CCURSOS

Jornalismo digital
Novo

Especialização / Pós-graduação

O curso é centrado em técnicas e estratégias de planejamento, produção e distribuição de conteúdo jornalístico inovadoras e emergentes, sobretudo ligadas ao uso de recursos tecnológicos, como redes sociais, realidade virtual e produção de podcasts. O objetivo é permitir que, por meio da mescla entre conceitos teóricos e atividades práticas, os estudantes desenvolvam novas habilidades, tornando-se profissionais atualizados e capazes de enfrentar o novo mercado que a revolução tecnológica está construindo no campo jornalístico.

Por que fazer Jornalismo Digital na PUCPR?

O curso tem como principal diferencial a oferta de disciplinas centradas em técnicas e estratégias de produção de conteúdo inovadoras, que são tendência no Jornalismo. Outro diferencial é a realização das aulas na Sala Fatos, redação convergente que fica no Laboratório de Comunicação e Artes (LabCom) da PUCPR; trata-se de um espaço que permite produção de conteúdo textual, sonoro e audiovisual de forma integrada.

Público-alvo

Profissionais graduados em Jornalismo, Relações Públicas, Publicidade e Propaganda, Design e Marketing ou de outras áreas que tenham interesse em atuar com produção de conteúdo informativo em formatos e estratégias emergentes, principalmente digitais.

Perfil do egresso:

O curso de Pós-Graduação Jornalismo Digital prepara o estudante para utilizar estratégias inovadoras na produção de conteúdo informativo. Serão desenvolvidas habilidades emergentes na área de Comunicação, como produção de vídeos em 360º e Realidade Virtual, newsgames, conteúdo de marca (Branded Content), material gráfico, otimização para motores de busca (SEO) e conteúdo para redes sociais. O estudante também estará apto a usar técnicas que são tendência no Jornalismo, como checagem de fatos, curadoria de conteúdo e Jornalismo de Dados, além de trabalho freelancer.

Mercado de atuação:

Com a comunicação sofrendo profundas e constantes transformações, o mercado também muda e oferece novas e desafiadoras oportunidades. O jornalista do século XXI pode atuar em redações, coletivos independentes de mídia, agências de checagem de fatos, Jornalismo de Dados, startups e empresas de produção de conteúdo on e off-line, além de estar cada vez mais integrado às práticas do marketing digital.

MESTRADO

Renan Colombo

Coordenação

MESTRADO

Aguilar Selhorst Junior

Docentes

Possui graduação em Desenho Industrial pela Pontifícia Universidade do Paraná (2001) e mestrado em Engenharia da Produção pela Pontifícia Universidade do Paraná (2008). Atualmente é designer – Megabox Design Ltda. e professor da Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Tem experiência na área de Desenho Industrial, com ênfase em Desenho de Produto, atuando principalmente nos seguintes temas: design de produtos, prototipagem rápida e gestão do design

MESTRADO

Angela Leitao Sallem

Docentes

ESPECIALIZAÇÃO / PÓS GRADUAÇÃO

Claudio Thiele Machado da Fonseca

Docentes

Designer formado pela PUCPR e CEFET-PR, com Pós Graduação em Design de Embalagens pela UTFPR. Atua na área desde 1995, com foco em Branding e Design Estratégico, tendo realizado trabalhos para grandes empresas como Renault, SEBRAE, GVT, New Holland, Brookfield, Paganini, Electrolux entre outras. Atualmente é Diretor de Criação na Editorial Design ? empresa com mais de 20 anos no mercado ? e professor nos cursos de graduação e pós graduação em Design da PUCPR.

MESTRADO

Criselli Maria Montipo

Docentes

Glaydson Angeli Donadia

Docentes

MESTRADO

Leandro Tadeu Catapam

Docentes

MESTRADO

Lenise Aubrift Klenk

Docentes

MESTRADO

Luisa Barwinski

Docentes

MESTRADO

Miriam Silva da Fontoura

Docentes

MESTRADO

Renan Colombo

Docentes

MESTRADO

Rodrigo Engelbert

Docentes

Tiago Rafael Gavassi Heller dos Santos

Docentes

Checagem de fatos

Carga horária: 24 | Crédito: --

Criação de podcasts

Carga horária: 24 | Crédito: --

Design Thinking (Metodologia)

Carga horária: 24 | Crédito: --

Ética

Carga horária: 24 | Crédito: --

Gestão de Redes Sociais

Carga horária: 24 | Crédito: --

Habilidades empreendedoras e inovação – Slash

Carga horária: 24 | Crédito: --

Inteligência criativa para resolução de problemas – Slash

Carga horária: 24 | Crédito: --

Inteligência emocional para tomada de decisão – Slash

Carga horária: 24 | Crédito: --

Jornada da experiência

Carga horária: 24 | Crédito: --

Marketing de conteúdo e Branded Content

Carga horária: 24 | Crédito: --

Narrativas criativas

Carga horária: 24 | Crédito: --

Resultado de aprendizagem – Slash

Carga horária: 12 | Crédito: --

Squad – apuração e narrativas jornalísticas

Carga horária: 12 | Crédito: --

Squad – conteúdo jornalístico audiovisual e sonoro

Carga horária: 12 | Crédito: --

Squad – modelos de negócio em Jornalismo

Carga horária: 12 | Crédito: --

Técnicas De SEO

Carga horária: 24 | Crédito: --

Vídeos 360º e Realidade Virtual

Carga horária: 24 | Crédito: --

Escola de Belas Artes

Conheça a Escola
Cidade / Câmpus

Curitiba - Câmpus Curitiba

Modalidade

Semipresencial

Duração

Até 12 meses

Mensalidade

R$ 700,00

Status

Inscrições abertas