Engenharia e Tecnologias para a Industria 4.0 – Fábricas Inteligentes e Conectadas
Novo

Especialização

Para estar preparado para as mudanças tecnológicas e de paradigmas da 4ª Revolução Industrial, conheça a especialização em Engenharia e Tecnologia para a Indústria 4.0 – Fábricas Inteligentes e Conectadas da PUCPR.

O fenômeno da Indústria 4.0 é também conhecido como 4ª Revolução Industrial. Isso porque, além da automatização, as indústrias buscam utilizar a tecnologia para aumentar a produtividade e a customização em massa dos seus produtos, aprimorando e otimizando a os seus processos produtivos através da conectividade e flexibilidade. Além disso, 4ª Revolução Industrial não se limita somente aos processos industriais, mas também abrange o desenvolvimento de produtos inovadores com alta tecnologia.

Objetivo:
Com a pós-graduação em Engenharia e Tecnologia para a Indústria 4.0, a PUCPR prepara profissionais para atuar em fábricas inteligentes e para exercer atividades altamente complexas e criativas.

O estudante vai se aprofundar em diversos temas, como:

● Sistemas cyber-físicos.
● Big Data.
● IoT (Internet of Things, ou Internet das Coisas).
● Análise e extração sobre processos produtivos para tomada de decisões.
● Utilização de robôs autônomos.
● Manufatura Aditiva.
● Realidade Mista.

Ao se qualificar para atuar em fábricas inteligentes – 4.0, os profissionais estarão aptos a exercer habilidades como agilidade e eficiência nas soluções e gestão de projetos inovadores.

Portanto, ao concluir o curso, nosso estudante terá desenvolvido uma visão aprofundada das tecnologias que norteiam o cenário industrial 4.0.

É uma escolha acertada para quem quer acompanhar as inovações da indústria, trabalhar em equipe, adaptar-se constantemente às transformações tecnológicas e colher resultados rápidos e reais.

O curso é destinado a profissionais que já atuam no setor industrial, como tecnólogos e engenheiros de diversas especialidades, como Mecânica, Elétrica e Mecatrônica.

Aqueles que são recém-formados e querem se especializar enquanto buscam a oportunidade ideal no mercado, também podem se beneficiar com a pós-graduação da PUCPR, principalmente se foram graduados em cursos ligados à Engenharia e Tecnologia.

Qual o perfil de um estudante de Engenharia e Tecnologia para a Indústria 4.0 – Fábricas Inteligentes e Conectadas?

O estudante que busca se beneficiar desta pós-graduação deve ter como objetivo se especializar no setor industrial e atender às demandas que as novas tecnologias impõem ao mercado. Também podem ser:

● Profissionais com destaque e que buscam aprimorar seus conhecimentos a respeito dos novos conceitos da Indústria 4.0.
● Recém-formados com objetivo de focar a carreira na área.
● Profissionais que buscam progressão de funções.
● Graduados que almejam aumentar as chances de uma boa colocação profissional.

Além disso, o ideal é que o estudante tenha um perfil que se adapte às constantes mudanças tecnológicas do mundo da Indústria 4.0 e valorize a importância desse setor para a sociedade. É preciso ter vontade de adquirir conhecimentos específicos e aprofundados sobre os temas e as disciplinas ofertadas por este curso de pós-graduação.

Anderson Luis Szejka

Anderson Luis Szejka

Aprendizagem de Máquina (Machine Learning)

Big Data Analitics

Cybersecurity e Cloud Computing

Carga horária: 12 | Crédito: --

Fundamentos da Industria 4.0

Carga horária: 12 | Crédito: --

Fundamentos da Manufatura Digital

Gestão Ágil de Projetos de Engenharia 4.0

Gestão Estratégica de Tecnologia

Integração de Sistemas de Produção Inteligentes

Metodologia Científica Aplicada a Projetos Industriais

Modelagem e Gestão por Processos

Realidade Mista

Robótica Autônoma e Colaborativa

Sistemas Ciberfísicos

Tecnologias de Manufatura Aditiva

Escola Politécnica

A Escola Politécnica da PUCPR oferece o que há de mais moderno em termos de tecnologia e projeto pedagógico. Desde a estrutura de apoio à aprendizagem até o fomento à ação empreendedora, o objetivo é proporcionar ao estudante a qualificação e a autonomia necessárias para que busque uma formação permanente ao longo da carreira.

O desenvolvimento cada vez mais acelerado do mundo exige agentes preparados para pensar e promover um progresso sustentável. O uso da tecnologia otimiza a evolução e demanda profissionais altamente qualificados para encarar os desafios propostos por um cenário em constante mudança. O estudante que opta por estudar as diversas áreas ligadas à Engenharia e à Informática adquire o conhecimento para ser um agente de transformação positiva da realidade, combinando técnica, ciência e ética.

Até 25 meses

Inscrições encerradas