CCURSOS

Fabricação de queijos artesanais e finos aplicados à gastronomia

Especialização / Pós-graduação

O curso visa capacitar os profissionais para atuarem nas áreas de produção de queijos e de gastronomia, com foco na produção de queijos e de pratos diferenciados, valorizando os aspectos culturais da transformação do leite em queijos e em pratos com sabores e tradições regionais, destacando os aspectos de qualidade e segurança dos alimentos produzidos.

Por que fazer PUCPR?

O curso de pós-graduação em Arte da Fabricação de Queijos Artesanais e Finos Aplicados à Gastronomia da PUCPR é pioneiro e único no Paraná. Aqui, os estudantes aprendem com metodologias de aprendizagem ativa, ou seja, aprendem fazendo. As disciplinas contemplam temas ciência e tecnologia de fabricação de queijos, controle de qualidade e segurança na produção de queijos, terroir e receitas regionais.
Para dar suportes às iniciativas de aprendizagem, o curso possui plantas de processamento queijos com equipamentos que simulam o cenário industrial, além de laboratórios de química, bioquímica, microbiologia, embalagem, análise sensorial e cozinha experimental. O acadêmico também pode usufruir de uma biblioteca completa na área de alimentos.
O quadro docente do curso é outro destaque da PUCPR, já que é composto por doutores, mestres e especialista experientes com ampla atuação no mercado profissional.

Público Alvo

Pessoas que desejam especializar-se na arte da fabricação de queijos artesanais e finos com aplicação na gastronomia. Egressos recém formados em Gastronomia, Engenharia de Alimentos, Nutrição, Farmácia, Medicina Veterinária, Biotecnologia, Engenharia Química e pessoas em busca de formação nesta área

Mercado de atuação

A área de controle de qualidade oferece muitas oportunidades devido à preocupação com as normas sanitárias e com as exigências do consumidor. O especialista pode trabalhar em propriedades rurais ou em grandes indústrias de laticínios, além de ter o seu próprio negócio.

Marcia Rapacci

Coordenação

Possui graduação em Licenciatura e Bacharelado em Química pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1985), mestrado em Ciências de Alimentos pela Universidade Estadual de Londrina (1989) e doutorado em Tecnologia de Alimentos pela Universidade Estadual de Campinas (1997). É professora titular da Pontifícia Universidade Católica do Paraná desde 1992, é professora nos cursos de graduação em Engenharia de Alimentos, Nutrição, Farmácia, Biotecnologia e Medicina Veterinária e do curso de pós-graduação em Vigilância Sanitária e Controle de Qualidade Aplicada a Produtos de Alimentos da PUCPR. Coordena a disciplina de estágio do curso de Engenharia de Alimentos desde 2006. Membro do Núcleo Docente Estruturante do Curso de Engenharia de Alimentos. É líder e membro do grupo de pesquisa Conservação e Desenvolvimento de alimentos desde 1995. Tem experiência na área de Ciências e Tecnologia de Alimentos, atuando nas áreas análise de alimentos, tecnologia de laticínios, vegetais, embalagens e desenvolvimento de alimentos. É coordenadora do curso de especialização em Gestão de Projetos na Indústria de Alimentos da PUCPR. É membro da equipe técnica do Grupo de Articulação da Rota Estratégica da Indústria Paranaense – Alimentos Funcionais dos Observatórios SESI/SENAI/IEL desde 2005. Tem atuado em projetos de desenvolvimento de queijos maturados por cultura de superfície, queijos finos, especialidades lácteas gourmet, alimentos funcionais e alimentos para fins especiais. Integra o grupo de docentes da PUCPR que inovam no ensino de graduação com uso de metodologias de ensino focadas em aprendizagem ativa (Projeto FINEP – Turma II).

Eloize Augusta da Cruz

Coordenação

Gastróloga (UP), Especialista em Gastronomia Internacional e Pâtisserie (UP), e possui curso de extensão em Educação no Ensino Superior (OPET). Professora do Curso de Tecnologia em Gastronomia da PUCPR e Unicesumar e do Curso Semi presencial de Gastronomia na Universidade Positivo.

Anor Sganzerla

Docentes | Lattes

DOUTOR em Filosofia pela Universidade Federal de São Carlos(2012);MESTRE em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2004);ESPECIALISTA em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo(1999); Graduado em TEOLOGIA pelo Instituto Teológico São Paulo (1993) e em FILOSOFIA pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1987). Atualmente é Professor Adjunto do Curso de Filosofia e Professor Permanente do Programa do Pós Graduação Stricto Sensu em Bioética da PUCPR. Coordena o Eixo Humanístico da instituição nos anos de 2012-2013; 2016 – atual. Presidiu a Sociedade Brasileira de Bioética do Paraná (gestão 2015-2017); É membro da SBB (Sociedade Brasileira de Bioética); É membro do NET (Núcleos de Estudo da Técnica da PUCPR), e do NEB (Núcleo de Estudos em Bioética); É Coordenador do Doutorado Internacional em Humanidades na parceria PUCPR e UCM (Universidade Católica de Moçambique). É Professor visitante da Universidade Católica de Moçambique no Doutorado em Humanidades. É membro de três grupos de pesquisa: Hans Jonas; Bioética e Biotecnologia; Bioética Ambiental. Leciona as disciplinas Fundamentos da ética, Epistemologia da ética e da ciência e Metodologia Científica. Tem priorizado suas pesquisas com temas relacionados: [1] ÉTICA E TECNOCIÊNCIA: às questões éticas e morais das biotecnologias; ética na era da engenharia genética; responsabilidade e progresso na civilização tecnocientífica; pós-humanismo; transhumanismo; a questão da autenticidade da vida humana e extra-humana; a humanização da técnica, entre outros; pesquisa também temas ligados à [2] (BIO)ÉTICA AMBIENTAL, , tais como: fundamentos ético-filosóficos em vista à sustentabilidade e a preservação ambiental; as novas bases éticas para a proteção de todo o Reino Vivo, entre outros.

professor-carlos-eduardo-medicina-veterinaria

Carlos Eduardo Camargo

Docentes

Médico Veterinário graduado pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná, residente no Pegasus Equestrian Center, Berlin Heights, Ohio, EUA e no Rancho Santa Rosa, Valle Del Bravo, México na área de Transferência de Embriões Equinos; Mestre em Reprodução Equina pela Universidade Federal do Paraná e Doutor pelo Programa de Pós Graduação em Medicina Animal: Equinos, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atualmente, atua como docente na Pontifícia Universidade Católica do Paraná onde também é Coordenador do Curso de Medicina Veterinária e responsável pelo Grupo de Estudos em Reprodução Equina PUCPR.

Cilene da Silva Gomes Ribeiro

Docentes

Bacherel em Nutrição (UFPR), Mestre em Engenharia de Produção (UFSC) e Doutora em História (UFPR). Especialista em Qualidade e Produtividade (FAE). Especialista em Administração Industrial (UFPR). Especialista em Qualidade de Alimentos pelo (IPCE). Especialista em Metodologia de Ensino Superior (FESP). Especialista em Logística Empresarial (PUCPR). Especialista em Gestão de Custos e Formação de Preços (PUCPR). Especialista em Alimentação Coletiva (ASBRAN). Especialista em História Contemporânea e Relações Internacionais (PUCPR). Professora titular do Curso de Nutrição (PUCPR), Coordenadora do Curso de Pós Graduação Vigilância Sanitária e Controle de Qualidade Aplicado na Produção de Alimentos (PUCPR), Coordenadora Adjunta do Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos (PUCPR), Membro do Grupo de Pesquisa em Ciências da Nutrição (GEPECIN), Pesquisadora DIAITA-Patrimônio Alimentar da Lusofonia, Membro do Comitê Editorial da Editora Universitária Champagnat (PUCPR), Membro do Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (COMSEA) de Curitiba. Membro da diretoria do Conselho Regional de Nutricionistas (CRN-8).

Eloize Augusta da Cruz

Docentes

Gastróloga (UP), Especialista em Gastronomia Internacional e Pâtisserie (UP), e possui curso de extensão em Educação no Ensino Superior (OPET). Professora do Curso de Tecnologia em Gastronomia da PUCPR e Unicesumar e do Curso Semi presencial de Gastronomia na Universidade Positivo.

Guilherme de Almeida Souza Tedrus

Docentes

Humberto Maciel Franca Madeira

Docentes | Lattes

Professor Titular da PUCPR. Possui graduação em Engenharia Agronômica pela Universidade de São Paulo (USP) (1988), mestrado em Nutrição Animal pela USP (1992) e Ph.D. em Animal Science – University of Nebraska (1998). Possui estágio pós-doutoral pela USP (1998-1999) e pela University of Illinois at Urbana-Champaign (2012). Tem experiência na área de Biologia Molecular e Microbiologia, com ênfase em Microbiologia Gastrintestinal, atuando principalmente nos seguintes temas: microbiologia de anaeróbios, genômica, bioinformática, biotecnologia de microrganismos, antimicrobianos e nutrição de ruminantes. Possui aperfeiçoamento em Gestão de Projetos de Desenvolvimento Científico e Tecnológico pela PUCPR (1999), tendo atuado como coordenador de projetos estaduais de C&T na área de Biotecnologia, junto à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Estado do Paraná (1999-2001). Sua experiência em gestão acadêmica e científica inclui a coordenação dos Cursos de Graduação em Zootecnia (2000-2002) e de Bacharelado em Biotecnologia (2008-2009) da PUCPR, Coordenador Local do PIBIC/CNPq (2006-2007), Coordenador de Pesquisa da PUCPR (2006-2008), Editor-Chefe da Editora Universitária Champagnat (2006-2010), e Diretor de Educação Continuada da PUCPR (2010). Foi Diretor do Câmpus São José dos Pinhais da PUCPR (2011-2016), Decano da Escola de Ciências Agrárias e Medicina Veterinária da PUCPR (2011-2015) e atualmente é Coordenador da Área Estratégica de Biotecnologia da PUCPR e do Curso de Especialização em Biotecnologia da PUCPR. É Fulbright Scholar.

Jorge Biff Netto

Docentes | Lattes

Doutorando em Administração de Empresas – linha de pesquisa Empreendedorismo; Mestre em Administração de Empresas pela Universidade Positivo, linha de pesquisa Empreendedorismo, inovação e sustentabilidade, MBA em planejamento estratégico pela UCS- RS, especialista em gestão de marketing pela FDC-MG, especialista em empreendedorismo pela Babson University, BostonX-USA, BLACKBELT e Especialista em Gestão da Qualidade Lean Six Sigma pela UP /EDTI, especialista em Direito empresarial pela Unicuritiba PR, Bacharel em Administração de Empresas com ênfase em Comércio Exterior pela Universidade Positivo e Bacharel em Direito pela PUC-PR. Empresário do varejo, indústria e serviço, Consultor credenciado do SEBRAE com atuação na gestão estratégica de empresas. Atuou como executivo e ?board member? de grandes empresas de varejo, como Grendene SA, Unicasa SA e na área financeira pelo BTG-pactual, onde participou da abertura de capital (IPO) de diversas empresas. É sócio diretor da Work4 Consultoria em Gestão Empresarial, empresa de consultoria com foco em Planejamento estratégico, gestão e treinamento de pequnas e médias empresas. Professor e Coordenador da Universidade Positivo e Centro Tecnológico, professor convidado em cursos de MBA e Pós-Graduação em diversas instituições de ensino, tais como: Universidade Positivo, PUC, FAE, FGV-SP, Universidad La Sabana – Colômbia, Valência University Orlando FL – USA entre outras

Keliani Bordin

Docentes

Marcia Rapacci

Docentes

Possui graduação em Licenciatura e Bacharelado em Química pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1985), mestrado em Ciências de Alimentos pela Universidade Estadual de Londrina (1989) e doutorado em Tecnologia de Alimentos pela Universidade Estadual de Campinas (1997). É professora titular da Pontifícia Universidade Católica do Paraná desde 1992, é professora nos cursos de graduação em Engenharia de Alimentos, Nutrição, Farmácia, Biotecnologia e Medicina Veterinária e do curso de pós-graduação em Vigilância Sanitária e Controle de Qualidade Aplicada a Produtos de Alimentos da PUCPR. Coordena a disciplina de estágio do curso de Engenharia de Alimentos desde 2006. Membro do Núcleo Docente Estruturante do Curso de Engenharia de Alimentos. É líder e membro do grupo de pesquisa Conservação e Desenvolvimento de alimentos desde 1995. Tem experiência na área de Ciências e Tecnologia de Alimentos, atuando nas áreas análise de alimentos, tecnologia de laticínios, vegetais, embalagens e desenvolvimento de alimentos. É coordenadora do curso de especialização em Gestão de Projetos na Indústria de Alimentos da PUCPR. É membro da equipe técnica do Grupo de Articulação da Rota Estratégica da Indústria Paranaense – Alimentos Funcionais dos Observatórios SESI/SENAI/IEL desde 2005. Tem atuado em projetos de desenvolvimento de queijos maturados por cultura de superfície, queijos finos, especialidades lácteas gourmet, alimentos funcionais e alimentos para fins especiais. Integra o grupo de docentes da PUCPR que inovam no ensino de graduação com uso de metodologias de ensino focadas em aprendizagem ativa (Projeto FINEP – Turma II).

Marco Aurelio da Silva Carvalho Filho

Docentes

Maria Teresa Gomes de Oliveira Ribas

Docentes

Rubia de Cassia Fonseca Iubel

Docentes

Silvia Deboni Dutcosky

Docentes

A Arte da Fabricação de Queijos – Savoir-faire

Carga horária: 12 | Crédito: --

Analise Sensorial de Queijos

Carga horária: 12 | Crédito: --

Boas Práticas de Fabricação e Segurança na Produção de Queijos

Carga horária: 12 | Crédito: --

Causas e Prevenção de Problemas em Queijos

Carga horária: 12 | Crédito: --

Cultura Do Queijo Nas Relações Sociais De Produção: Regionalidades Brasileiras

Carga horária: 12 | Crédito: --

Embalagem para Queijos

Carga horária: 12 | Crédito: --

Empreendedorismo Criativo Apliacado a Produção De Queijo

Carga horária: 12 | Crédito: --

Ética

Carga horária: 12 | Crédito: --

Fatores Que Influenciam A Produção Do Leite

Carga horária: 12 | Crédito: --

Fermentos Láticos e Culturas Especiais Na Produção De Queijos

Carga horária: 12 | Crédito: --

Harmonização de Queijos e Vinhos

Carga horária: 12 | Crédito: --

Padrões de Identidade e Qualidade de Leite para Produção de Queijos

Carga horária: 12 | Crédito: --

Produção De Queijos Artesanais Brasileiros: Sabores De Minas E Do Cerrado

Carga horária: 12 | Crédito: --

Produção De Queijos Artesanais Brasileiros: Sabores Do Sul

Carga horária: 12 | Crédito: --

Produção de Queijos Frescos

Carga horária: 12 | Crédito: --

Produção de Queijos Maturados por Bactérias

Carga horária: 12 | Crédito: --

Produção de Queijos Maturados por Mofos Azuis

Carga horária: 12 | Crédito: --

Produção de Queijos Maturados por Mofos Brancos e Leveduras

Carga horária: 12 | Crédito: --

Produção de Queijos Maturados por Mofos Brancos: Queijos Cremosos

Carga horária: 24 | Crédito: --

Projeto de Desenvolvimento de Produto

Carga horária: 24 | Crédito: --

TCC – Fabricação de queijos artesanais e finos aplicados à gastronomia

Carga horária: -- | Crédito: --

Terroir e Receitas: Garde Manger e Pâtisserie

Carga horária: 12 | Crédito: --

Terroir e Receitas: Queijos Fundidos

Carga horária: 24 | Crédito: --

Terroir e Receitas: Sabores da França

Carga horária: 12 | Crédito: --

Terroir e Receitas: Sabores Da Itália

Carga horária: 12 | Crédito: --

Terroir E Receitas: Sabores De Minas e do Cerrado

Carga horária: 12 | Crédito: --

Terroir e Receitas: Sabores do Sul

Carga horária: 12 | Crédito: --

Terroir e Receitas: Sabores dos Alpes

Carga horária: 12 | Crédito: --

Escola de Ciências da Vida

A Escola de Ciências da Vida da PUCPR oferece uma formação integral e transdisciplinar, que viabiliza a compreensão integrada das temáticas ligadas à saúde. O estudante torna-se um profissional atento aos desafios impostos pelo crescimento populacional e a intensa utilização dos recursos naturais.

A saúde humana, a dos demais seres vivos e a do meio ambiente são indissociáveis e necessitam de equilíbrio. É neste contexto que nasce o moderno conceito de Saúde Única, que traz em sua essência a vontade de transformar o mundo em um lugar melhor, compreendendo a interdependência entre os seres humanos, os animais e o meio ambiente.

Conheça a Escola
Cidade / Câmpus

Curitiba - Câmpus Curitiba

Modalidade

Presencial

Duração

Até 16 meses

Mensalidade

R$ 480,00

Status

Inscrições abertas