cookie __utmz não existe
CCURSOS

Fruticultura
Novo

Especialização / Pós-graduação

O Curso de Especialização em Fruticultura da PUCPR visa aprimorar e ampliar as competências de profissionais atuantes no setor de produção de frutas que vem se expandindo e se especializando dentro do agronegócio, exigindo conhecimento em tecnologias específicas para obtenção de sucesso na atividade.

Por que fazer Fruticultura na PUCPR?

A especialização em Fruticultura da PUCPR está estruturada em 4 módulos nos quais serão trabalhados temas atuais e relevantes na fruticultura, desde a ação do profissional empreendedor, passando pelos sistemas e técnicas mais avançados de produção até o beneficiamento e a destinação final das frutas após a colheita. O resultado de aprendizagem obtido no curso permitirá aos profissionais formados atuar na fruticultura de forma tecnicamente correta, ambientalmente segura e economicamente viável, buscando a otimização e sustentabilidade da produção de frutas.

Público-alvo

O curso de Especialização em Fruticultura é destinado a profissionais ligados ao Agronegócio e demais atuantes em áreas relacionadas à produção de frutas, desde a concepção de um projeto de produção e uso de tecnologias avançadas no pomar até a colheita e a realização de boas práticas de pós-colheita para que a fruta ou produto final elaborado com frutas como matéria-prima chegue ao consumidor com segurança e sustentabilidade.

Mercado de Atuação

O profissional especialista em Fruticultura estará apto para atuar nas várias etapas do setor de produção de frutas no Brasil. Desenvolverá competências para planejar a propriedade inserida no agronegócio vinculado à produção de frutas e efetuar consultoria técnica dirigida. Realizará a seleção das melhores espécies e materiais genéticos adaptados a cada situação de cultivo por meio de critérios técnicos estará seguro para escolher e aplicar as tecnologias tradicionais e avançadas nos processos produtivos, com foco nas frutas de clima temperado. Na área pós-colheita adotará técnicas de beneficiamento de frutas e conhecerá os sistemas de armazenamento para entregar ao consumidor frutas com qualidade e segurança alimentar.

Critério de Classificação: Este curso possui processo seletivo, para finalizar sua inscrição, será necessário anexar seu currículo na ficha de inscrição.

DOUTORADO

Ruy Inacio Neiva de Carvalho

Coordenação

DOUTORADO

Agenor Maccari Junior

Docentes

Professor da Universidade Federal do Paraná desde 1993, nas disciplinas de Tecnologia de Produtos Agrícolas e Tecnologia de Alimentos (Graduação) e Tecnologia de Bebidas e Tecnologia de Fermentação (Pós-Graduação). Mestre em Tecnologia de Alimentos (UFPR) e Doutor em Engenharia Agrícola (UNICAMP).

DOUTORADO

Airton Rodrigues Pinto Junior

Docentes

Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal do Paraná (1991), Especialização em gestão e Liderança Universitária pela PUCPR (2014), Especialização em Marketing Digital pela Faculdade Metropolitana de Negócios (2020), Mestrado em Ciências Biológicas (Entomologia) pela Universidade Federal do Paraná (1994) e Doutorado em Ciências Biológicas (Entomologia) pela Universidade Federal do Paraná (1999). Atualmente é professor Titular e Coordenador do Curso de Agronomia da Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Tem experiência na área de Ciências Agrárias (Agronomia), com ênfase em Entomologia Agrícola, legislação e ética profissional para Agronomia, atuando principalmente nos seguintes temas: Manejo de plantas bioativas e aplicação de seus compostos na agropecuária; controle químico de insetos, inseticidas, armazenagem de grãos, produtos armazenados e manejo de pragas urbanas. Atuação como Conselheiro do CREA-PR na Câmara Especializada de Agronomia analizando processos decidindo, em grau de recurso, as questões enviadas à Câmara Especializada. Perito Judicial.

ESPECIALIZAÇÃO / PÓS GRADUAÇÃO

Bruno Pereira Quadros

Docentes

Eng. Agrônomo pela UFSM e com MBA em Gestão Empresarial pela FGV.

DOUTORADO

Fabiano Simões

Docentes

Graduado em Agronomia pela PUCPR (2004), Mestrado em Agronomia (Fruticultura de Clima Temperado) pela UFPel (2007) e Doutorado (2011, Co-tutela) pela UFPel em Fisiologia Vegetal e pela Université Blaise Pascal, Clermont-Ferrand, França, em Fisiologia e Genética Molecular. Atualmente é Professor da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul. Tem experiência na fruticultura de clima temperado e subtropical, atuando na fitotecnia, fisiologia e ecofisiologia de plantas frutíferas, relações hídricas e arquitetura hidráulica de plantas lenhosas.

DOUTORADO

Idemir Citadin

Docentes

Engenheiro Agrônomo, Mestre e doutor em Agronomia, Pós-Doutorado em Fisiologia Vegetal. Atua com pesquisa em fisiologia e melhoramento de plantas frutíferas de clima temperado, com ênfase em pessegueiro, macieira e videira.

DOUTORADO

Leo Rufato

Docentes

Professor Titular de Fruticultura da UDESC – Lages, atuando na fitotecnia, reguladores vegetais em pomicultura, cultura de tecidos, produção de mudas e lúpulo.

Luiz Antonio Biasi

Docentes

Graduado em Agronomia pela UFPR (1990), mestrado em Fitotecnia pela UFRGS (1993), doutorado em Agronomia pela ESALQ/USP (1996) e pós-doutorado sênior no Programa de Melhoramento de Uvas Muscadíneas da Universidade da Georgia (EUA). Professor Titular do Departamento de Fitotecnia e Fitossanidade e docente do Programa de Pós-Graduação em Agronomia UFPR atuando na área de fruticultura de clima temperado.

Mauro Brasil Dias Tofanelli

Docentes

Graduação e mestrado em Agronomia pela UFLA (Lavras-MG) e doutorado em Agronomia pela Unesp (Botucatu-SP). É Professor Associado II do Departamento de Fitotecnia e Fitossanidade UFPR (Curitiba-PR). Principal área de atuação é Fitotecnia/Fruticultura com ênfase à propagação e produção de frutíferas tropicais e subtropicais.

MESTRADO

Nayara Guetten Ribaski

Docentes

DOUTORADO

Newton Alex Mayer

Docentes

Engenheiro Agrônomo (FAEM/UFPel), com Mestrado, Doutorado e Pós-doutorado em Produção Vegetal (FCAV/UNESP). É pesquisador da Embrapa Clima Temperado (Pelotas-RS) e trabalha com os seguintes temas: frutíferas de caroço, seleção e avaliação de porta-enxertos, morte-precoce do pessegueiro, propagação e qualidade de mudas.

DOUTORADO

Pablo Georgio de Souza

Docentes

Bacharel em Engenharia Florestal pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (2005), Mestrado em Engenharia Florestal pela Universidade Federal do Paraná (2008), Doutorado em Engenharia Florestal pela Universidade Federal do Paraná (2013). Professor da UNISEP de 2008 a 2009. Professor Adjunto da Pontifícia Universidade Católica do Paraná – PUCPR desde 2010. Sócio da Empresa Florestal Sudoeste – Viveiro, Consultoria e Prestadora de Serviços, tem experiência nas áreas de Silvicultura, Desenvolvimento Rural, Fomento Florestal, Recursos Florestais e Engenharia Florestal, atualmente desenvolve pesquisas com Sistemas Agroflorestais e Desenvolvimento Rural Sustentável.

Renato Vasconcelos Botelho

Docentes

Graduado em Agronomia pela UNESP/Botucatu (1993), mestrado (1996) e doutorado (2002) em Agronomia (Horticultura) pela FCA-UNESP/Botucatu (1996), pós-doutor na seção de Fruticultura do Instituto Agronômico de Campinas (2003) e na Escola de Agrárias e Veterinária da Universidade de Bolonha, Itália (2013). É professor da UNICENTRO, em Guarapuava-PR, e pesquisa, principalmente, o controle alternativo de doenças de frutíferas, adubação, pós-colheita e dormência em sistema orgânico.

ESPECIALIZAÇÃO / PÓS GRADUAÇÃO

Ricardo Antonio Ayub

Docentes

Eng. Agr e mestre pela UFV, Diploma de Estudos Aprofundados pela Universite de RENNES I, França, Doutorado em Biologia Celular e Molecular pela ENSAT de Toulouse, França, Pos doc em Biotecnologia INP de Toulouse, França, Pos doc em Armazenamento de Frutos, KOB , Alemanha.

DOUTORADO

Ruy Inacio Neiva de Carvalho

Docentes

DOUTORADO

Sandra Regina Cabel

Docentes

DOUTORADO

Tiago Miguel Jarek

Docentes

MESTRADO

Valter Klein Junior

Docentes

Armazenamento de frutas

Carga horária: 24 | Crédito: --

Beneficiamento de frutas e agroindústrias

Carga horária: 24 | Crédito: --

Bioprospecção

Carga horária: 24 | Crédito: --

Cultivo de frutas de caroço: pêssego e ameixa

Carga horária: 24 | Crédito: --

Cultivo de fruteiras apoiadas: uva e quivi

Carga horária: 24 | Crédito: --

Cultivo de pomáceas: maçã e pera

Carga horária: 24 | Crédito: --

Desafio tecnológico: aplicação de tecnologias no pomar

Carga horária: 12 | Crédito: --

Desafio tecnológico: boas práticas pós-colheita e redução de perdas

Carga horária: 12 | Crédito: --

Desafio tecnológico: drones na produção integrada de frutas e consultoria

Carga horária: 12 | Crédito: --

Desafio tecnológico: pequenas frutas e migração de cultivos

Carga horária: 12 | Crédito: --

Ética

Carga horária: 24 | Crédito: --

Fruticultura 5.0: tecnologia e qualidade organizacional

Carga horária: 24 | Crédito: --

IOT: automação de processos e conectividade no pomar

Carga horária: 24 | Crédito: --

Marketing digital e inteligência de mercado

Carga horária: 24 | Crédito: --

Projetos e consultoria em fruticultura

Carga horária: 24 | Crédito: --

Qualidade de mudas e sistemas de implantação

Carga horária: 24 | Crédito: --

Tratos culturais na fruticultura temperada e tropical

Carga horária: 24 | Crédito: --
sDeclaro que concordo com a coleta e tratamento dos meus dados pessoais pela PUCPR, com a finalidade de receber o retorno desta solicitação, de acordo com a LGPD e a Política de Privacidade e Proteção de Dados.

Escola de Ciências da Vida

A Escola de Ciências da Vida da PUCPR oferece uma formação integral e transdisciplinar, que viabiliza a compreensão integrada das temáticas ligadas à saúde. O estudante torna-se um profissional atento aos desafios impostos pelo crescimento populacional e a intensa utilização dos recursos naturais.

A saúde humana, a dos demais seres vivos e a do meio ambiente são indissociáveis e necessitam de equilíbrio. É neste contexto que nasce o moderno conceito de Saúde Única, que traz em sua essência a vontade de transformar o mundo em um lugar melhor, compreendendo a interdependência entre os seres humanos, os animais e o meio ambiente.

Conheça a Escola
Cidade / Câmpus

Curitiba - Câmpus Curitiba

Modalidade

Online - Ao Vivo

Duração

Até 13 meses

Mensalidade

R$ 290,00

Status

Inscrições abertas