O curso está organizado de maneira a oferecer constante relação entre teoria e prática. Os conteúdos fazem com que o futuro especialista tenha uma visão geral do contexto da Estética da Arte, base para a compreensão do processo histórico. Já com os conteúdos de História da Arte, o estudante terá com contato com conteúdos das artes antiga, moderna e contemporânea com foco nos elementos propulsores da inovação. Na disciplina de Curadoria, o estudante irá inter-relacionar as artes à proposta de uma curadoria da arte, museologia e expografia e de como tornar a proposta de uma exposição de arte acessível ao seu público. Na disciplina Mercado de Trabalho há uma análise do mercado de trabalho e do desenvolvimento da inteligência criativa necessária para a inserção do futuro especialista neste mercado.
Por que fazer na PUCPR?
O curso preenche uma lacuna na formação do profissional curador. O curso de especialização ofertado pela PUCPR está fundamentado no entrelaçamento de áreas fundamentais à profissão. Os diferenciais do curso são os professores atuantes no mercado e com preparação profissional de excelência. Salas e laboratórios equipados para atender às demandas de cada disciplina. Além disso, a relação entre teoria e prática é um dos principais diferenciais deste curso, porque desenvolve as competências próprias da vida profissional de um curador da arte, proporcionando uma aprendizagem baseada em metodologias ativas que envolvem o futuro especialista em um contexto de aprendizagem baseado em situações autênticas, desenvolvendo a capacidade de dar respostas imediatas a problemas reais da sua realidade profissional.
Profissionais da área, graduados interessados neste mercado de trabalho e outros profissionais que desejam inovar seus espaços por meio da curadoria da arte.
Doutora em Ciências Humanas, pela UFSC (2013), na linha de pesquisa Condição Humana: modernidade e globalização; Mestre em Educação, Arte e História da Cultura, pela Universidade Mackenzie (2005); especialista em Gestão do Conhecimento e da Aprendizagem; graduada em Letras Português/Inglês pela Universidade Centro de Ensino Unificado de Brasília (1994); graduada em Pedagogia, pela Universidade do Sul de Santa Catarina – UNISUL (2015); bacharelada em Teologia pela Pontificia Università Urbaniana (Roma,1988). Graduada em Artes pela Claretiano (2020). Atuou como assessora pedagógica na Associação Brasileira de Educação e Cultura -ABEC; como diretora de Relações Internas na PUCPR. É membro do Grupo de Pesquisa Estudos Comunicacionais, coordena o Grupo de Pesquisa Comunicação e Artes, participa do Grupo GETEC (Grupos de Estudos em Teatro Comtemporâneo). Desenvolvolve o projeto de pesquisa sobre Comunicação, Mídia e Cultura, História da Arte, Produção de saberes artísticos e culturais, História do Teatro. Suas pesquisas envolvem os seguintes temas: história da arte, história do Teatro, antropologia cultural, arte e cultura, formas de expressão, mediações, hibridismos e convergências.
Doutora em Ciências Humanas, pela UFSC (2013), na linha de pesquisa Condição Humana: modernidade e globalização; Mestre em Educação, Arte e História da Cultura, pela Universidade Mackenzie (2005); especialista em Gestão do Conhecimento e da Aprendizagem; graduada em Letras Português/Inglês pela Universidade Centro de Ensino Unificado de Brasília (1994); graduada em Pedagogia, pela Universidade do Sul de Santa Catarina – UNISUL (2015); bacharelada em Teologia pela Pontificia Università Urbaniana (Roma,1988). Graduada em Artes pela Claretiano (2020). Atuou como assessora pedagógica na Associação Brasileira de Educação e Cultura -ABEC; como diretora de Relações Internas na PUCPR. É membro do Grupo de Pesquisa Estudos Comunicacionais, coordena o Grupo de Pesquisa Comunicação e Artes, participa do Grupo GETEC (Grupos de Estudos em Teatro Comtemporâneo). Desenvolvolve o projeto de pesquisa sobre Comunicação, Mídia e Cultura, História da Arte, Produção de saberes artísticos e culturais, História do Teatro. Suas pesquisas envolvem os seguintes temas: história da arte, história do Teatro, antropologia cultural, arte e cultura, formas de expressão, mediações, hibridismos e convergências.
Possui graduação em Desenho Industrial pela Pontifícia Universidade do Paraná (2001) e mestrado em Engenharia da Produção pela Pontifícia Universidade do Paraná (2008). Atualmente é designer – Megabox Design Ltda. e professor da Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Tem experiência na área de Desenho Industrial, com ênfase em Desenho de Produto, atuando principalmente nos seguintes temas: design de produtos, prototipagem rápida e gestão do design
Designer formado pela PUCPR e CEFET-PR, com Pós Graduação em Design de Embalagens pela UTFPR. Atua na área desde 1995, com foco em Branding e Design Estratégico, tendo realizado trabalhos para grandes empresas como Renault, SEBRAE, GVT, New Holland, Brookfield, Paganini, Electrolux entre outras. Atualmente é Diretor de Criação na Editorial Design ? empresa com mais de 20 anos no mercado ? e professor nos cursos de graduação e pós graduação em Design da PUCPR.