CCURSOS

Fisioterapia em Terapia Intensiva: Atenção Fisioterapêutica da UTI ao Domicílio

Especialização / Pós-graduação

O acompanhamento fisioterapêutico aos pacientes em terapia intensiva é uma abordagem com foco nas funções respiratórias e motoras, que tem seus resultados comprovados e reconhecidos pela Associação dos Médicos Intensivistas do Brasil (AMIB).
O papel do fisioterapeuta no tratamento do paciente crítico tem impacto direto na redução do tempo de internamento, melhora da funcionalidade, na qualidade do acompanhamento prestado e na preparação de familiares para à continuidade do tratamento após a alta hospitalar.

Por que fazer Fisioterapia em Terapia Intensiva: atenção fisioterapêutica da UTI ao domicílio na PUCPR?

A especialização em Fisioterapia em Terapia Intensiva visa capacitar o fisioterapeuta com formação teórica e prática no atendimento ao paciente adulto e pediátrico, com enfoque no tratamento do paciente crítico e suas particularidades.
O curso oportuniza a vivência prática no Hospital Cajuru proporcionando a visão multidisciplinar das unidades de terapia intensiva para acompanhamento do paciente até a alta hospitalar.
Os quatro módulos que estruturam o curso, três teóricos on-line e um de aplicação prática nas unidades de terapia intensiva do Hospital Cajuru, desenvolvem a metodologia ativa de aprendizagem com associação de aulas teóricas com experiências práticas, baseando a aprendizagem em estudos de caso com discussão e feedback.

Em função da pandemia de COVID-19, os três primeiros módulos serão realizados em através por webconferência, de forma online e ao vivo. Os módulos com atividades práticas presenciais têm previsão de início em junho de 2022.

Público-alvo

O curso é voltado para Fisioterapeutas com atuação em ambiente hospitalar, especialmente em unidades de terapia intensiva.

Mercado de atuação

O egresso desse curso é um especialista que estará apto a compreender o paciente crítico adulto e pediátrico em acompanhamento na terapia intensiva e construir um programa de tratamento humanizado e com excelência. Está preparado para trabalhar em terapia intensiva, na área hospitalar, em serviços de emergência e home care.

Critério de Classificação: Este curso possui processo seletivo, para finalizar sua inscrição, será necessário anexar seu currículo na ficha de inscrição.

Vídeos PUCPR

MESTRADO

Maria Leonor Gomes de Sa Vianna

Coordenação

ESPECIALIZAÇÃO / PÓS GRADUAÇÃO

Adriana de Oliveira Sinopolis

Docentes

ESPECIALIZAÇÃO / PÓS GRADUAÇÃO

Ana Cristina Lamezon

Docentes

E-mail: [email protected]

Graduada em Fisioterapia pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), Título de Especialista em Urgências e Emergências Pediátricas e Neonatológicas pela Universidade do Norte do Paraná (UNOPAR), Título de especialista em Fisioterapia Respiratória e Fisioterapia em Terapia Intensiva pela ASSOBRAFIR/COFFITO, Aperfeiçoamento em Envelhecimento e Saúde do Idoso do IEP/Feaes, Atualmente é Fisioterapeuta do Centro de Tratamento Intensivo do Hospital do Idoso Zilda Arns/Feaes e preceptor da Residência Multiprofissional em Saúde do Idoso Feaes/SMS

DOUTORADO

Demetria Kovelis Monteiro

Docentes

DOUTORADO

Geferson da Silva Araujo

Docentes

E-mail: [email protected]

Graduação em Fisioterapia pelo Centro Universitário da Grande Dourados (UNIGRAN). Residência em Fisioterapia Pulmonar pela Universidade Estadual de Londrina (UEL)Mestrado pelo programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências da Saúde da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) Atualmente Fisioterapeuta Intensivista CHC-UFPR

MESTRADO

Luana Caroline Kmita

Docentes

MESTRADO

Maria Leonor Gomes de Sa Vianna

Docentes

MESTRADO

Paula Christina Pires Muller Maingue

Docentes

E-mail: [email protected]

Possui graduação em Fisioterapia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná Pós Graduação em Fisioterapia em Geriatria e Gerontologia e Mestrado em Bioética na área de Humanização e Cuidados Paliativos na Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2018) . Atualmente é professora da Pontifícia Universidade Católica do Paraná, responsável pelas disciplinas de Fisioterapia Respiratória e Fisioterapia Respiratória no Paciente Crítico, além do Estágio Supervisionado em Unidade de Terapia Intensiva. Tem experiência na área de Fisioterapia Cardiorrespiratória com ênfase em Terapia Intensiva e Reabilitação Pulmonar. Desde 2000 responde como Coordenadora Acadêmica do Serviço de Fisioterapia da Santa Casa de Curitiba.

Avaliação Fisioterapêutica, Funcionalidade e Monitorização em Terapia Intensiva

Carga horária: 24 | Crédito: --

Cuidado Paliativo e Multidisciplinar e Terapias Integrativas na UTI

Carga horária: 24 | Crédito: --

Desafio de Aplicabilidade: Cuidado Integral ao Paciente Critico

Carga horária: 12 | Crédito: --

Desafio de Aplicabilidade: Práticas Hospitalares em Fisioterapia Intensiva

Carga horária: 12 | Crédito: --

Desafio de Aplicabilidade: Princípios da Ventilação Mecânica em UTI

Carga horária: 12 | Crédito: --

Desafio de Aplicabilidade: Raciocínio Clinico Fisioterapêutico no Cuidado Intensivo

Carga horária: 12 | Crédito: --

Desafios da Ventilação Invasiva e desmame da AVM

Carga horária: 24 | Crédito: --

Ética

Carga horária: 24 | Crédito: --

Farmacologia, Exames Laboratoriais e de Imagens e suas Interações no Paciente Crítico

Carga horária: 24 | Crédito: --

Home Care, Desospitalização do Paciente Critico e Cuidados da Equipe no Paciente Geriátrico

Carga horária: 24 | Crédito: --

Modos da Assistência Ventilatória

Carga horária: 24 | Crédito: --

Particularidades do Atendimento Fisioterapeutico em Neonatologia e Pediatria na Terapia Intensiva

Carga horária: 24 | Crédito: --

Particularidades do Pneumo, Cardio e Neurointensivismo

Carga horária: 24 | Crédito: --

Prática de Avaliação Fisioterapêutica, Monitorização e Atendimento ao Doente Critico

Carga horária: 24 | Crédito: --

Prática de Mobilização Precoce e Modos de AVM

Carga horária: 24 | Crédito: --

Pratica de Pneumo, Cardio e Neurointensivismo

Carga horária: 24 | Crédito: --

Urgência e Emergência Hospitalar e Mobilização Precoce ao Doente Critico

Carga horária: 24 | Crédito: --
sDeclaro que concordo com a coleta e tratamento dos meus dados pessoais pela PUCPR, com a finalidade de receber o retorno desta solicitação, de acordo com a LGPD e a Política de Privacidade e Proteção de Dados.

Escola de Ciências da Vida

A Escola de Ciências da Vida da PUCPR oferece uma formação integral e transdisciplinar, que viabiliza a compreensão integrada das temáticas ligadas à saúde. O estudante torna-se um profissional atento aos desafios impostos pelo crescimento populacional e a intensa utilização dos recursos naturais.

A saúde humana, a dos demais seres vivos e a do meio ambiente são indissociáveis e necessitam de equilíbrio. É neste contexto que nasce o moderno conceito de Saúde Única, que traz em sua essência a vontade de transformar o mundo em um lugar melhor, compreendendo a interdependência entre os seres humanos, os animais e o meio ambiente.

Conheça a Escola
Cidade / Câmpus

Curitiba - Câmpus Curitiba

Modalidade

Semipresencial

Duração

Até 12 meses

Mensalidade

R$ 420,00

Status

Tenho Interesse