A aprendizagem de matemática em anos escolares é fundamental para a seleção futura de profissão e carreira, pois é na escola que se despertam as habilidades, competências e afinidades com os diferentes ramos do conhecimento.
Faz-se necessária a reflexão sobre as concepções e práticas dos professores de matemática e áreas afins, além de uma discussão mais profunda sobre a inserção de diferentes técnicas de ensino, como a Etnomatemática, resolução de problemas e utilização de novas tecnologias em detrimento aos conteúdos programáticos do ensino básico.
É nesse sentido que a formação de professores de Matemática altamente capacitados, não somente do ponto de vista específico da Matemática, mas também do ponto de vista das metodologias de ensino, demanda a criação de graduações e especializações eficazes para refletir na formação de agentes transformadores da sociedade.
Por que fazer Matemática na Educação Básica na PUCPR?
A especialização em Matemática na Educação Básica da PUCPR foi especialmente planejada para a qualificação de alto nível de egressos dos cursos de Matemática e professores das redes pública e privada de educação, que buscam aprofundar conceitos e práticas obtidas em nível de graduação.
O curso possibilita a formação continuada de professores de Matemática, promovendo a discussão de conteúdos matemáticos da educação básica e sugerindo alternativas metodológicas para o ensino de Matemática, por meio de uma abordagem crítica, reflexiva e ética.
Professores de Matemática atuando nos anos finais do ensino fundamental ou médio, além de licenciados e bacharéis em Matemática ou áreas afins que possuam interesse na atuação docente na disciplina de Matemática no Ensino Básico, seja na rede pública ou privada.
Mercado de atuação
O egresso do curso de Matemática na Educação Básica é um professor que domina o conhecimento em relação à Matemática e sua formação pedagógica, reconhece a importância dessas habilidades e competências na formação de agentes transformadores da sociedade e volta-se especialmente para o trabalho em sala de aula, com visão crítica da Matemática e da Educação e buscando sempre utilizar novas ideias e tecnologias para a melhoria do processo de ensino aprendizagem nas diversas áreas da Matemática.