O curso é centrado em técnicas e estratégias de planejamento, produção e distribuição de conteúdo jornalístico inovadoras e emergentes, sobretudo ligadas ao uso de recursos tecnológicos, como redes sociais, realidade virtual e produção de podcasts. O objetivo é permitir que, por meio da mescla entre conceitos teóricos e atividades práticas, os estudantes desenvolvam novas habilidades, tornando-se profissionais atualizados e capazes de enfrentar o novo mercado que a revolução tecnológica está construindo no campo jornalístico.
Por que fazer Jornalismo Digital na PUCPR?
O curso tem como principal diferencial a oferta de disciplinas centradas em técnicas e estratégias de produção de conteúdo inovadoras, que são tendência no Jornalismo. Outro diferencial é a realização das aulas na Sala Fatos, redação convergente que fica no Laboratório de Comunicação e Artes (LabCom) da PUCPR; trata-se de um espaço que permite produção de conteúdo textual, sonoro e audiovisual de forma integrada.
Profissionais graduados em Jornalismo, Relações Públicas, Publicidade e Propaganda, Design e Marketing ou de outras áreas que tenham interesse em atuar com produção de conteúdo informativo em formatos e estratégias emergentes, principalmente digitais.
Perfil do egresso:
O curso de Pós-Graduação Jornalismo Digital prepara o estudante para utilizar estratégias inovadoras na produção de conteúdo informativo. Serão desenvolvidas habilidades emergentes na área de Comunicação, como produção de vídeos em 360º e Realidade Virtual, newsgames, conteúdo de marca (Branded Content), material gráfico, otimização para motores de busca (SEO) e conteúdo para redes sociais. O estudante também estará apto a usar técnicas que são tendência no Jornalismo, como checagem de fatos, curadoria de conteúdo e Jornalismo de Dados, além de trabalho freelancer.
Mercado de atuação:
Com a comunicação sofrendo profundas e constantes transformações, o mercado também muda e oferece novas e desafiadoras oportunidades. O jornalista do século XXI pode atuar em redações, coletivos independentes de mídia, agências de checagem de fatos, Jornalismo de Dados, startups e empresas de produção de conteúdo on e off-line, além de estar cada vez mais integrado às práticas do marketing digital.
Possui graduação em Desenho Industrial pela Pontifícia Universidade do Paraná (2001) e mestrado em Engenharia da Produção pela Pontifícia Universidade do Paraná (2008). Atualmente é designer – Megabox Design Ltda. e professor da Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Tem experiência na área de Desenho Industrial, com ênfase em Desenho de Produto, atuando principalmente nos seguintes temas: design de produtos, prototipagem rápida e gestão do design
Designer formado pela PUCPR e CEFET-PR, com Pós Graduação em Design de Embalagens pela UTFPR. Atua na área desde 1995, com foco em Branding e Design Estratégico, tendo realizado trabalhos para grandes empresas como Renault, SEBRAE, GVT, New Holland, Brookfield, Paganini, Electrolux entre outras. Atualmente é Diretor de Criação na Editorial Design ? empresa com mais de 20 anos no mercado ? e professor nos cursos de graduação e pós graduação em Design da PUCPR.