Os avanços da ciência, combinados com as novas possibilidades, recursos e aplicações tecnológicas, não apenas têm aumentado muito a qualidade de vida de pacientes com disfunções motoras e funcionais, como têm sido fundamentais para reverter quadros e prognósticos de pacientes acometidos por acidentes ou doenças que impactem suas funções.
É esse panorama que motiva o estudo e desenvolvimento constante de novas técnicas e conceitos de tratamento capazes de acompanhar a evolução da tecnologia e aplicá-la para atender os desafios contemporâneos no que diz respeito à saúde e qualidade de vida, melhorando ou até mesmo transformando o diagnóstico e realidade de muitos pacientes.
Esse curso está focado na atualização do Fisioterapeuta, tanto nas novas descobertas da neurociência e técnicas de tratamento musculoesquelética, como nos diversos métodos e conceitos de tratamento Fisioterapêutico Ambulatorial que possam facilitar a funcionalidade dos pacientes, inserindo-os novamente na sociedade.
Por que fazer Fisioterapia Clínica na PUCPR?
O curso de pós-graduação em Fisioterapia Clínica da PUCPR é uma especialização 100% remota, que adota o modelo elaborado a partir do Resultado de Aprendizagem do Percurso
Formativo (RAPF): um professor da PUCPR + professor convidado com expertise comprovada no mercado. As aulas ao vivo, com acompanhamento total do professor de forma remota, ficam gravadas e disponíveis para o estudante por um mês para que ele possa aprofundar os estudos e retomar anotações.
Estruturado em 21 módulos que abrangem disciplinas das áreas clínicas com ênfase na
Neurologia, Musculoesquelética e Fisioterapia do Trabalho, o curso tem o modelo carrossel que permite o ingresso a qualquer momento.
A especialização em Fisioterapia Clínica da PUCPR é um curso destinado a fisioterapeutas que atuem ou busquem atuar na área de Fisioterapia Ambulatorial, tanto Neurofuncional quanto Musculoesquelética. Seu foco nos avanços Tecnológicos e da Neurociência visa atualizar conceitos, bem como capacitar o estudante com relação às diversas terapias provenientes de estudos e aplicações recentes.
Mercado de atuação
O egresso da especialização em Fisioterapia Clínica da PUCPR é um profissional altamente capacitado nos mais recentes estudos e aplicações da Fisioterapia Ambulatorial, tanto em temas neurofuncionais quanto musculoesqueléticos. Esta atualizado com os avanços tecnológicos e da neurociência que impactam no seu trabalho, aplicando-os positivamente no tratamento e qualidade de vida dos pacientes. Pode atuar em Hospitais e Clínicas, Ambulatórios, Consultórios, Centros de Reabilitação, bem como estender sua atuação para a área acadêmica com Docência, Extensão, Pesquisa, Supervisão, Direção e Coordenação de cursos.
Critério de Classificação: Este curso possui processo seletivo por meio de análise, para finalizar sua inscrição, será necessário anexar seu currículo na ficha de inscrição.
Doutora em Ciências da Saúde pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná – PUCPR (2012), Mestre em Ciências – área de concentração: Bioengenharia, pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná – UFTPR (2003), Graduada em Fisioterapia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná – PUCPR (1995). Desde abril/2013 é docente da PUCPR dos cursos de Fisioterapia, Nutrição, Enfermagem e Psicologia, das disciplinas de Anatomia Humana, Fisiologia Humana, Cinesioterapia, Prática Integrada e Estudos Interdisciplinares, Supervisora de Estágio Hospitalar (Traumatologia) e Fisioterapeuta da Clínica Escola na PUCPR. Iniciou como docente na Universidade Paranaense – UNIPAR (2000 – 2011), no curso de Fisioterapia; Coordenou o Curso Superior de Tecnologia em Estética e Cosmética da Universidade Paranaense – UNIPAR (2007 – 2011). Tem experiência nas áreas de Anatomia, Morfofisiologia, Fisiologia do Exercício, Cinesiologia e Biomecânica, Ortopedia e Traumatologia, Pilates e orientação de trabalhos científicos.
Possui graduação em Fisioterapia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1990), mestrado em Tecnologia em Saúde pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2006) e doutorado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2018). Atualmente é professor tempo parcial da Pontifícia Universidade Católica do Paraná, fisioterapeuta – AMCIP, professor do Centro Universitário UniDOM. Tem experiência na área de Fisioterapia e Terapia Ocupacional, com ênfase em Fisioterapia e Terapia Ocupacional, atuando principalmente nos seguintes temas: fisioterapia, desenvolvimento motor, paralisia cerebral, aprendizagem motora e atraso motor.
Possui graduação em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2016), graduação em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2000), mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2003) e doutorado em Filosofia pela Universidade Federal de São Carlos (2008). Atualmente é professor adjunto da Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em Epistemologia, atuando principalmente nos seguintes temas: epistemologia, filosofia da mente, subjetividade, materialismo e ciências cognitivas.
Doutora em Ciências da Saúde pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná – PUCPR (2012), Mestre em Ciências – área de concentração: Bioengenharia, pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná – UFTPR (2003), Graduada em Fisioterapia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná – PUCPR (1995). Desde abril/2013 é docente da PUCPR dos cursos de Fisioterapia, Nutrição, Enfermagem e Psicologia, das disciplinas de Anatomia Humana, Fisiologia Humana, Cinesioterapia, Prática Integrada e Estudos Interdisciplinares, Supervisora de Estágio Hospitalar (Traumatologia) e Fisioterapeuta da Clínica Escola na PUCPR. Iniciou como docente na Universidade Paranaense – UNIPAR (2000 – 2011), no curso de Fisioterapia; Coordenou o Curso Superior de Tecnologia em Estética e Cosmética da Universidade Paranaense – UNIPAR (2007 – 2011). Tem experiência nas áreas de Anatomia, Morfofisiologia, Fisiologia do Exercício, Cinesiologia e Biomecânica, Ortopedia e Traumatologia, Pilates e orientação de trabalhos científicos.