A Fisioterapia Neurofuncional, com apoio da tecnologia, tem contribuído de forma significativa para o atendimento de bebês a idosos com doenças neurológicas. Atuando de forma preventiva, curativa, adaptativa ou mesmo paliativa nas sequelas resultantes de danos ao Sistema Nervoso, abrange tanto o Sistema Nervoso Central como o Periférico, bem como doenças neuromusculares.
É do fisioterapeuta neurofuncional a responsabilidade de avaliação do paciente, diagnóstico cinético funcional, prescrição e realização de tratamento, além da decisão do momento de alta. Esse importante papel tem feito crescer a procura por profissionais especializados e atualizados aos novos conceitos da neurociência para atuar com fisioterapia neurofuncional nas áreas primária, secundária e terciária da saúde.
Por que fazer Fisioterapia Neurofuncional na PUCPR? 
O curso de Fisioterapia Neurofuncional da PUCPR aborda os avanços em Neurociências das áreas adulta e pediátrica, bem como as atualizações de seus antigos conceitos e as diversas terapias que surgiram a partir de novos paradigmas, principalmente o que entende a funcionalidade como principal objetivo dos pacientes.
O curso está estruturado em dois grandes módulos: (1) Neurociências e Sistema Sensório Motor, composto por 12 disciplinas capazes de proporcionar o reconhecimento da importância das Neurociências no processo de recuperação do paciente neurológico adulto e infantil; e (2) Reabilitação Neurofuncional, formado por 11 disciplinas por meio das quais o
fisioterapeuta estará capacitado para avaliar e aplicar conceitos e técnicas da Fisioterapia Neurofuncional em pacientes com distúrbios neurológicos, bem como realizar a integração com a equipe multidisciplinar.
O curso é uma especialização voltada a profissionais que trabalham na área de Fisioterapia Neurofuncional, tanto no atendimento adulto quanto infantil, com foco nos avanços em Neurociências, atualizando antigos conceitos, bem como as diversas terapias que surgiram a partir de novos paradigmas.
Mercado de atuação
O egresso do curso de Fisioterapia Neurofuncional é um profissional com conhecimento atualizado com os avanços da neurociência, capaz de atuar nas áreas primárias, secundárias e terciárias da saúde aplicando conceitos e métodos atuais e eficazes para o atendimento fisioterapêutico adulto e infantil.
Critério de Classificação: Este curso possui processo seletivo por meio de análise, para finalizar sua inscrição, será necessário anexar seu currículo na ficha de inscrição.
Possui graduação em Fisioterapia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1990), mestrado em Tecnologia em Saúde pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2006) e doutorado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2018). Atualmente é professor tempo parcial da Pontifícia Universidade Católica do Paraná, fisioterapeuta – AMCIP, professor do Centro Universitário UniDOM. Tem experiência na área de Fisioterapia e Terapia Ocupacional, com ênfase em Fisioterapia e Terapia Ocupacional, atuando principalmente nos seguintes temas: fisioterapia, desenvolvimento motor, paralisia cerebral, aprendizagem motora e atraso motor.
Possui graduação em Fisioterapia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1989) ,especialista em Fisioterapia em Gerontologia pela PUCPR (1991) e especialista em Neuro Funcional pelo CREFITO(2001), mestrado em Gerontologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2000), especialista em Biologia Celular e Tecidual pela UFPR (2008), Doutora em Ciências da saúde pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Atualmente é professor adjunto da Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Tem experiência na área de Fisioterapia , atuando principalmente nos seguintes temas: fisioterapia neurológica (ênfase em neurotraumatologia),fisioterapia hospitalar, gerontologia e hidroterapia.
Possui graduação em Fisioterapia pela Universidade Federal de Santa Maria, Mestrado e Doutorado em Neurociências pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atualmente é Professora Associada da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA), professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Reabilitação e do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde da UFCSPA. Tem experiência na área de Fisioterapia, atuando principalmente nos seguintes temas: Neurociências, Análise de Movimento e Reabilitação Neurológica.
Possui graduação em Fisioterapia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1989) ,especialista em Fisioterapia em Gerontologia pela PUCPR (1991) e especialista em Neuro Funcional pelo CREFITO(2001), mestrado em Gerontologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2000), especialista em Biologia Celular e Tecidual pela UFPR (2008), Doutora em Ciências da saúde pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Atualmente é professor adjunto da Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Tem experiência na área de Fisioterapia , atuando principalmente nos seguintes temas: fisioterapia neurológica (ênfase em neurotraumatologia),fisioterapia hospitalar, gerontologia e hidroterapia.
É professora associada, nível IV, do Departamento de Fisioterapia da UFRN. É Fisioterapeuta formada pela Universidade Federal da Paraíba, possui especialização em Avaliação Fisioterapêutica e mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte e doutorado em Ciências Fisiológicas pela Universidade Federal de São Carlos. Durante o Doutorado obteve bolsa "sandwich" (Capes) para realizar parte de seu doutorado na Freien Universität Berlin – Alemanha. Atua como professora no Curso de Especialização Materno-Infantil e no Programa de Pós Graduação em Fisioterapia da UFRN nos níveis de mestrado e doutorado. Desenvolve pesquisas relacionada à seguintes áreas: (1) Desenvolvimento neurosensóriomotor de crianças com e sem deficiência e análise de diferentes intervenções fisioterapeuticas na função, funcionalidade e participação; (2) Terapias baseadas no contexto e tradução do conhecimento na participação de crianças com deficiência; e (3) Avaliação, intervenção e tecnologias assistivas em sujeitos com disfunções neurológicas
Graduação em Fisioterapia (1993) e Doutorado em Fisioterapia – Universidad de Buenos Aires (2005). Este Programa de Doutorado é aprovado pelo Coneau – órgão equivalente à CAPES na Argentina- com conceito B (Acreditado y Categorizado B por la CONEAU, Resolución Nº 656/99) e equivalência Brasileira ao conceito 6 emitido pela CAPES. No Brasil, o diploma do doutorado foi revalidado pelo Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Clínica Médica da UFRJ, conceito 7 na CAPES (Proc. nº 23079.027269/07-57. Reg. MEC. nº 55240 Port. MEC/DOU 71/1977).
A linha de pesquisa de interesse é plasticidade vestibular, vertigem posicional paroxística Benigna (VPPB), fisioterapia vestibular e distúrbios do equilíbrio humano. Ampla experiência na área clínica e de pesquisa em Fisioterapia, com ênfase em avaliação e tratamento da vertigem e disfunções do equilíbrio. Certificação internacional em Reabilitação vestibular pela American Association Physical Therapy (APTA) e pela Emory University (The Dizziness and Balance Center at Emory, Atlanta, Georgia, EUA). Certificação internacional Avançada em Reabilitação vestibular pela University of Pittsburgh (EUA). Revisor dos periódicos: Journal of Vestibular Research (IOS press); Fisioterapia em Movimento (PUC-PR); Brazilian Journal of Physical Therapy (UFSCar); Clinics (USP); Journal of electromyography and kinesiology (International Society of Electrophysiology and Kinesiology), Fisioterapia e Pesquisa (USP) e Arquivos de Neuro-Psiquiatria (ABNEURO). Membro da Vestibular Disorders Association [VEDA/USA]. Sócio- fundador da Associação Brasileira de Fisioterapia Neurofuncional [ABRAFIN]. Membro Benemérito da Fundação Otorrinolaringologia (FORL) Brasil. Membro da BÁRÁNY SOCIETY Suécia. Membro do Comité Científico de Rehabilitación Vestibular da Fundación Iberoamericana de Neuro-Otologia (F.I.N.O.). Diretor do Instituto Brasileiro de Fisioterapia Vestibular e Equilíbrio (IBRAFIVE).
Possui graduação em Fisioterapia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1990), mestrado em Tecnologia em Saúde pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2006) e doutorado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2018). Atualmente é professor tempo parcial da Pontifícia Universidade Católica do Paraná, fisioterapeuta – AMCIP, professor do Centro Universitário UniDOM. Tem experiência na área de Fisioterapia e Terapia Ocupacional, com ênfase em Fisioterapia e Terapia Ocupacional, atuando principalmente nos seguintes temas: fisioterapia, desenvolvimento motor, paralisia cerebral, aprendizagem motora e atraso motor.
Possui graduação em Fisioterapia pelo Centro Universitário da Grande Dourados/MS (2003), Especialização em Fisioterapia Neurológica pelo Centro Universitário Salesiano Auxíliun – Lins/SP (2006), MBA em Administração Hospitalar pela Faculdade Educacional de Araucária (2013) e Mestrado em Tecnologia em Saúde pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná – Curitiba/PR (2015). Tem experiência na área de Fisioterapia Clínica e Hospitalar com ênfase em atuação interdisciplinar na reabilitação neurofuncional. Atualmente é estudante de Doutorado da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (Programa de Pós Graduação em Tecnologia em Saúde) e trabalha como fisioterapeuta no Complexo Hospital de Clínicas da UFPR – Curitiba/PR
Fisioterapeuta, mestre em Ciências da Saúde pela UNIFES-SP, especialista em Fisioterapia Neurológica Adulto pela UNESA-RJ, graduada pela UFRJ-RJ, ex-pesquisadora colaboradora no laboratório de Neuroestimulação da USP-SP, no projeto do Neurologic Institutes of Health (NIH). Realizou o programa de aprimoramento em neurologia pela AACD-Central de SP. Formação pelo Conceito Bobath Adulto Básico e Avançados; formação em Terapia Manual. Treinamento em Constraint-Induced Movement Therapy pela University of Alabama at Birgmingham (UAB-EUA) e instrutora em Terapia por Contensão Induzida desde 2008 no Brasil.