Engenharia e Tecnologias para a Industria 4.0 – Fábricas Inteligentes e Conectadas
Novo

Especialização

Para estar preparado para as mudanças tecnológicas e de paradigmas da 4ª Revolução Industrial, conheça a especialização em Engenharia e Tecnologia para a Indústria 4.0 – Fábricas Inteligentes e Conectadas da PUCPR.

O fenômeno da Indústria 4.0 é também conhecido como 4ª Revolução Industrial. Isso porque, além da automatização, as indústrias buscam utilizar a tecnologia para aumentar a produtividade e a customização em massa dos seus produtos, aprimorando e otimizando a os seus processos produtivos através da conectividade e flexibilidade. Além disso, 4ª Revolução Industrial não se limita somente aos processos industriais, mas também abrange o desenvolvimento de produtos inovadores com alta tecnologia.

Objetivo:
Com a pós-graduação em Engenharia e Tecnologia para a Indústria 4.0, a PUCPR prepara profissionais para atuar em fábricas inteligentes e para exercer atividades altamente complexas e criativas.

O estudante vai se aprofundar em diversos temas, como:

● Sistemas cyber-físicos.
● Big Data.
● IoT (Internet of Things, ou Internet das Coisas).
● Análise e extração sobre processos produtivos para tomada de decisões.
● Utilização de robôs autônomos.
● Manufatura Aditiva.
● Realidade Mista.

Ao se qualificar para atuar em fábricas inteligentes – 4.0, os profissionais estarão aptos a exercer habilidades como agilidade e eficiência nas soluções e gestão de projetos inovadores.

Portanto, ao concluir o curso, nosso estudante terá desenvolvido uma visão aprofundada das tecnologias que norteiam o cenário industrial 4.0.

É uma escolha acertada para quem quer acompanhar as inovações da indústria, trabalhar em equipe, adaptar-se constantemente às transformações tecnológicas e colher resultados rápidos e reais.

O curso é destinado a profissionais que já atuam no setor industrial, como tecnólogos e engenheiros de diversas especialidades, como Mecânica, Elétrica e Mecatrônica.

Aqueles que são recém-formados e querem se especializar enquanto buscam a oportunidade ideal no mercado, também podem se beneficiar com a pós-graduação da PUCPR, principalmente se foram graduados em cursos ligados à Engenharia e Tecnologia.

Qual o perfil de um estudante de Engenharia e Tecnologia para a Indústria 4.0 – Fábricas Inteligentes e Conectadas?

O estudante que busca se beneficiar desta pós-graduação deve ter como objetivo se especializar no setor industrial e atender às demandas que as novas tecnologias impõem ao mercado. Também podem ser:

● Profissionais com destaque e que buscam aprimorar seus conhecimentos a respeito dos novos conceitos da Indústria 4.0.
● Recém-formados com objetivo de focar a carreira na área.
● Profissionais que buscam progressão de funções.
● Graduados que almejam aumentar as chances de uma boa colocação profissional.

Além disso, o ideal é que o estudante tenha um perfil que se adapte às constantes mudanças tecnológicas do mundo da Indústria 4.0 e valorize a importância desse setor para a sociedade. É preciso ter vontade de adquirir conhecimentos específicos e aprofundados sobre os temas e as disciplinas ofertadas por este curso de pós-graduação.

Anderson Luis Szejka

Altair Olivo Santin

Anderson Luis Szejka

Bruno Campagnolo de Paula

Eduardo Alves Portela Santos

Eduardo de Freitas Rocha Loures

Elias Hans Dener Ribeiro da Silva

Emerson Cabrera Paraiso

Fernando Deschamps

Giovanni Pedron

Mauricio Mattos Lopes

Rodrigo Pierezan

Tiago Francesconi

Aprendizagem de Máquina (Machine Learning)

Big Data Analitics

Cybersecurity e Cloud Computing

Carga horária: 12 | Crédito: --

Fundamentos da Industria 4.0

Carga horária: 12 | Crédito: --

Fundamentos da Manufatura Digital

Gestão Ágil de Projetos de Engenharia 4.0

Gestão Estratégica de Tecnologia

Integração de Sistemas de Produção Inteligentes

Metodologia Científica Aplicada a Projetos Industriais

Modelagem e Gestão por Processos

Realidade Mista

Robótica Autônoma e Colaborativa

Sistemas Ciberfísicos

Tecnologias de Manufatura Aditiva

Escola Politécnica

A Escola Politécnica da PUCPR oferece o que há de mais moderno em termos de tecnologia e projeto pedagógico. Desde a estrutura de apoio à aprendizagem até o fomento à ação empreendedora, o objetivo é proporcionar ao estudante a qualificação e a autonomia necessárias para que busque uma formação permanente ao longo da carreira.

O desenvolvimento cada vez mais acelerado do mundo exige agentes preparados para pensar e promover um progresso sustentável. O uso da tecnologia otimiza a evolução e demanda profissionais altamente qualificados para encarar os desafios propostos por um cenário em constante mudança. O estudante que opta por estudar as diversas áreas ligadas à Engenharia e à Informática adquire o conhecimento para ser um agente de transformação positiva da realidade, combinando técnica, ciência e ética.

Até 25 meses