Governança de Tecnologia da Informação
Novo

Especialização

O papel da Governança de Tecnologia da Informação (TI) é promover um sólido alinhamento da alta gestão das empresas com as áreas da TI, para que a empresa possa ter sucesso em seus processos de negócio, apoiados pela TI de forma eficiente e com agilidade para mudanças. Alguns casos históricos dos anos 2000, assim como outros bastante recentes, emblemáticos pela ausência ou fragilidade na Governança Corporativa, levaram organizações ao fracasso de forma incondicional. Desta forma, a Governança Corporativa precisa ser bem compreendida e deve ter alinhamento integral com a Governança de TI, mantendo os objetivos estratégicos alinhados em todas as ações que as áreas de TI contribuem provendo valor aos processos da empresa. Para tal, o curso de Governança de TI irá abordar temas como gestão de projetos, qualidade, equipes de alto desempenho e processos de negócio. As abordagens mais modernas para tratar arquitetura corporativa, planejamento estratégico e governança serão discutidas e aplicadas em atividades práticas. Outra dimensão explorada é a Gestão de Serviços, que atualmente é de enorme importância para empresas de todos os portes, ao conceber e gerenciar seus serviços de TI. Ao longo de todo o curso, os participantes elaboram um Plano Diretor de TIC completo de uma organização real, materializado de forma incremental e colaborativa.

Profissionais que atuam nas áreas de Gestão e Estratégia da TI, em especial na governança e gestão dos processos de Infraestrutura, Informação e Sistemas. Profissionais que compreendam o papel que a gestão de serviços de TI tem atualmente nas organizações, independente do porte e contexto, e que cada vez mais serão requisitados para organizar os processos e serviços. Também profissionais que procuram capacitação para alavancarem suas carreiras.

Marco Antonio Paludo

TCC-Governança de Tecnologia da Informação

Carga horária: -- | Crédito: --

Escola Politécnica

A Escola Politécnica da PUCPR oferece o que há de mais moderno em termos de tecnologia e projeto pedagógico. Desde a estrutura de apoio à aprendizagem até o fomento à ação empreendedora, o objetivo é proporcionar ao estudante a qualificação e a autonomia necessárias para que busque uma formação permanente ao longo da carreira.

O desenvolvimento cada vez mais acelerado do mundo exige agentes preparados para pensar e promover um progresso sustentável. O uso da tecnologia otimiza a evolução e demanda profissionais altamente qualificados para encarar os desafios propostos por um cenário em constante mudança. O estudante que opta por estudar as diversas áreas ligadas à Engenharia e à Informática adquire o conhecimento para ser um agente de transformação positiva da realidade, combinando técnica, ciência e ética.

Até 25 meses