CCURSOS

Inteligência Artificial Aplicada

Especialização

A inteligência artificial (ou a IA) representa uma nova maneira de interagir com os dados. Com a redução do custo de sensores e armazenamento de dados diferentes setores da indústria podem gerir grandes volumes de dados referentes às suas operações diárias, e o que se está consumindo agora pode ser produto de um algoritmo de IA. A IA também é empregada para descobrir como as pessoas pensam e agem a partir de dados de hábitos de consumo, preferências de entretenimento e rotinas quotidianas.
A IA simplifica a análise de dados. Ao transferir o processo analítico para programas de computador, insights úteis sobre padrões, tendências e aplicativos são rapidamente desenvolvidos e executados. A IA é um admirável mundo novo com potencial de ser a quarta revolução industrial. E o oásis para integração de IA situa-se na logística e distribuição, cuidados de saúde, finança, seguro e propaganda.
O curso aborda metodologias e tecnologias de IA, tais como: raciocínio baseado em casos, sistema especialista, agente de software, machine e deep learning, process mining. São também abordadas questões ligadas ao suporte computacional, tais como: frameworks para big data. O conteúdo é ministrado valendo-se de aulas e atividades práticas em laboratórios, incluindo estudos de casos e um projeto final que consolidará os conhecimentos adquiridos.

Público Alvo

Profissionais da área de informática responsáveis por desenvolvimento de sistemas de informações e/ou baseado em conhecimento, também incluindo analistas e programadores que desejam obter uma visão ampla e aprofundada dos conceitos, técnicas e ferramentas que envolvem a Inteligência Artificial e Computacional.

Braulio Coelho Avila

Coordenação

Edson Emilio Scalabrin

Coordenação | Lattes

Possui graduação em Bacharelado em Ciência da Computação pela PUCPR (1990), mestrado (1993) e doutorado (1996) em Controle de Sistemas pela UTC (Université de Technologie de Compiègne-França, 1993). Como função administrativa, coordenou a graduação em Ciência da Computação da PUCPR. Desde 2003, coordena a Especialização de Engenharia de Software da PUCPR. Como coordenador de projeto de pesquisa aplicada, coordenou o Projeto PAIL (Piloto Automático Inteligente para Locomotivas) / Edital MCT/FINEP?CT-INFO- 01/2006 (2007-2011), o Projeto PR2C-L (Descoberta de Padrões para Redução do Consumo de Combustível em Locomotivas) / Edital MCT/CNPq 14/2009 – Universal (2009-2011). Atualmente, é professor titular e pesquisador permanente no Programa de Pós-Graduação em Informática na PUCPR.

Escola Politécnica

A Escola Politécnica da PUCPR oferece o que há de mais moderno em termos de tecnologia e projeto pedagógico. Desde a estrutura de apoio à aprendizagem até o fomento à ação empreendedora, o objetivo é proporcionar ao estudante a qualificação e a autonomia necessárias para que busque uma formação permanente ao longo da carreira.

O desenvolvimento cada vez mais acelerado do mundo exige agentes preparados para pensar e promover um progresso sustentável. O uso da tecnologia otimiza a evolução e demanda profissionais altamente qualificados para encarar os desafios propostos por um cenário em constante mudança. O estudante que opta por estudar as diversas áreas ligadas à Engenharia e à Informática adquire o conhecimento para ser um agente de transformação positiva da realidade, combinando técnica, ciência e ética.

Conheça a Escola
Cidade / Câmpus

Curitiba - Câmpus Curitiba

Modalidade

Presencial

Duração

Até 24 meses

Mensalidade

R$ 594,00

Status

Tenho Interesse