CCURSOS

Manufatura enxuta aplicada à indústria 4.0

Especialização / Pós-graduação

Fazer mais com menos é a máxima que por si só justifica o estudo e aplicação das ferramentas e métodos da Filosofia Lean. A Manufatura Enxuta tem como intuito estabelecer as relações da cadeia produtiva, permitindo uma sólida padronização e estabilização dos processos, viabilizando, a melhoria incremental e contínua.
Essa especialização está focada no desenvolvimento de líderes e colaboradores da indústria 4.0, com foco no resultado e visão estratégica, que atuam em áreas produtivas garantindo segurança, excelência na qualidade, melhoria de clima organizacional, redução de prazos e eliminação de desperdícios de maneira sustentável e inovadora.

Por que fazer Manufatura Enxuta Aplicada à Indústria 4.0 na PUCPR?

Durante as 360 horas dessa especialização você conhecerá o conjunto de ferramentas da manufatura enxuta e entenderá como ele se aplica à realidade do mercado agroindustrial brasileiro. Entre as disciplinas estão Fundamentos do Lean Manufacturing, Planejamento Estratégico e Gerenciamento de Processos Enxutos, Lean e Six Sigma e muito mais.

Público Alvo

Profissionais e gestores de manufatura da agroindústria, serviços públicos e privados, que buscam reduzir desperdícios, diminuir custos e implementar a melhoria contínua da cadeia produtiva, com a aplicação das ferramentas do Lean Manufacturing.

Mercado de atuação

Os egressos desse curso são novos talentos, líderes e colaboradores que agregam valor às organizações e são capazes de orientar e mediar equipes utilizando ferramentas, controlar técnicas, inovando nos processos e adaptando-as à realidade do mercado agroindustrial.

Mestre

Joel Cordeiro Junior

Coordenação

Doutora

Adriana Aparecida Dambros da Silva

Docentes

Professora Titular da Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Possui graduação em Ciências pela Fundação Educacional Unificada do Oeste de Santa Catarina (1992), graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal de Santa Catarina (1997), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (2001) e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Paraná (2006). Ministra disciplinas de Cálculo Diferencial e Integral. Estuda e atua na implementação e orientação aos professores em métodos de Aprendizagem Ativa no ensino superior.

Mestre

Cristiano Eduardo Heinrich

Docentes

Mestre

Evandro Jackson Redivo Nava

Docentes

Possui graduação em Administração de Empresas pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (1995), especialização em Qualidade e Produtividade e mestrado em Engenharia de Produção, ambos pela Universidade Federal de Santa Catarina (1997 e 2004). Experiência de 25 anos no meio empresarial, atuando em funções técnicas e de gestão, sendo 18 anos na área de Gestão de Pessoas. Atualmente é professor da Escola de Negócios e coordenador do Núcleo de Empregabilidade e Oportunidades (NEO) e do Núcleo de Excelência em Empreendedorismo e Inovação (NEEI) da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) (Campus-Toledo); empresário no ramo de Consultoria de Gestão e Desenvolvimento Humano, com a empresa Nava & Smaniotto Ltda (Mais & Mais Consultoria Pessoal e Empresarial). Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração de Recursos Humanos, atuando principalmente nos seguintes temas: treinamento, desenvolvimento, seleção, análise de perfil comportamental, avaliação do desempenho, remuneração (cargos e salários) e rotinas/práticas trabalhistas.

Doutor

Franco Manfroi

Docentes

Doutor

Jacir Daga

Docentes

Doutor

Jaime Jose Rauber

Docentes

Possui Graduação em Filosofia pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Bacharelado em 1995 e Licenciatura em 1996), Mestrado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1999) e Doutorado em Filosofia pela Universidade Federal de São Carlos (2013). A área de concentração no Mestrado e Doutorado é Ética. Atua como Professor Adjunto na Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em Ética, atuando principalmente nas seguintes áreas: Filosofia, Ética, Política, Ensino de Filosofia e Metodologias de Aprendizagem Ativa.

Jean Carlos de Matos

Docentes

Mestre

Jean de Mattos

Docentes

Mestre

Jefferson Paulo Martins

Docentes

Mestrado em Desenvolvimento Regional e Agronegócio pela UNIOESTE / Campus Toledo (2004), Especialização em Controladoria e Finanças pela UNIOESTE / Campus Toledo (2002) e Graduação em Ciências Contábeis pela UNIOESTE – Universidade Estadual do Oeste do Paraná / Campus Cascavel (1996). É Sócio-Administrador da Sperotto, Martins e Steffens Contadores Associados SS Ltda (Toledo-PR), Professor da PUC PR Pontifícia Universidade Católica do Paraná / Campus Toledo e Coordenador do Curso de Ciências Contábeis da PUC PR / Campus Toledo. Atualmente é diretor da Associação Comercial e Empresarial de Toledo ACIT/PR. Desenvolveu a função de Diretor Regional do Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis de Assessoramento Perícias Informações do Estado do Paraná SESCAP PR, Delegado Regional do Conselho Regional de Contabilidade do Paraná CRC PR, Diretor Financeiro do Observatório Social de Toledo OST. Tem experiência nas áreas de Ciências Contábeis, Administração, Administração Financeira, Estudo de Viabilidade Econômico e Financeiro, com ênfase em: Capacidades Tecnológicas, Dinâmica, Agroindústria Canavieira.

Mestre

Joel Cordeiro Junior

Docentes

Mauricio Bedim dos Santos

Docentes

Possui graduação em Estatística pela Universidade Estadual de Maringá (2005) e mestrado em Biometria pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2010). Atualmente é estatístico – Biocinese Centro de Estudos Biofarmacêuticos e professor nas Universidades: Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) e Universidade Federal do Paraná (UFPR). Tem experiência na área de Probabilidade e Estatística, com ênfase em Bioestatística, atuando principalmente nos seguintes temas: bioequivalência, delineamento de experimentos e controle estatístico de processos.

Mestre

Maurício Bedin dos Santos

Docentes

Especialista

Paulo Sérgio Juraln

Docentes

Especialista

Raullen Lima de Oliveira

Docentes

Especialista

Rui Airton Cornelius

Docentes

Doutor

Valdemir Aleixo

Docentes

Doutor em Sistemas de Produção Sustentáveis (Agronomia) pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE (2012), Mestre em Sustentabilidade de Agroecossistemas (Agronomia) pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE (2006), Especialista em Educação Ambiental (2003), Graduado em Ciências Biológicas – Licenciatura (2001). Professor Adjunto e Coordenador da Pós-Graduação da PUCPR.

Ética

Carga horária: 12 | Crédito: --

Ferramentas Lean Aplicadas ao Processo Produtivo

Carga horária: 36 | Crédito: --

Formação de Líderes Lean a Gestão de Habilidades e Competências

Carga horária: 24 | Crédito: --

Fundamentos de Processo e Análise da Cadeia Produtiva Global na Agroindústria

Carga horária: 36 | Crédito: --

Fundamentos do Lean Manufacturing

Carga horária: 24 | Crédito: --

Gestão de Custos no Ambiente Corporativo Industrial Moderno

Carga horária: 24 | Crédito: --

Gestão Inovadora de Projetos e Manutenção Produtiva Total (TPM)

Carga horária: 24 | Crédito: --

Gestão Socioambiental na Cadeia Produtiva

Carga horária: 24 | Crédito: --

Lean e Seis Sigma Aplicado à Agroindustria

Carga horária: 24 | Crédito: --

Logística Lean voltada à Agroindústria

Carga horária: 24 | Crédito: --

Metodologia da Pesquisa Científica

Carga horária: 12 | Crédito: --

Planejamento Estratégico e Gerenciamento de Processos Enxutos – Pensamento Lean

Carga horária: 24 | Crédito: --

Sistema Puxado, Nivelamento de Produção e Controle de Produção – PPCP

Carga horária: 24 | Crédito: --

Sistemas da Qualidade e Auditoria Aplicados à Agroindústria

Carga horária: 24 | Crédito: --

Tecnologia voltada ao Ambiente Industrial

Carga horária: 24 | Crédito: --

Câmpus Toledo

A PUCPR – Câmpus Toledo iniciou suas atividades em 2003, fruto de uma interação e de um acolhimento pela comunidade da região. A interação continua a ocorrer por meio da ação direta dos cursos de graduação e especialização nas diversas áreas de atuação, por meio de pesquisas e parcerias.

O Câmpus Toledo da PUCPR possui uma infraestrutura completa para atender às mais diversas áreas, com salas de aula equipadas, biblioteca, auditório, estacionamentos, laboratórios didáticos e de pesquisa. É composto pelos blocos Acadêmico e de Laboratórios, pela Clínica Veterinária Universitária, pela Unidade Experimental Agropecuária, pelo Núcleo de Prática em Psicologia e pelo Núcleo de Prática Jurídica.

Conheça o Câmpus
Cidade / Câmpus

Toledo - Câmpus Toledo

Modalidade

Presencial

Duração

Até 19 meses

Mensalidade

R$ 350,00

Status

Tenho Interesse