Liderança para engenharia e tecnologias emergentes
Novo

Especialização / Pós-graduação

Atualmente com as mudanças rápidas e imprevistas do mercado, é necessário que a liderança tenha as melhores práticas de trabalho, ferramentas e escolhas para as ações dos projetos. Esses projetos podem envolver aspectos da engenharia, tecnologia e da indústria 4.0. A gestão da liderança apresenta um conjunto de características, como: a capacidade de imaginar e prospectar a inovação para a empresa, a sabedoria, a maturidade técnica e a humildade ao conviver no dia a dia com as pessoas do time de trabalho. Essas características sustentam as tomadas de decisões, que estabelece uma cultura de apoio e compromisso com os objetivos, minimizando os riscos das tomadas de decisão.

Por que fazer PUCPR?

O diferencial do curso de Liderança Para Engenharia E Tecnologias Emergentes é uma abordagem mesclada com a Gestão de Pessoas e conceitos da tecnologia, engenharia e indústria 4.0. O objetivo é formar e melhorar a performance dos líderes que possuem o perfil, as experiências, características e as exigências que o mercado apresenta para atuar nesse segmento. Os líderes além de possuir conhecimentos técnicos, devem desenvolver práticas e conhecimentos de gestão, voltadas a pessoas, equipes, treinamentos, comunicação e comportamento pessoal.

Líderes e profissionais envolvidos com projetos da engenharia e indústria 4.0 e tecnologia nas diversas áreas da engenharia (civil, elétrica, eletrônica, mecânica, computação, sanitária, ambiental, florestal, agrária, metalúrgica, de mineração, de produção e mecatrônica, dentre outras), atuantes no mercado de trabalho e que buscam novos conhecimentos técnicos independentemente de sua experiência para poderem redirecionar sua atuação profissional como gestores de projetos e que desejem obter um conhecimento mais aprofundado das ferramentas da Gestão de Pessoas voltadas para a Liderança.

Mercado de atuação

A aplicação de Tecnologias Emergentes é estratégica para qualquer organização. Na medida em que as soluções tecnológicas automatizam processos organizacionais, o segmento se torna fonte geradora de vantagens competitivas. O profissional tem oportunidades de atuação tanto na em organizações públicas e quanto em organizações privadas nas mais distintas áreas de negócios que se utilizem da tecnologia.

Juliano Munik

Doutorando e Mestre em Engenharia de Produção e Sistemas pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná PUCPR. Professor nas áreas de Gestão de Custos, Engenharia Econômica, Economia de Empresas e Gestão de Projetos.

André Luiz Gonçalves Pepino

André Pepino é Senior Project Manager na Volvo Group Latin America – (Volvo Connectivity), possui graduação em Eng. Computação (UP), mestrado em Eng. Elétrica com ênfase em Sistemas Embarcados (UTFPR), MBA em Gestão de Projetos (FGV) e possui as certificações CSM (Scrum Master) e PMI-PMP (Project Management Professional).

Fernando Deschamps

Fernando Deschamps possui graduação em Engenharia de Controle e Automação Industrial pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC, 2002), graduação em Administração de Empresas pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC, 2004), mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC, 2004) na área de concentração em Automação e Sistemas e doutorado em Engenharia de Produção e Sistemas pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR, 2013).

Gil Fabio de Souza

Possui graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Santa Catarina (1994) e mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2001). Atualmente é professor convidado para o Curso de Pós-Graduação Latu Sensu, em Gerência de Projetos para Engenharia, da PUC-PR

Glauco Vinicius de Franca Furstenberger

Graduado em Engenharia Industrial Elétrica pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (2000), especialização em Gestão de Negócios pela UFPE (2004) e mestre em Administração Estratégica pela PUCPR. Professor da PUCPR, em cursos de Especialização e MBA (Gestão de Negócios, Empreendedorismo e Inovação, Produção, Logística e Marketing) e em cursos de Graduação (Administração, Marketing e Design).

Juliano Munik

Odivany Pimentel Sales

Gerente Sênior do PMO Corporativo da Telefônica/Vivo, tendo como principais responsabilidades a gestão de portfólio; seleção e aprovação de novos projetos; e gestão de programas e projetos estratégicos. Mestre em Engenharia de Produção e Doutorando pela PUC PR.

Rafaela da Rosa Cardoso Riesemberg

Sergio Henrique Rodrigues Mota

William Giordani da Silveira

Engenheiro de produção com mestrado (MSc) e 10 anos de experiência em projetos de melhoria e inovação baseados no estilo japonês de gestão.

Apresentação da Situação Problema 4

Carga horária: -- | Crédito: --

Técnicas em Gestão da I4.0

Escola Politécnica

A Escola Politécnica da PUCPR oferece o que há de mais moderno em termos de tecnologia e projeto pedagógico. Desde a estrutura de apoio à aprendizagem até o fomento à ação empreendedora, o objetivo é proporcionar ao estudante a qualificação e a autonomia necessárias para que busque uma formação permanente ao longo da carreira.

O desenvolvimento cada vez mais acelerado do mundo exige agentes preparados para pensar e promover um progresso sustentável. O uso da tecnologia otimiza a evolução e demanda profissionais altamente qualificados para encarar os desafios propostos por um cenário em constante mudança. O estudante que opta por estudar as diversas áreas ligadas à Engenharia e à Informática adquire o conhecimento para ser um agente de transformação positiva da realidade, combinando técnica, ciência e ética.

Até 26 meses