Gestão da produção e inovação na indústria de alimentos
Novo

Especialização / Pós-graduação

Nos últimos anos, o Brasil tem assumido a posição de maior potência mundial na produção de alimentos. Uma cadeia na qual todas as etapas demandam a atenção de profissionais efetivamente capacitados para assegurar uma produção de qualidade.
Mas, como qualquer ramo de negócio, a produção de alimentos também é impactada diretamente pelas inovações, seja na oferta de novos produtos e serviços, melhoria dos processos, otimização dos resultados, redução de custos, entre outras oportunidades.
A combinação de um setor tão tradicional como o da produção de alimentos, com as novas soluções tecnológicas, demanda aos profissionais atualização constante para oferecer ao mercado produtos de qualidade, seguros e inovadores, garantindo ao produtor seu potencial competitivo.

Por que fazer Gestão da Produção e Inovação na Indústria de Alimentos na PUCPR?

O curso de Gestão da Produção e Inovação na Indústria de Alimentos oferece ferramentas para formas profissionais aptos a planejar, implementar, executar ou supervisionar atividades ligadas às etapas do processo produtivo, além de incentivar a mudança postural na busca por oportunidades que transformem o conhecimento especializado em tecnologias e inovações na produção de alimentos.
Composto por 2 módulos, 1. Regulamentação, Qualidade e Segurança na Produção de Alimentos e 2. Gestão e Inovação na Indústria de Alimentos, e 20 disciplinas, promove a visão sistêmica, por meio da integração dos diversos setores da cadeia produtiva. Ao final, o estudante estará apto a analisar e otimizar processos produtivos, com enfoque no desenvolvimento de inovações, gerenciando projetos nas áreas de produção, controle de qualidade e pesquisa e desenvolvimento na indústria de alimentos.

Público-alvo

Profissionais que atuam ou buscam atuar nas indústrias de alimentos, incluindo engenheiros de alimentos, farmacêuticos, tecnólogos em alimentos, nutricionistas e técnicos em nutrição, engenheiros químicos, engenheiros de bioprocessos, químicos, biotecnologistas, biólogos e outras áreas afins.

Mercado de atuação

O egresso do Curso de Gestão da Produção e Inovação na Indústria de Alimentos é um profissional apto a avaliar e otimizar processos produtivos, com enfoque no desenvolvimento de inovações na indústria de alimentos, incluindo as áreas de produção, controle de qualidade, pesquisa e desenvolvimento e gestão de projetos.

Mauricio Bedim dos Santos

Keliani Bordin

Diana Thome Fachin

Evandro Jackson Redivo Nava

Fernando Bittencourt Luciano

Hermes Joao Inacio

Jaime Jose Rauber

Possui Graduação em Filosofia pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Bacharelado em 1995 e Licenciatura em 1996), Mestrado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1999) e Doutorado em Filosofia pela Universidade Federal de São Carlos (2013). A área de concentração no Mestrado e Doutorado é Ética. Atua como Professor Adjunto na Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em Ética, atuando principalmente nas seguintes áreas: Filosofia, Ética, Política, Ensino de Filosofia e Metodologias de Aprendizagem Ativa.

Jean Carlos de Matos

Joel Cordeiro Junior

ESPECIALIZAÇÃO / PÓS GRADUAÇÃO

Karin de Cristo Costa Echevenguá

Keliani Bordin

Laura Beatriz Karam

Possui graduação em Engenharia de Alimentos pela PUCPR, com mestrado em Ciências de Alimentos pela UEL e doutorado em Ciências de Alimentos pela UEL (2003). Atua como docente na área de alimentos e como consultora em indústria de alimentos, especialmente nas áreas de Boas Práticas de Fabricação e HACCP, com mais de 20 anos de experiência no setor.

Mauricio Bedim dos Santos

Valdemir Aleixo

Análise de alimentos (on-line com aulas ao vivo)

Análise sensorial de alimentos

Auditorias de Sistemas de Qualidade

Carga horária: 24 | Crédito: --

Boas Práticas de Fabricação, Procedimentos Operacionais Padronizados e Análise de Perigos e Pontos C

Controle estatístico de processo

Desenvolvimento de Novos Produtos

Design Thinking em Alimentos

Carga horária: 24 | Crédito: --

Determinação de vida de prateleira de produtos alimentícios

Carga horária: 24 | Crédito: --

Ética (on-line com aulas ao vivo)

Carga horária: 24 | Crédito: --

Food safety, Food Defense e gerenc. de riscos na prod. de alimentos (on-line com aulas ao vivo)

Gestão ágil de projetos

Gestão de Processos

Carga horária: 12 | Crédito: --

Inovação na Indústria de Alimentos (on-line com aulas ao vivo)

Lean Manufacturing aplicado à Industria de Alimentos

Licenciamento e Gerenciamento de Resíduos

Liderança e Gestão de Pessoas

Carga horária: 24 | Crédito: --

Marketing de Produtos Alimentícios (on-line com aulas ao vivo)

Planejamento Estatégico e Modelo de Negócios

Carga horária: 24 | Crédito: --

Regulamentação Sanitária Nacional e Intern. na Ind. de Alimentos (on-line com aulas ao vivo)

Carga horária: 12 | Crédito: --

Rotulagem de Alimentos (on-line com aulas ao vivo)

Câmpus Toledo

A PUCPR – Câmpus Toledo iniciou suas atividades em 2003, fruto de uma interação e de um acolhimento pela comunidade da região. A interação continua a ocorrer por meio da ação direta dos cursos de graduação e especialização nas diversas áreas de atuação, por meio de pesquisas e parcerias.

O Câmpus Toledo da PUCPR possui uma infraestrutura completa para atender às mais diversas áreas, com salas de aula equipadas, biblioteca, auditório, estacionamentos, laboratórios didáticos e de pesquisa. É composto pelos blocos Acadêmico e de Laboratórios, pela Clínica Veterinária Universitária, pela Unidade Experimental Agropecuária, pelo Núcleo de Prática em Psicologia e pelo Núcleo de Prática Jurídica.

Conheça o Câmpus

Toledo - Câmpus Toledo