CCURSOS

Ética: problemas, desafios e perspectivas
Novo

Especialização / Pós-graduação

O curso responde a diversas demandas da sociedade atual, dentre elas a capacidade de argumentar com solidez a respeito de decisões tomadas, de ações individuais e coletivas empreendidas, de regras propostas para o aperfeiçoamento da em vida comum. Ele também se justifica em razão do compromisso com a identidade da Universidade, a qual procura formar profissionais competentes e cidadãos que se guiam por princípios éticos. Ele, enfim, se compromete a compreender os novos problemas que assolam a humanidade, procurando fornecer perspectivas para sua minimização ou solução.
O curso também atua na capacitação para a docência de Filosofia, Ética, Sociologia no Ensino Médio e Superior; orientação para elaboração de artigos e projetos de pesquisa para processos seletivos de Mestrado e Doutorado em Filosofia e Ciências Humanas e Sociais. Além de auxiliar no desenvolvimento da capacidade argumentativa para participação em debates na mídia e em outras instâncias sobre as principais questões éticas.

Por que fazer na PUCPR?

Entre os principais diferenciais do curso estão: tradição: durante mais de 10 anos, o curso formou centenas de especialistas, boa parte deles atualmente mestres e doutores em diferentes áreas, e praticamente todos bem inseridos no mercado de trabalho; inovação: ao lado dos pensadores clássicos incontornáveis da Filosofia, o curso discute os grandes problemas éticos do presente e sua relação com outras áreas do conhecimento, tais como o direito, a Medicina, a Biologia, a Psicologia, as Ciências Sociais e Humanas; novas metodologias: utilização de metodologias ativas inovadoras compatíveis com os processos de aprendizagem da atualidade; flexibilidade: conjugação de ambiente de sala de aula com o ambiente virtual, permitindo ao estudante interagir sob vários aspectos com as temáticas propostas no lugar em que ele se encontra.

Público Alvo

Professores do Ensino Médio e do Ensino fundamental de escolas públicas e privadas. Graduados em Filosofia ou em áreas afins, tais como: Direito, Psicologia, Pedagogia, Letras, Teologia, Jornalismo, Administração. Estudantes interessados no Mestrado e Doutorado em Filosofia da PUCPR e outros Mestrados e doutorados da Escola de Educação e Humanidades.

Cesar Candiotto

Coordenação

Anor Sganzerla

Docentes | Lattes

DOUTOR em Filosofia pela Universidade Federal de São Carlos(2012);MESTRE em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2004);ESPECIALISTA em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo(1999); Graduado em TEOLOGIA pelo Instituto Teológico São Paulo (1993) e em FILOSOFIA pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1987). Atualmente é Professor Adjunto do Curso de Filosofia e Professor Permanente do Programa do Pós Graduação Stricto Sensu em Bioética da PUCPR. Coordena o Eixo Humanístico da instituição nos anos de 2012-2013; 2016 – atual. Presidiu a Sociedade Brasileira de Bioética do Paraná (gestão 2015-2017); É membro da SBB (Sociedade Brasileira de Bioética); É membro do NET (Núcleos de Estudo da Técnica da PUCPR), e do NEB (Núcleo de Estudos em Bioética); É Coordenador do Doutorado Internacional em Humanidades na parceria PUCPR e UCM (Universidade Católica de Moçambique). É Professor visitante da Universidade Católica de Moçambique no Doutorado em Humanidades. É membro de três grupos de pesquisa: Hans Jonas; Bioética e Biotecnologia; Bioética Ambiental. Leciona as disciplinas Fundamentos da ética, Epistemologia da ética e da ciência e Metodologia Científica. Tem priorizado suas pesquisas com temas relacionados: [1] ÉTICA E TECNOCIÊNCIA: às questões éticas e morais das biotecnologias; ética na era da engenharia genética; responsabilidade e progresso na civilização tecnocientífica; pós-humanismo; transhumanismo; a questão da autenticidade da vida humana e extra-humana; a humanização da técnica, entre outros; pesquisa também temas ligados à [2] (BIO)ÉTICA AMBIENTAL, , tais como: fundamentos ético-filosóficos em vista à sustentabilidade e a preservação ambiental; as novas bases éticas para a proteção de todo o Reino Vivo, entre outros.

Bortolo Valle

Docentes

Cesar Candiotto

Docentes

Ericson Savio Falabretti

Docentes

Francisco Verardi Bocca

Docentes

Geovani Viola Moretto Mendes

Docentes

DOUTOR em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2018); MESTRE em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2013); possui ESPECIALIZAÇÃO na área da Ética (2003) e graduação em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de Paraná (2001). Atualmente é Professor Adjunto e coordenador dos Cursos de Licenciatura e Bacharelado em Filosofia da PUCPR. É membro do NET (Núcleos de Estudo da Técnica da PUCPR), do Grupo de Pesquisa Hans Jonas do CNPq e do grupo de pesquisa Hans Jonas da PUCPR. Leciona as disciplinas de Ética e Metodologia Científica nos cursos Lato Sensu; e as disciplinas de Estágio, de Prática e de Filosofia da Técnica nos cursos de Licenciatura e Bacharelado em Filosofia. Tem priorizado suas pesquisas com temas relacionados à ÉTICA e a TECNOCIÊNCIA, principalmente às questões éticas das biotecnologias; ética na era da engenharia genética; responsabilidade e progresso na civilização tecnocientífica; pós-humanismo; transhumanismo; a questão da autenticidade e da dignidade da vida, entre outros.

Jelson Roberto de Oliveira

Docentes
Docente Kleber Bez Birolo Candiotto.

Kleber Bez Birolo Candiotto

Docentes

Possui graduação em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2000), Bacharelado em Direito pela PUCPR (2017), mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2003) e doutorado em Filosofia pela Universidade Federal de São Carlos (2008). Professor do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da PUCPR, na linha de pesquisa Ontologia e Epistemologia.

Leo Peruzzo Junior

Docentes

Mauro Pellissari

Docentes

C.H. de Eletivas

Carga horária: -- | Crédito: --

Ética

Carga horária: 24 | Crédito: --

Ética E Bioetica

Carga horária: 24 | Crédito: --

Ética E Direitos Humanos

Carga horária: 24 | Crédito: --

Ética E Fundamentação

Carga horária: 24 | Crédito: --

Ética E Liberdade

Carga horária: 24 | Crédito: --

Ética E Linguagem

Carga horária: 24 | Crédito: --

Ética E Natureza

Carga horária: 24 | Crédito: --

Ética E Politica

Carga horária: 24 | Crédito: --

Ética E Psicanálise

Carga horária: 24 | Crédito: --

Ética E Responsabilidade

Carga horária: 24 | Crédito: --

Ética E Valores

Carga horária: 24 | Crédito: --

Ética, Pós-humanismo E Trans-humanismo

Carga horária: 24 | Crédito: --

Escola de Educação e Humanidades

A Escola de Educação e Humanidades da PUCPR oferece uma formação que contempla uma ampla gama de perspectivas culturais, dimensões científicas, técnicas e humanas para formar profissionais líderes, cidadãos globais atentos aos desafios da sociedade contemporânea.

A harmonia entre o humano, o social, o tecnológico e o biológico compõe um contexto em que a ciência vai ao encontro da percepção humana para conferir sentido à humanidade. Do cognitivo ao ético, do estético ao técnico, do imediato ao transcendente, as áreas de Educação e Humanidades são responsáveis por formar profissionais de alto impacto na transformação social, capazes de buscar a garantia dos direitos individuais e coletivos.

Conheça a Escola
Cidade / Câmpus

Curitiba - Câmpus Curitiba

Modalidade

Presencial

Duração

Até 12 meses

Mensalidade

R$ 350,00

Status

Inscrições abertas