CCURSOS

Horticultura 5.0 no agronegócio

Especialização / Pós-graduação

O Curso de Horticultura 5.0 baseia-se na qualidade dos produtos horticulas produzidos e na qualidade de vida de todos os participantes dos processos de produção. A biotecnologia, a inteligência artificial, a conectividade no campo, os recursos naturais e a vida em sociedade são as cinco bases deste novo conceito produtivo. Num futuro breve somente estarão inseridos nas cadeias produtivas destes alimentos profissionais competentes para atuar num mundo conectado e ágil, mas que preserve acima de tudo a qualidade de vida de todos os envolvidos nos processos de produção e comercialização. A necessidade deste profissional atualizado é urgente, pois as inovações no campo evoluem em alta velocidade e a manutenção da qualidade dos processos depende da ação de profissionais seguros e hábeis para proporcionar a inserção de todos numa rede de produção eficiente e sadia.

Público Alvo

Profissionais relacionados às cadeias produtivas de frutas, hortaliças e outros produtos hortícolas nos setores de produção, mercado e tecnologia das ciências agrárias, ciências exatas, ciências sociais e humanidades.

Sandra Regina Cabel

Coordenação | Lattes

Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal do Paraná (1984), mestrado em Agronomia (Produção Vegetal) pela Universidade Federal do Paraná (2006) e doutorado em Engenharia Florestal pela Universidade Federal do Paraná (2014). Tem experiência na área de Melhoramento Genético de Plantas, Clonagem e Biotecnologia Vegetal.

Ruy Inacio Neiva de Carvalho

Coordenação

Aline Roberta de Carvalho Silvestrin

Docentes

Humberto Maciel Franca Madeira

Docentes | Lattes

Professor Titular da PUCPR. Possui graduação em Engenharia Agronômica pela Universidade de São Paulo (USP) (1988), mestrado em Nutrição Animal pela USP (1992) e Ph.D. em Animal Science – University of Nebraska (1998). Possui estágio pós-doutoral pela USP (1998-1999) e pela University of Illinois at Urbana-Champaign (2012). Tem experiência na área de Biologia Molecular e Microbiologia, com ênfase em Microbiologia Gastrintestinal, atuando principalmente nos seguintes temas: microbiologia de anaeróbios, genômica, bioinformática, biotecnologia de microrganismos, antimicrobianos e nutrição de ruminantes. Possui aperfeiçoamento em Gestão de Projetos de Desenvolvimento Científico e Tecnológico pela PUCPR (1999), tendo atuado como coordenador de projetos estaduais de C&T na área de Biotecnologia, junto à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Estado do Paraná (1999-2001). Sua experiência em gestão acadêmica e científica inclui a coordenação dos Cursos de Graduação em Zootecnia (2000-2002) e de Bacharelado em Biotecnologia (2008-2009) da PUCPR, Coordenador Local do PIBIC/CNPq (2006-2007), Coordenador de Pesquisa da PUCPR (2006-2008), Editor-Chefe da Editora Universitária Champagnat (2006-2010), e Diretor de Educação Continuada da PUCPR (2010). Foi Diretor do Câmpus São José dos Pinhais da PUCPR (2011-2016), Decano da Escola de Ciências Agrárias e Medicina Veterinária da PUCPR (2011-2015) e atualmente é Coordenador da Área Estratégica de Biotecnologia da PUCPR e do Curso de Especialização em Biotecnologia da PUCPR. É Fulbright Scholar.

Karen Sumire Kubo

Docentes

Possui graduação em Engenharia Florestal pela Universidade Federal do Paraná (2002), mestrado em Agronomia (Fitopatologia) pela Universidade de São Paulo (2006) e doutorado em Biologia Funcional e Molecular pela Universidade Estadual de Campinas (2011). Atualmente é coordenadora do curso de biotecnologia da Pontifícia Universidade Católica do Paraná e professora da Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Tem experiência na área de caracterização de vírus, biologia molecular, fitopatologia e fitovirologia, atuando principalmente nos seguintes temas: Micropropagação e Cultura de Tecidos e Biologia Molecular.

Marilia Pereira Machado

Docentes

Pablo Georgio de Souza

Docentes | Lattes

Bacharel em Engenharia Florestal pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (2005), Mestrado em Engenharia Florestal pela Universidade Federal do Paraná (2008), Doutorado em Engenharia Florestal pela Universidade Federal do Paraná (2013). Professor da UNISEP de 2008 a 2009. Professor do Adjunto da Pontifícia Universidade Católica do Paraná – PUCPR. Sócio da Empresa Florestal Sudoeste – Viveiro, Consultoria e Prestadora de Serviços, tem experiência nas áreas de desenvolvimento rural, fomento florestal, recursos florestais e engenharia florestal, atualmente desenvolve pesquisas com sistemas agrossilvipastoris e desenvolvimento rural sustentável.

Pyramon Accioly

Docentes

Ruy Inacio Neiva de Carvalho

Docentes

Sandra Regina Cabel

Docentes | Lattes

Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal do Paraná (1984), mestrado em Agronomia (Produção Vegetal) pela Universidade Federal do Paraná (2006) e doutorado em Engenharia Florestal pela Universidade Federal do Paraná (2014). Tem experiência na área de Melhoramento Genético de Plantas, Clonagem e Biotecnologia Vegetal.

Thiago Ranzan

Docentes

Engenheiro agrônomo e professor do curso de Agronomia da Escola de Ciências da Vida na Pontifícia Universidade Católica do Paraná – PUCPR. Atua na área de Solo e Ambiente dentro da linha de pesquisa propriedades e processos biogeoquímicos nos ecossistemas, com experiência nas áreas de fertilidade do solo, nutrição mineral de plantas e eficiência da utilização de fertilizantes por espécies anuais (aveia, trigo, soja, feijão e milho). Docente nas disciplinas de Química Geral e do Solo, Fertilidade do Solo, Nutrição Mineral de Plantas e Agricultura de Precisão.

Docente Vilmar Abreu Junior.

Vilmar Abreu Junior

Docentes | Lattes

Graduado Ciência da Computação – Bacharelado pela PUCPR (2011), possue especialização em Gestão da Tecnologia da Informação pela FAE (2013), Mestrado em Informática pela PUCPR (2016). Atualmente é doutorando em Informática pela PUCPR e professor da graduação e pós-graduação da Escola Politécnica da PUCPR. Tem experiência em desenvolvimento de software seguro, no contexto de smart grid, internet das coisas, big data e sistemas distribuídos. Ampla experiência na concepção de soluções de gestão de identidade e acesso, controle de acesso, criptografia e sistemas de detecção de intrusão. Desenvolve projetos para grandes organizações como ICI, JFPR e TJPR.

Biodiversidade

Carga horária: 36 | Crédito: --

Biotecnologia

Carga horária: 36 | Crédito: --

Engenharia Genética

Carga horária: 36 | Crédito: --

Ética

Carga horária: 12 | Crédito: --

Horticultura Preditiva

Carga horária: 36 | Crédito: --

Inteligência De Mercado

Carga horária: 36 | Crédito: --

Internet Das Coisas

Carga horária: 36 | Crédito: --

Mudanças Climáticas

Carga horária: 24 | Crédito: --

Qualidade Organizacional

Carga horária: 36 | Crédito: --

Saúde Alimentar

Carga horária: 36 | Crédito: --

Tópicos Em Inteligência Artificial Na Horticultura

Carga horária: 36 | Crédito: --

Escola de Ciências da Vida

A Escola de Ciências da Vida da PUCPR oferece uma formação integral e transdisciplinar, que viabiliza a compreensão integrada das temáticas ligadas à saúde. O estudante torna-se um profissional atento aos desafios impostos pelo crescimento populacional e a intensa utilização dos recursos naturais.

A saúde humana, a dos demais seres vivos e a do meio ambiente são indissociáveis e necessitam de equilíbrio. É neste contexto que nasce o moderno conceito de Saúde Única, que traz em sua essência a vontade de transformar o mundo em um lugar melhor, compreendendo a interdependência entre os seres humanos, os animais e o meio ambiente.

Conheça a Escola
Cidade / Câmpus

Curitiba - Câmpus Curitiba

Modalidade

Presencial

Duração

Até 8 meses

Mensalidade

R$ 390,00

Status

Inscrições abertas