CCURSOS

Matemática na educação básica
Novo

Especialização / Pós-graduação

A aprendizagem de matemática em anos escolares é fundamental para a seleção futura de profissão e carreira, pois é na escola que se despertam as habilidades, competências e afinidades com os diferentes ramos do conhecimento.
Faz-se necessária a reflexão sobre as concepções e práticas dos professores de matemática e áreas afins, além de uma discussão mais profunda sobre a inserção de diferentes técnicas de ensino, como a Etnomatemática, resolução de problemas e utilização de novas tecnologias em detrimento aos conteúdos programáticos do ensino básico.
É nesse sentido que a formação de professores de Matemática altamente capacitados, não somente do ponto de vista específico da Matemática, mas também do ponto de vista das metodologias de ensino, demanda a criação de graduações e especializações eficazes para refletir na formação de agentes transformadores da sociedade.

Por que fazer Matemática na Educação Básica na PUCPR?

A especialização em Matemática na Educação Básica da PUCPR foi especialmente planejada para a qualificação de alto nível de egressos dos cursos de Matemática e professores das redes pública e privada de educação, que buscam aprofundar conceitos e práticas obtidas em nível de graduação.

O curso possibilita a formação continuada de professores de Matemática, promovendo a discussão de conteúdos matemáticos da educação básica e sugerindo alternativas metodológicas para o ensino de Matemática, por meio de uma abordagem crítica, reflexiva e ética.

Público-alvo

Professores de Matemática atuando nos anos finais do ensino fundamental ou médio, além de licenciados e bacharéis em Matemática ou áreas afins que possuam interesse na atuação docente na disciplina de Matemática no Ensino Básico, seja na rede pública ou privada.

Mercado de atuação

O egresso do curso de Matemática na Educação Básica é um professor que domina o conhecimento em relação à Matemática e sua formação pedagógica, reconhece a importância dessas habilidades e competências na formação de agentes transformadores da sociedade e volta-se especialmente para o trabalho em sala de aula, com visão crítica da Matemática e da Educação e buscando sempre utilizar novas ideias e tecnologias para a melhoria do processo de ensino aprendizagem nas diversas áreas da Matemática.

DOUTORADO

Cristian Schmidt

Coordenação

DOUTORADO

Cristian Schmidt

Docentes

DOUTORADO

Eduardo Quadros da Silva

Docentes

MESTRADO

Mozart Goncalves

Docentes

Análise combinatória e probabilidade

Carga horária: 24 | Crédito: --

Aplicações do Cálculo Diferencial e Integral

Carga horária: 24 | Crédito: --

C.H. de Eletivas

Carga horária: -- | Crédito: --

Ética

Carga horária: 24 | Crédito: --

Matemática e BNCC

Carga horária: 24 | Crédito: --

Matemática e Tecnologia

Carga horária: 24 | Crédito: --

Relações e Funções

Carga horária: 24 | Crédito: --

Resolução de problemas

Carga horária: 24 | Crédito: --

Tendências em Educação Matemática

Carga horária: 24 | Crédito: --

Tópicos Básicos de Aritmética

Carga horária: 24 | Crédito: --

Tópicos de Geometria I – Geometria Euclidiana Plana e Espacial

Carga horária: 24 | Crédito: --

Tópicos de Geometria II – Geometria Analítica e Álgebra Linear

Carga horária: 24 | Crédito: --

Trigonometria e Números complexos

Carga horária: 24 | Crédito: --

Escola de Educação e Humanidades

A Escola de Educação e Humanidades da PUCPR oferece uma formação que contempla uma ampla gama de perspectivas culturais, dimensões científicas, técnicas e humanas para formar profissionais líderes, cidadãos globais atentos aos desafios da sociedade contemporânea.

A harmonia entre o humano, o social, o tecnológico e o biológico compõe um contexto em que a ciência vai ao encontro da percepção humana para conferir sentido à humanidade. Do cognitivo ao ético, do estético ao técnico, do imediato ao transcendente, as áreas de Educação e Humanidades são responsáveis por formar profissionais de alto impacto na transformação social, capazes de buscar a garantia dos direitos individuais e coletivos.

Conheça a Escola
Cidade / Câmpus

Curitiba - Câmpus Curitiba

Modalidade

Semipresencial

Duração

Até 16 meses

Mensalidade

R$ 335,00

Status

Inscrições encerradas