Engenharia e Gestão da Industria 4.0 – Produção Inteligente e Flexível

Especialização

O movimento chamado de Indústria 4.0 é reconhecido como sendo a 4ª Revolução Industrial, o qual considera que a indústria foi automatizada e informatizada durante a 3ª Revolução Industrial e agora deve utilizar a infraestrutura de forma mais inteligente e flexível. Mais que um movimento revolucionário, é possível afirmar que a Indústria 4.0 é uma Arquitetura de Referência que prevê a utilização da automação industrial com integração horizontal e vertical da informação. A Industria 4.0 prevê a utilização de Robôs Autônomos, Manufatura Aditiva, IoT e Cloud Computing. Pode-se dizer ainda que estas tecnologias deverão estar relacionadas a técnicas de Padrões Abertos, Realidade Aumentada, Big Data Analytics, Cyber Security, e Simulação. Com isso, as empresas deverão observar aumento de capacidade de resposta, eficiência e qualidade. Desta forma, as empresas devem estar preparadas para atender as demandas do mercado, que passará a requisitar produtos mais inteligentes e flexíveis. Assim, os profissionais destas empresas devem estar familiarizados com as tendências e tecnologias requeridas pela Indústria 4.0, para que possam tomar decisões estratégicas de forma alinhada com a nova demanda do mercado. O curso apresenta diversos parceiros industriais (Renault, Volvo, Bosch, SIG Combibloc) e parceiros técnicos (Rockwell, Festo, Manusis, Totvs).

Gestores, engenheiros, analistas, tecnólogos e outros profissionais com educação de nível superior completo em cursos reconhecidos pelo MEC.

Anderson Luis Szejka

Carga horária: -- | Crédito: --

Tecnologias de Manufatura Aditiva

Escola Politécnica

A Escola Politécnica da PUCPR oferece o que há de mais moderno em termos de tecnologia e projeto pedagógico. Desde a estrutura de apoio à aprendizagem até o fomento à ação empreendedora, o objetivo é proporcionar ao estudante a qualificação e a autonomia necessárias para que busque uma formação permanente ao longo da carreira.

O desenvolvimento cada vez mais acelerado do mundo exige agentes preparados para pensar e promover um progresso sustentável. O uso da tecnologia otimiza a evolução e demanda profissionais altamente qualificados para encarar os desafios propostos por um cenário em constante mudança. O estudante que opta por estudar as diversas áreas ligadas à Engenharia e à Informática adquire o conhecimento para ser um agente de transformação positiva da realidade, combinando técnica, ciência e ética.

Até 25 meses