CCURSOS

Escolas Restaurativas com Enfoque em Direitos Humanos

Especialização

Conheça o curso de pós-graduação Escolas Restaurativas com Enfoque em Direitos Humanos cujo objetivo é proporcionar conhecimento e o desenvolvimento de competência científica na formação de docentes, pesquisadores, profissionais da justiça, ONGs e Movimentos Sociais, que atuam nos diferentes campos de incidência em Direitos Humanos, priorizando uma abordagem interdisciplinar fundamentada nas seguintes áreas do saber: ciências sociais, Direito, Educação, Serviço Social, Economia, Filosofia, História, Psicologia e teologia. A proposta do curso é envolver as diferentes disciplinas, mobilizá-las e articulá-las de forma a superar a fragmentação disciplinar do saber e provocar a aproximação colaborativa dos diferentes profissionais, Cursos e Escolas da PUCPR. A meta esperada é estimular o diálogo e a produção de conhecimento teórico-metodológico interdisciplinar que contribua para a defesa, a promoção e a ressignificação dos direitos humanos, alinhada ao exercício da democracia deliberativa e à gestão pacífica dos conflitos nas diferentes instituições e espaços sociais.

Público Alvo

Profissionais da educação, do Direito, do Serviço Social e das Ciências Sociais. Demais interessados em compreender, debater e propor inovações sociais no espaço escolar, tendo como fio condutor valores e práticas restaurativas na defesa e promoção dos direitos humanos.

Andrea Luiza Curralinho Braga

Coordenação

Cezar Bueno de Lima

Coordenação

Andrea Luiza Curralinho Braga

Docentes

Célia Aparecida Bernardes da Silva

Docentes

Cezar Bueno de Lima

Docentes

Cristina Telles Assumpção

Docentes

Jelson Roberto de Oliveira

Docentes
Docente Kleber Bez Birolo Candiotto.

Kleber Bez Birolo Candiotto

Docentes

Possui graduação em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2000), Bacharelado em Direito pela PUCPR (2017), mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2003) e doutorado em Filosofia pela Universidade Federal de São Carlos (2008). Professor do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da PUCPR, na linha de pesquisa Ontologia e Epistemologia.

Lucas Pydd Nechi

Docentes

Maria Cecilia Barreto Amorim Pilla

Docentes
Docente Mirian Célia Castellain Guebert.

Mirian Celia Castellain Guebert

Docentes | Lattes

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), Especialista em Educação Especial, Mestre em Engenharia da Produção  pela Universidade Federal de Santa Catarina, Doutora em Educação, História, politica, Sociedade pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo,  Professora do Programa de Pós Graduação em  Direitos Humanos e Políticas Públicas  na Pontifícia Universidade Católica do Paraná, membro da Rede Latino Americana de Educação em Direitos Humanos, desenvolve projetos de pesquisa na área da inclusão, acessibilidade, direitos humanos e formação profissional. Possui experiência profissional na área da gestão, docência, coordena pesquisas e estudos sobre práticas inclusivas, comunicação alternativa, inclusão profissional e educacional.

Patricia Regina Piasecki Custodio

Docentes | Lattes

Advogada Criminal Militante desde 2005. Mestre em Direitos Humanos e Politicas Púbicas – PUCPR, Advogada Criminal do Núcleo de Prática Jurídica da Universidade Positivo. Coordenadora da Pós Graduação em Ciências Penais da Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Professora de Direito Penal e Processual Penal da Graduação da Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Professora de Ética e Direito da FATEC. Professora de Direito Penal da Escola da Magistratura do Paraná – Núcleo Ponta Grossa. Professora de Legislação do Menor na Pós Graduação de Psicologia Jurídica da Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Professora de Direito Penal da pós graduação Santana – Ponta Grossa.

Violeta Daou

Docentes

90001539EH-Ambientação (Escolas restaurativas)

Carga horária: -- | Crédito: --

Comunicação não Violenta Como Caminho para o Manejo de Conflitos

Carga horária: 36 | Crédito: --

Escolas Restaurativas com Enfoque em Direitos

Carga horária: 36 | Crédito: --

Ética

Carga horária: 12 | Crédito: --

Experiências de Gestão Participativa

Carga horária: 36 | Crédito: --

Formação do Currículo com Enfoque em Direitos e Currículo Participativo

Carga horária: 36 | Crédito: --

Fundamentos de Metodologia Cientifica

Carga horária: 12 | Crédito: --

Interface Entre Práticas Restaurativas e Direitos Humanos

Carga horária: 36 | Crédito: --

Metodologias de Estudo de Caso – Reuniões Pedagógicas, Conselhos de Classe e Comunidades

Carga horária: 24 | Crédito: --

O Facilitador e as Diversas Formas para o Manejo do Conflito

Carga horária: 36 | Crédito: --

Práticas Complementares de Pesquisa

Carga horária: 12 | Crédito: --

Seminário de Integração da Pesquisa em Humanidades

Carga horária: 12 | Crédito: --

Teoria da Democracia Deliberativa

Carga horária: 36 | Crédito: --

Teoria do Conflito: Modelos de Justiça Restribuitivo, Ressocializador

Carga horária: 36 | Crédito: --

Escola de Educação e Humanidades

A Escola de Educação e Humanidades da PUCPR oferece uma formação que contempla uma ampla gama de perspectivas culturais, dimensões científicas, técnicas e humanas para formar profissionais líderes, cidadãos globais atentos aos desafios da sociedade contemporânea.

A harmonia entre o humano, o social, o tecnológico e o biológico compõe um contexto em que a ciência vai ao encontro da percepção humana para conferir sentido à humanidade. Do cognitivo ao ético, do estético ao técnico, do imediato ao transcendente, as áreas de Educação e Humanidades são responsáveis por formar profissionais de alto impacto na transformação social, capazes de buscar a garantia dos direitos individuais e coletivos.

Conheça a Escola
Cidade / Câmpus

Curitiba - Câmpus Curitiba

Modalidade

Online

Duração

Até 14 meses

Mensalidade

R$ 330,00

Status

Inscrições abertas