CCURSOS

Fisioterapia clínica
Novo

Especialização / Pós-graduação

Os avanços da ciência, combinados com as novas possibilidades, recursos e aplicações tecnológicas, não apenas têm aumentado muito a qualidade de vida de pacientes com disfunções motoras e funcionais, como têm sido fundamentais para reverter quadros e prognósticos de pacientes acometidos por acidentes ou doenças que impactem suas funções.
É esse panorama que motiva o estudo e desenvolvimento constante de novas técnicas e conceitos de tratamento capazes de acompanhar a evolução da tecnologia e aplicá-la para atender os desafios contemporâneos no que diz respeito à saúde e qualidade de vida, melhorando ou até mesmo transformando o diagnóstico e realidade de muitos pacientes.
Esse curso está focado na atualização do Fisioterapeuta, tanto nas novas descobertas da neurociência e técnicas de tratamento musculoesquelética, como nos diversos métodos e conceitos de tratamento Fisioterapêutico Ambulatorial que possam facilitar a funcionalidade dos pacientes, inserindo-os novamente na sociedade.

Por que fazer Fisioterapia Clínica na PUCPR?

O curso de pós-graduação em Fisioterapia Clínica da PUCPR é uma especialização 100% remota, que adota o modelo elaborado a partir do Resultado de Aprendizagem do Percurso
Formativo (RAPF): um professor da PUCPR + professor convidado com expertise comprovada no mercado. As aulas ao vivo, com acompanhamento total do professor de forma remota, ficam gravadas e disponíveis para o estudante por um mês para que ele possa aprofundar os estudos e retomar anotações.
Estruturado em 21 módulos que abrangem disciplinas das áreas clínicas com ênfase na
Neurologia, Musculoesquelética e Fisioterapia do Trabalho, o curso tem o modelo carrossel que permite o ingresso a qualquer momento.

Público-alvo

A especialização em Fisioterapia Clínica da PUCPR é um curso destinado a fisioterapeutas que atuem ou busquem atuar na área de Fisioterapia Ambulatorial, tanto Neurofuncional quanto Musculoesquelética. Seu foco nos avanços Tecnológicos e da Neurociência visa atualizar conceitos, bem como capacitar o estudante com relação às diversas terapias provenientes de estudos e aplicações recentes.

Mercado de atuação

O egresso da especialização em Fisioterapia Clínica da PUCPR é um profissional altamente capacitado nos mais recentes estudos e aplicações da Fisioterapia Ambulatorial, tanto em temas neurofuncionais quanto musculoesqueléticos. Esta atualizado com os avanços tecnológicos e da neurociência que impactam no seu trabalho, aplicando-os positivamente no tratamento e qualidade de vida dos pacientes. Pode atuar em Hospitais e Clínicas, Ambulatórios, Consultórios, Centros de Reabilitação, bem como estender sua atuação para a área acadêmica com Docência, Extensão, Pesquisa, Supervisão, Direção e Coordenação de cursos.

Critério de Classificação: Este curso possui processo seletivo por meio de análise, para finalizar sua inscrição, será necessário anexar seu currículo na ficha de inscrição.

DOUTORADO

Lara Guerios

Coordenação | Lattes

(Fisioterapeuta), CREFITO-8/ 20.739-F

Doutora em Ciências da Saúde pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná – PUCPR (2012), Mestre em Ciências – área de concentração: Bioengenharia, pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná – UFTPR (2003), Graduada em Fisioterapia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná – PUCPR (1995). Desde abril/2013 é docente da PUCPR dos cursos de Fisioterapia, Nutrição, Enfermagem e Psicologia, das disciplinas de Anatomia Humana, Fisiologia Humana, Cinesioterapia, Prática Integrada e Estudos Interdisciplinares, Supervisora de Estágio Hospitalar (Traumatologia) e Fisioterapeuta da Clínica Escola na PUCPR. Iniciou como docente na Universidade Paranaense – UNIPAR (2000 – 2011), no curso de Fisioterapia; Coordenou o Curso Superior de Tecnologia em Estética e Cosmética da Universidade Paranaense – UNIPAR (2007 – 2011). Tem experiência nas áreas de Anatomia, Morfofisiologia, Fisiologia do Exercício, Cinesiologia e Biomecânica, Ortopedia e Traumatologia, Pilates e orientação de trabalhos científicos.

DOUTORADO

Ana Paula Cunha Loureiro

Docentes

Possui graduação em Fisioterapia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1989) ,especialista em Fisioterapia em Gerontologia pela PUCPR (1991) e especialista em Neuro Funcional pelo CREFITO(2001), mestrado em Gerontologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2000), especialista em Biologia Celular e Tecidual pela UFPR (2008), Doutora em Ciências da saúde pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Atualmente é professor adjunto da Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Tem experiência na área de Fisioterapia , atuando principalmente nos seguintes temas: fisioterapia neurológica (ênfase em neurotraumatologia),fisioterapia hospitalar, gerontologia e hidroterapia.

DOUTORADO

Barbara Maria Camilotti

Docentes

Possui graduação em Fisioterapia pela PUCPR (2004), Mestrado em Tecnologia em Saúde pela PUCPR, Doutorado em Educação Física pela UFPR. Presidente da Sobrafisa – PR 2011/2012. Fisioterapeuta responsável pelo Centro de Isocinética da PUCPR (2013-2020). Docente da Especialização em Acupuntura da PUCPR. e da gradução em fisioterapia e medicina da PUCPR. Tem experiência na área de Fisioterapia, com ênfase em Acupuntura, RPG, osteopatia e Fisioterapia em Ortopedia.

MESTRADO

Cassio Preis

Docentes

Possui graduação em Fisioterapia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) (2001) e mestrado em Tecnologia em Saúde pela PUCPR (2006). Atualmente é professor na Pontifícia Universidade Católica do Paraná no curso de graduação em Fisioterapia Tem experiência na área de Fisioterapia Traumato-Ortopédica e Esportiva, atuando principalmente nos seguintes temas: lesões traumato-ortopédicas e esportivas, dinamometria isocinética e baropodometria. Membro Sócio Especialista da Sociedade Nacional de Fisioterapia Esportiva (SONAFE).

Clynton Lourenço Correa

Docentes

Possui graduação em Fisioterapia (1997), especialização em Fisioterapia Neurofuncional (1999), mestrado (2002) e doutorado (2008) em Ciências Morfológicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Pós-Doutorado em Neurociências pela Universidad Santiago de Compostela – Espanha (2014-2015). Atualmente é Professor Associado I do curso de Fisioterapia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), sócio-fundador da Associação Brasileira de Fisioterapia Neurofuncional (ABRAFIN). Professor associado ao Laboratório de Neurobiologia Comparativa e do Desenvolvimento do IBCCF-UFRJ. Professor do Programa de Mestrado e Doutorado em Educação Física da UFRJ. Editor de área (Fisioterapia em Gerontologia) da Revista Pesquisa em Fisioterapia e editor de área (Fisioterapia Neurofuncional) da Revista Fisioterapia em Movimento. Membro da International Parkinson and Movement Disorders Society (MDS). Coordenador do Grupo de Estudos na Doença de Parkinson (GEDOPA). Coordenador do grupo de pesquisa Ciências da Reabilitação da UFRJ. Tem experiência na área de Fisioterapia, com ênfase em Fisioterapia Neurofuncional. Linha de pesquisa: Processos de Avaliação e Desempenho Motor na doença de Parkinson.

DOUTORADO

Cristiane Goncalves Ribas

Docentes | Lattes

Possui graduação em Fisioterapia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1990), mestrado em Tecnologia em Saúde pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2006) e doutorado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2018). Atualmente é professor tempo parcial da Pontifícia Universidade Católica do Paraná, fisioterapeuta – AMCIP, professor do Centro Universitário UniDOM. Tem experiência na área de Fisioterapia e Terapia Ocupacional, com ênfase em Fisioterapia e Terapia Ocupacional, atuando principalmente nos seguintes temas: fisioterapia, desenvolvimento motor, paralisia cerebral, aprendizagem motora e atraso motor.

Doutor

Eloi da Silva Pereira Filho

Docentes

Possui graduação em Fisioterapia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2005), Mestrado e Doutorado em Engenharia Elétrica e Informática Industrial pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (2009). MBA em Gestao Empresarial pela Fundacao Getulio Vargas (2009). Pesquisador convidado na Universidade de Aveiro, Portugal (2008). Atualmente é Docente da Pontifícia Universidade Católica do Paraná e colaborador da Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Tem experiência na área de Fisioterapia e Terapia Ocupacional, com ênfase em Biomecânica, Ortopedia, Traumatologia, Medicina Esportiva e Dinamometria Isocinética.

DOUTORADO

Gisele Francini Devetak Casarotti

Docentes

Possui graduação em Fisioterapia pelo Centro Universitário da Grande Dourados/MS (2003), Especialização em Fisioterapia Neurológica pelo Centro Universitário Salesiano Auxíliun – Lins/SP (2006), MBA em Administração Hospitalar pela Faculdade Educacional de Araucária (2013) e Mestrado em Tecnologia em Saúde pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná – Curitiba/PR (2015). Tem experiência na área de Fisioterapia Clínica e Hospitalar com ênfase em atuação interdisciplinar na reabilitação neurofuncional. Atualmente é estudante de Doutorado da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (Programa de Pós Graduação em Tecnologia em Saúde) e trabalha como fisioterapeuta no Complexo Hospital de Clínicas da UFPR – Curitiba/PR

MESTRADO

Isabella de Souza Menezes

Docentes

Fisioterapeuta, mestre em Ciências da Saúde pela UNIFES-SP, especialista em Fisioterapia Neurológica Adulto pela UNESA-RJ, graduada pela UFRJ-RJ, ex-pesquisadora colaboradora no laboratório de Neuroestimulação da USP-SP, no projeto do Neurologic Institutes of Health (NIH). Realizou o programa de aprimoramento em neurologia pela AACD-Central de SP. Formação pelo Conceito Bobath Adulto Básico e Avançados; formação em Terapia Manual. Treinamento em Constraint-Induced Movement Therapy pela University of Alabama at Birgmingham (UAB-EUA) e instrutora em Terapia por Contensão Induzida desde 2008 no Brasil.

DOUTORADO

Kleber Bez Birolo Candiotto

Docentes

Possui graduação em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2016), graduação em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2000), mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2003) e doutorado em Filosofia pela Universidade Federal de São Carlos (2008). Atualmente é professor adjunto da Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em Epistemologia, atuando principalmente nos seguintes temas: epistemologia, filosofia da mente, subjetividade, materialismo e ciências cognitivas.

DOUTORADO

Lara Guerios

Docentes | Lattes

(Fisioterapeuta), CREFITO-8/ 20.739-F

Doutora em Ciências da Saúde pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná – PUCPR (2012), Mestre em Ciências – área de concentração: Bioengenharia, pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná – UFTPR (2003), Graduada em Fisioterapia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná – PUCPR (1995). Desde abril/2013 é docente da PUCPR dos cursos de Fisioterapia, Nutrição, Enfermagem e Psicologia, das disciplinas de Anatomia Humana, Fisiologia Humana, Cinesioterapia, Prática Integrada e Estudos Interdisciplinares, Supervisora de Estágio Hospitalar (Traumatologia) e Fisioterapeuta da Clínica Escola na PUCPR. Iniciou como docente na Universidade Paranaense – UNIPAR (2000 – 2011), no curso de Fisioterapia; Coordenou o Curso Superior de Tecnologia em Estética e Cosmética da Universidade Paranaense – UNIPAR (2007 – 2011). Tem experiência nas áreas de Anatomia, Morfofisiologia, Fisiologia do Exercício, Cinesiologia e Biomecânica, Ortopedia e Traumatologia, Pilates e orientação de trabalhos científicos.

Mestre

Larissa Milani Brognoli Sinhorim

Docentes

Possui graduação em Fisioterapia pela Universidade Paranaense – UNIPAR (2004). Fisioterapeuta clínica até atualidade. Formação no Método Trilhos Fasciais – Ativação e Reorganização (2011). Formação pelo Método Busquet – As Cadeias Fisiológicas (2012). Pós Graduação lato sensu em Terapia Manual – INSPIRAR (2013). Pós Graduação stricto senso – Mestrado em Fisioterapia UDESC (2015). Pós Graduação lato sensu em Osteopatia Clínica Integral – INSPIRAR (2018). Professora de Pós Graduações e ministrante de cursos relacionados à Terapia Manual e Ortopedia e Traumatologia. Doutoranda em Ciências da Saúde – Neurociências – Unisul (2019/2022).

DOUTORADO

Leandro Zen Karam

Docentes

Possui graduação em Fisioterapia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2005), Mestrado e Doutorado em Engenharia Elétrica e Informática Industrial pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (2009). MBA em Gestao Empresarial pela Fundacao Getulio Vargas (2009). Pesquisador convidado na Universidade de Aveiro, Portugal (2008). Atualmente é Docente da Pontifícia Universidade Católica do Paraná e colaborador da Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Tem experiência na área de Fisioterapia e Terapia Ocupacional, com ênfase em Biomecânica, Ortopedia, Traumatologia, Medicina Esportiva e Dinamometria Isocinética.

MESTRADO

Luciano Alves Leandro

Docentes

Fisioterapeuta graduado pela PUCPR em 2002; Especialista em Fisioterapia Geronto-geriátrica desde 2004 pelo Programa de Aprimoramento Profissional de Fisioterapia em Geriatria e Gerontologia (Bolsista FUNDAP) do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HCFMUSP); Especialista em Fisioterapia em Terapia Intensiva pela CESUMAR (Centro Universitário de Maringá); Mestre em Medicina Interna pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e Doutorando pelo mesmo Programa. Atualmente atua como Professor Assistente II na Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) e como pesquisador desempenha atividades na área da Gerontologia, Metabolismo Ósseo e Saúde Pública. Dentre suas linhas de pesquisa destacam-se: Gerontologia, Avaliação Funcional, Avaliação e Reabilitação do Equilíbrio Corporal e Reabilitação Gerontológica com ênfase nas doenças crônico-degenerativas.

MESTRADO

Luiz Bertassoni Neto

Docentes

Possui graduação em Fisioterapia pela Universidade Católica de Petrópolis (1981), graduação em Educação Física pela Universidade Federal do Paraná (1978) e mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1999). Atualmente é professor ADJUNTO-Supervisor da PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO PARANÁ, professor de pós-graduação da Universidade Paranaense, professor de pós- graduação da Universidade Federal do Paraná, professor de pós graduação da Pontifícia Universidade Católica de Goiás, professor da Pontifícia Universidade Católica do Paraná e professor convidado do Instituto Brasileiro de Pesquisa e Extensão. Tem experiência na área de Fisioterapia e Ed. Física com ênfase em Fisioterapia Desportiva e Traumato-Ortopedia.Possui Especialização em Fisiologia do Exercício,Fisioterapia Esportiva,Metodologia do Ensino Superior e Fisioterapia Traumato-Ortopédica. Supervisor do Estágio Obrigatório(manhã) e Voluntário em Traumato-Ortopedia da Clínica escola da Pontifícia Universidade Católica do Paraná(Tarde). Responsável pela disciplina de Metodologia Científica do Curso de Fisioterapia da PUCPR desde (1999). Responsável técnico da Clínica Escola de Fisioterapia da PUCPR Coordenador do Projeto Mercur-PUCPR em Traumato-Ortopedia.Parecerista de projetos de conclusão de curso das Especializações em Fisioterapia Ortopédica e Traumatológica e Desportiva, Acupuntura, Ginecologia e Obstetrícia e Dermato-Funcional da PUCPR. Docente das Especializações em Ed. Física em Personal training e Qualidade de Vida; Método Pilates e Condicionamento Físico e Treinamento Desportivo e em Fisioterapia da Especialização em Fisioterapia Traumato-Ortopédica e Desportiva.Parecerista da Revista Fisioterapia em Movimento da PUCPR.Membro efetivo desde 2008 e atual coordenador do Núcleo Docente Estruturante do Curso de Fisioterapia da PUCPR.Atualmente,desde 2010, é professor responsável pela disciplina de Fisioterapia Traumato-Ortopédica e Musculo-esquelética no Curso de Fisioterapia como também a mesma data é responsável da disciplina de Primeiro atendimento em Educação Física(Socorros de urgência nos esportes).

ESPECIALIZAÇÃO / PÓS GRADUAÇÃO

Thayse Toledo Moreira

Docentes

Fisioterapeuta ergonomista Thayse Toledo Moreira, da Volkswagen do Brasil – PU Curitiba. Atualmente mestranda em Engenharia Biomédica na UTFPR; Pós-graduada MBA em Ergonomia na Faculdade Inspirar; graduada em Fisioterapia na faculdade Dom Bosco.

Atenção ao paciente com disfunção gerada pelo processo de envelhecimento em atendimento ambulatorial

Carga horária: 24 | Crédito: --

Atenção ao paciente com disfunção neurofuncional em atendimento ambulatorial

Carga horária: 24 | Crédito: --

Atenção ao paciente com disfunção traumato-ortopedica em atendimento ambulatorial

Carga horária: 24 | Crédito: --

Avaliação e tratamento da marcha

Carga horária: 12 | Crédito: --

Avaliação Neurofuncional no adulto

Carga horária: 12 | Crédito: --

Bandagens Funcionais

Carga horária: 12 | Crédito: --

Ergonomia e Fisioterapia do trabalho

Carga horária: 12 | Crédito: --

Ética

Carga horária: 24 | Crédito: --

Neurociências e sistema motor

Carga horária: 24 | Crédito: --

Prevenção e tratamento das disfunções osteomioarticulares ocasionadas pela atividade laboral

Carga horária: 12 | Crédito: --

Princípios do Conceito da Terapia de Contensão Induzida® (TCI)

Carga horária: 12 | Crédito: --

Princípios do Conceito e aplicação do Snoezelen

Carga horária: 12 | Crédito: --

Reabilitação Vestibular

Carga horária: 12 | Crédito: --

Rotina de Avaliação e tratamento Fisioterapautico baseada em evidencia 1

Carga horária: 24 | Crédito: --

Rotina de Avaliação e tratamento Fisioterapautico baseada em evidencia 2

Carga horária: 24 | Crédito: --

RTS Lower Extremity and Upper Extremety

Carga horária: 24 | Crédito: --

RTS Rehab

Carga horária: 12 | Crédito: --

RTS Spine & Trunk and Lower Extremity

Carga horária: 24 | Crédito: --

Tecnologia aplicada na avaliação do paciente ambulatorial

Carga horária: 12 | Crédito: --

Tecnologia Assistida na reabilitação neurológica 

Carga horária: 12 | Crédito: --

Trilhos Fasciais: Reorganização Miofascial

Carga horária: 12 | Crédito: --

Escola de Ciências da Vida

A Escola de Ciências da Vida da PUCPR oferece uma formação integral e transdisciplinar, que viabiliza a compreensão integrada das temáticas ligadas à saúde. O estudante torna-se um profissional atento aos desafios impostos pelo crescimento populacional e a intensa utilização dos recursos naturais.

A saúde humana, a dos demais seres vivos e a do meio ambiente são indissociáveis e necessitam de equilíbrio. É neste contexto que nasce o moderno conceito de Saúde Única, que traz em sua essência a vontade de transformar o mundo em um lugar melhor, compreendendo a interdependência entre os seres humanos, os animais e o meio ambiente.

Conheça a Escola
Cidade / Câmpus

Curitiba - Câmpus Curitiba

Modalidade

Online

Duração

Até 11 meses

Mensalidade

R$ 350,00

Status

Inscrições abertas