CCURSOS

Fisioterapia neurofuncional
Novo

Especialização / Pós-graduação

A Fisioterapia Neurofuncional, com apoio da tecnologia, tem contribuído de forma significativa para o atendimento de bebês a idosos com doenças neurológicas. Atuando de forma preventiva, curativa, adaptativa ou mesmo paliativa nas sequelas resultantes de danos ao Sistema Nervoso, abrange tanto o Sistema Nervoso Central como o Periférico, bem como doenças neuromusculares.

É do fisioterapeuta neurofuncional a responsabilidade de avaliação do paciente, diagnóstico cinético funcional, prescrição e realização de tratamento, além da decisão do momento de alta. Esse importante papel tem feito crescer a procura por profissionais especializados e atualizados aos novos conceitos da neurociência para atuar com fisioterapia neurofuncional nas áreas primária, secundária e terciária da saúde.

Por que fazer Fisioterapia Neurofuncional na PUCPR? 

O curso de Fisioterapia Neurofuncional da PUCPR aborda os avanços em Neurociências das áreas adulta e pediátrica, bem como as atualizações de seus antigos conceitos e as diversas terapias que surgiram a partir de novos paradigmas, principalmente o que entende a funcionalidade como principal objetivo dos pacientes.

O curso está estruturado em dois grandes módulos: (1) Neurociências e Sistema Sensório Motor, composto por 12 disciplinas capazes de proporcionar o reconhecimento da importância das Neurociências no processo de recuperação do paciente neurológico adulto e infantil; e (2) Reabilitação Neurofuncional, formado por 11 disciplinas por meio das quais o

fisioterapeuta estará capacitado para avaliar e aplicar conceitos e técnicas da Fisioterapia Neurofuncional em pacientes com distúrbios neurológicos, bem como realizar a integração com a equipe multidisciplinar.

Público-alvo

O curso é uma especialização voltada a profissionais que trabalham na área de Fisioterapia Neurofuncional, tanto no atendimento adulto quanto infantil, com foco nos avanços em Neurociências, atualizando antigos conceitos, bem como as diversas terapias que surgiram a partir de novos paradigmas.

Mercado de atuação 

O egresso do curso de Fisioterapia Neurofuncional é um profissional com conhecimento atualizado com os avanços da neurociência, capaz de atuar nas áreas primárias, secundárias e terciárias da saúde aplicando conceitos e métodos atuais e eficazes para o atendimento fisioterapêutico adulto e infantil.

Critério de Classificação: Este curso possui processo seletivo por meio de análise, para finalizar sua inscrição, será necessário anexar seu currículo na ficha de inscrição.

DOUTORADO

Cristiane Goncalves Ribas

Coordenação | Lattes

Possui graduação em Fisioterapia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1990), mestrado em Tecnologia em Saúde pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2006) e doutorado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2018). Atualmente é professor tempo parcial da Pontifícia Universidade Católica do Paraná, fisioterapeuta – AMCIP, professor do Centro Universitário UniDOM. Tem experiência na área de Fisioterapia e Terapia Ocupacional, com ênfase em Fisioterapia e Terapia Ocupacional, atuando principalmente nos seguintes temas: fisioterapia, desenvolvimento motor, paralisia cerebral, aprendizagem motora e atraso motor.

DOUTORADO

Ana Paula Cunha Loureiro

Coordenação

Possui graduação em Fisioterapia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1989) ,especialista em Fisioterapia em Gerontologia pela PUCPR (1991) e especialista em Neuro Funcional pelo CREFITO(2001), mestrado em Gerontologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2000), especialista em Biologia Celular e Tecidual pela UFPR (2008), Doutora em Ciências da saúde pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Atualmente é professor adjunto da Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Tem experiência na área de Fisioterapia , atuando principalmente nos seguintes temas: fisioterapia neurológica (ênfase em neurotraumatologia),fisioterapia hospitalar, gerontologia e hidroterapia.

DOUTORADO

Aline de Souza Pagnussat

Docentes

Possui graduação em Fisioterapia pela Universidade Federal de Santa Maria, Mestrado e Doutorado em Neurociências pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atualmente é Professora Associada da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA), professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Reabilitação e do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde da UFCSPA. Tem experiência na área de Fisioterapia, atuando principalmente nos seguintes temas: Neurociências, Análise de Movimento e Reabilitação Neurológica.

DOUTORADO

Ana Paula Cunha Loureiro

Docentes

Possui graduação em Fisioterapia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1989) ,especialista em Fisioterapia em Gerontologia pela PUCPR (1991) e especialista em Neuro Funcional pelo CREFITO(2001), mestrado em Gerontologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2000), especialista em Biologia Celular e Tecidual pela UFPR (2008), Doutora em Ciências da saúde pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Atualmente é professor adjunto da Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Tem experiência na área de Fisioterapia , atuando principalmente nos seguintes temas: fisioterapia neurológica (ênfase em neurotraumatologia),fisioterapia hospitalar, gerontologia e hidroterapia.

DOUTORADO

Ana Raquel Rodrigues Lindquist

Docentes

É professora associada, nível IV, do Departamento de Fisioterapia da UFRN. É Fisioterapeuta formada pela Universidade Federal da Paraíba, possui especialização em Avaliação Fisioterapêutica e mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte e doutorado em Ciências Fisiológicas pela Universidade Federal de São Carlos. Durante o Doutorado obteve bolsa "sandwich" (Capes) para realizar parte de seu doutorado na Freien Universität Berlin – Alemanha. Atua como professora no Curso de Especialização Materno-Infantil e no Programa de Pós Graduação em Fisioterapia da UFRN nos níveis de mestrado e doutorado. Desenvolve pesquisas relacionada à seguintes áreas: (1) Desenvolvimento neurosensóriomotor de crianças com e sem deficiência e análise de diferentes intervenções fisioterapeuticas na função, funcionalidade e participação; (2) Terapias baseadas no contexto e tradução do conhecimento na participação de crianças com deficiência; e (3) Avaliação, intervenção e tecnologias assistivas em sujeitos com disfunções neurológicas

DOUTORADO

André Luís dos Santos Silva

Docentes

Graduação em Fisioterapia (1993) e Doutorado em Fisioterapia – Universidad de Buenos Aires (2005). Este Programa de Doutorado é aprovado pelo Coneau – órgão equivalente à CAPES na Argentina- com conceito B (Acreditado y Categorizado B por la CONEAU, Resolución Nº 656/99) e equivalência Brasileira ao conceito 6 emitido pela CAPES. No Brasil, o diploma do doutorado foi revalidado pelo Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Clínica Médica da UFRJ, conceito 7 na CAPES (Proc. nº 23079.027269/07-57. Reg. MEC. nº 55240 Port. MEC/DOU 71/1977).
A linha de pesquisa de interesse é plasticidade vestibular, vertigem posicional paroxística Benigna (VPPB), fisioterapia vestibular e distúrbios do equilíbrio humano. Ampla experiência na área clínica e de pesquisa em Fisioterapia, com ênfase em avaliação e tratamento da vertigem e disfunções do equilíbrio. Certificação internacional em Reabilitação vestibular pela American Association Physical Therapy (APTA) e pela Emory University (The Dizziness and Balance Center at Emory, Atlanta, Georgia, EUA). Certificação internacional Avançada em Reabilitação vestibular pela University of Pittsburgh (EUA). Revisor dos periódicos: Journal of Vestibular Research (IOS press); Fisioterapia em Movimento (PUC-PR); Brazilian Journal of Physical Therapy (UFSCar); Clinics (USP); Journal of electromyography and kinesiology (International Society of Electrophysiology and Kinesiology), Fisioterapia e Pesquisa (USP) e Arquivos de Neuro-Psiquiatria (ABNEURO). Membro da Vestibular Disorders Association [VEDA/USA]. Sócio- fundador da Associação Brasileira de Fisioterapia Neurofuncional [ABRAFIN]. Membro Benemérito da Fundação Otorrinolaringologia (FORL) Brasil. Membro da BÁRÁNY SOCIETY Suécia. Membro do Comité Científico de Rehabilitación Vestibular da Fundación Iberoamericana de Neuro-Otologia (F.I.N.O.). Diretor do Instituto Brasileiro de Fisioterapia Vestibular e Equilíbrio (IBRAFIVE).

DOUTORADO

Cristiane Goncalves Ribas

Docentes | Lattes

Possui graduação em Fisioterapia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1990), mestrado em Tecnologia em Saúde pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2006) e doutorado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2018). Atualmente é professor tempo parcial da Pontifícia Universidade Católica do Paraná, fisioterapeuta – AMCIP, professor do Centro Universitário UniDOM. Tem experiência na área de Fisioterapia e Terapia Ocupacional, com ênfase em Fisioterapia e Terapia Ocupacional, atuando principalmente nos seguintes temas: fisioterapia, desenvolvimento motor, paralisia cerebral, aprendizagem motora e atraso motor.

DOUTORADO

Gisele Francini Devetak Casarotti

Docentes

Possui graduação em Fisioterapia pelo Centro Universitário da Grande Dourados/MS (2003), Especialização em Fisioterapia Neurológica pelo Centro Universitário Salesiano Auxíliun – Lins/SP (2006), MBA em Administração Hospitalar pela Faculdade Educacional de Araucária (2013) e Mestrado em Tecnologia em Saúde pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná – Curitiba/PR (2015). Tem experiência na área de Fisioterapia Clínica e Hospitalar com ênfase em atuação interdisciplinar na reabilitação neurofuncional. Atualmente é estudante de Doutorado da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (Programa de Pós Graduação em Tecnologia em Saúde) e trabalha como fisioterapeuta no Complexo Hospital de Clínicas da UFPR – Curitiba/PR

MESTRADO

Isabella de Souza Menezes

Docentes

Fisioterapeuta, mestre em Ciências da Saúde pela UNIFES-SP, especialista em Fisioterapia Neurológica Adulto pela UNESA-RJ, graduada pela UFRJ-RJ, ex-pesquisadora colaboradora no laboratório de Neuroestimulação da USP-SP, no projeto do Neurologic Institutes of Health (NIH). Realizou o programa de aprimoramento em neurologia pela AACD-Central de SP. Formação pelo Conceito Bobath Adulto Básico e Avançados; formação em Terapia Manual. Treinamento em Constraint-Induced Movement Therapy pela University of Alabama at Birgmingham (UAB-EUA) e instrutora em Terapia por Contensão Induzida desde 2008 no Brasil.

MESTRADO

Jefferson Luiz de Paula

Docentes

MESTRADO

Kátia Janine Veiga Massenz

Docentes

DOUTORADO

Lariane Mortean Ono

Docentes

ESPECIALIZAÇÃO / PÓS GRADUAÇÃO

Regina Kacser

Docentes

ESPECIALIZAÇÃO / PÓS GRADUAÇÃO

Renato Guimarães Loffi

Docentes

DOUTORADO

Stella Maris Michaelsen

Docentes

DOUTORADO

Thais Massetti

Docentes

Avaliação e tratamento da marcha

Carga horária: 12 | Crédito: --

Avaliação Neurofuncional em Pediatria

Carga horária: 24 | Crédito: --

Avaliação Neurofuncional no adulto

Carga horária: 12 | Crédito: --

Conceito Bobath no Paciente Adulto

Carga horária: 24 | Crédito: --

Ética

Carga horária: 24 | Crédito: --

Fisioterapia em Unidade de Terapia Intensiva Neuropediátrica

Carga horária: 12 | Crédito: --

Neurociência e Sistema Motor

Carga horária: 24 | Crédito: --

Princípios da Terapia Orientada por Tarefas (TOT)

Carga horária: 12 | Crédito: --

Princípios de estimulação transcraniana

Carga horária: 12 | Crédito: --

Princípios de terapia de reabilitação intensiva

Carga horária: 12 | Crédito: --

Princípios do Conceito da Terapia de Contensão Induzida® (TCI)

Carga horária: 12 | Crédito: --

Princípios do Conceito de Facilitação Neuromuscular Proprioceptiva

Carga horária: 12 | Crédito: --

Princípios do Conceito e aplicação do Pediasuit

Carga horária: 12 | Crédito: --

Princípios do Conceito e aplicação do Snoezelen

Carga horária: 12 | Crédito: --

Princípios do Conceito Neuroevolutivo Bobath

Carga horária: 24 | Crédito: --

Princípios do Método Treini

Carga horária: 12 | Crédito: --

Reabilitação Vestibular

Carga horária: 12 | Crédito: --

Recursos Eletrotermoterápicos Aplicados à Fisioterapia

Carga horária: 12 | Crédito: --

Seminário Avançado em Fisioterapia Neurofuncional do Adulto

Carga horária: 24 | Crédito: --

Seminário Avançado em Fisioterapia Neurofuncional Infantil

Carga horária: 24 | Crédito: --

Tecnologia Assistida na reabilitação neurológica

Carga horária: 12 | Crédito: --

Terapia Intensiva na UTI neo natal

Carga horária: 12 | Crédito: --

Terapia intensiva no paciente neurológico em UTI

Carga horária: 12 | Crédito: --

Escola de Ciências da Vida

A Escola de Ciências da Vida da PUCPR oferece uma formação integral e transdisciplinar, que viabiliza a compreensão integrada das temáticas ligadas à saúde. O estudante torna-se um profissional atento aos desafios impostos pelo crescimento populacional e a intensa utilização dos recursos naturais.

A saúde humana, a dos demais seres vivos e a do meio ambiente são indissociáveis e necessitam de equilíbrio. É neste contexto que nasce o moderno conceito de Saúde Única, que traz em sua essência a vontade de transformar o mundo em um lugar melhor, compreendendo a interdependência entre os seres humanos, os animais e o meio ambiente.

Conheça a Escola
Cidade / Câmpus

Curitiba - Câmpus Curitiba

Modalidade

Online

Duração

Até 20 meses

Mensalidade

R$ 350,00

Status

Inscrições abertas