CCURSOS

Gestão estratégica de pessoas – Pós Flex
Flex

Especialização / Pós-graduação

Qualificar profissionais para atuarem em gestão de pessoas, apropriando-se de aspectos fundamentais que permitem um posicionamento estratégico desta área, no cenário corporativo, desenvolvendo competências essenciais para o gerenciamento da área e a busca de resultados operacionais efetivos, bem como, a apropriação de conhecimentos que posicionem a área de forma adequada frente as novas demandas do mercado de trabalho.

Por que fazer na PUCPR?

Utilizando teorias baseadas na Psicologia Organizacional, a Gestão Estratégica de Pessoas trabalha com estratégias didáticas previstas para o curso, privilegiando a experimentação prática de técnicas associada a uma sólida base conceitual, que valoriza tanto a experiência dos alunos, quanto o oferecimento de um conteúdo de alto nível.

ENTENDA A PÓS FLEX

Público Alvo

Profissionais que trabalham com processos de gestão de pessoas e buscam atualização ou formação complementar, bem como, demais profissionais e gestores de equipe das mais diversas áreas de formação, que têm como objetivo aprimorarem suas competências em processos estratégicos de gestão de pessoas.

Perfil do Egresso

O profissional irá atuar nas relações interpessoais e na manutenção de um ambiente de trabalho mais harmonioso. Seus objetivos consistem em implementar modelos de liderança mais flexíveis e acessíveis, encorajando e motivando os colaboradores.

Mercado de Atuação

A Gestão Estratégica de Pessoas capacita profissionais para usarem técnicas que envolvem a motivação, possibilidade de desenvolvimento e participação nos processos de tomadas de decisão, entre outras ações, dentro de empresas ou do seu próprio negócio. Dessa forma, o profissional acaba promovendo o bem-estar e o desenvolvimento de pessoas, trazendo uma boa gestão capaz de aumentar a eficiência e reduzir a rotatividade de funcionários. Para ter uma empresa de sucesso, é preciso focar na gestão de pessoas.

Jorge Biff Netto

Coordenação | Lattes

Doutorando em Administração de Empresas – linha de pesquisa Empreendedorismo; Mestre em Administração de Empresas pela Universidade Positivo, linha de pesquisa Empreendedorismo, inovação e sustentabilidade, MBA em planejamento estratégico pela UCS- RS, especialista em gestão de marketing pela FDC-MG, especialista em empreendedorismo pela Babson University, BostonX-USA, BLACKBELT e Especialista em Gestão da Qualidade Lean Six Sigma pela UP /EDTI, especialista em Direito empresarial pela Unicuritiba PR, Bacharel em Administração de Empresas com ênfase em Comércio Exterior pela Universidade Positivo e Bacharel em Direito pela PUC-PR. Empresário do varejo, indústria e serviço, Consultor credenciado do SEBRAE com atuação na gestão estratégica de empresas. Atuou como executivo e ?board member? de grandes empresas de varejo, como Grendene SA, Unicasa SA e na área financeira pelo BTG-pactual, onde participou da abertura de capital (IPO) de diversas empresas. É sócio diretor da Work4 Consultoria em Gestão Empresarial, empresa de consultoria com foco em Planejamento estratégico, gestão e treinamento de pequnas e médias empresas. Professor e Coordenador da Universidade Positivo e Centro Tecnológico, professor convidado em cursos de MBA e Pós-Graduação em diversas instituições de ensino, tais como: Universidade Positivo, PUC, FAE, FGV-SP, Universidad La Sabana – Colômbia, Valência University Orlando FL – USA entre outras

Alex Sandro Quadros Weymer

Docentes

Possui Doutorado em Administração pela PUCPR com ênfase em aprendizagem em redes interorganizacionais, Mestrado em Estratégia e Organizações pela UFPR, Especialização em Gestão Empresarial e graduação em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Atuou como gerente de recursos humanos (business partner) no Grupo Marista na área da solidariedade e em consultoria/capacitação na área de gestão de pessoas em várias organizações por meio da Escola de Negócios, tais como COAMO, UNIMED, SICRED, SICOOB, UNIPRIME e Castrolanda. Atualmente é Professor do Mestrado Profissional em Gestão de Cooperativas na Escola de Negócios da PUCPR, lecionando as disciplinas de Métodos Qualitativos e Gestão Estratégica de Pessoas.

Bruno Henrique Rocha Fernandes

Docentes | Lattes

Diretor da Escola de Negócios da PUCPR, atuando também como professor no Programa de Pós-Graduação em Administração (PPAD). É também pesquisador do corpo permanente do mestrado profissional da Fundação Dom Cabral. Antes atuou na Universidade Positivo, onde foi Coordenador e Professor do Programa de Mestrado e Doutorado em Administração (PMDA), coordenador de graduação em Administração, coordenador de relações com o mercado, coordenador de Relações Internacionais e Pró-reitor de Pós-graduação. Foi professor visitante da Plymouth University, Inglaterra (2011 e 2014), e Institute Superieur de Gestion (ISG), França (2012), além de pesquisador visitante na Universidade de Cambridge, Inglaterra (2003-2004). É consultor em estratégia e gestão de pessoas, com trabalhos desenvolvidos para empresas como Alpargatas, Acesita, Agência Nacional de Águas (ANA), Agência Nacional de Petróleo (ANP), AstraZeneca, Banco Central do Brasil, Banco Votorantim, Braskem, Caixa Econômica Federal, CCR, Coamo, Confederação Nacional do Comércio (CNC), Dotz, Embraco, Fiat (Power Train), Gerdau, Grupo Marista, GVT, Gol Linhas Aéreas, GRPCOM, Incepa/Roca, IRB Brasil-RE, Klabin, Kraft Foods, Rede Energia, Sebrae, Senac Nacional, Sesc Nacional e Sesc-SP, Souza Cruz, Sotreq/Caterpillar, PESA/ Caterpillar, TAM, TIM, Usiminas, Volvo, entre outros. É autor dos livros Sobre Fibras e Gente: a história da GVT, empresa que mudou as telecomunicações no Brasil ? Ed. Sextante; Gestão Estratégica de Pessoas com Foco em Competência – Ed. Campus-Elsevier; Administração Estratégica: da Competência Empreendedora à Avaliação do Desempenho ? Ed. Saraiva, Competências e Desempenho organizacional: o que há além do balanced scorecard, Ed. Saraiva. Também é autor de dezenas de artigos publicados em revistas e congressos científicos no Brasil e exterior, na área de estratégia e gestão de pessoas. Sua formação incluiu Doutorado em Administração pela Faculdade de Economia e Administração da Universidade de São Paulo (FEA-USP) ? com doutorado sanduíche pela Cambridge University, mestrado em Administração pela UFPR e graduação em Administração pela FEA-USP. Seus interesses de pesquisa envolvem estratégia e gestão de pessoas, abordando temas como capacidades e competências organizacionais, sistemas estratégicos de medição do desempenho, envolvimento das pessoas em torno de estratégias e sistemas de trabalho de alto desempenho.

Daniele Farfus

Docentes

Mestre em Organizações e Desenvolvimento, com foco em inovação, empreendedorismo e sustentabilidade, pela UniFae. Especialista em Administração e Desenvolvimento de RH, pela PUC/Pre em Educação, pelo Mestrado em Educação da UFPR. Pedagoga, pela UFPR. Certificada em Investigação Apreciativa, pela Case Western University, USA. Formação da Cultura da Inovação e sua Implementação pelo InstitutEuropéende StratégiesCréativeset d’Innovation, IECI, França. Participou da Capacitação em Cooperação Internacional, pela Deutsche GesellschaftfürInternationaleZusammenarbeit(GIZ) GmbH, GIZ, Alemanha.

Atualmente trabalha na PUCPR na Escola de Negócios, com foco em educação executiva, desenhando soluções customizadas para contextos organizacionais. Anteriormente atuou no Sesi Paraná, criando estratégias para implantação da área de inovação, com a coordenação de equipes multidisciplinares para desenvolvimento de 33 projetos de inovação e sustentabilidade, em parceria com indústrias. Concebeu e coordenou Programa Mostra Inova e o Programa SESI Empreendedorismo Social.  Implantou e coordenou o Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos, da Universidade Positivo. Atuou no ISAE/FGV,  na concepção do PerspectivAção, atuando no Programa de Coaching e como docente. Exerceu atividades na Secretaria Municipal da Educação de Curitiba, com ações estratégicas. Docente em programas de pós-graduação. Como voluntária participa da avaliação de prêmios nas áreas de recursos humanos e terceiro setor.

Eduardo Damiao da Silva

Docentes

Possui graduação em Administração pela Universidade Federal do Paraná (1993), Mestrado em Administração pela Universidade Federal do Paraná (1997) e Doutorado em Programa Ph.D. In Management Sciences pela Escuela Superior de Administración y Dirección de Empresas – ESADE, Barcelona, (2001). Atualmente é Professor Titular da Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Foi Pró-Reitor Acadêmico e Pró-Reitor de Desenvolvimento da PUCPR. Foi Professor do CDE – Centro de Desenvolvimento de Executivos – FAE Curitiba-Pr (1997 a 2005). Foi Decano (Diretor) do Centro de Ciências Sociais Aplicadas – PUCPR e Diretor (coordenador) do PPAD – Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Administração da PUCPR. Foi Decano da Escola de Negócios da PUCPR em dois mandatos (2006 a 2009) e (2014 a 2016). Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Estratégia, atuando principalmente nos seguintes temas: estratégia competitiva e corporativa, competitividade, clusters, planejamento estratégico, desenvolvimento de cenários, governança corporativa e gestão estratégica de custos. Foi Administrador da Secretaria de Planejamento e Coordenação Geral do Governo do Estado do Paraná e foi Administrador da COPEL – Companhia Paranaense de Energia. Atua como Professor do Programa de Pós-Graduação em Administração – PPAD – da PUCPR, nos cursos de Mestrado e Doutorado em Administração e no Programa de Pós-Graduação em Gestão de Cooperativas, no curso de Mestrado Profissional em Gestão de Cooperativas. Foi coordenador do Mestrado Interinstitucional em Administração – MINTER – realizado entre a PUCPR e a UNIVILLE. Responsável pela condução dos processos de Acreditação da Escola de Negócios PUCPR junto à AACSB – Association to Advance Collegiate Schools of Business, à EFMD – Equis – European Foundation for Management Development e ao CLADEA – Consejo Latinoamericano de Escuela de Administración. Foi Diretor do Instituto Superior de Administração – ISAD – órgão da Escola de Negócios PUCPR responsável pelos cursos in company e projetos de assessoria e consultoria. É membro Afiliado ao – The Institute for Strategy and Competitiveness, led by Michael E. Porter, Bishop University Professor, studies competition and its implications for company strategy; the competitiveness of nations, regions and cities, localizado na Harvard Business School. É líder do Grupo de Pesquisa em Estratégia e Competitividade do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Administração – PPAD – da PUCPR e Líder do Grupo de Pesquisa em Estratégia e Governança em Cooperativas do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu Mestrado Profissional em Gestão de Cooperativas PPGCOOP – da PUCPR.

Geovani Viola Moretto Mendes

Docentes

DOUTOR em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2018); MESTRE em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2013); possui ESPECIALIZAÇÃO na área da Ética (2003) e graduação em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de Paraná (2001). Atualmente é Professor Adjunto e coordenador dos Cursos de Licenciatura e Bacharelado em Filosofia da PUCPR. É membro do NET (Núcleos de Estudo da Técnica da PUCPR), do Grupo de Pesquisa Hans Jonas do CNPq e do grupo de pesquisa Hans Jonas da PUCPR. Leciona as disciplinas de Ética e Metodologia Científica nos cursos Lato Sensu; e as disciplinas de Estágio, de Prática e de Filosofia da Técnica nos cursos de Licenciatura e Bacharelado em Filosofia. Tem priorizado suas pesquisas com temas relacionados à ÉTICA e a TECNOCIÊNCIA, principalmente às questões éticas das biotecnologias; ética na era da engenharia genética; responsabilidade e progresso na civilização tecnocientífica; pós-humanismo; transhumanismo; a questão da autenticidade e da dignidade da vida, entre outros.

Jorge Biff Netto

Docentes | Lattes

Doutorando em Administração de Empresas – linha de pesquisa Empreendedorismo; Mestre em Administração de Empresas pela Universidade Positivo, linha de pesquisa Empreendedorismo, inovação e sustentabilidade, MBA em planejamento estratégico pela UCS- RS, especialista em gestão de marketing pela FDC-MG, especialista em empreendedorismo pela Babson University, BostonX-USA, BLACKBELT e Especialista em Gestão da Qualidade Lean Six Sigma pela UP /EDTI, especialista em Direito empresarial pela Unicuritiba PR, Bacharel em Administração de Empresas com ênfase em Comércio Exterior pela Universidade Positivo e Bacharel em Direito pela PUC-PR. Empresário do varejo, indústria e serviço, Consultor credenciado do SEBRAE com atuação na gestão estratégica de empresas. Atuou como executivo e ?board member? de grandes empresas de varejo, como Grendene SA, Unicasa SA e na área financeira pelo BTG-pactual, onde participou da abertura de capital (IPO) de diversas empresas. É sócio diretor da Work4 Consultoria em Gestão Empresarial, empresa de consultoria com foco em Planejamento estratégico, gestão e treinamento de pequnas e médias empresas. Professor e Coordenador da Universidade Positivo e Centro Tecnológico, professor convidado em cursos de MBA e Pós-Graduação em diversas instituições de ensino, tais como: Universidade Positivo, PUC, FAE, FGV-SP, Universidad La Sabana – Colômbia, Valência University Orlando FL – USA entre outras

Ricardo Reicher

Docentes

Mestre em Administração Estratégica pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná e Especialista em Gestão de Riscos e Mercado de Capitais pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Graduado em Administração pela Fundação de Estudos Sociais do Paraná. Atualmente é aluno do Curso de Graduação em Medicina Veterinária na Universidade Tuiuti do Paraná. Na atuação profissional é professor da Escola de Negócios da Pontifícia Universidade Católica do Paraná.

90002232NG-Auditoria no Setor Público

Carga horária: 24 | Crédito: --

90002619NG-Coaching

Carga horária: 12 | Crédito: --

Análise de Crédito

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Análise de Projetos e Investimentos

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Análise de Riscos

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Análise Fundamentalista e Técnica

Carga horária: 24 | Crédito: --

Análise Mercadológica

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Auditoria Tributária

Carga horária: 24 | Crédito: --

Avaliação de Desempenho

Carga horária: 24 | Crédito: --

Balanced Score Card – BSC: Ferramenta de Gestão

Carga horária: 24 | Crédito: --

Branding (Gestão Estratégica de Marcas)

Carga horária: 24 | Crédito: --

Business Simulation

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C.H. de Eletivas

Carga horária: -- | Crédito: --

Cálculo Financeiro

Carga horária: 24 | Crédito: --

Canais de Marketing e Trade

Carga horária: 24 | Crédito: --

Compliance

Carga horária: 24 | Crédito: --

Comportamento do Consumidor

Carga horária: 24 | Crédito: --

Comunicação integrada

Carga horária: 24 | Crédito: --

Controladoria Estratégica

Carga horária: 24 | Crédito: --

Controladoria Estratégica

Carga horária: 24 | Crédito: --

Cultura e Clima Organizacional e Gestão de Conflitos

Carga horária: 24 | Crédito: --

Decisões Financeiras e Análises de Investimentos

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Design Thinking

Carga horária: 24 | Crédito: --

Diplomacia Corporativa

Carga horária: 24 | Crédito: --

Direito Empresarial

Carga horária: 24 | Crédito: --

Economia Internacional

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Educação Corporativa

Carga horária: 24 | Crédito: --

Equipes de Alto Desempenho

Carga horária: 24 | Crédito: --

Ética

Carga horária: 12 | Crédito: --

Ferramentas de Gerenciamento de Projetos

Carga horária: 24 | Crédito: --

Finanças Comportamentais

Carga horária: 24 | Crédito: --

Gerenciamento de Carteiras e Riscos

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Gestão da Logística e da Cadeia de Suprimentos

Carga horária: 24 | Crédito: --

Gestão de Aquisições

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Gestão de Ativos e Tesouraria

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Gestão de Carreira

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Gestão de Comunicação em Projetos

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Gestão de Escopo e Tempo

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Gestão de Marketing

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Gestão de Operações e Logística

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Gestão de Pessoas

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Gestão de Produtos e Serviços

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Gestão de Riscos em Projetos

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Gestão e Análise Financeira

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Gestão Estratégica de Custos

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Gestão Integrada de Projetos

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Gestão por Competências

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Gestão Tributária

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Go To Market – Crescimento e Tração

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Indicadores Estratégicos de RH

Carga horária: 24 | Crédito: --

Inovação e Empreendedorismo

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Inteligência Competitiva

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Lean Startup

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Marketing de Conteúdo em Mídias Sociais

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Marketing Digital e Growth Hacking

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Mercado Asiático e Oceania

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Mercado Europeu

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Mercado Norte Americano

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Mercado Sul Americano

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Modelos de Gestão

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Mudança Organizacional

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Ocultação de Bens, Direitos ou Valores

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Pesquisa de Mercado

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Planejamento e Gestão Estratégica

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Planejamento e Gestão Orçamentária

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Planejamento Estratégico de Marketing

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Planejamento Tributário

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Planejamento Tributário

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Política MacroEconômica

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Práticas Contábeis Internacionais e Societárias

Carga horária: 24 | Crédito: --

Prevenção de Riscos Tributários e Trabalhistas

Carga horária: 24 | Crédito: --

Pricing – Custos e Formação de Preços

Carga horária: 24 | Crédito: --

Promoção de vendas e Visual Merchandising

Carga horária: 24 | Crédito: --

Proposta de Valor e Modelos de Negócios Digitais

Carga horária: 24 | Crédito: --

Recrutamento e Seleção

Carga horária: 24 | Crédito: --

Relações Trabalhistas e Sindicais

Carga horária: 24 | Crédito: --

Remuneração

Carga horária: 24 | Crédito: --

Sistema Financeiro e Mercado de Capitais

Carga horária: 24 | Crédito: --

Sistema Financeiro Internacional, Tributos internacionais, legislação Aduaneira e control

Carga horária: 24 | Crédito: --

Sistema Tributário Nacional

Carga horária: 24 | Crédito: --

Strategic Negotiation

Carga horária: 24 | Crédito: --

Sustentabilidade Empresarial

Carga horária: 24 | Crédito: --

Técnicas de Negociação

Carga horária: 24 | Crédito: --

Tributos Comércio Exterior

Carga horária: 24 | Crédito: --

Tributos Diretos

Carga horária: 24 | Crédito: --

Tributos Indiretos

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Valuation

Carga horária: 24 | Crédito: --

Visão Geral de Projetos

Carga horária: 24 | Crédito: --

Escola de Negócios

Investigação, atuação sistêmica, empreendedorismo e liderança. Essas são características imprescindíveis para os profissionais que pretendem atuar em um mercado em contínua transformação, criando soluções inovadoras para novos e antigos problemas, otimizando o uso de recursos para gerar resultados sustentáveis para indivíduos e organizações.

Na escola de Negócios da PUCPR o estudante encontra o respaldo de professores formados nas melhores escolas de negócios do mundo. Em um ambiente multicultural composto por estudantes de diversas nacionalidades, o aprendizado acontece com o suporte de uma completa infraestrutura, levando a formação profissional para além das paredes das salas de aula.

Conheça a Escola
Cidade / Câmpus

Curitiba - Câmpus Curitiba

Modalidade

Presencial Flex

Duração

Até 14 meses

Mensalidade

R$ 650,00

Status

Inscrições abertas