cookie __utmz não existe
CCURSOS

Gerontologia
Novo

Especialização / Pós-graduação

O mundo envelhece e diante deste cenário surge a necessidade de formar Especialistas em Gerontologia, profissionais envolvidos com cuidados direcionados, adequados e humanizados, a fim de garantir que a população idosa mantenha sua dignidade e e independência funcional durante os últimos estágios da vida em Hospitais, Clínicas, Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPI) e Domicílios.

Por que fazer Gerontologia na PUCPR?

O curso de Pós Graduação em Gerontologia da PUCPR, além de contar com uma infraestrutura de ponta e desenvolver um enfoque biopsicossocial para o estudo do envelhecimento e saúde da pessoa idosa, agora é reconhecido pela Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG), o que demonstra preocupação da instituição com uma formação baseada em princípios éticos e profissionais. Dessa forma, com a conclusão da especialização na PUCPR, o estudante somará pontos na prova de títulos para se tornar Especialista em Gerontologia pela SBGG.

O curso Multiprofissional de Especialização em Gerontologia da PUCPR traz, além do seu enfoque biopsiciossocial, a possibilidade de agregar conhecimentos e troca de ideias com inúmeros especialistas na área da Saúde e Envelhecimento da Pessoa Idosa, para que o estudante seja e faça a diferença para uma população que cresce mundialmente.

O curso de Gerontologia é Semipresencial. As aulas teóricas acontecerão na modalidade online ao vivo, por webconferência, com atividades interativas entre os estudantes e professores. Você terá à sua disposição diversas ferramentas tecnológicas para suporte ao andamento das atividades, além de apoio no período de aulas com feedbacks coletivos e individuais, por parte dos professores, por meio das plataformas digitais

As atividades práticas presenciais estão previstas para iniciar em fevereiro de 2022.
Durante a pandemia de COVID-19, as disciplinas do curso serão ministradas em formato Hyflex, em que o professor ministra a aula de forma presencial aos estudantes, com transmissão ao vivo e simultânea por webconferência aos estudantes que não se sentirem confortáveis de participar presencialmente, bem como em toda estrutura disposta (Hospitais e Clínica Escola de Fisioterapia), necessários para a concretização dos objetivos de cada módulo, obedecendo sempre às mais recentes orientações dos Serviços de Vigilância Sanitária do município assim como mecanismos preconizados pela Instituição.

Público-alvo

Profissionais da saúde que desejam especializar-se em Gerontologia.

Mercado de Atuação

O profissional de saúde que se especializar em Gerontologia irá ampliar possibilidades de atuação num mercado de trabalho crescente e competitivo, carente de profissionais especializados, optando pelo uso da tecnologia associada prática clínica nas disfunções voltadas a estudo do envelhecimento e saúde da pessoa idosa, destacando sua integração numa equipe multidisciplinar.

MESTRADO

Luciano Alves Leandro

Coordenação

Fisioterapeuta graduado pela PUCPR em 2002; Especialista em Fisioterapia Geronto-geriátrica desde 2004 pelo Programa de Aprimoramento Profissional de Fisioterapia em Geriatria e Gerontologia (Bolsista FUNDAP) do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HCFMUSP); Especialista em Fisioterapia em Terapia Intensiva pela CESUMAR (Centro Universitário de Maringá); Mestre em Medicina Interna pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e Doutorando pelo mesmo Programa. Atualmente atua como Professor Assistente II na Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) e como pesquisador desempenha atividades na área da Gerontologia, Metabolismo Ósseo e Saúde Pública. Dentre suas linhas de pesquisa destacam-se: Gerontologia, Avaliação Funcional, Avaliação e Reabilitação do Equilíbrio Corporal e Reabilitação Gerontológica com ênfase nas doenças crônico-degenerativas.

sDeclaro que concordo com a coleta e tratamento dos meus dados pessoais pela PUCPR, com a finalidade de receber o retorno desta solicitação, de acordo com a LGPD e a Política de Privacidade e Proteção de Dados.

Escola de Ciências da Vida

A Escola de Ciências da Vida da PUCPR oferece uma formação integral e transdisciplinar, que viabiliza a compreensão integrada das temáticas ligadas à saúde. O estudante torna-se um profissional atento aos desafios impostos pelo crescimento populacional e a intensa utilização dos recursos naturais.

A saúde humana, a dos demais seres vivos e a do meio ambiente são indissociáveis e necessitam de equilíbrio. É neste contexto que nasce o moderno conceito de Saúde Única, que traz em sua essência a vontade de transformar o mundo em um lugar melhor, compreendendo a interdependência entre os seres humanos, os animais e o meio ambiente.

Conheça a Escola
Cidade / Câmpus

Curitiba - Câmpus Curitiba

Modalidade

Semipresencial

Duração

Até 20 meses

Mensalidade

R$ 449,00

Status

Inscrições abertas