Gestão de Projetos em Engenharia

Especialização

O curso toma por base o PMBoK, referencial de gestão de projetos do PMI, para estruturar sua linha condutora, fornecendo uma visão geral de todas as áreas do conhecimento (escopo, tempo, custos, qualidade, recursos humanos, aquisições, riscos, comunicação e integração) dentro dos grupos de processo (iniciação, planejamento, execução, controle e encerramento) abordadas pelo mesmo. A partir dessa visão, busca-se aprofundar os principais pontos e dificuldades encontrados por profissionais envolvidos com projetos de engenharia na condução destes, como, por exemplo: a definição e o gerenciamento do escopo e dos requisitos; a avaliação da viabilidade técnica, econômica e financeira; o planejamento e controle do tempo e dos custos; a contratação de fornecedores e a formação, capacitação e controle da equipe; o controle e garantia da qualidade; a identificação e avaliação de cenários de desenvolvimento e o tratamento dos riscos associados ao projeto; e a documentação de todas as atividades e fases do projeto. O curso busca, assim, apresentar ferramentas e técnicas que possam ser aplicadas nessas situações, fornecendo uma visão sistêmica da gestão de projetos em engenharia e mostrando sua relação e seu impacto em outras áreas de uma empresa como compras, marketing e vendas, entre outras.

Profissionais envolvidos com projetos nas diversas áreas da engenharia, independentemente de sua experiência, que buscam conhecimentos mais aprofundado de ferramentas e técnicas para a obtenção de melhores resultados como gestores ou executores de projetos em suas diferentes fases (concepção, inicação, planejamento, execução, controle e encerramento).

Juliano Munik

Escola Politécnica

A Escola Politécnica da PUCPR oferece o que há de mais moderno em termos de tecnologia e projeto pedagógico. Desde a estrutura de apoio à aprendizagem até o fomento à ação empreendedora, o objetivo é proporcionar ao estudante a qualificação e a autonomia necessárias para que busque uma formação permanente ao longo da carreira.

O desenvolvimento cada vez mais acelerado do mundo exige agentes preparados para pensar e promover um progresso sustentável. O uso da tecnologia otimiza a evolução e demanda profissionais altamente qualificados para encarar os desafios propostos por um cenário em constante mudança. O estudante que opta por estudar as diversas áreas ligadas à Engenharia e à Informática adquire o conhecimento para ser um agente de transformação positiva da realidade, combinando técnica, ciência e ética.

Até 25 meses