CCURSOS

Fisioterapia nas disfunções do assoalho pélvico
Novo

Especialização / Pós-graduação

As disfunções do assoalho pélvico se tornaram mais frequentes com a evolução humana. Seja em função de novos hábitos e comportamentos, como também, provocadas por novos males que hoje acometem a população, como estresse, obesidade e sedentarismo.
Por outro lado, o advento da tecnologia e das novas possibilidades de diagnóstico e assistência, têm evidenciado a Fisioterapia como parte de um tratamento multidisciplinar, como primeira linha na solução de muitas dessas disfunções.
O papel do fisioterapeuta em uma equipe de tratamento multidisciplinar é fundamental, independente das causas que ocasionam a disfunção, surge assim a necessidade de desenvolver profissionais habilitados para tratar com responsabilidade as disfunções do assoalho pélvico, tema tão delicado para o paciente.

Por que fazer Fisioterapia nas disfunções do Assoalho Pélvico na PUCPR?

O curso semipresencial está dividido em 4 módulos que totalizam 360h/a.
Módulo 1 – Fisioterapia Aplicada nas Disfunções Miccionais e do Trato Urinário Inferior: tem como objetivo habilitar o estudante para realizar o diagnóstico cinesiológico funcional da musculatura do assoalho pélvico, prevenir e tratar as disfunções miccionais e do trato urinário inferior de homens, mulheres e crianças e desenvolver o seu trabalho integrado em equipe multidisciplinar. Módulo 2 – Disfunções sexuais: uma visão da fase reprodutiva até a menopausa/andropausa. Ao final do módulo, o estudante estará apto a tratar as principais disfunções do assoalho pélvico que acometem a vida reprodutiva de homens e mulheres até o declínio da função hormonal e suas consequências. Módulo 3 – Fisioterapia Aplicada em Coloproctologia: neste módulo se desenvolvem as competências necessárias para realização de diagnóstico e tratamento fisioterapêutico das disfunções que acometem o intestino, o reto e ânus no seu âmbito de atuação. Módulo 4 – Aspectos tecnológicos e práticos na atuação da Fisioterapia Pélvica: utilização das principais tecnologias empregadas nas disfunções do assoalho pélvico no seu âmbito de atuação e ética, bem como procedimentos exclusivos da medicina que integram o seu trabalho.

Público-alvo

O curso de Fisioterapia nas disfunções do Assoalho Pélvico é uma formação voltada para profissionais da área da Fisioterapia, que atuam em consultórios, clínicas, home care e hospitais e que buscam ampliar suas possibilidades de atuação num mercado de trabalho competitivo, optando pelo uso da tecnologia associada à prática clínica nas disfunções do assoalho pélvico.

Mercado de atuação

O egresso é um fisioterapeuta apto a atuar com as novas tecnologias no tratamento das disfunções pélvicas do homem, da mulher e da criança, bem como prevenir as mesmas, além de trabalhar no atendimento pré e pós-operatório de cânceres que envolvem aparelho reprodutor masculino e feminino e tratamento das sequelas e/ou prevenção das mesmas, além do atendimento gestantes no pré, trans e pós parto.

Critério de Classificação: Este curso possui processo seletivo por meio de análise, para finalizar sua inscrição, será necessário anexar seu currículo na ficha de inscrição.

Vídeos PUCPR

DOUTORADO

Lara Guerios

Coordenação | Lattes

(Fisioterapeuta), CREFITO-8/ 20.739-F

Doutora em Ciências da Saúde pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná – PUCPR (2012), Mestre em Ciências – área de concentração: Bioengenharia, pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná – UFTPR (2003), Graduada em Fisioterapia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná – PUCPR (1995). Desde abril/2013 é docente da PUCPR dos cursos de Fisioterapia, Nutrição, Enfermagem e Psicologia, das disciplinas de Anatomia Humana, Fisiologia Humana, Cinesioterapia, Prática Integrada e Estudos Interdisciplinares, Supervisora de Estágio Hospitalar (Traumatologia) e Fisioterapeuta da Clínica Escola na PUCPR. Iniciou como docente na Universidade Paranaense – UNIPAR (2000 – 2011), no curso de Fisioterapia; Coordenou o Curso Superior de Tecnologia em Estética e Cosmética da Universidade Paranaense – UNIPAR (2007 – 2011). Tem experiência nas áreas de Anatomia, Morfofisiologia, Fisiologia do Exercício, Cinesiologia e Biomecânica, Ortopedia e Traumatologia, Pilates e orientação de trabalhos científicos.

MESTRADO

Caroline Tarazi Valeton

Coordenação

(Fisioterapeuta), CREFITO-8/79.168-F

Possui graduação em Fisioterapia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2005) – PUC-PR e mérito acadêmico pelo melhor desempenho da turma de 2005. Atualmente é pós-graduada em Fisioterapia Dermato-Funcional pela Faculdade Evangélica do Paraná – FEPAR (2007) e mestre em Ciências da Saúde pela PUC-PR (2010) – disfunções do assoalho pélvico. Atua como Fisioterapeuta em Dermato-Funcional no IDEL e Fisioterapeuta Pélvica (Uroginecologia e Coloproctologia) na Proctoclin / Instituto Mário de Abreu e Instituto GRIS. Certificada pela BFE – Biofeedback Federation of Europe. Membro da AUGS (American Urogynecologic Society – Advancing Female Pelvic Medicine and Reconstructive Surgery). Especialista na área de Fisioterapia em Saúde da Mulher.

DOUTORADO

Alvaro Cesar Camargo do Amarante

Docentes

Engenheiro Químico pela UFPR, Mestre em Educação pela PUCPR e Doutor em Engenharia de Processos Industriais pela UTC(Université de Technologie de Compiègne, França). Iniciou sua carreira na Indústria de Alimentos, onde trabalhou por mais de 10 anos como engenheiro e gestor de Pesquisa e Desenvolvimento. É Professor Titular da PUCPR nos Cursos de Engenharia Química e de Alimentos. Concomitante com sua atividades de ensino e pesquisa, Álvaro desempenhou diferentes funções administrativas na Universidade: Coordenador de Curso de Graduação, Diretor de Relações Internacionais e Diretor Executivo da Agência PUC de Inovação. Acumulou grande experiência internacional, tendo trabalhado no exterior por 7 anos em projetos de P&D (França, Alemanha e Áustria). Seus tópicos de interesse em pesquisa são: física de processos, modelagem e simulação de processos, inovação em operações unitárias, reciclagem e valorização de resíduos industriais. Mais recentemente tem se dedicado ao ensino de empreendedorismo e inovação, devido à experiência acumulada na Agência PUC de Inovação, onde fundou a Aceleradora Hotmilk e também em decorrência de ser empreendedor, em paralelo com suas atividades na PUCPR.

DOUTORADO

Ana Paula dos Santos Bispo

Docentes

(Fisioterapeuta), CREFITO-3/ 112.320-F

Fisioterapeuta graduada pela Faculdade Adventista da Bahia, Doutora em Urologia pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), Mestre em Ginecologia pela UNIFESP, Especialização em Reabilitação do Assoalho Pélvico pela UNIFESP.

MESTRADO

Ana Paula Floriani

Docentes

Mestre em Saúde Coletiva pela Universidade Regional de Blumenau. Atuação na área pélvica desde 2012. Certificação pela Biofeedback Federation of Europe (BFE). Formação Método Low Pressure Fitness (LPF).

DOUTORADO

Anor Sganzerla

Docentes

Doutor em Filosofia pela Universidade Federal de São Carlos(2012); MESTRE em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2004);ESPECIALISTA em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo(1999); Graduado em TEOLOGIA pelo Instituto Teológico São Paulo (1993) e em FILOSOFIA pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1987). Atualmente é Professor Adjunto do Curso de Filosofia e Professor Permanente do Programa do Pós Graduação Stricto Sensu em Bioética da PUCPR. Coordena o Eixo Humanístico da instituição nos anos de 2012-2013; 2016-2019. Presidiu a Sociedade Brasileira de Bioética do Paraná (gestão 2015-2017); É membro da SBB (Sociedade Brasileira de Bioética); É membro do NET (Núcleos de Estudo da Técnica da PUCPR), e do NEB (Núcleo de Estudos em Bioética); É membro do Centro Hans Jonas Brasil; É Coordenador do Doutorado Internacional em Humanidades na parceria PUCPR e UCM (Universidade Católica de Moçambique). É Professor visitante da Universidade Católica de Moçambique no Doutorado em Humanidades. É membro de três grupos de pesquisa: Hans Jonas; Bioética e Biotecnologia; Bioética Ambiental. Leciona as disciplinas Fundamentos da ética, Epistemologia da ética e da ciência e Metodologia Científica. Tem priorizado suas pesquisas com temas relacionados: [1] ÉTICA E TECNOCIÊNCIA: às questões éticas e morais das biotecnologias; ética na era da engenharia genética; responsabilidade e progresso na civilização tecnocientífica; pós-humanismo; transhumanismo; a questão da autenticidade da vida humana e extra-humana; a humanização da técnica, entre outros; pesquisa também temas ligados à [2] (BIO)ÉTICA AMBIENTAL, , tais como: fundamentos ético-filosóficos em vista à sustentabilidade e a preservação ambiental; as novas bases éticas para a proteção de todo o Reino Vivo, entre outros.

MESTRADO

Caroline Tarazi Valeton

Docentes

(Fisioterapeuta), CREFITO-8/79.168-F

Possui graduação em Fisioterapia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2005) – PUC-PR e mérito acadêmico pelo melhor desempenho da turma de 2005. Atualmente é pós-graduada em Fisioterapia Dermato-Funcional pela Faculdade Evangélica do Paraná – FEPAR (2007) e mestre em Ciências da Saúde pela PUC-PR (2010) – disfunções do assoalho pélvico. Atua como Fisioterapeuta em Dermato-Funcional no IDEL e Fisioterapeuta Pélvica (Uroginecologia e Coloproctologia) na Proctoclin / Instituto Mário de Abreu e Instituto GRIS. Certificada pela BFE – Biofeedback Federation of Europe. Membro da AUGS (American Urogynecologic Society – Advancing Female Pelvic Medicine and Reconstructive Surgery). Especialista na área de Fisioterapia em Saúde da Mulher.

MESTRADO

Claudia Rosenblatt Hacad

Docentes

Prof.ª Claudia Rosenblatt Hacad, (Fisioterapeuta, CREFITO-3/ 8290-F, doutoranda em Ciências da Reabilitação  – FMUSP, Mestre em Ciências da Saúde pela Disciplina de Urologia –UNIFESP, Board Certified in Biofeedback for Pelvic Muscle Dysfunction BCB-PMD – BCIA USA, Fisioterapeuta da Divisão de Fisioterapia – ICHC – FMUSP.

ESPECIALIZAÇÃO / PÓS GRADUAÇÃO

Dilermando Pereira de Almeida Neto

Docentes

(Médico – urologista), CRM-PR 17.617

Formado em medicina pela UFPR em 1999, membro titular da SBU, preceptor da residência médica de urologia do Hospital Universitário Evangélico Mackenzie, responsável pelo serviço de cirurgia reconstrutiva pélvica, disfunções miccionais e urodinâmica da PROCTOCLIN, urologista no INSTITUTO GRIS, residência médica em Urologia em Paris.

DOUTORADO

Fernando Meyer

Docentes

Graduação em Medicina pela Universidade Federal do Paraná (1991), Residência Médica em Urologia no Hospital de Clínicas da UFPR (1992-1996), Estágio em Câncer Urológico no Harper Hospital – Wayne State University-Detroit-USA (1996). Mestrado em Medicina (Clínica Cirúrgica) pela Universidade Federal do Paraná (1999) e Doutorado em Medicina (Clínica Cirúrgica) pela Universidade Federal do Paraná (2003). Atualmente é Professor Titular da Disciplina de Urologia da Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Chefe do Serviço de Urologia do Hospital Universitário Cajuru-PUCPR. Responsável Técnico pelo Serviço de Transplante Renal do Hospital Universitário Cajuru e do Hospital Marcelino Champagnat.Chefe do Departamento de Transplantes da Sociedade Brasileira de Urologia (2010-2013). Membro Titular da Sociedade Brasileira de Urologia. Membro da Associação Americana de Urologia (AUA). Membro da Endourological Society. Membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Laparoscópica (Sobracil). Membro Titular da Sociedade Brasileira para o Desenvolvimento da Pesquisa em Cirurgia. Membro Titular da Confederação Americana de Urologia (CAU).Presidente da Sociedade Brasileira de Urologia-PR (2016/17) Membro da Comissão de Ensino e Treinamento da Sociedade Brasileira de Urologia. Certificado em Cirurgia Robótica pela Intuitive/H. Strattner. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Cirurgia Urológica, atuando principalmente nos seguintes temas: Câncer urológico, transplante renal, laparoscopia urológica, nefrectomia laparoscópica em doador vivo,cirurgia experimental.

MESTRADO

Joceara Neves dos Reis

Docentes

(Fisioterapeuta), CREFITO-3/ 91.501-F

Doutoranda em Ciências da Saúde no Hospital Sírio Libanês,  Mestre em Ciências da Saúde pela Faculdade de Medicina da USP, Prêmio Best in the Category Pediatrics pela International Continence Society – ICS Florence, 2017, Membro da International Children Continence Society (ICCS), Especialização em Uroginecologia – CBES, Fisioterapeuta do Ambulatório

DOUTORADO

Karoline Camargo Bragante

Docentes

(Fisioterapeuta), CREFITO-5/ 155.446-F

Graduação em Fisioterapia pelo Centro Universitário Metodista, especialização, modalidade internato, em Fisioterapia Oncológica e Hospitalar (1800hs) pela Fundação Antônio Prudente – AC Camargo Cancer Center/SP, Especialista em Fisioterapia em Oncologia – Concurso COFFITO 2014 – possui diversos cursos de aperfeiçoamento em fisioterapia pélvica e em disfunções linfáticas e vasculares, é mestra e doutoranda em Ciências da Saúde pela Fundação Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre – UFCSPA. Doutora em Ciências da Saúde: Terapêutica clínica e cirúrgica. Atualmente ministra aulas como docente convidado no pós-graduação lato sensu multiprofissional em Oncologia do Centro Sul-Brasileiro de Pesquisa, Extensão e Pós-Graduação – CENSUPEG e na Especialização em Fisioterapia Pélvica da Faculdade Inspirar. Fisioterapeuta voluntária da Associação de Apoio a Pessoa com Câncer – AAPECAN e na Oncotrata Oncologia Integrativa.

MESTRADO

Laíse Veloso Veras e Silva

Docentes

(Fisioterapeuta), CREFITO-3/ 135.652-F

Fisioterapeuta Pélvica, Mestre em Ciências da Saúde pela UNIFESP/EPM, Especialista em Ginecologia pela UNIFESP, Especialista em Sexualidade Humana pela USP, Fisioterapeuta do Projeto Afrodite – Ambulatório de Sexualidade Feminina da UNIFESP, Coordenadora do Curso de Formação em Fisioterapia na Função Sexual Feminina do IPL, Fisioterapeuta do Ambulatório de Neurodisfunção Pélvica da UNIFESP (2011 a 2018).

DOUTORADO

Lara Guerios

Docentes | Lattes

(Fisioterapeuta), CREFITO-8/ 20.739-F

Doutora em Ciências da Saúde pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná – PUCPR (2012), Mestre em Ciências – área de concentração: Bioengenharia, pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná – UFTPR (2003), Graduada em Fisioterapia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná – PUCPR (1995). Desde abril/2013 é docente da PUCPR dos cursos de Fisioterapia, Nutrição, Enfermagem e Psicologia, das disciplinas de Anatomia Humana, Fisiologia Humana, Cinesioterapia, Prática Integrada e Estudos Interdisciplinares, Supervisora de Estágio Hospitalar (Traumatologia) e Fisioterapeuta da Clínica Escola na PUCPR. Iniciou como docente na Universidade Paranaense – UNIPAR (2000 – 2011), no curso de Fisioterapia; Coordenou o Curso Superior de Tecnologia em Estética e Cosmética da Universidade Paranaense – UNIPAR (2007 – 2011). Tem experiência nas áreas de Anatomia, Morfofisiologia, Fisiologia do Exercício, Cinesiologia e Biomecânica, Ortopedia e Traumatologia, Pilates e orientação de trabalhos científicos.

MESTRADO

Maria Augusta Nascimento Heim

Docentes

(Fisioterapeuta), CREFITO-8/ 19.918-F

Fisioterapeuta formada pela PUC-PR, especialista em Fisioterapia na Saúde da Mulher pela UNICAMP-SP, Mestre em Saúde Materna e Perinatal pela UNICAMP-SP e Doutoranda em Tocoginecologia pela UNICAMP-SP.

DOUTORADO

Olival de Oliveira Junior

Docentes

(Médico – coloproctologista), CRM-PR 11.974

Formado em Medicina pela PUC-PR, Residência em Cirurgia Geral e Colo-Proctologia no Hosp. Clinicas da UFPR, Mestrado e Doutorado em cirurgia pela UFPR, Pós Doutorado pela Universidade de Cornell e Sloan-Kettering Memorial Hospital EUA.

ESPECIALIZAÇÃO / PÓS GRADUAÇÃO

Suehellen Anne Rocha Milhomem

Docentes

Mestranda em Telemedicina pela Faculdade de Medicina da USP, Especialista na área de Fisioterapia em Saúde da Mulher pelo HC-FMUSP, formação em telereabilitação pela Alberta University Canadá, gestora do curso de especialização em Saúde da Mulher do ICHC – FMUSP e fisioterapeuta supervisora do estágio do ambulatório de urologia do HC).

A era das mídias sociais e da telemedicina– como proceder de maneira ética e eficaz

Carga horária: 24 | Crédito: --

Assistência Fisioterapêutica na Gestação, na sala de parto e no Puerpério.

Carga horária: 24 | Crédito: --

CA ginecológico e CA de próstata, a atuação do Fisioterapeuta na Oncologia.

Carga horária: 24 | Crédito: --

Cinesioterapia Pélvica e outras técnicas do movimento aplicadas nas disfunções do assoalho pélvico

Carga horária: 24 | Crédito: --

Dor Pélvica Crônica e sua multidisciplinaridade

Carga horária: 24 | Crédito: --

Eletromiografia de superfície e biofeedback – avaliação e tratamento de disfunções coloproctológicas

Carga horária: 24 | Crédito: --

Ética

Carga horária: 24 | Crédito: --

Fisioterapia aplicada na neurologia e na pediatria

Carga horária: 24 | Crédito: --

Inovação e tecnologia nas disfunções do assoalho pélvico – HIFEM, RF, LED e laser

Carga horária: 24 | Crédito: --

Marketing em Saúde e Gestão Financeira Básica

Carga horária: 24 | Crédito: --

Morfofisiologia e avaliação cinesiológica funcional do assoalho pélvico feminino e masculino

Carga horária: 24 | Crédito: --

Raciocínio Clínico I

Carga horária: 12 | Crédito: --

Raciocínio Clínico II

Carga horária: 12 | Crédito: --

Raciocínio clínico III

Carga horária: 12 | Crédito: --

Raciocínio clínico IV

Carga horária: 12 | Crédito: --

Síndrome Genitourinária da Menopausa (SGM), disfunções sexuais femininas e cosmetoginecologia.

Carga horária: 24 | Crédito: --

Uroginecologia, disfunções miccionais femininas e aspectos práticos do Estudo Urodinâmico sob a visã

Carga horária: 24 | Crédito: --

Escola de Ciências da Vida

A Escola de Ciências da Vida da PUCPR oferece uma formação integral e transdisciplinar, que viabiliza a compreensão integrada das temáticas ligadas à saúde. O estudante torna-se um profissional atento aos desafios impostos pelo crescimento populacional e a intensa utilização dos recursos naturais.

A saúde humana, a dos demais seres vivos e a do meio ambiente são indissociáveis e necessitam de equilíbrio. É neste contexto que nasce o moderno conceito de Saúde Única, que traz em sua essência a vontade de transformar o mundo em um lugar melhor, compreendendo a interdependência entre os seres humanos, os animais e o meio ambiente.

Conheça a Escola
Cidade / Câmpus

Curitiba - Câmpus Curitiba

Modalidade

Semipresencial

Duração

Até 13 meses

Mensalidade

R$ 750,00

Status

Inscrições abertas