgetown, EUA. Vice-presidente da Comissão de Arbitragem da OAB-PR. Presidente da Arbitac. Advogado e árbitro.

Doutor

Cezar Augusto de Oliveira Franco

Docentes

Doutor em Relações Internacionais pela UnB. Mestre em Direito pela PUCPR. Graduado em direito e em administração de empresas. Professor da PUCPR.

Mestre

Christian Armando Carbajal Valenzuela

Docentes

Advogado especializado em Direito Internacional, Arbitragem Nacional e Internacional e Proteção ao Investimento Estrangeiro, graduado pela PUC do Peru, com mestrado em Direito Internacional Econômico pela Universidade de Warwick – Inglaterra. Ex-Secretário Geral do Centro de Arbitragem da Câmara de Comércio de Lima. Experiência como árbitro em temas comerciais, civis e de contratação pública em projetos de infraestrutura. Assessor legal de investidores estrangeiros em arbitragens internacionais de investimento perante o CIADI (Washington) e em arbitragens internacionais ICC e GAFTA (Londres).

Mestre

Elisa Schmidlin Cruz

Docentes

Mestre em Direito pela PUCPR. Integrante de Lista de Árbitros da CAMFIEP. Professora e Consultora Jurídica, tem experiência na área de Direito, com ênfase em métodos adequados de solução de conflitos, especialmente Mediação e Arbitragem. Advogada

Mestre

Fernando José Breda Pessôa

Docentes

Mestre em direito pela PUCPR. Ex-Presidente da ARBITAC. Pesquisador Independente do UNIDROIT. Integrante da Comissão de Arbitragem da OAB-PR. Coordenador de Arbitragem em Araúz & Advogados Associados.

Docente Giovani Ribeiro Rodrigues Alves.

Doutor

Giovani Ribeiro Rodrigues Alves

Docentes | Lattes

Doutor e Mestre em Direito pela UFPR. Professor de Direito Empresarial de cursos de graduação e pós-graduação. Coordenador da Pós Graduação em Direito Empresarial Aplicado da FIEP. Advogado e árbitro.

Docente Guilherme Freire de Melo Barros.

Mestre

Guilherme Freire de Melo Barros

Docentes | Lattes

Mestre em Direito pela PUCPR. LL.M. em International Trade Law pela Universidade de Turim, Itália. Pós-graduado em Direito Processual Civil pelo Instituto Romeu Bacellar. Professor e treinador da equipe de arbitragem da PUCPR. Coordenador de Educação Continuada da Escola de Direito da PUCPR. Procurador do Estado do Paraná. Membro das Comissões de Mediação e de Arbitragem da OABPR.

Docente Helena de Toledo Coelho.

Doutora

Helena de Toledo Coelho

Docentes | Lattes

Doutora pela PUC-SP. Mestre pela PUCPR. Professora de graduação e pós-graduação da PUCPR. Coordenadora dos cursos de pós-graduação em Mediação e Arbitragem e em Processo Civil. Membro das Comissões de Mediação e de Arbitragem da OABPR. Advogada e árbitra

Especialista

Inaiá Nogueira Queiroz Botelho

Docentes

Especialista em Direito Tributário pelo IBET. Presidente da Comissão de Arbitragem da OAB-PR gestão 2019-2021. Presidente do Conselho Administrativo da Câmara de Mediação e Arbitragem da Associação Comercial do Paraná (Arbitac) gestão 2019. Coordenadora do departamento tributário no escritório Arns de Oliveira & Andreazza Advogados Associados. Advogada

Pós-Doutora

Leila Andressa Dissenha

Docentes

Doutora e Mestra em Direito pela PUCPR. Especialista em Direito do Trabalho pela PUCPR. Pesquisadora Convidada da Università degli Studi di Ferrara, Itália. Professora titular da PUCPR. Professora de Bases Legais do Cooperativismo do Programa da Pós Graduação em Gestão de Cooperativas da PUCPR (PPGCOOP). Professora de Direito Cooperativo dos cursos in company do ISAE/FGV. Advogada, árbitra e mediadora.

Doutora

Leila Cuellar

Docentes

Doutora e mestre pela PUCPR. Professora da PUCPR. Procuradora do Banco Central do Brasil aposentada. Conselheira da OAB/PR. Coordenadora da Pós-Graduação em Processo Civil da PUCPR.

Doutora

Liliane Maria Busato Batista

Docentes | Lattes

Doutora e mestre pela PUCPR. Professora da PUCPR. Procuradora do Banco Central do Brasil aposentada. Conselheira da OAB/PR. Coordenadora da Pós-Graduação em Processo Civil da PUCPR.

Doutora

Luciana Drimel Dias

Docentes | Lattes

Doutora e mestre em direito pela UFPR. Aperfeiçoamento em U.S. Law and Legal Writing e ADR e Mediating the Litigated Case na Pepperdine University/, EUA. Professora titular da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1999), Coordenadora e professora da Especialização em Direito Processual Civil Contemporâneo PUCPR (2005), Agente de Internacionalização da Escola de Direito PUCPR (2015), Coach da Equipe Nacional e Internacional de Mediação PUCPR (2016), Superintendente do CONIMA Paraná (Conselho Nacional de Instituições de Mediação e Arbitragem) (2017), Membro da Comissão de Mediação e Arbitragem OABPR (2017).

Pós-Doutor

Manoel Eduardo Alves Camargo e Gomes

Docentes

Manoel Eduardo Alves Camargo e Gomes não pós-doutor Pós-Doutor na Unversidad de Burgos. Doutor e mestre em Direito pela UFSC. Professor do Graduação e Pós-Graduação da UFPR. Líder do Grupo de Pesquisa Controle do Estado (CNPq/UFPR). Coordenador do Grupo de Pesquisa sobre Risco, Políticas Públicas e Terceiro Setor. Primeiro Ouvidor Público do Brasil.

Mestre

Marcelle Franco Espindola Barros

Docentes | Lattes

Graduada em Direito pela UFRJ. Pós-graduada em direito da propriedade intelectual pela Puc-Rio. Mestre em Direito Econômico pela PUCPR. LL.M em International Trade Law pela Universidade de Turim, na Itália. Membro da Comissão de Propriedade Intelectual da OAB/PR. Coordenadora da pós-graduação de Direito Corporativo da PUCPR. Advogada

Docente Maurício Gomm Ferreira dos Santos.

Mestre

Maurício Gomm Ferreira dos Santos

Docentes

LL.M. pela Universidade Queen Mary, Londres, Inglaterra. LL.M. pela Universidade de Miami. Professor adjunto na Universidade de Miami (2007-2010). Advogado e árbitro no Brasil e nos EUA.

Docente Milena Patricia da Silva.

Mestre

Milena Patricia da Silva

Docentes | Lattes

Mestre em Direitos Humanos PUCPR. Advogada, conciliadora e mediadora judicial pelo NUPEMEC/TJPR.

Pós-Doutor

Paulo Roberto Ribeiro Nalin

Docentes

Pós-doutor na Universidade de Basel, Suíça. Doutor e mestre pela UFPR. Professor Associado UFPR – a graduação, mestrado e doutorado. Professor do L.L.M. da Swiss International Law School (SILS). Advogado e Árbitro.

Especialista

Rafael Rodrigues Mandryk

Docentes

Graduado em Relações Internacionais pela Universidade Tuiuti do Paraná. Especialista em Gestão Empresarial; Especialista Em Gestão de Processos Comerciais. Empreteco. Possui experiência em Empreendedorismo, gestão de equipes, vendas consultivas SPIN Seeling. Consultor Técnico em Negócios. Atua há 12 anos no apoio e desenvolvimento de equipes de vendas. Atuou em projetos voltados ao desenvolvimento da indústria através da Inovação Aberta e Gestão da Inovação.

Docente Rita de Cassia Correa de Vasconcellos.

Doutora

Rita de Cassia Correa de Vasconcelos

Docentes | Lattes

Doutora em direito pela PUC-SP. Mestre em direito pela PUCPR. Especialista em Direito Processual Civil pela UEPG. Professora Titular da PUCPR. Mediadora certificada pelo ICFML. Advogada.

Docente Simone Maria Malucelli Pinto Schellenbe.

Doutora

Simone Maria Schellenberg

Docentes | Lattes

Doutora em direito pela UFSC. Mestre em direito pela PUCPR. Professora tituldar da PUCPR. Advogada

Arbitragem Internacional

Carga horária: 24 | Crédito: --

Arbitragem Setorial

Carga horária: 24 | Crédito: --

Clínica de Mediação

Carga horária: 12 | Crédito: --

Clínica de Mediação Familiar

Carga horária: 24 | Crédito: --

Desenhos de Sistemas de Resolução de Disputas

Carga horária: 12 | Crédito: --

Ética

Carga horária: 24 | Online | Crédito: --

Fundamentos da Arbitragem

Carga horária: 24 | Crédito: --

Fundamentos da mediação

Carga horária: 24 | Crédito: --

Inteligência Emocional e Tomada de Decisões

Carga horária: 12 | Crédito: --

Mediação Escolar e Comunitária

Carga horária: 24 | Crédito: --

Organização e Desenvolvimento da Arbitragem

Carga horária: 24 | Crédito: --

Ouvidorias e Solução de Conflitos

Carga horária: 12 | Crédito: --

Panorama da Mediação Aplicada

Carga horária: 24 | Crédito: --

Processo Civil, Conciliação e Mediação Judicial

Carga horária: 24 | Crédito: --

Resolução Simulada de Conflitos e Visita Técnica

Carga horária: 24 | Crédito: --

Técnica de Negociação

Carga horária: 12 | Crédito: --

Temas polêmicos e novas fronteiras da arbitragem

Carga horária: 24 | Crédito: --

Teoria dos Jogos

Carga horária: 12 | Crédito: --

Escola de Direito

A Escola de Direito da PUCPR oferece uma formação jurídica baseada em valores e princípios humanistas, formando profissionais com senso crítico aguçado e consciência política para a mediação dos conflitos oriundos das diferenças existentes na sociedade.

A Escola de Direito da PUCPR conta com um corpo docente altamente qualificado, formado por doutores e mestres com forte atuação profissional nas diversas áreas do Direito. O estudante tem ainda à sua disposição o projeto Trilhas em Direito, que lhe possibilita o aperfeiçoamento da formação jurídica com estudos em módulos de conhecimentos integrados de áreas específicas do conhecimento, além de um Núcleo de Prática Jurídica que congrega atividades simuladas e reais diretamente ou junto à órgãos públicos conveniados.

Conheça a Escola
Cidade / Câmpus

Curitiba - Câmpus Curitiba

Modalidade

Presencial

Duração

Até 23 meses

Mensalidade

R$ 670,00

Status

Inscrições abertas