CCURSOS

Engenharia de serviços e sistemas de cloud computing

Especialização / Pós-graduação

O curso de Engenharia de Serviços e Sistemas de Cloud Computing tem como foco oferecer uma capacitação abrangente e atualizada relacionada com a atuação do profissional de tecnologia da informação e comunicação no processo gerenciamento, implantação e operação da infraestrutura de serviços e sistemas. Dentre os principais tópicos de formação, estão os sistemas de cloud computing mais utilizados, como o AWS, VMWARE VCenter e o Microsoft Azure, bem como o open-source Openstack. O desenvolvimento de microserviços no AWS também está em destaque. Outra parte importante do curso diz respeito à gestão da informação, abordando tópicos de gestão de identidade e aspectos legais de segurança. As aulas deste curso são realizadas praticamente na sua totalidade em laboratório com práticas desenvolvidas através de máquinas virtuais configuradas pelos professores. Acesse http://goo.gl/ExcyMw.

Por que a PUCPR?

Na PUCPR, as aulas contam com laboratório para práticas desenvolvidas com máquinas avançadas, como as encontradas no mercado trabalho. Professores altamente capacitados e atuantes no mercado de trabalho auxiliam o estudante a superar desafios em cloud computing e segurança da informação.

Público Alvo

Administradores, Engenheiros, Tecnólogos, Analistas, Coordenadores, Supervisores ou Gestores de empresas que tenham interesse em um aprofundamento na área de implantação, operação e gestão da infraestrutura para a oferta de serviços e sistemas em plataformas de computação em nuvem. Profissionais atuantes no mercado de trabalho que buscam novos conhecimentos técnicos na área de cloud computing independente de sua experiência profissional.

DOUTORADO

Ricardo Cassiano Nabhen

Coordenação

Cleverton Juliano Alves Vicentini

Docentes

Demetrios Konstandinos Orcas

Docentes

DOUTORADO

Eduardo Kugler Viegas

Docentes

Formado em Ciência da Computação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Possui mestrado e doutorado em informática também pela PUCPR. Realizou parte de seu doutorado na Universidade de Lisboa, em Portugal. Ao longo de sua carreira, atuou no âmbito de sistemas distribuídos, com ênfase em segurança de sistemas, computação em nuvem, aprendizagem de máquina e big data. Seu trabalho resultou em registro de patente, e também na publicação de diversos artigos em conferências internacionais e periódicos em revistas de relevância mundial.

DOUTORADO

Eduardo Oliveira Agustinho

Docentes

Doutor em Direito pela PUCPR. Mestre em Direito pela Universidade Federal de Santa Maria. Especialista em Direito Empresarial pela PUCPR. Pesquisador Visitante na Univesidade Paris I – Panthéon-Sorbonne e na Organização Mundial de Propriedade Intelectual – OMPI. Atualmente é Diretor do Instituto iPUCPR – Cidades Inteligentes. Professor Titular de Direito Empresarial no Curso de Graduação em Direito e Professor Colaborador do Programa de Pós-graduação em Direito da PUCPR. Advogado em Curitiba com atuação nos campos do Direito Empresarial e Econômico.

Docente Emerson Cabrera Paraiso.

DOUTORADO

Emerson Cabrera Paraiso

Docentes

MESTRADO

Glauco Vinicius de Franca Furstenberger

Docentes | Lattes

Graduado em Engenharia Industrial Elétrica pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (2000), especialização em Gestão de Negócios pela UFPE (2004) e mestre em Administração Estratégica pela PUCPR. Professor da PUCPR, em cursos de Especialização e MBA (Gestão de Negócios, Empreendedorismo e Inovação, Produção, Logística e Marketing) e em cursos de Graduação (Administração, Marketing e Design). Coordenador da Pós em Empreendedorismo e Inovação: Startup Business Model da Escola de Negócios da PUCPR. Coordenador do SPInE-Espaço Politécnico de Inovação e Empreendedorismo da Escola Politécnica da PUCPR. Cofounder da Startup CaridadX, voltada ao negócio social e CEO e Founder da Startup My Wagen, para suporte a serviços automotivos. Tem atuado como mentor em diversos eventos de empreendedorismo e inovação, como Startup Weekend, hackatons, programa de aceleração Inovativa Brasil, entre outros. Criador da página STARTUP SEAL no Facebook, voltada ao empreendedorismo digital e ao desenvolvimento do mindset empreendedor com base no conceito Lean Startup.

ESPECIALIZAÇÃO / PÓS GRADUAÇÃO

Ivan Carlos de Araujo Zamban

Docentes

Marcos Santos Abreu

Docentes

DOUTORADO

Murilo Karasinski

Docentes

DOUTORADO

Ricardo Cassiano Nabhen

Docentes

DOUTORADO

Vilmar Abreu Junior

Docentes

Administração de Sistemas Linux

Carga horária: 12 | Crédito: --

Aspectos Legais de Segurança e Privacidade

Carga horária: 24 | Crédito: --

Engenharia de Sistemas com Cloud Aws

Carga horária: 24 | Crédito: --

Ética

Carga horária: 24 | Crédito: --

Frameworks Para Bigdata

Carga horária: 24 | Crédito: --

Gerenciamento de Projetos de Tecnologia da Informação e Comunicação

Carga horária: 24 | Crédito: --

Gestão de Identidade e Acesso

Carga horária: 12 | Crédito: --

Infraestrutura de Cloud com Microsoft Azure

Carga horária: 12 | Crédito: --

Infraestrutura de Cloud com Openstack

Carga horária: 24 | Crédito: --

Infraestrutura de Cloud com Vmware Vcenter

Carga horária: 24 | Crédito: --

Infraestrutura para Serviços Tic

Carga horária: 24 | Crédito: --

Lean Startups e Empreendedorismo Digital

Carga horária: 12 | Crédito: --

Metodologia Científica

Carga horária: 12 | Crédito: --

Microserviços com Cloud Aws

Carga horária: 24 | Crédito: --

Redes Definidas por Software

Carga horária: 12 | Crédito: --

Redes Ip

Carga horária: 24 | Crédito: --

Seminários Avançados em Tecnologia Da Informação e Comunicação

Carga horária: 24 | Crédito: --

TCC – Especialização

Carga horária: -- | Crédito: --

Virtualização e Containers

Carga horária: 24 | Crédito: --

Escola Politécnica

A Escola Politécnica da PUCPR oferece o que há de mais moderno em termos de tecnologia e projeto pedagógico. Desde a estrutura de apoio à aprendizagem até o fomento à ação empreendedora, o objetivo é proporcionar ao estudante a qualificação e a autonomia necessárias para que busque uma formação permanente ao longo da carreira.

O desenvolvimento cada vez mais acelerado do mundo exige agentes preparados para pensar e promover um progresso sustentável. O uso da tecnologia otimiza a evolução e demanda profissionais altamente qualificados para encarar os desafios propostos por um cenário em constante mudança. O estudante que opta por estudar as diversas áreas ligadas à Engenharia e à Informática adquire o conhecimento para ser um agente de transformação positiva da realidade, combinando técnica, ciência e ética.

Conheça a Escola
Cidade / Câmpus

Curitiba - Câmpus Curitiba

Modalidade

Presencial

Duração

Até 26 meses

Mensalidade

R$ 449,00

Status

Inscrições abertas