Análise de Crédito
Carga horária: 24 | Crédito: --
Conceitos e princípios fundamentais em crédito. Crédito para pessoa física. Crédito para pessoa jurídica. As demonstrações financeiras como ferramenta de análise de crédito. Garantias pessoais e reais. Classificação do risco de crédito ratings públicos e privados. Políticas de cobrança e recuperação de crédito.
Análise de Projetos e Investimentos
Carga horária: 24 | Crédito: --
Métodos de Avaliação de Investimentos: TIR, MTIR, VPL, Valor Futuro, Payback; Avaliação por fluxo de Caixa Descontado; Análise Financeira e Econômica Avançada: Análise de Sensibilidade; Análise de Monte Carlo; Construção de Cenários; Viabilidade de Projetos em moeda constante e nominal.
Análise Fundamentalista e Técnica
Carga horária: 24 | Crédito: --
Ciclos de negócio e setores industriais. Estimação de taxas de retorno da indústria. Análise da indústria por múltiplos. Teoria de Dow e conceito básico de tendência. Conceito de suporte e resistência. Linhas indicativas de tendência. Formações de continuação de tendência. Teoria de Elliot. Figuras de Candlestick.
Análise Mercadológica
Carga horária: 24 | Crédito: --
Importância e finalidade da Pesquisa de Marketing; Pesquisa e Sistema de Informação de Marketing (SIM); Método científico aplicado à Pesquisa em Marketing; Projeto de Pesquisa; Processo de pesquisa; Técnicas de Coleta e de Análise de Dados.
Auditoria Tributária
Carga horária: 24 | Crédito: --
Proporcionar conhecimentos específicos em contabilidade e auditoria tributária, abrangendo: Plano de Contas Fiscal; Registros contábeis; fiscais e livros obrigatórios; compensação de Prejuízos; Demonstrações Contábeis e Declarações Fiscais; Auditoria Fiscal; Registros e reflexos tributários de Provisões e remunerações indiretas; Registros e reflexos de tributos discutidos judicialmente; revisão dos tributos diretos e indiretos;
Avaliação de Desempenho
Carga horária: 24 | Crédito: --
Gestão de desempenho; Vantagens e limitações da gestão de desempenho. Construção de um sistema integrado de gestão de desempenho. Etapas do planejamento: diagnóstico; construção do instrumental; implantação divulgação interna do processo e dos instrumentos e validação. Aplicação dos instrumentos. Treinamento dos avaliadores. O gerente como gestor do desempenho.
Balanced Score Card – BSC: Ferramenta de Gestão
Carga horária: 24 | Crédito: --
Balanced Scorecard (BSC). Perspectivas do BSC, Fases para implantação do BSC, Avaliação de desempenho pelo BSC.
Banking Lab
Carga horária: 24 | Crédito: --
Sistema de inovação de software específico.
Branding (Gestão Estratégica de Marcas)
Carga horária: 24 | Crédito: --
A evolução do uso de marcas; Identidade e Imagem percebida; O conceito de valor aplicado a marca; Arquitetura de marcas; Extensão de marca.
Business Simulation
Carga horária: 24 | Crédito: --
Entendimento da técnica de simulação empresarial, com a utilização de sistemas computacionais. Desenvolvimento de projetos práticos de simulação computacional. Entendimento dos aspectos práticos e técnicos da modelagem computacional, especialmente na questão da Simulação, e sua influência nos principais vetores de competitividade.
Cálculo Financeiro
Carga horária: 24 | Crédito: --
O valor do dinheiro no tempo. Séries regulares com e sem carências. Perpetuidades. Sistemas de amortização (PMT, SAC). Análise de projetos de investimento: fluxos de caixa descontados, taxa de desconto ajustada ao risco, análise riscoretorno (VPL, VPLa, TIR, TIRM, Payback, IBC, ROIA, Fischer, Simulação). Estrutura ótima de capital. Capital de giro.
Canais de Marketing e Trade
Carga horária: 24 | Crédito: --
Alinhamento Estratégico entre Marketing e Logística; Canais de Marketing e as Operações de Distribuição; Armazenamento Eficiente e Gestão de Transportes; Logística e Supply- Chain; Gerenciamento de Custos, Prazos e E-Business.
Compliance
Carga horária: 24 | Crédito: --
Compreender a importância estratégica do tema compliance nos ambientes organizacionais, analisando seus principais aspectos, identificando as normas, controles internos e externos, bem como, as políticas e diretrizes fundamentais para organizações que asseguram que este modelo de gestão cumpra os requisitos dos órgão reguladores e dos padrões exigidos para seu segmento de atuação.
Comportamento do Consumidor
Carga horária: 24 | Crédito: --
Propiciar ampla compreensão dos fatores que influenciam no processo de compra. A abordagem central é a de mostrar como os consumidores podem ser persuadidos pelas ações mercadológicas a priorizar a oferta de uma empresa frente à de outra. É indispensável ter obtido conhecimentos e habilidades nas disciplinas Fundamentos de Marketing, Estratégias de Comunicação e Preço, e nas de estatística.
Comunicação Integrada
Carga horária: 24 | Crédito: --
Mudanças no ambiente que têm alterado a forma das empresas comunicarem suas mensagens aos consumidores. Sendo assim, o enfoque da disciplina é trabalhar a comunicação integrada de marketing (CIM) e suas ferramentas, propaganda, promoção de vendas, marketing direto, venda pessoal e relações públicas, de forma detalhada, crítica e ética.
Controladoria Estratégica
Carga horária: 24 | Crédito: --
A Controladoria e as Funções do Controller. O sistema de Informação da Controladoria. Modelo e Processo de Gestão Empresarial. Balanced Scorecard: Sistema de Gestão Estratégica. Métodos de Avaliação de Performance Empresarial: EVA Economic Value Added (Valor Econômico Agregado). MVA Market Value Added (Valor de Mercado Agregado).
Controle Cambial
Carga horária: 24 | Crédito: --
Abertura da Economia Brasileira. Mercado de Câmbio: Manual, Sacado, Primário, Secundário, À vista, Futuro, Interbancário. Contrato de Câmbio. Posição de Câmbio: Comprada, Vendida, Nivelada, Por moeda. Operações com e sem Cobertura Cambial. Modalidades de Pagamento. Garantias Internacionais; Performance Standby, Advance Payment Standby, Commercial Standby, Bid Bond Standby. Mecanismos de Captação de Recursos Externos (Funding)
Cultura e Clima Organizacional
Carga horária: 24 | Crédito: --
Análise des fatores que influenciam no clima organizacional; Entendimento da dinâmica da cultura organizacional no comportamento do
indivíduo; A relevância da pesquisa de clima organizacional na geração demudança; Elaboração e Contribuições para uma Pesquisa de clima organizacional.
Custos e Formação de Preços
Carga horária: 24 | Crédito: --
Análise dos componentes econômicos, financeiros e mercadológicos dos preços de bens e serviços. Estabelecimento da política e determinação de preços: determinação da demanda; estimativa de custos; análise de custos, preço e oferta dos concorrentes; Seleção de métodos de determinação de preços; Seleção do preço final.
Design Thinking
Carga horária: 24 | Crédito: --
Conhecer as bases do design mindset e as competências do design como inerentes ao processo de inovação. Explorar as novas fronteiras entre a atividade de design e gestão, bem como sua abordagem interdisciplinar e criativa de entendimento e geração de soluções a situações problema. A disciplina busca mostrar que o entendimento dessas situações pode levar ao desenvolvimento de sistemas de produtos, serviços e novos negócios.
Direito Empresarial
Carga horária: 24 | Crédito: --
Organização e divisão judiciária. Direito societário. Direito contratual. Títulos de crédito. Contratos empresariais e microempresa e empresa de pequeno porte.
Educação Corporativa
Carga horária: 24 | Crédito: --
Educação no mundo, na realidade Brasileira e no contexto da sociedade do conhecimento; Educação nas Organizações; Educação Corporativa: conceito, histórico, contexto e tecnologias; Educação Corporativa; Gestão de Pessoas e Gestão das Organizações e Experiências de Sucesso em Educação Corporativa.
Ética
Carga horária: 12 | Crédito: --
Análise dos principais modelos éticos ocidentais, tais como: ética das virtudes aristotélica, ética da interioridade cristã, ética do dever kantiana, ética da responsabilidade de Hans Jonas e suas contribuições na formação humana, especialmente na profissional, de acordo com a missão marista (missão da PUCPR).
Execução da Estratégia
Carga horária: 24 | Crédito: --
Metodologia para transformar estratégias organizacionais em resultados. Análise sobre falhas na execução corporativa e suas causas. Princípios de eficácia para equipes responsáveis por atingir de metas desafiadoras. Pesquisa sobre empresas consideradas de alto desempenho.
Ferramentas de Gerenciamento de Projetos
Carga horária: 24 | Crédito: --
Controle integrado das mudanças. Análise do impacto das mudanças e ações de correção. Ciclo de Vida do Projeto. Processos de projetos. Project Management Canvas.
Finanças Comportamentais
Carga horária: 24 | Crédito: --
Teoria da Utilidade e comportamento racional (paradigma tradicional de Finanças); eficiência de mercado, anomalias e limites à arbitragem; interação entre Psicologia e Economia; vieses cognitivos e Teoria da Perspectiva; preferências temporais tradicionais e não-tradicionais; limites ao auto-interesse e ao auto-controle; comportamento do investidor individual.
Gerenciamento de Carteiras
Carga horária: 24 | Crédito: --
Os modelos CAPM e APT. Covariância e correlação. Retorno e risco de carteiras. Técnica de otimização de Markowitz. Value at Risk.
Gerenciamento de Riscos
Carga horária: 24 | Crédito: --
Estatística aplicada a finanças. Abordagem qualitativa e quantitativa dos riscos. Tipos de riscos. Métodos de previsão e gerenciamento de riscos.
Gestão de Aquisições
Carga horária: 24 | Crédito: --
Visão sistêmica de aquisições em projetos, decisões de fazer ou comprar, tipos de aquisições, definição e planejamento das aquisições, definição de fornecedores, definição de contratos, tipos de contratos, legislação brasileira sobre contratos, administração de contratos, aceitação.
Gestão de Ativos e Tesouraria
Carga horária: 24 | Crédito: --
Origens e aplicações de caixa; elaboração e interpretação de um fluxo de caixa; depreciação, vida útil de um ativo; a função de custos; custos fixos e variáveis; custos direto e indireto; custos de produção e distribuição; custos e administração; custo padrão.
Gestão de Carreira
Carga horária: 24 | Crédito: --
Fatores que levam ao sucesso pessoal; Capacidade; Estratégia; Desempenho; Sorte; Carreira; Definição e evolução; Tipos e estruturas da carreira; Carreira em linha; Carreira em rede; Carreira em paralelo ; Carreira em espiral; Carreira proteana; Gestão e planejamento de carreiras; O papel das pessoas na gestão de carreiras; Oportunidades e ameaças à carreira.
Gestão de Comunicação em Projetos
Carga horária: 24 | Crédito: --
Princípios de Comunicação. O processo da comunicação – comunicação verbal e não verbal, comunicação interpessoal e intrapessoal. Barreiras à comunicação eficaz. O processo de comunicação em grupo. A importância da inteligência emocional no processo da comunicação.
Gestão de Conflitos
Carga horária: 24 | Crédito: --
Definindo conflitos, administração de conflitos, processo do conflito, Fundamentos e técnicas de nego-ciação em conflitos; Feedback como ferramenta de gestão de conflitos e desenvolvimento de equipes.
Gestão de Escopo e Tempo
Carga horária: 24 | Crédito: --
Apresentar uma visão sistêmica da elaboração do escopo e do cronograma, a partir dos artefatos de iniciação do projeto, considerando os processos do PMBOK5. Elaboração dos planos de gerenciamento dos principais artefatos relacionados a escopo e de tempo. Estimativas duração das atividades. Métodos de cronogramação. Como integrar os conceitos de escopo e tempo com os demais artefatos de planejamento do projeto.
Gestão de Marketing
Carga horária: 24 | Crédito: --
Conceitos e definições essenciais à gestão de marketing; Orientação para o
Mercado; Comportamento do consumidor; Sistema de Informações de Marketing; Mix de Marketing: produto, preço, promoção e distribuição. Planejamento mercadológico (Produto / serviço.) Impacto das Variáveis de Preço. Custeio da área de Marketing. Força de vendas. Sistema de informações e acompanhamento do desempenho de Marketing.
Gestão de Operações
Carga horária: 24 | Crédito: --
A função operações (produção). O papel estratégico das operações. Estratégia de operações: conteúdo, processo e contexto. Dimensões competitivas das operações. Áreas de decisão de um sistema de operações. Elaboração de estratégias de operações. Modelos baseados em recursos e capacitações. Visão da manufatura. Funções dos sistemas de manufatura. Tipos de Sistemas de Produção. Etapas do planejamento da produção.
Gestão de Pessoas
Carga horária: 24 | Crédito: --
Análise des fatores que influenciam no clima organizacional; Entendimento da dinâmica da cultura organizacional no comportamento do
indivíduo; A relevância da pesquisa de clima organizacional na geração demudança; Elaboração e Contribuições para uma Pesquisa de clima organizacional.
Gestão de Produtos e Serviços
Carga horária: 24 | Crédito: --
“Etapas para lançamento de novos produtos; O ciclo de vida do produto; Estratégia para o ciclo de vida dos produtos; Análise do portfólio de
produtos.Gestão do marketing e o relacionamento por Serviços; Qualidade Percebida em Serviços; Pré-Venda e Pós-Venda; Gerência Estratégica de Serviços.”
Gestão de Riscos em Projetos
Carga horária: 24 | Crédito: --
Neste módulo serão trabalhados os processos de gerenciamento de riscos de um projeto, com o plano de gerenciamento de riscos, identificação, análises, resposta a riscos e a forma de fazer o monitoramento e controle dos mesmos. Serão apresentadas as técnicas necessárias para cada um dos processos de gerência de riscos bem como, instrumentos que auxiliam o gerente de projetos em todos os processos e a manter os riscos sob controle.
Gestão e Análise Financeira
Carga horária: 24 | Crédito: --
Importância da contabilidade num contexto gerencial. Normas Internacionais de Contabilidade IFRS/CPC; Estrutura e Análise das Demonstrações Contábeis; Desempenho Operacional; Elaboração e análise de relatórios gerenciais. Avaliação do desempenho empresarial a partir de indicadores financeiros. Elaboração e Análise do Fluxo de Caixa.
Gestão Estratégica
Carga horária: 24 | Crédito: --
Conceito de estratégia, Estratégica corporativa e de negócios. Processo estratégico: análise, formulação e implantação. Análise do Negócio. Análise do Ambiente: Macro e Setorial. Análise da Organização. Ambiente x organização. Formulação de estratégias. Indicadores e implantação de estratégias.
Gestão Estratégica de Custos
Carga horária: 24 | Crédito: --
Tipos de custos. Custeio de gestão. Análise complementar de preços de venda. Relação de gestão de custos com a realidade das empresas. Análise de resultado e tomada de decisão com base em custos. Métodos e Ferramentas de Custeio ABC (Custeio Baseado nas Atividades); ABM (Gestão Baseada nas Atividades); Target Costing (Custeio Alvo).
Gestão Integrada de Projetos
Carga horária: 24 | Crédito: --
Controle integrado das mudanças. Análise do impacto das mudanças e ações de correção. Ciclo de Vida do Projeto. Processos de projetos. Project Management Canvas.
Gestão por Competências
Carga horária: 24 | Crédito: --
Conceitos de competências organizacionais e individuais. Modelo de gestão por competências. Relação da gestão por competências com os processos de gestão de pessoas. Resultados da gestão por competências.
Gestão Tributária
Carga horária: 24 | Crédito: --
Transmitir informações sobre: Regularidade Fiscal; Elisão e Evasão fiscal e consequências tributárias; Avaliação dos tributos nos negócios; Créditos Tributários; Planejamento tributário nas organizações; Sonegação e consequências tributárias. Impostos na importação; Conhecimento dos Impostos: IPI, ICMS, PIS, COFINS e IRPJ.
Indicadores Estratégicos de RH
Carga horária: 24 | Crédito: --
Desenvolvimento e acompanhamento de sistemas de indicadores para as práticas de Gestão de Pessoas. Formas de acompanhamento do retorno sobre o investimento em programas de gestão de pessoas. Gestão estratégica de pessoas com Balanced Scorecard.
Inovação e Empreendedorismo
Carga horária: 24 | Crédito: --
” Inovação nas organizações; Gerenciando o processo da inovação. Processo inovador em cenários de mudança. Empresas de alto impacto; Os fundamentos do Empreendedorismo, tipos e etapas de desenvolvimento; o espírito empreendedor, principais características e atitudes;
como ele se desenvolve individual e coletivamente nas organizações; cases de sucesso e fracasso, dentro de um contexto de forte competitividade e incertezas dos mercados. ”
Inteligência Competitiva
Carga horária: 24 | Crédito: --
Sistema de inteligência Competitiva; Contexto da Mudança com a Tecnologia da Informação; Contexto Organizacional; Monitoramento Ambiental; Gestão da Informação; Sistemas de Informação Gerenciais; Noções de Bancos de Dados (SGBD): Linguagens e Interfaces. Modelo relacional: álgebra relacional, Linguagens de consulta. Modelagem, Projeto Lógico e Físico. Ferramentas de Projeto.
Laboratório de TCC
Carga horária: 12 | Crédito: --
Objetivos e formatos dos trabalhos de conclusão de curso: case, projeto de intervenção e artigo. Delineamento de problemas de pesquisa e diagnóstico de problemas gerenciais. Fontes acadêmicas para construção de referencial teórico. Princípios de metodologia: tipo de pesquisa, população e amostra, técnicas de coleta e análise de dados.
Liderança de Equipes de Alta Performance
Carga horária: 24 | Crédito: --
Desenvolvimento histórico do tema. Elementos e tipologia da Liderança. Etapas de formação de grupos e equipes. Papel do líder na formação de equipes de alta performance. A gestão de equipes com foco na liderança de resultados, com ênfase no empreendedorismo corporativo; o desenvolvimento de atitudes de liderança na equipe. Modelo de gestão baseado na liderança.
Logística Empresarial
Carga horária: 24 | Crédito: --
Conceitos da logística empresarial como diferencial competitivo; s conceitos e as principais decisões envolvidas nas diferentes etapas do fluxo de materiais bem como o sistema de informações que permite o controle destes fluxos; o relacionamento empresarial de redes de organizações, o Supply Chain Management, traduzidos pelas parcerias empresariais que permitem resultados ampliados aos participantes.
Marketing de Conteúdo em Mídias Sociais
Carga horária: 24 | Crédito: --
Aplicar o potencial do conteúdo estratégico nas mídias sociais e no ambiente de marketing, bem como ampliar a capacidade de gestão de anúncios publicitários nestas mídias. Habilitar o estudante a utilizar conteúdos disruptivos e que gerem engajamento nas tecnologias sociais com estratégias e táticas criativas de marketing e comunicação.
Modelos de Gestão
Carga horária: 24 | Crédito: --
Conceitos de gestão empresarial. Histórico dos modelos de gestão. Modelos contemporâneos de gestão empresarial. Análise, diagnóstico e estratégias de aperfeiçoamento do modelo de gestão empresarial. Variáveis organizacionais: poder, cultura, valores, indivíduos e estratégia. Modelo burocrático e suas disfunções.
Mudança Organizacional
Carga horária: 24 | Crédito: --
Análise e compreensão dos processos de mudança organizacional à luz das principais teorias e refletir sobre questões éticas e metodológicas. Organização e Mudança: concepções ontológicas e epistemológicas; Mudança organizacional: Conceito e estrutura de análise; Mudança organizacional: Abordagens teóricas; Mudança organizacional: ideologia, ética e justiça; Mudança organizacional contínua.
Ocultação de Bens, Direitos ou Valores
Carga horária: 24 | Crédito: --
Economia do Crime, Princípios da Ocultação de Bens, Direitos ou Valores, Principais Crimes no Brasil , Instituições Reguladoras de Controle e Investigação.
Pesquisa de Mercado
Carga horária: 24 | Crédito: --
Métodos de Previsões. Atributos do Comportamento do Consumidor. Análise do Orçamento Familiar. Análise do Consumo. Análise da Demanda. Análise Econométrica em Marketing.
Planejamento e Gestão Orçamentária
Carga horária: 24 | Crédito: --
Orçamento e as funções da gestão. Orçamento: vantagens, limitações e aplicação nos diversos tipos de empresas. Elaboração do orçamento. Planejamento e controle administrativo através do orçamento. Planejamento e controles orçamentários de vendas. Planejamento e orçamento na área de produção. Controle das despesas. Orçamento variável. Controle dos custos. Funcionamento do orçamento. Técnicas empresariais.
Planejamento Estratégico de Marketing
Carga horária: 24 | Crédito: --
Gestão estratégica orientada para o mercado; Processo de planejamento de marketing; Análise de portfólio; Análise setorial: concorrentes, clientes e outros stakeholders; Determinação de objetivos e estratégias de marketing; Segmentação de Mercado; Posicionamento competitivo; Plano de marketing; Decisões sobre o mix de marketing; Auditoria e Métricas de Marketing.
Planejamento Tributário
Carga horária: 24 | Crédito: --
Transmitir Informações sobre: Regularidade Fiscal; Elisão Fiscal e Evasão Fiscal e Consequências tributárias; Sonegação e Consequências tributárias; Fluxo de Caixa Fiscal; Créditos tributários; Planejamento tributário nas organizações.Transmitir Informações sobre: Regularidade Fiscal; Elisão Fiscal e Evasão Fiscal e Consequências
Política MacroEconômica
Carga horária: 24 | Crédito: --
Métodos de Avaliação de Investimentos: TIR, MTIR, VPL, Valor Futuro, Payback); Avaliação por fluxo de Caixa Descontado; Análise Financeira e Econômica Avançada: Análise de Sensibilidade; Análise de Monte Carlo; Construção de Cenários; Viabilidade de Projetos em moeda constante e nominal.
Práticas Contábeis Internacionais e Societárias
Carga horária: 24 | Crédito: --
Identificar, mensurar e evidenciar eventos econômicos complexos e seus reflexos na contabilidade societária e internacional para fins de divulgação externa.
Prevenção de Riscos Tributários e Trabalhistas
Carga horária: 24 | Crédito: --
Neste módulo serão abordados os seguintes temas: Conhecimento da Prática do Due Diligence. Previsão dos riscos, acompanhamento e revisão dos processos contábeis. Identificação dos riscos, acompanhamento e revisão das rotinas Tributárias e trabalhistas. Avaliação dos riscos em processos de reorganização societária. Apresentação de soluções aos possíveis riscos operacionais.
Pricing
Carga horária: 24 | Crédito: --
Técnicas de estabelecimento de preços em função da disponibilidade da renda do consumidor e as ações dos concorrentes para conquistá-lo. A abordagem concentra-se na tomada de decisões em ambientes onde o mercado é altamente competitivo e que exige uma atenção muito grande para se fixar preços dos produtos e serviços.
Processo de Desenvolvimento da Estratégia
Carga horária: 24 | Crédito: --
Fundamentos da Gestão Estratégica. Instrumentos da Gestão Estratégica. Cenários. Análise de Negócio. Processo Estratégico: diagnóstico estratégico; formulação de estratégias; implementação do processo; desempenho organizacional.
Promoção de Vendas e Visual Merchandising
Carga horária: 24 | Crédito: --
Técnicas visuais de disposição de produtos e marcas em ambientes físicos (lojas físicas) e virtuais (lojas online) conjuntamente com a colocação de produtos em consumidores referência para promoção de marcas e comportamento de consumo. Visual Merchandising, Design de Vitrine, Teoria de Cores e Formas (Gestalt), Fluxo de Loja Online e Offline, Product Placement, Publicidade, Comunicação Visual e Comportamento do Consumidor.
Recrutamento e Seleção
Carga horária: 24 | Crédito: --
A importância do processo de provisão de pessoal para os resultados organizacionais; O mercado de trabalho e de Recursos Humanos na atualidade; O Planejamento na área de Recursos Humanos; O recrutamento de pessoal; A seleção de pessoal; Aspectos Legais que envolvem o Recrutamento e a Seleção.
Relações Trabalhistas e Sindicais
Carga horária: 24 | Crédito: --
A História do sindicalismo A Revolução industrial a e a questão social ? A Luta de classes ? as principais doutrinas sindicais: anarquismo, sindicalismo cristão, socialista, marxista e de Estado. O Direito coletivo do trabalho. Divisões ou ramos do direito coletivo, direito sindical a organização sindical estrutura sindical brasileira. Categorias: econômica profissional e diferenciada. Unicidade sindical.
Remuneração Estratégica
Carga horária: 24 | Crédito: --
Mudança no contexto empresarial e necessidade de novas formas de remuneração. Objetivos do sistema de remuneração. Tendências da remuneração no Brasil e no mundo. Componentes da remuneração: sistemas tradicionais versus sistemas avançados. Componente fixo: remuneração funcional; remuneração por habilidades e competências, Remuneração variável: participação acionária e participação nos resultados.
Sistema Financeiro e Mercado de Capitais
Carga horária: 24 | Crédito: --
Visão Geral do sistema financeiro e do mercado de capitais no Brasil. Política Econômica e seus instrumentos e efeitos no mercado financeiro; Origem da moeda e dos bancos; Principais bolsas, instituições, produtos e serviços financeiros. Mudanças e inovações na indústria bancária. Serviços bancários.
Sistema Financeiro Internacional
Carga horária: 24 | Crédito: --
Apresentação do sistema financeiro internacional entendendo-o como parte do sistema mais amplo das relações internacionais, além de discutir seus principais elementos constitutivos, serão analisadas as orientações teóricas que ajudam a compreender e interpretar o significado e o sentido dos fluxos de recursos financeiros entre as economias.
Sistema Tributário Nacional
Carga horária: 24 | Crédito: --
Princípios Constitucionais Tributários; Elementos fundamentais do Tributo; Imunidade e Isenção Tributária; Tipos de Tributos, Taxas, Contribuições e Exigibilidades, Federal, Estadual e Municipal; Tributos sobre Patrimônio, Movimentação Financeira: ITCDM; ITBI: ITR; IGF; IPTU; IPVA; CIDE; IOF; CPMF; Sistema Previdenciário Brasileiro e os Encargos Sociais; Tributos sobre a Renda das Pessoas Físicas; Incidências e Alíquotas
Sustentabilidade Empresarial
Carga horária: 24 | Crédito: --
Abordagem dos principais conceitos e fundamentos relativos à sustentabilidade empresarial, além das diferentes propostas e modelos que buscam incorporar aspectos socioambientais às estratégias e práticas das organizações.
TCC-Gestão de Negócios e Empreendedorismo
Carga horária: -- | Crédito: --
(null)
Técnicas de Negociação
Carga horária: 24 | Crédito: --
Introdução à negociação. Negociações integrativas. Negociações distributivas.Tensões fundamentais do processo de negociação. Dimensão comportamental da negociação. Gestão do processo de negociação. Como lidar com pessoas e situações difíceis
Tributos Comércio Exterior
Carga horária: 24 | Crédito: --
Transmitir conhecimentos específicos sobre Incoterms; custos na importação e da mercadoria importada, custos tributários e incidências dos impostos na importação, custos logísticos na importação, custos na exportação e formação do preço, Variações cambiais ativas e passivas no processo de exportação.
Tributos Diretos
Carga horária: 24 | Crédito: --
Imposto sobre serviços de qualquer natureza (ISS), contribuições programa de integração social (PIS), e contribuição social sobre o faturamento (COFINS), sistema cumulativo e não cumulativo aplicabilidade e contabilização; e compensação de tributos. Regimes de tributação para o imposto de renda da pessoa jurídica (IRPJ) e da contribuição social sobre o lucro líquido da pessoa jurídica (CSLL); RTT (regime tributário de transição).
Tributos Indiretos
Carga horária: 24 | Crédito: --
Imposto sobre produtos industrializados (IPI), Imposto sobre operações relativas à circulação de mercadorias e sobre prestações de serviços de transporte interestadual e intermunicipal e de comunicação (ICMS), e Imposto sobre serviços de qualquer natureza (ISS) quando considerado indireto. Aplicabilidade e contabilização; e Substituição Tributária.
Tributos Internacionais e Legislação Aduaneira
Carga horária: 24 | Crédito: --
Conceitos: portos, aeroportos e pontos de fronteiras alfandegados. Recintos alfandegados. Controle aduaneiro de veículos. Manifesto e conhecimento de carga. Administração aduaneira. Regimes aduaneiros. Fiscalização, controle e tributação das operações de comércio exterior.
Valuation
Carga horária: 24 | Crédito: --
Análise de Ambiente Empresarial. Projeções Financeiras; Custo de capital e avaliação; Avaliação de empresas em condições de risco; Múltiplos de valor de empresas; Fusões, aquisições e Opções Reais; CPC 01/IAS 36 Impairment test.
Visão Geral de Projetos
Carga horária: 24 | Crédito: --
Introdução à Gestão de Projetos. Ciclo de vida de Projetos. Processos de Projetos e áreas de conhecimento. Project Model Canvas. Alinhamento das competências da disciplina com a integração do projeto por meio de processos e as atividades relativas grupos de processos de gerenciamento de projetos, controle integrado das mudanças e análise do impacto das mudanças e ações de correção.