Fazer mais com menos é a máxima que por si só justifica o estudo e aplicação das ferramentas e métodos da Filosofia Lean. A Manufatura Enxuta tem como intuito estabelecer as relações da cadeia produtiva, permitindo uma sólida padronização e estabilização dos processos, viabilizando a melhoria incremental e contínua.
Essa especialização está focada no desenvolvimento de líderes e colaboradores da indústria 4.0, com foco no resultado e visão estratégica, que atuam em áreas produtivas garantindo segurança, excelência na qualidade, melhoria de clima organizacional, redução de prazos e eliminação de desperdícios de maneira sustentável e inovadora.
Por que fazer Manufatura Enxuta Aplicada à Indústria 4.0 na PUCPR?
A especialização em Manufatura Enxuta Aplicada à Indústria 4.0 da PUCPR visa capacitar profissionais à luz da filosofia Lean, proporcionando o completo entendimento das técnicas, princípios e regras que fundamentam essa filosofia de gestão moderna e global chamada de Manufatura Enxuta.
Durante as 360 horas dessa especialização você conhecerá o conjunto de ferramentas da manufatura enxuta e entenderá como ele se aplica à realidade do mercado agroindustrial brasileiro. Entre as disciplinas estão Fundamentos do Lean Manufacturing, Planejamento Estratégico e Gerenciamento de Processos Enxutos, Lean e Six Sigma, entre outras, com foco na eliminação de desperdício por meio de ferramentas avançadas.
Profissionais e gestores de manufatura da agroindústria, serviços públicos e privados, que buscam reduzir desperdícios, diminuir custos e implementar a melhoria contínua da cadeia produtiva, com a aplicação das ferramentas do Lean Manufacturing.
Mercado de atuação
Os egressos desse curso são novos talentos, líderes e colaboradores que agregam valor às organizações e são capazes de orientar e mediar equipes utilizando ferramentas, controlar técnicas, inovando nos processos, além de desenvolver líderes e colaboradores da indústria 4.0, com foco no resultado e visão estratégica, para atuar em áreas produtivas com segurança e excelência.
Professora Titular da Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Possui graduação em Ciências pela Fundação Educacional Unificada do Oeste de Santa Catarina (1992), graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal de Santa Catarina (1997), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (2001) e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Paraná (2006). Ministra disciplinas de Cálculo Diferencial e Integral. Estuda e atua na implementação e orientação aos professores em métodos de Aprendizagem Ativa no ensino superior.
Possui Graduação em Filosofia pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Bacharelado em 1995 e Licenciatura em 1996), Mestrado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1999) e Doutorado em Filosofia pela Universidade Federal de São Carlos (2013). A área de concentração no Mestrado e Doutorado é Ética. Atua como Professor Adjunto na Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em Ética, atuando principalmente nas seguintes áreas: Filosofia, Ética, Política, Ensino de Filosofia e Metodologias de Aprendizagem Ativa.
Mestrado em Desenvolvimento Regional e Agronegócio pela UNIOESTE / Campus Toledo (2004), Especialização em Controladoria e Finanças pela UNIOESTE / Campus Toledo (2002) e Graduação em Ciências Contábeis pela UNIOESTE – Universidade Estadual do Oeste do Paraná / Campus Cascavel (1996). É Sócio-Administrador da Sperotto, Martins e Steffens Contadores Associados SS Ltda (Toledo-PR), Professor da PUC PR Pontifícia Universidade Católica do Paraná / Campus Toledo e Coordenador do Curso de Ciências Contábeis da PUC PR / Campus Toledo. Atualmente é diretor da Associação Comercial e Empresarial de Toledo ACIT/PR. Desenvolveu a função de Diretor Regional do Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis de Assessoramento Perícias Informações do Estado do Paraná SESCAP PR, Delegado Regional do Conselho Regional de Contabilidade do Paraná CRC PR, Diretor Financeiro do Observatório Social de Toledo OST. Tem experiência nas áreas de Ciências Contábeis, Administração, Administração Financeira, Estudo de Viabilidade Econômico e Financeiro, com ênfase em: Capacidades Tecnológicas, Dinâmica, Agroindústria Canavieira.