CCURSOS

Fisioterapia do Movimento Humano

Especialização

O curso de Fisioterapia do Movimento Humano visa proporcionar ao profissional da área da Fisioterapia uma abordagem completa no que cerne os conhecimentos da cinesioterapia, tendo como objetivo central a capacitação profissional de alto nível. Além disso, a especialização trabalha a formação do profissional com consciência sobre a importância do movimento sadio, tomando ciência dos meios e métodos para a avaliação, prescrição e condução de um programa de recuperação e treinamento dos movimentos corporais, levando em consideração todas as variáveis implicadas no processo do desempenho humano.

Por que fazer na PUCPR?

Com a presença de professores vindo dos Estados Unidos, a Pós-Graduação poderá oferecer dupla certificação (nacional e internacional), além da oferta de estágios obrigatórios, com os melhores profissionais do estado, estabelecendo um novo padrão profissional para os estudantes participantes do curso.

Público Alvo

Graduados em Fisioterapia (Licenciatura ou Bacharelado).

Perfil do Egresso

Todo participante será capacitado para atender pacientes a partir de um raciocínio clínico único sob a ótica da cinesioterapia. O especialista irá refletir sobre as condições que desencadeiam as disfunções de movimento, através de conceitos atualizados em
fisiologia, anatomia, cinesiologia e biomecânica.

Mercado de atuação

O profissional especializado em Fisioterapia do Movimento Humano poderá atuar nas áreas de pediatria, hidroterapia, reumatologia, angiologia, entre outras. Esse curso é relevante ao mercado de trabalho, uma vez que oferece certificação internacional, e tem um curso generalista com aplicações em quase todas as áreas da Fisioterapia.

Vídeos PUCPR

Área de prescrição clínica é pouca explorada pelos fisioterapeutas

Doutor

Leandro Zen Karam

Coordenação

Possui graduação em Fisioterapia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2005), Mestrado e Doutorado em Engenharia Elétrica e Informática Industrial pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (2009). MBA em Gestao Empresarial pela Fundacao Getulio Vargas (2009). Pesquisador convidado na Universidade de Aveiro, Portugal (2008). Atualmente é Docente da Pontifícia Universidade Católica do Paraná e colaborador da Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Tem experiência na área de Fisioterapia e Terapia Ocupacional, com ênfase em Biomecânica, Ortopedia, Traumatologia, Medicina Esportiva e Dinamometria Isocinética. (http://lattes.cnpq.br/3098825752151765)

Anor Sganzerla

Docentes | Lattes

DOUTOR em Filosofia pela Universidade Federal de São Carlos(2012);MESTRE em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2004);ESPECIALISTA em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo(1999); Graduado em TEOLOGIA pelo Instituto Teológico São Paulo (1993) e em FILOSOFIA pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1987). Atualmente é Professor Adjunto do Curso de Filosofia e Professor Permanente do Programa do Pós Graduação Stricto Sensu em Bioética da PUCPR. Coordena o Eixo Humanístico da instituição nos anos de 2012-2013; 2016 – atual. Presidiu a Sociedade Brasileira de Bioética do Paraná (gestão 2015-2017); É membro da SBB (Sociedade Brasileira de Bioética); É membro do NET (Núcleos de Estudo da Técnica da PUCPR), e do NEB (Núcleo de Estudos em Bioética); É Coordenador do Doutorado Internacional em Humanidades na parceria PUCPR e UCM (Universidade Católica de Moçambique). É Professor visitante da Universidade Católica de Moçambique no Doutorado em Humanidades. É membro de três grupos de pesquisa: Hans Jonas; Bioética e Biotecnologia; Bioética Ambiental. Leciona as disciplinas Fundamentos da ética, Epistemologia da ética e da ciência e Metodologia Científica. Tem priorizado suas pesquisas com temas relacionados: [1] ÉTICA E TECNOCIÊNCIA: às questões éticas e morais das biotecnologias; ética na era da engenharia genética; responsabilidade e progresso na civilização tecnocientífica; pós-humanismo; transhumanismo; a questão da autenticidade da vida humana e extra-humana; a humanização da técnica, entre outros; pesquisa também temas ligados à [2] (BIO)ÉTICA AMBIENTAL, , tais como: fundamentos ético-filosóficos em vista à sustentabilidade e a preservação ambiental; as novas bases éticas para a proteção de todo o Reino Vivo, entre outros.

Mestre

Cassio Preis

Docentes

Graduado em Fisioterapia pela PUCPR, Especialista em Fisioterapia Traumato-ortopédica pelo CBS e Mestre em Tecnologia em Saúde pela PUCPR.

Mestre

Christiano Francisco dos Santos

Docentes

Doutorando no programa de pós-graduação em ciência da saúde PUCPR. Mestre em tecenologia e saúde PUCPR. Especialista em treinamento desportivo. Professor da Pontificia Univiersidade Católica do Paraná. Tutor da residência multiprofissional PUC-PR.

Eloi da Silva Pereira Filho

Docentes

Possui graduação em Abi – Educação Física e Esporte pela Universidade de São Paulo(2005) e especialização em Fisiologista do Exercício e da Nutrição Esportiva pela Universidade de São Paulo(2007). Atualmente é Personal Trainer da Reebok Sports Club, Personal Trainer da Bodytech Academia e Personal Trainer da Smart Fit Academia. Tem experiência na área de Educação Física.

Julia Veronesi Marcon de Carli

Docentes

Possui graduação em Educação Física pela Universidade Federal do Paraná (2010) e mestrado em Educação Física pela mesma instituição (2013) e atualmente é graduanda em Fisioterapia no Centro Universitário Assis Gurgacz (FAG). É proprietária da MOOV – treinamento personalizado, atuando como Personal Trainer. Em 2016 se especializou nos Estados Unidos em treinamento resistido com o curso RTS (The Resistance Trainig Specialist) alcançando o título de Master. Tem experiência na área de Educação Física com ênfase em Biomecânica, comportamento motor, treinamento resistido, atividades de academia e voleibol.

Doutor

Leandro Zen Karam

Docentes

Possui graduação em Fisioterapia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2005), Mestrado e Doutorado em Engenharia Elétrica e Informática Industrial pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (2009). MBA em Gestao Empresarial pela Fundacao Getulio Vargas (2009). Pesquisador convidado na Universidade de Aveiro, Portugal (2008). Atualmente é Docente da Pontifícia Universidade Católica do Paraná e colaborador da Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Tem experiência na área de Fisioterapia e Terapia Ocupacional, com ênfase em Biomecânica, Ortopedia, Traumatologia, Medicina Esportiva e Dinamometria Isocinética. (http://lattes.cnpq.br/3098825752151765)

Leticia Gonzales Francio

Docentes

É formada em Educação Física pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2007). Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Pilates e Realinhamento das Fibras Musculares, graduada em Fisioterapia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná.

Mestre

Luciano Alves Leandro

Docentes

GRADUADO EM FISIOTERAPIA PELA PUC/PR
ESPECIALISTA EM GERIATRIA EM GERONTOLOGIA PELO ICHC–FMUSP
MESTRE EM MEDICINA INTERNA PELA UFPR
DOUTORANDO EM MEDICINA INTERNA PELA UFPR

Mariane de Macedo Franceschi Malucelli

Docentes

Iniciou sua formação em Educação Física. em 1989, tornando-se Personal Trainer em 1995. Proprietária de uma academia referência em Curitiba, ficou intrigada quando percebeu que muitas vezes os ganhos para a saúde cardiológica e para a estética eram alcançados as custas do comprometimento da saúde articular. Buscando respostas, em 2003 Mariane concluiu a graduação em fisioterapia pela Universidade Positivo. Durante a faculdade conheceu os princípios da Mecânica do Exercício através de Tom Purvis e conseguiu as respostas que há anos procurava. A partir daí passou a dedicar-se em difundir cada vez mais esse conhecimento transformador como representante oficial do RTS no Brasil . Fisioterapeuta da OrthoCarolina (Charlotte ? EUA) Residente no Programa ?Residency in Orthopaedics?/OC (Charlotte – EUA) 2017/18/19 Doutoranda em Post Professional Doctor in Physical Therapy (EUA) Diretora dos Programas Resistance Training Specialist (RTS) no Brasil Resistance Training Specialist Master – RTSm Chefe do Departamento de Fisioterapia do Novant Orthoapedic Hospital (Charlotte- EUA 2009-2013) Crefito: 59595 Cref: 005460-P/SC

Pedro Cezar Beraldo

Docentes

Doutor em Odontologia área de concentração Saúde Coletiva – PUCPR, Graduado em Fisioterapia pela Universidade Católica do Paraná – UCP (1984) e Mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná -PUCPR (1995), Residência em Doenças do Aparelho Locomotor, no Hospital Sarah Kubtscheck de Brasília (1985), Especialista em Fisioterapia Neuro-Funcional e Acupuntura; possui Especialização Lato-sensu em Pesquisa em Fisiologia do Exercício e em Bioética; Cursos de aprimoramento profissionais: Método Kabat, Perícia Judicial do Trabalho e Drenagem Linfática Manual (Método Leduc). Professor adjunto III da Pontifícia Universidade Católica do Paraná, com atuação nas disciplinas de: Fisioterapia Vascular Periférica, Fisioterapia Cardiovascular; Fisiologia Humana e Fisiologia Específica em Fisioterapia; supervisão de estágios em Doenças do Aparelho Locomotor e Fisioterapia em Pediatria Hospitalar. Tem experiência na área de Fisiologia, com ênfase em Fisiologia do Esforço, atuando principalmente nos seguintes temas: Kabat, Cardiovascular, Pediatria hospitalar, Lesado Medular e na Classificação Internacional de Funcionalidade Incapacidade e Saúde – CIF. Atua como revisor e é membro dos Conselho Editorial da Revista Fisioterapia em Movimento; Vice-Presidente do Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional e Presidente da Comissão de Ética (período 1998/2002 e 2006/2008); Presidente do Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional do Paraná (novembro de 2008 a 18/04 de 2010), Perito-assistente na 1ª Vara do Trabalho de Araucária-Paraná, Perito na Vara do Trabalho de Telêmaco Borba-Paraná, Perito na Vara do Trabalho de Jaguariaíva-Paraná, Assistente na 9ª Vara do Trabalho de Curitiba-Paraná; autor do Capítulo sobre Ética e Perícia, do livro Perícia Cinesiológica-Funcional, Assistência Técnica Judicial, Modelos e Legislações, 1ª edição Editora Andreoli, 2009; Membro do Comitê de Ética em Pesquisas com Seres Humanos, da PUCPR, desde 2011. Atual Coordenador do Curso de Fisioterapia/Diretor da Clínica Escola de Fisioterapia, na Escola de Ciências da Vida da PUCPR; Membro da rede de pesquisas Pleokinetica da Universidad de Granada, Espanha.

Vitor Bertoli Nascimento

Docentes

Possui graduação em Educação Física pela Universidade Federal do Paraná (2003). Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Educação Física, atuando principalmente nos seguintes temas: treinamento desportivo, análise estatística, biomecânica e controle motor.

-Bases Cinesiológicas e Biomecânicas

Carga horária: 24 | Crédito: --

Anatomia Humana Aplicada a Cinesiologia

Carga horária: 24 | Crédito: --

Cinesioterapia Aplicada ao Idoso Frágil

Carga horária: 12 | Crédito: --

Estágio Supervisionado

Carga horária: 800 | Crédito: --

Ética

Carga horária: 24 | Crédito: --

Exercícios Funcionais e a Reabilitação

Carga horária: 12 | Crédito: --

Facilitação Neuromuscular Proprioceptiva

Carga horária: 12 | Crédito: --

Fisiologia da Prescrição do Exercício

Carga horária: 24 | Crédito: --

Liberação Miofacial e Dores Musculares

Carga horária: 12 | Crédito: --

Metodologia Científica

Carga horária: 20 | Crédito: --

Métodos de Avaliação e Análise em Baixo Custo

Carga horária: 12 | Crédito: --

RTS Lower Extremity

Carga horária: 12 | Crédito: --

RTS Rehab

Carga horária: 12 | Crédito: --

RTS Spine & Trunk

Carga horária: 12 | Crédito: --

RTS Upper Extremity

Carga horária: 12 | Crédito: --

Terapias Manuais Aplicadas a Fisioterapia

Carga horária: 24 | Crédito: --

Escola de Ciências da Vida

A Escola de Ciências da Vida da PUCPR oferece uma formação integral e transdisciplinar, que viabiliza a compreensão integrada das temáticas ligadas à saúde. O estudante torna-se um profissional atento aos desafios impostos pelo crescimento populacional e a intensa utilização dos recursos naturais.

A saúde humana, a dos demais seres vivos e a do meio ambiente são indissociáveis e necessitam de equilíbrio. É neste contexto que nasce o moderno conceito de Saúde Única, que traz em sua essência a vontade de transformar o mundo em um lugar melhor, compreendendo a interdependência entre os seres humanos, os animais e o meio ambiente.

Conheça a Escola
Cidade / Câmpus

Curitiba - Câmpus Curitiba

Modalidade

Presencial

Duração

Até 25 meses

Mensalidade

R$ 499,00

Status

Inscrições abertas