Governança de Tecnologia da Informação
Novo

Especialização

O papel da Governança de Tecnologia da Informação (TI) é promover um sólido alinhamento da alta gestão das empresas com as áreas da TI, para que a empresa possa ter sucesso em seus processos de negócio, apoiados pela TI de forma eficiente e com agilidade para mudanças. Alguns casos históricos dos anos 2000, assim como outros bastante recentes, emblemáticos pela ausência ou fragilidade na Governança Corporativa, levaram organizações ao fracasso de forma incondicional. Desta forma, a Governança Corporativa precisa ser bem compreendida e deve ter alinhamento integral com a Governança de TI, mantendo os objetivos estratégicos alinhados em todas as ações que as áreas de TI contribuem provendo valor aos processos da empresa. Para tal, o curso de Governança de TI irá abordar temas como gestão de projetos, qualidade, equipes de alto desempenho e processos de negócio. As abordagens mais modernas para tratar arquitetura corporativa, planejamento estratégico e governança serão discutidas e aplicadas em atividades práticas. Outra dimensão explorada é a Gestão de Serviços, que atualmente é de enorme importância para empresas de todos os portes, ao conceber e gerenciar seus serviços de TI. Ao longo de todo o curso, os participantes elaboram um Plano Diretor de TIC completo de uma organização real, materializado de forma incremental e colaborativa.

Profissionais que atuam nas áreas de Gestão e Estratégia da TI, em especial na governança e gestão dos processos de Infraestrutura, Informação e Sistemas. Profissionais que compreendam o papel que a gestão de serviços de TI tem atualmente nas organizações, independente do porte e contexto, e que cada vez mais serão requisitados para organizar os processos e serviços. Também profissionais que procuram capacitação para alavancarem suas carreiras.

Vídeos PUCPR

Governança de Tecnologia da Informação

Marco Antonio Paludo

Graduado em Ciência da Computação, Mestre e Doutor em Informática pela PUCPR. Sócio-proprietário da Softcomponents Consultoria SC Ltda, atuando como Gerente de Projetos e Consultor nas área de Melhoria de Processos, Engenharia de Software, Governança de TI e Gestão da Qualidade. Certified SCRUM Master, Certified TOGAF, Certified Product Ownership e Certified Agile Coach. Implementador CMMI e MPS.BR. Professor da graduação e pós-graduação da Escola Politécnica da PUCPR. Larga experiência em gestão organizacional e gestão de projetos em diversas áreas, tendo atuado como colaborador ou consultor em organizações como Banco do Estado do Paraná, O Boticário, HSBC Bank, Hewlett-Packard, Sanmina SCI, CITS, CINQ Technologies, Sanepar entre outras. Experiência em gestão de projetos de portes variados, inclusive com escopo superior a 150.000 horas. Fundador e Presidente (2015-2018) do Capítulo do HEUG Brasil e membro (2017-2018) do Board of Directors da organização Global HEUG como representante da América Latina (Organização americana sem fins lucrativos, US 501c3, com faturamento de U$ 5MM/y representando o maior grupo de usuários global da Oracle).

Alexssander Antonio Siqueira

Amanda Alves Pinheiro Negendank

Eduardo Damiao da Silva

Kelly Christine Landolfi Bettio

Marciano de Almeida Cunha

Marco Antonio Paludo

Mario Toews

Rui Wagner Ribeiro Sedor

Sheila dos Santos Reinehr

Vilmar Abreu Junior

Possui Graduação em Bacharelado em Ciência da Computação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2011), Pós-Graduação em Gestão da Tecnologia da Informação pela FAE (2013), Mestrado em Informática pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2016). Atualmente é doutorando e professor em Informática pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em desenvolvimento de sistemas, segurança de sistemas, gerência de projetos, modelagem de processos e serviços web.

Arquitetura Corporativa

Auditoria de Sistemas

Controle Estatístico de Processos

Gestão da Qualidade

Gestão de Equipes de Alto Desempenho

Gestão de Processos de Negócio

Gestão de Projetos de Tecnologia da Informação

Gestão de Serviços de Tecnologia da Informação

Gestão Estratégica de Projetos, Programas e Portfólio

Métricas

Modelo Corporativo para Governança e Gestão de TI

Planejamentro Estratégico

Projeto Aplicado de Governança

Carga horária: 60 | Crédito: --

TCC-Governança de Tecnologia da Informação

Carga horária: -- | Crédito: --

Escola Politécnica

A Escola Politécnica da PUCPR oferece o que há de mais moderno em termos de tecnologia e projeto pedagógico. Desde a estrutura de apoio à aprendizagem até o fomento à ação empreendedora, o objetivo é proporcionar ao estudante a qualificação e a autonomia necessárias para que busque uma formação permanente ao longo da carreira.

O desenvolvimento cada vez mais acelerado do mundo exige agentes preparados para pensar e promover um progresso sustentável. O uso da tecnologia otimiza a evolução e demanda profissionais altamente qualificados para encarar os desafios propostos por um cenário em constante mudança. O estudante que opta por estudar as diversas áreas ligadas à Engenharia e à Informática adquire o conhecimento para ser um agente de transformação positiva da realidade, combinando técnica, ciência e ética.

Até 25 meses