CCURSOS

Horticultura 5.0 no agronegócio

Especialização / Pós-graduação

O Curso de Horticultura 5.0 baseia-se na qualidade dos produtos hortícolas produzidos e na qualidade de vida de todos os participantes dos processos de produção. A biotecnologia, a inteligência artificial, a conectividade no campo, os recursos naturais e a vida em sociedade são as cinco bases deste novo conceito produtivo. Num futuro breve somente estarão inseridos nas cadeias produtivas destes alimentos profissionais competentes para atuar num mundo conectado e ágil, mas que preserve acima de tudo a qualidade de vida de todos os envolvidos nos processos de produção e comercialização. A necessidade deste profissional atualizado é urgente, pois as inovações no campo evoluem em alta velocidade e a manutenção da qualidade dos processos depende da ação de profissionais seguros e hábeis para proporcionar a inserção de todos numa rede de produção eficiente e sadia.

Público Alvo

Profissionais relacionados às cadeias produtivas de frutas, hortaliças e outros produtos hortícolas nos setores de produção, mercado e tecnologia das ciências agrárias, ciências exatas, ciências sociais e humanidades.

Ruy Inacio Neiva de Carvalho

Coordenação

Sandra Regina Cabel

Coordenação | Lattes

Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal do Paraná (1984), mestrado em Agronomia (Produção Vegetal) pela Universidade Federal do Paraná (2006) e doutorado em Engenharia Florestal pela Universidade Federal do Paraná (2014). Tem experiência na área de Melhoramento Genético de Plantas, Clonagem e Biotecnologia Vegetal.

Aline Roberta de Carvalho Silvestrin

Docentes

Humberto Maciel Franca Madeira

Docentes | Lattes

Professor Titular da PUCPR. Possui graduação em Engenharia Agronômica pela Universidade de São Paulo (USP) (1988), mestrado em Nutrição Animal pela USP (1992) e Ph.D. em Animal Science – University of Nebraska (1998). Possui estágio pós-doutoral pela USP (1998-1999) e pela University of Illinois at Urbana-Champaign (2012). Tem experiência na área de Biologia Molecular e Microbiologia, com ênfase em Microbiologia Gastrintestinal, atuando principalmente nos seguintes temas: microbiologia de anaeróbios, genômica, bioinformática, biotecnologia de microrganismos, antimicrobianos e nutrição de ruminantes. Possui aperfeiçoamento em Gestão de Projetos de Desenvolvimento Científico e Tecnológico pela PUCPR (1999), tendo atuado como coordenador de projetos estaduais de C&T na área de Biotecnologia, junto à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Estado do Paraná (1999-2001). Sua experiência em gestão acadêmica e científica inclui a coordenação dos Cursos de Graduação em Zootecnia (2000-2002) e de Bacharelado em Biotecnologia (2008-2009) da PUCPR, Coordenador Local do PIBIC/CNPq (2006-2007), Coordenador de Pesquisa da PUCPR (2006-2008), Editor-Chefe da Editora Universitária Champagnat (2006-2010), e Diretor de Educação Continuada da PUCPR (2010). Foi Diretor do Câmpus São José dos Pinhais da PUCPR (2011-2016), Decano da Escola de Ciências Agrárias e Medicina Veterinária da PUCPR (2011-2015) e atualmente é Coordenador da Área Estratégica de Biotecnologia da PUCPR e do Curso de Especialização em Biotecnologia da PUCPR. É Fulbright Scholar.

Karen Sumire Kubo

Docentes

Possui graduação em Engenharia Florestal pela Universidade Federal do Paraná (2002), mestrado em Agronomia (Fitopatologia) pela Universidade de São Paulo (2006) e doutorado em Biologia Funcional e Molecular pela Universidade Estadual de Campinas (2011). Atualmente é coordenadora do curso de biotecnologia da Pontifícia Universidade Católica do Paraná e professora da Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Tem experiência na área de caracterização de vírus, biologia molecular, fitopatologia e fitovirologia, atuando principalmente nos seguintes temas: Micropropagação e Cultura de Tecidos e Biologia Molecular.

Marilia Pereira Machado

Docentes

Pablo Georgio de Souza

Docentes | Lattes

Bacharel em Engenharia Florestal pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (2005), Mestrado em Engenharia Florestal pela Universidade Federal do Paraná (2008), Doutorado em Engenharia Florestal pela Universidade Federal do Paraná (2013). Professor da UNISEP de 2008 a 2009. Professor do Adjunto da Pontifícia Universidade Católica do Paraná – PUCPR. Sócio da Empresa Florestal Sudoeste – Viveiro, Consultoria e Prestadora de Serviços, tem experiência nas áreas de desenvolvimento rural, fomento florestal, recursos florestais e engenharia florestal, atualmente desenvolve pesquisas com sistemas agrossilvipastoris e desenvolvimento rural sustentável.

Pyramon Accioly

Docentes

Ruy Inacio Neiva de Carvalho

Docentes

Sandra Regina Cabel

Docentes | Lattes

Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal do Paraná (1984), mestrado em Agronomia (Produção Vegetal) pela Universidade Federal do Paraná (2006) e doutorado em Engenharia Florestal pela Universidade Federal do Paraná (2014). Tem experiência na área de Melhoramento Genético de Plantas, Clonagem e Biotecnologia Vegetal.

Thiago Ranzan

Docentes

Engenheiro agrônomo e professor do curso de Agronomia da Escola de Ciências da Vida na Pontifícia Universidade Católica do Paraná – PUCPR. Atua na área de Solo e Ambiente dentro da linha de pesquisa propriedades e processos biogeoquímicos nos ecossistemas, com experiência nas áreas de fertilidade do solo, nutrição mineral de plantas e eficiência da utilização de fertilizantes por espécies anuais (aveia, trigo, soja, feijão e milho). Docente nas disciplinas de Química Geral e do Solo, Fertilidade do Solo, Nutrição Mineral de Plantas e Agricultura de Precisão.

Docente Vilmar Abreu Junior.

Vilmar Abreu Junior

Docentes | Lattes

Graduado em Bacharelado em Ciência da Computação pela PUCPR (2011), Especialização em Gestão da Tecnologia da Informação pela FAE (2013), Mestrado em Informática pela PUCPR (2016), Doutorado em Informática pela PUCPR (2019). Professor da graduação e pós-graduação da Escola Politécnica da PUCPR. Experiência em desenvolvimento de software seguro, no contexto de smart grid, internet das coisas, big data e sistemas distribuídos. Ampla experiência na concepção de soluções de gestão de identidade e acesso, controle de acesso, criptografia e sistemas de detecção de intrusão.

Biodiversidade

Carga horária: 36 | Crédito: --

Biotecnologia

Carga horária: 36 | Crédito: --

Engenharia Genética

Carga horária: 36 | Crédito: --

Ética

Carga horária: 11 | Crédito: --

Horticultura Preditiva

Carga horária: 36 | Crédito: --

Inteligência De Mercado

Carga horária: 36 | Crédito: --

Internet Das Coisas

Carga horária: 36 | Crédito: --

Mudanças Climáticas

Carga horária: 24 | Crédito: --

Qualidade Organizacional

Carga horária: 36 | Crédito: --

Saúde Alimentar

Carga horária: 36 | Crédito: --

Tópicos Em Inteligência Artificial Na Horticultura

Carga horária: 36 | Crédito: --

Escola de Ciências da Vida

A Escola de Ciências da Vida da PUCPR oferece uma formação integral e transdisciplinar, que viabiliza a compreensão integrada das temáticas ligadas à saúde. O estudante torna-se um profissional atento aos desafios impostos pelo crescimento populacional e a intensa utilização dos recursos naturais.

A saúde humana, a dos demais seres vivos e a do meio ambiente são indissociáveis e necessitam de equilíbrio. É neste contexto que nasce o moderno conceito de Saúde Única, que traz em sua essência a vontade de transformar o mundo em um lugar melhor, compreendendo a interdependência entre os seres humanos, os animais e o meio ambiente.

Conheça a Escola
Cidade / Câmpus

Curitiba - Câmpus Curitiba

Modalidade

Presencial

Duração

Até 12 meses

Mensalidade

R$ 390,00

Status

Inscrições abertas