CCURSOS

Gestão ágil de projetos em engenharia e indústria 4.0 (Seg. e Qua.)

Especialização / Pós-graduação

O curso de Gestão Ágil de Projetos em Engenharia e Industria 4.0 visa capacitar profissionais para que possam conceber, iniciar, planejar, controlar, executar, avaliar e encerrar projetos nas diversas áreas da engenharia, tendo como base uma forte visão sistêmica e da integração da engenharia com outras áreas e os conceitos e melhores práticas formuladas por diferentes referenciais teóricos de gestão de projetos e gestão de projetos em engenharia, como o PMBoK (Project Management Body of Knowledge) do PMI (Project Management Institute).

Por que fazer PUCPR?

A especialização em Gestão Ágil de Projetos em Engenharia e Industria 4.0 da PUCPR aprofunda os principais pontos e dificuldades encontrados por profissionais envolvidos com projetos de engenharia na condução destes, como, por exemplo: a definição e o gerenciamento do escopo e dos requisitos; a avaliação da viabilidade técnica, econômica e financeira; o planejamento e controle do tempo e dos custos; a contratação de fornecedores e a formação, capacitação e controle da equipe; o controle e garantia da qualidade; a identificação e avaliação de cenários de desenvolvimento e o tratamento dos riscos associados ao projeto; e a documentação de todas as atividades e fases do projeto.

Público Alvo

Profissionais envolvidos com projetos nas diversas áreas da engenharia (civil, elétrica, eletrônica, mecânica, computação, sanitária, ambiental, florestal, agrária, metalúrgica, de mineração, de produção e mecatrônica, dentre outras) e indústria 4.0, atuantes no mercado de trabalho e que buscam novos conhecimentos técnicos independentemente de sua experiência para poderem redirecionar sua atuação profissional como gestores ou executores de projetos em suas diferentes fases (concepção, iniciação, planejamento, execução, controle e encerramento) e que desejem obter um conhecimento mais aprofundado das ferramentas e técnicas aplicadas nessas fases para a obtenção de melhores resultados.

Mercado de atuação

As possibilidades do profissional são inúmeras, principalmente por ser especialista em um fenômeno recente, global e em constante transformação. Entre os principais locais de atuação estão indústrias do setor automotivo, têxtil, alimentício, da construção civil, químicas e petroquímicas etc. Com a formação, é possível atuar como especialista em logística, big data, programação de unidades de controles eletrônicos, análise de IoT, defesa digital, entre outros.

Juliano Munik

Coordenação

Doutorando e Mestre em Engenharia de Produção e Sistemas pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná PUCPR. Professor nas áreas de Gestão de Custos, Engenharia Econômica, Economia de Empresas e Gestão de Projetos.

André Luiz Gonçalves Pepino

Docentes

André Pepino é Senior Project Manager na Volvo Group Latin America – (Volvo Connectivity), possui graduação em Eng. Computação (UP), mestrado em Eng. Elétrica com ênfase em Sistemas Embarcados (UTFPR), MBA em Gestão de Projetos (FGV) e possui as certificações CSM (Scrum Master) e PMI-PMP (Project Management Professional).

Fernando Deschamps

Docentes

Fernando Deschamps possui graduação em Engenharia de Controle e Automação Industrial pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC, 2002), graduação em Administração de Empresas pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC, 2004), mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC, 2004) na área de concentração em Automação e Sistemas e doutorado em Engenharia de Produção e Sistemas pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR, 2013).

Gabriela Lobo Veiga

Docentes

Doutoranda em Engenharia de Produção e Sistemas, Mestre em Engenharia de Produção e Sistemas, MBA em Finanças e Graduada e Engenharia de Produção. Trabalhou com consultoria nas áreas de qualidade e estratégia e atua como professora na Escola Politécnica da PUCPR.

Gil Fabio de Souza

Docentes

Possui graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Santa Catarina (1994) e mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2001). Atualmente é professor convidado para o Curso de Pós-Graduação Latu Sensu, em Gerência de Projetos para Engenharia, da PUC-PR

Glauco Vinicius de Franca Furstenberger

Docentes

Graduado em Engenharia Industrial Elétrica pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (2000), especialização em Gestão de Negócios pela UFPE (2004) e mestre em Administração Estratégica pela PUCPR. Professor da PUCPR, em cursos de Especialização e MBA (Gestão de Negócios, Empreendedorismo e Inovação, Produção, Logística e Marketing) e em cursos de Graduação (Administração, Marketing e Design).

Juliano Munik

Docentes

Doutorando e Mestre em Engenharia de Produção e Sistemas pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná PUCPR. Professor nas áreas de Gestão de Custos, Engenharia Econômica, Economia de Empresas e Gestão de Projetos.

Leandro Ferraro Cubas

Docentes

Graduação em Engenharia Mecânica, Especialista em Gerenciamento de Projetos com conhecimento técnico avançado em projetos de tubulação.
Perfil integrador e experiência em projetos de grande porte.

Luiz Carlos Ribeiro Neduziak

Docentes | Lattes

Doutor em Desenvolvimento Econômico pela Universidade Federal do Paraná (PPGDE-UFPR). Concluiu a graduação em Economia pela Universidade Federal do Paraná (2008) e o mestrado em Economia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2012). Atualmente, tem-se dedicado à pesquisa empírica em Economia do Setor Público e em Finanças Públicas Regionais

Maury Nelson Antunes de Melo

Docentes

Maury Melo, engenheiro civil, graduado em 1977 pela UEM com especializações em Produtividade para a Construção Civil, em Engenharia de Software e em Gerenciamento de Projetos pela FGV.
Atualmente é doutorando pela PUCPR – Pontifícia Universidade Católica do Paraná em Engenharia

Odivany Pimentel Sales

Docentes

Gerente Sênior do PMO Corporativo da Telefônica/Vivo, tendo como principais responsabilidades a gestão de portfólio; seleção e aprovação de novos projetos; e gestão de programas e projetos estratégicos. Mestre em Engenharia de Produção e Doutorando pela PUC PR.

Rui Wagner Ribeiro Sedor

Docentes

Mestre em Gerenciamento por Projetos pela Universidade de Lille (França), Mestre em Administração pela Universidade Positivo, Especialista em Gerenciamento de Projetos pela Fundação Getulio Vargas (Brasil) e Graduado em Engenharia Elétrica pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (Brasil).

William Giordani da Silveira

Docentes

Engenheiro de produção com mestrado (MSc) e 10 anos de experiência em projetos de melhoria e inovação baseados no estilo japonês de gestão.

Análise Econômico-Quantitativa de Riscos

Carga horária: 24 | Crédito: --

Complexidade, Agilidade e Flexibilidade em Projetos

Carga horária: 24 | Crédito: --

Compras, Contratações e Aspectos Legais

Carga horária: 24 | Crédito: --

Empreendedorismo e Inovação em Projetos

Carga horária: 24 | Crédito: --

Engenharia Simultânea

Carga horária: 24 | Crédito: --

Ética

Carga horária: 16 | Crédito: --

Fundamentos da Gestão de Projetos

Carga horária: 24 | Crédito: --

Gestão da Comunicação

Carga horária: 24 | Crédito: --

Gestão da Qualidade em Projetos de Engenharia

Carga horária: 24 | Crédito: --

Gestão de Projetos Globais

Carga horária: 24 | Crédito: --

Gestão de Requisitos e Escopo

Carga horária: 24 | Crédito: --

Gestão Estratégica de Projetos

Carga horária: 24 | Crédito: --

Governança e Controle de Projetos

Carga horária: 24 | Crédito: --

Liderança em Projetos

Carga horária: 24 | Crédito: --

Metodologia Científica

Carga horária: 8 | Crédito: --

Planejamento, Programação e Orçamentação de Projetos

Carga horária: 24 | Crédito: --

TCC – Gestão Ágil de Projetos em Engenharia e Indústria 4.0

Carga horária: -- | Crédito: --

Escola Politécnica

A Escola Politécnica da PUCPR oferece o que há de mais moderno em termos de tecnologia e projeto pedagógico. Desde a estrutura de apoio à aprendizagem até o fomento à ação empreendedora, o objetivo é proporcionar ao estudante a qualificação e a autonomia necessárias para que busque uma formação permanente ao longo da carreira.

O desenvolvimento cada vez mais acelerado do mundo exige agentes preparados para pensar e promover um progresso sustentável. O uso da tecnologia otimiza a evolução e demanda profissionais altamente qualificados para encarar os desafios propostos por um cenário em constante mudança. O estudante que opta por estudar as diversas áreas ligadas à Engenharia e à Informática adquire o conhecimento para ser um agente de transformação positiva da realidade, combinando técnica, ciência e ética.

Conheça a Escola
Cidade / Câmpus

Curitiba - Câmpus Curitiba

Modalidade

Semipresencial

Duração

Até 23 meses

Mensalidade

R$ 550,00

Status

Inscrições abertas