CCURSOS

Governança de Tecnologia da Informação
Novo

Especialização

O papel da Governança de Tecnologia da Informação (TI) é promover um sólido alinhamento da alta gestão das empresas com as áreas da TI, para que a empresa possa ter sucesso em seus processos de negócio, apoiados pela TI de forma eficiente e com agilidade para mudanças. Alguns casos históricos dos anos 2000, assim como outros bastante recentes, emblemáticos pela ausência ou fragilidade na Governança Corporativa, levaram organizações ao fracasso de forma incondicional. Desta forma, a Governança Corporativa precisa ser bem compreendida e deve ter alinhamento integral com a Governança de TI, mantendo os objetivos estratégicos alinhados em todas as ações que as áreas de TI contribuem provendo valor aos processos da empresa. Para tal, o curso de Governança de TI irá abordar temas como gestão de projetos, qualidade, equipes de alto desempenho e processos de negócio. As abordagens mais modernas para tratar arquitetura corporativa, planejamento estratégico e governança serão discutidas e aplicadas em atividades práticas. Outra dimensão explorada é a Gestão de Serviços, que atualmente é de enorme importância para empresas de todos os portes, ao conceber e gerenciar seus serviços de TI. Ao longo de todo o curso, os participantes elaboram um Plano Diretor de TIC completo de uma organização real, materializado de forma incremental e colaborativa.

Público Alvo

Profissionais que atuam nas áreas de Gestão e Estratégia da TI, em especial na governança e gestão dos processos de Infraestrutura, Informação e Sistemas. Profissionais que compreendam o papel que a gestão de serviços de TI tem atualmente nas organizações, independente do porte e contexto, e que cada vez mais serão requisitados para organizar os processos e serviços. Também profissionais que procuram capacitação para alavancarem suas carreiras.

Vídeos PUCPR

Governança de Tecnologia da Informação

Docente Marco Antônio Paludo.

Marco Antonio Paludo

Coordenação

Graduado em Ciência da Computação, Mestre e Doutor em Informática pela PUCPR. Sócio-proprietário da Softcomponents Consultoria SC Ltda, atuando como Gerente de Projetos e Consultor nas área de Melhoria de Processos, Engenharia de Software, Governança de TI e Gestão da Qualidade. Certified SCRUM Master, Certified TOGAF, Certified Product Ownership e Certified Agile Coach. Implementador CMMI e MPS.BR. Professor da graduação e pós-graduação da Escola Politécnica da PUCPR. Larga experiência em gestão organizacional e gestão de projetos em diversas áreas, tendo atuado como colaborador ou consultor em organizações como Banco do Estado do Paraná, O Boticário, HSBC Bank, Hewlett-Packard, Sanmina SCI, CITS, CINQ Technologies, Sanepar entre outras. Experiência em gestão de projetos de portes variados, inclusive com escopo superior a 150.000 horas. Fundador e Presidente (2015-2018) do Capítulo do HEUG Brasil e membro (2017-2018) do Board of Directors da organização Global HEUG como representante da América Latina (Organização americana sem fins lucrativos, US 501c3, com faturamento de U$ 5MM/y representando o maior grupo de usuários global da Oracle).

Alexssander Antonio Siqueira

Docentes
Docente Amanda Alves Pinheiro Negendank.

Amanda Alves Pinheiro Negendank

Docentes

Graduada em Sistemas de Informação pela Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) e pós-graduada em redes de computadores pela Faculdade Estácio de Sá. Amanda, atualmente é Senior Manager da área de Riscos e Controles Internos na PwC Brasil, com mais de 10 anos de experiência em serviços de Auditoria Interna, Consultoria e Suporte a Auditoria Externa em governança e gestão de riscos e controles internos.

Possui intensa atividade em mapeamento de riscos e controles nos processos organizacionais, na avaliação de controles e riscos em ambientes de TI, bem como riscos de acessos críticos e segregação de funções. Também conta com experiência em auditoria de sistemas de informação, com foco em boas práticas de mercado: COSO, Cobit e ITIL.  Ainda participa de projetos de consultoria em revisão e redesenho de perfis de acesso, que buscam as alternativas necessárias para eliminar os conflitos de segregação de funções e acessos críticos.

Eduardo Damiao da Silva

Docentes | Lattes
Docente Eduardo Damião da Silva.

Doutor

Eduardo Damião da Silva

Docentes | Lattes

Possui graduação em Administração pela Universidade Federal do Paraná (1993), Mestrado em Administração pela Universidade Federal do Paraná (1997) e Doutorado em Programa Ph.D. In Management Sciences pela Escuela Superior de Administración y Dirección de Empresas – ESADE, Barcelona, (2001). Área preferencial de atuação: Estratégia Empresarial, Estratégia Corporativa, Desenvolvimento de Cenários e Gestão Estratégica de Custos. Atualmente é professor titular da PUCPR e atende como consultor de empresas na Área de Estratégia e Planejamento Estratégico – desenvolvendo projetos e ministrando cursos de planejamento estratégico em diversas empresas, como por exemplo: UNIMED Federação, UNIMED Curitiba, Castrolanda, Capal, Coamo, Sicredi, SICOOB, UNIPRIME, OCEPAR, C Valle, Renault, Sanepar, etc.

Docente Kelly Christine Landolfi Bettio.

Kelly Christine Landolfi Bettio

Docentes | Lattes

Graduada em ciência da Computação, Pós-Graduada em Administração Estratégica de Pessoas, Mestre em Engenharia de Software ( com ênfase em Controle Estatístico de Processos de Software), Doutoranda em Engenharia de Software pela PUC-PR. Possui certificação em RUP (Processo de Engenharia de Software da IBM), assim como é Avaliadora Adjunta MR-MPS-SW, possuindo larga experiência como Implementadora e Consultora Sênior dos modelos MR-MPS-SW e CMMI-DEV.

Professora da PUCPR dos cursos da graduação e pós-graduação das áreas de computação com ênfase nas disciplinas Modelagem de Processos, Gerência de Projetos, Engenharia de Software, Engenharia de Requisitos, Projetos de Sistemas de Informação, Métricas e Qualidade de Software. Atualmente coordena o curso de graduação em Engenharia de Software. Atua a mais de 18 anos em implementações e consultorias de CMMI e MR-MPS realizadas em empresas que atingiram níveis de maturidade nestes modelos.

Marciano de Almeida Cunha

Docentes | Lattes
Docente Marco Antônio Paludo.

Marco Antonio Paludo

Docentes

Graduado em Ciência da Computação, Mestre e Doutor em Informática pela PUCPR. Sócio-proprietário da Softcomponents Consultoria SC Ltda, atuando como Gerente de Projetos e Consultor nas área de Melhoria de Processos, Engenharia de Software, Governança de TI e Gestão da Qualidade. Certified SCRUM Master, Certified TOGAF, Certified Product Ownership e Certified Agile Coach. Implementador CMMI e MPS.BR. Professor da graduação e pós-graduação da Escola Politécnica da PUCPR. Larga experiência em gestão organizacional e gestão de projetos em diversas áreas, tendo atuado como colaborador ou consultor em organizações como Banco do Estado do Paraná, O Boticário, HSBC Bank, Hewlett-Packard, Sanmina SCI, CITS, CINQ Technologies, Sanepar entre outras. Experiência em gestão de projetos de portes variados, inclusive com escopo superior a 150.000 horas. Fundador e Presidente (2015-2018) do Capítulo do HEUG Brasil e membro (2017-2018) do Board of Directors da organização Global HEUG como representante da América Latina (Organização americana sem fins lucrativos, US 501c3, com faturamento de U$ 5MM/y representando o maior grupo de usuários global da Oracle).

Docente Mario Toews.

Mario Toews

Docentes

Graduado em Análise de Sistemas com Pós-Graduação em Gestão Administrativa e MBA em Gestão Estratégica de Empresas pela FGV. Fluente em inglês, espanhol, alemão e francês.

Profissional com mais de 25 anos de experiência como gestor de TI de grandes empresas, nacionais e multinacionais, como Renault do Brasil, Renault Argentina, Arauco, Martini Meat e Britânia. Coordenou diversos projetos de implementação de Sistemas, ERPs, Business Intelligence, Infraestrutura e Telecom, reorganizou as áreas de TI, assim como aproximou a TI das áreas de negócios. Conduziu a atualização tecnológica e a implantação de políticas de segurança da informação em diversos níveis. Atualmente atuando como Chief Security Officer do escritório de advocacia Guilherme Guimarães, especializado em direito digital.

Rui Wagner Ribeiro Sedor

Docentes

Sheila dos Santos Reinehr

Docentes
Docente Vilmar Abreu Junior.

Vilmar Abreu Junior

Docentes | Lattes

Graduado Ciência da Computação – Bacharelado pela PUCPR (2011), possue especialização em Gestão da Tecnologia da Informação pela FAE (2013), Mestrado em Informática pela PUCPR (2016). Atualmente é doutorando em Informática pela PUCPR e professor da graduação e pós-graduação da Escola Politécnica da PUCPR. Tem experiência em desenvolvimento de software seguro, no contexto de smart grid, internet das coisas, big data e sistemas distribuídos. Ampla experiência na concepção de soluções de gestão de identidade e acesso, controle de acesso, criptografia e sistemas de detecção de intrusão. Desenvolve projetos para grandes organizações como ICI, JFPR e TJPR.

Arquitetura Corporativa

Carga horária: 24 | Crédito: --

Auditoria de Sistemas

Carga horária: 12 | Crédito: --

Controle Estatístico de Processos

Carga horária: 12 | Crédito: --

Ética

Carga horária: 12 | Crédito: --

Gestão da Qualidade

Carga horária: 24 | Crédito: --

Gestão de Equipes de Alto Desempenho

Carga horária: 24 | Crédito: --

Gestão de Processos de Negócio

Carga horária: 24 | Crédito: --

Gestão de Projetos de Tecnologia da Informação

Carga horária: 24 | Crédito: --

Gestão de Serviços de Tecnologia da Informação

Carga horária: 24 | Crédito: --

Gestão Estratégica de Projetos, Programas e Portfólio

Carga horária: 24 | Crédito: --

Métricas

Carga horária: 24 | Crédito: --

Modelo Corporativo para Governança e Gestão de TI

Carga horária: 24 | Crédito: --

Planejamentro Estratégico

Carga horária: 24 | Crédito: --

Projeto Aplicado de Governança

Carga horária: 60 | Crédito: --

Segurança

Carga horária: 24 | Crédito: --

TCC-Governança de Tecnologia da Informação

Carga horária: -- | Crédito: --

Escola Politécnica

A Escola Politécnica da PUCPR oferece o que há de mais moderno em termos de tecnologia e projeto pedagógico. Desde a estrutura de apoio à aprendizagem até o fomento à ação empreendedora, o objetivo é proporcionar ao estudante a qualificação e a autonomia necessárias para que busque uma formação permanente ao longo da carreira.

O desenvolvimento cada vez mais acelerado do mundo exige agentes preparados para pensar e promover um progresso sustentável. O uso da tecnologia otimiza a evolução e demanda profissionais altamente qualificados para encarar os desafios propostos por um cenário em constante mudança. O estudante que opta por estudar as diversas áreas ligadas à Engenharia e à Informática adquire o conhecimento para ser um agente de transformação positiva da realidade, combinando técnica, ciência e ética.

Conheça a Escola
Cidade / Câmpus

Curitiba - Câmpus Curitiba

Modalidade

Presencial

Duração

Até 25 meses

Mensalidade

R$ 600,00

Status

Inscrições encerradas