CCURSOS

Jornalismo 4.0: Tendências E Inovação Sex e Sáb

Especialização

O curso é centrado em técnicas e estratégias de planejamento, produção e distribuição de conteúdo jornalístico inovadoras e emergentes, sobretudo ligadas ao uso de recursos tecnológicos, como redes sociais, Realidade Virtual e produção de podcasts. O objetivo é permitir que, por meio da mescla entre conceitos teóricos e atividades práticas, desenvolvam novas habilidades, tornando-se profissionais atualizados e capazes de enfrentar o novo mercado que a revolução tecnológica está construindo no campo jornalístico.

Público Alvo

Profissionais graduados em Jornalismo, Relações Públicas, Publicidade e Propaganda, Design e Marketing ou de outras áreas que tenham interesse em atuar com produção de conteúdo informativo em formatos e estratégias emergentes, principalmente digitais.

Renan Colombo

Coordenação

Jornalista profissional, especialista em Mídias Sociais, mestre em Ciência Política (Comunicação Política) e professor de Jornalismo da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Trabalhou por seis na Gazeta do Povo. Atuou como repórter e como editor assistente das áreas de Economia e Política do site do jornal. Leciona a disciplina “Jornalismo Digital” na PUCPR e é responsável pelo Portal laboratorial do curso. Tem experiência em Jornalismo Digital, com conhecimentos em elaboração de pautas, edição de reportagens, criação de conteúdos multimídia e gerenciamento de redes sociais.

Criselli Maria Montipo

Docentes

Mestre

Criselli Maria Montipo

Docentes

Jornalista com experiência em jornalismo impresso, televisivo e online. Atua como repórter e assessora de comunicação desde 2002. É mestre em Jornalismo com foco de pesquisa em reportagens de revista. Especializações: Pauta, redação e edição de reportagens impressas e online.

Eliane Doin Vieira

Docentes

Mestre em Gestão de Negócios pela UFSC – Universidade Federal de Santa Catarina; MBA em Gestão de Imagem de Marcas pela Universidade Nova de Lisboa e Universidade Complutense de Madrid; Publicitária com experiência nacional e internacional em Planejamento Estratégico de Marketing e Comunicação; Professora na PUC-PR e Católica de Santa Catarina; Escritora com livros e artigos publicados nas áreas do marketing e comunicação; Mentora e consultora de metodologia para criação colaborativa de DNA de Marcas Empresariais.

Mestre

Evary Elys Anghinoni

Docentes | Lattes

É formada em Publicidade e Propaganda e mestre em Comunicação e Linguagens. Atua como professora universitária há 18 anos, lecionando disciplinas como Criatividade, Empreendedorismo, Gestão de Marcas e Marketing, para cursos de graduação e pós-graduação. Há 6 anos formou-se em fotografia, é proprietária de uma empresa de fotografia de família e sócia na empresa Imageria Leal, onde fotografa para grandes empresas como Positivo, Docol e O Boticário.

Fernando Jasper

Docentes

Fernando Jasper trabalha com jornalismo econômico desde 2004. Na Gazeta do Povo, mantém um blog e atua na editoria República, cobrindo macroeconomia e previdência. Conquistou os prêmios Sangue Bom do Jornalismo Paranaense (2007) e Longevidade de Jornalismo Bradesco Seguros (2014). Foi finalista dos prêmios Imprensa Embratel (2007), CNH Industrial (2014) e Sistema Fiep (2014 e 2016).

Glaydson Angeli Donadia

Docentes

Luisa Barwinski

Docentes | Lattes

Jornalista formada pela Universidade Positivo, especialista em Marketing pela FAE Business School, em Novas Tecnologias em Jornalismo da PUC-PR e Digital Marketing and Advertising, pela New York University. Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal do Paraná, na linha de Estratégia de Marketing e Comportamento do Consumidor.

Miguel Angelo Manasses

Docentes

Jornalista, especialista em Sociologia Política, mestre em Educação e professor no curso de Jornalismo da Pontifícia Universidade Católica do Parará (PUCPR), no qual leciona as disciplinas Redação Jornalística, Inovação em Jornalismo, Ética e Legislação em Jornalismo e Jornalismo, Políticas Públicas e Cidadania, além de ser responsável pelo jornal impresso laboratorial do curso, o Comunicare. Na especialização, leciona a disciplina Produção de conteúdo para mídias digitais. Trabalhou por 10 anos no Portal Paraná Online e atualmente é produtor de Rádio e TV na Paraná Educativa. Tem experiência na elaboração de pautas, edição e produção de conteúdos digitais e impressos e criação de newsgames.

Rafael de Oliveira Andrade

Docentes

Mestre

Rafael de Oliveira Andrade

Docentes

Designer gráfico, mestre em Design pelo PPGDesign – UFPR, especialista em Design Informacional pela PUCPR e professor dos cursos de design e jornalismo da PUCPR, onde é responsável pelos projetos gráficos do jornal e revista laboratório do curso. Com experiência no mercado editorial, também atuou como infografista no jornal Gazeta do Povo.

Renan Colombo

Docentes

Jornalista profissional, especialista em Mídias Sociais, mestre em Ciência Política (Comunicação Política) e professor de Jornalismo da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Trabalhou por seis na Gazeta do Povo. Atuou como repórter e como editor assistente das áreas de Economia e Política do site do jornal. Leciona a disciplina “Jornalismo Digital” na PUCPR e é responsável pelo Portal laboratorial do curso. Tem experiência em Jornalismo Digital, com conhecimentos em elaboração de pautas, edição de reportagens, criação de conteúdos multimídia e gerenciamento de redes sociais.

Suyanne Tolentino de Souza

Docentes

90002609 – C.H. de Eletivas

Carga horária: -- | Crédito: --

Checagem de fatos

Carga horária: 24 | Crédito: --

Conteúdo Gráfico

Carga horária: 24 | Crédito: --

Ética

Carga horária: 12 | Crédito: --

Gestão de Carreira

Carga horária: 24 | Crédito: --

Jornalismo de Dados

Carga horária: 12 | Crédito: --

Jornalismo e Novos Modelos de Negócio

Carga horária: 24 | Crédito: --

Marketing de conteúdo e Branded Content

Carga horária: 24 | Crédito: --

Podcast Jornalistico

Carga horária: 24 | Crédito: --

Projeto de Jornalismo Digital II

Carga horária: 24 | Crédito: --

Projeto de Jornalismo Digital I

Carga horária: 24 | Crédito: --

Redes Sociais e SEO

Carga horária: 24 | Crédito: --

Vídeos 360º e Realidade Virtual

Carga horária: 24 | Crédito: --

Escola de Comunicação e Artes

O DNA da Escola de Comunicação e Artes (ECA) da PUCPR é ser referência em soluções comunicacionais e artísticas pautadas na criatividade, nas tecnologias, com conduta empreendedora e desenvolvimento humano.

Entre as premissas da ECA estão os projetos comuns, compartilhados por todos os cursos, no qual o estudante pode desenvolver o pensamento criativo, a intervenção cidadã e o empreendedorismo. Para dar suporte à nova metodologia de aprendizagem, a Escola aposta na transversalidade das tecnologias e flexibilidade na formação acadêmica (possibilidade de duas graduações em 4 anos +1)

Conheça a Escola
Cidade / Câmpus

Curitiba - Câmpus Curitiba

Modalidade

Presencial

Duração

Até 18 meses

Mensalidade

R$ 450,00

Status

Inscrições abertas