CCURSOS

Gestão e atenção intersetorial à obesidade na infância e adolescência

Especialização / Pós-graduação

O curso foi desenvolvido nas perspectivas teóricas da intersetorialidade e interprofissionalidade na atenção de saúde e educação e referenciado em metodologias ativas de aprendizagem, tendo como objetivos principais a formação de gestores técnicos que atuam na integralidade do cuidado à obesidade, estimulando a articulação de serviços de saúde, desenvolvendo tecnologias voltadas ao diagnóstico e sistematizando a produção de conhecimento e educação em saúde.

Por que fazer PUCPR?

A especialização em Gestão e atenção intersetorial à obesidade na infância e adolescência da PUCPR traz uma equipe multiprofissional de docentes com experiência comprovada em amplas áreas de conhecimento como a Medicina, Psicologia, Nutrição, entre outras. Todos os profissionais que compõem o quadro são reconhecidos no desenvolvimento de atividades específicas que têm por tema principal o tratamento de Transtornos Alimentares

Público Alvo

Profissionais de saúde envolvidos com a gestão em estratégias de políticas públicas ou atenção clínica e educacional envolvendo a questão da obesidade na infância e adolescência, preferencialmente enfermeiros, profissionais de educação física, médicos, nutricionistas, pedagogos, professores e educadores populares que atuem com crianças e/ou adolescentes com obesidade.

Mercado de atuação

A condição alimentar-nutricional tem ganhado relevância cada vez maior não somente no campo técnico da saúde, seja nas dimensões coletiva e individual, como também vem se apresentando como uma necessidade prioritária de integração com outros campos de apoio relativos à educação para o auto cuidado na infância e adolescência, ao fomento de acesso no que tange aos modos e estilos de vida saudáveis. Ou seja, a oferta dessa temática no nível de Pós-Graduação representa uma iniciativa voltada à qualificação da força de trabalho tanto para a gestão como atenção à obesidade infantil e adolescente, numa inovadora perspectiva intersetorial, que busca valorizar e fortalecer modelos de trabalho interprofissionais, estimulando formação e educação permanente de profissionais de saúde e educação atuantes nos setores público e privado.

Cyntia Erthal Leinig

Coordenação

Maria Teresa Gomes de Oliveira Ribas

Coordenação

Bruno Campagnolo de Paula

Docentes

MSc. Bruno Campagnolo de Paula. Possui graduação em Engenharia de Computação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2002), Especialização em Jogos de Computador (UP) e Mestrado em Informática (PUCPR) Atualmente é professor da Pontifícia Universidade Católica do Paraná e Coordenador do Curso de Tecnologia em Jogos Digitais da mesma, atuando principalmente nos seguintes temas: Inteligência Artificial, Sistemas Especialistas, Inteligência Artificial para Games, Desenvolvimento de Jogos, História dos Jogos.

Christiano Francisco dos Santos

Docentes

Doutorando no programa de pós-graduação em ciência da saúde PUCPR. Mestre em tecenologia e saúde PUCPR. Especialista em treinamento desportivo. Professor da Pontificia Univiersidade Católica do Paraná. Tutor da residência multiprofissional PUC-PR.

Cloves Antonio de Amissis Amorim

Docentes

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Paraná (1989).Especialista em Didática pela PUCPR (1991), Especialista em Bioética pela PUCPR (2003). Mestrado em Educação PUCPR (2012). Doutor em Educação – PUCPR(2017). Atualmente é professor Titular da Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Tem experiência na área de Psicologia Hospitalar (Psico-Oncologia), Psicologia da Religião e da Espiritualidade, na área de Psicologia Educacional, com ênfase em Análise Experimental do Comportamento, atuando principalmente nos seguintes temas:Bioética, Bullying, Sindrome de Burnout, Estresse em professores e em Enfermeiros..Editor da Revista Psicologia Argumento.

Cyntia Erthal Leinig

Docentes

Flavia Auler

Docentes

Bacharel em Nutrição pela (UFSC), Especialista em Nutrição Clínica (ASBRAN), Mestre em Alimentos e Nutrição (UNICAMP), Doutora em Ciências da Saúde (UEM), com aperfeiçoamento na Universidade de Coimbra. Professora Titular do Curso de Nutrição (PUCPR), Coordenadora do Curso de Nutrição (PUCPR), Líder do Grupo de Pesquisa em Ciências da Nutrição (GEPECIN), Coordenadora da Liga Acadêmica em Nutrição Social (LANUTRIS), Pesquisadora do Estudo de Coorte Materno Infantil de Curitiba (COOSMIC). Voluntária do Projeto Rondon.

Ivone Mayumi Ikeda Morimoto

Docentes

Bacharel em Nutrição (UFPR). Mestre em Engenharia de Produção (UFSC). Professora Adjunta, membro do Núcleo de Excelência Pedagógica da Escola de Ciências da Vida – PUCPR. Prêmio Professor Destaque do CREARE, Professora adjunta do Curso de Nutrição (PUCPR), membro do Grupo de Pesquisa em Ciências da Nutrição (GEPECIN).

Magda Rosa Ramos da Cruz

Docentes

Bacharel em Nutrição (UFPR). Mestre em Tecnologia em Saúde (PUCPR). Doutorado em Clínica Cirúrgica (UFPR). Nutricionista da Clínica Alcides Branco e professora assistente do Curso de Nutrição (PUCPR), responsável pelos ambulatórios de cirurgia bariátrica e de nutrição esportiva.

Maria Teresa Gomes de Oliveira Ribas

Docentes

Rosane de Mello Santo Nicola

Docentes

Doutoranda em Educação (PUCPR), Mestre em Educação (PUCPR) e graduada em Letras (UFPR). Professora do curso de Letras da PUCPR. Membro fundador do Centro de Ensino e Aprendizagem (CrEAre) da PUCPR, responsável pela formação continuada de professores de graduação no período de 2015 a setembro de 2018, quando orientou a elaboração de currículos por competência em mais de 50 NDEs de cursos de graduação da instituição. Atualmente, orienta a elaboração de currículos e planos de ensino por competência de dez cursos de graduação na modalidade EaD da PUCPR.Editora-chefe da Editora Champagnat (PUCPR) de 2012 a 2015. Coordenadora do Eixo de Língua Portuguesa da Escola de Educação e Humanidades da PUCPR de 2013 a 2015. Coordenadora do curso de especialização em Desenvolvimento Editorial com Ênfase em Materiais Didáticos (PUCPR). Em educação, realiza estudos sobre organização curricular numa abordagem por competências. Em linguística aplicada, realiza estudos sobre gêneros textuais e revisão de textos nos domínios editorial e escolar, atuando na formação docente inicial e continuada da educação básica e superior.

Abordagem Psicossocial E Comportamental Na Atenção À Obesidade Na Infância E Adolescência

Carga horária: 12 | Crédito: --

Atenção Interprofissional E Organização Do Cuidado Na Atenção À Obesidade Na Infância E Adolescência

Carga horária: 12 | Crédito: --

Atividade Física Na Prevenção E Manejo Da Obesidade Na Infância E Adolescência

Carga horária: 12 | Crédito: --

Educação Popular em Saúde

Carga horária: 12 | Crédito: --

Evidências Científicas Da Fisiopatologia e do Cuidado Nutricional Da Obesidade Em Crianças E Adolesc

Carga horária: 24 | Crédito: --

Impacto Da Intervenção Cirúrgica Para Tratamento Da Obesidade Em Crianças E Adolescentes

Carga horária: 12 | Crédito: --

Matriciamento: Protocolos Compartilhados Para Integralidade Na Obesidade

Carga horária: 12 | Crédito: --

Métodos De Pesquisa

Carga horária: 12 | Crédito: --

Obesidade E A Relação Alimentação, Ambiente, Sociedade E Cultura

Carga horária: 12 | Crédito: --

Pedagogia Da Autonomia: Princípios Da Educação Promotora De Saúde, Autocuidado E Socialização Em Obe

Carga horária: 24 | Crédito: --

Políticas Públicas Em Alimentação E Nutrição: Intervenções E Intersetorialidade (parte 1: Promoção À

Carga horária: 24 | Crédito: --

Políticas Públicas Em Alimentação E Nutrição: Intervenções E Intersetorialidade (parte 2: Vigilância

Carga horária: 24 | Crédito: --

Práticas Integrativas Complementares Na Atenção À Obesidade Na Infância E Adolescência

Carga horária: 12 | Crédito: --

Práticas Interprofissionais Orientadas

Carga horária: 108 | Crédito: --

Seminários Avançados

Carga horária: 24 | Crédito: --

TCC – Gestão e atenção intersetorial à obesidade na infância e adolescência

Carga horária: -- | Crédito: --

Tecnologias Sociais, Na Educação E Em Saúde: Gamificação na Prevenção E Enfrentamento Da Obesidade N

Carga horária: 12 | Crédito: --

Terapia Cognitivo Comportamental Em Obesidade Na Infância E Adolescência

Carga horária: 12 | Crédito: --

Escola de Ciências da Vida

A Escola de Ciências da Vida da PUCPR oferece uma formação integral e transdisciplinar, que viabiliza a compreensão integrada das temáticas ligadas à saúde. O estudante torna-se um profissional atento aos desafios impostos pelo crescimento populacional e a intensa utilização dos recursos naturais.

A saúde humana, a dos demais seres vivos e a do meio ambiente são indissociáveis e necessitam de equilíbrio. É neste contexto que nasce o moderno conceito de Saúde Única, que traz em sua essência a vontade de transformar o mundo em um lugar melhor, compreendendo a interdependência entre os seres humanos, os animais e o meio ambiente.

Conheça a Escola
Cidade / Câmpus

Curitiba - Câmpus Curitiba

Modalidade

Presencial

Duração

Até 19 meses

Mensalidade

R$ 420,00

Status

Inscrições abertas