Engenharia e Tecnologias para a Industria 4.0 – Fábricas Inteligentes e Conectadas

Especialização

A 4ª Revolução Industrial é mais que um movimento revolucionário, é possível afirmar que a Indústria 4.0 é uma Arquitetura de Referência que prevê a utilização da automação industrial com sistemas de integração horizontal e vertical da informação. A Industria 4.0 faz uso de tecnologias emergentes como sistemas cyber-fisicos, suportados em Big Data, Internet of Things e Cloud Computing para extrair, analisar e tomar decisões em tempo real sobre os processos produtivos. Prevê também a utilização de Robôs Autônomos, Manufatura Aditiva e Realidade Mista para auxiliar em seus processos tornando-os mais rápidos e eficientes. Com isso, as empresas deverão observar aumento de capacidade de resposta com uma produção cada vez mais personalizável e costumizável. Desta forma, não só as empresas devem estar preparadas para atender as demandas do mercado, mas também a todos que utilizam e aplicam estas tecnologias para que possam decidir qual tecnologia é melhor aplicável em cada momento. O curso apresenta diversos parceiros industriais (Renault, Volvo, Bosch, SIG Combibloc) e parceiros técnicos (Rockwell, Festo, Manusis, Totvs).

Engenheiros, analistas, tecnólogos e outros profissionais com educação de nível superior completo em cursos de Engenharia e/ou Tecnologia reconhecidos pelo MEC, atuantes na área de produção de bens de capital estão aptos a participarem do curso.

Anderson Luis Szejka

Altair Olivo Santin

Anderson Luis Szejka

Bruno Campagnolo de Paula

Eduardo Alves Portela Santos

Eduardo de Freitas Rocha Loures

Elias Hans Dener Ribeiro da Silva

Emerson Cabrera Paraiso

Fernando Deschamps

Giovanni Pedron

Mauricio Mattos Lopes

Rodrigo Pierezan

Tiago Francesconi

Aprendizagem de Máquina (Machine Learning)

Big Data Analitics

Cybersecurity e Cloud Computing

Carga horária: 12 | Crédito: --

Fundamentos da Industria 4.0

Carga horária: 12 | Crédito: --

Fundamentos da Manufatura Digital

Gestão Ágil de Projetos de Engenharia 4.0

Gestão Estratégica de Tecnologia

Integração de Sistemas de Produção Inteligentes

Metodologia Científica Aplicada a Projetos Industriais

Modelagem e Gestão por Processos

Realidade Mista

Robótica Autônoma e Colaborativa

Sistemas Ciberfísicos

Tecnologias de Manufatura Aditiva

Escola Politécnica

A Escola Politécnica da PUCPR oferece o que há de mais moderno em termos de tecnologia e projeto pedagógico. Desde a estrutura de apoio à aprendizagem até o fomento à ação empreendedora, o objetivo é proporcionar ao estudante a qualificação e a autonomia necessárias para que busque uma formação permanente ao longo da carreira.

O desenvolvimento cada vez mais acelerado do mundo exige agentes preparados para pensar e promover um progresso sustentável. O uso da tecnologia otimiza a evolução e demanda profissionais altamente qualificados para encarar os desafios propostos por um cenário em constante mudança. O estudante que opta por estudar as diversas áreas ligadas à Engenharia e à Informática adquire o conhecimento para ser um agente de transformação positiva da realidade, combinando técnica, ciência e ética.

Até 25 meses