CCURSOS

Engenharia de Segurança do Trabalho

Especialização

Proposta do Curso:
Organismos internacionais como a OIT – Organização Internacional do Trabalho apresentam normas amplas sobre segurança e saúde em forma de diretrizes que devem ser adotadas nas empresas, cuja aplicação é fiscalizada pelo Ministério do Trabalho. Devido ao grande número de empresas que necessitam atender a legislação trabalhista vigente, o Curso de Pós-Graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho, é um passo importante, pois contribui para formação de profissionais para melhorar as condições de trabalho nas indústrias, e também preparar docentes para o ensino superior nesta área. O Curso de Especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho da PUCPR vem, portanto, ao encontro das necessidades de formar profissionais qualificados para atuarem na área de Segurança e Higiene do Trabalho, conforme recomenda as Normas Regulamentadoras, e com condições técnicas para reconhecer, avaliar, atuar e controlar os riscos à integridade física e psicológica de trabalhadores em suas atividades laborais, garantindo a defesa dos agentes agressivos existentes nos ambientes de trabalho.
Justificativa:
Legislação:
Lei n.º 7.410 de 27/11/85
Decreto n.º 92.530 de 09/04/86
Parecer n.º 19 do CFE de 27/01/87
Resolução CONFEA n.º 359 de 31/07/1991 Objetivo do Curso:
Habilitar profissionais das áreas da engenharia, arquitetura e agronomia para atuarem em empresas públicas e/ou privadas na prevenção e controle de acidentes do trabalho.

Público Alvo

Graduados em Engenharia (todas as modalidades) e Arquitetura. Conforme a Lei n° 7.410 de 27 novembro de 1985 e o Decreto n° 92.530 de 6 de abril de 1986 somente graduados em engenharia (todas as modalidades) e arquitetura podem exercer a função de especialistas em Engenharia de Segurança do Trabalho. Podem se matricular demais graduados e tecnólogos a título de complementação das suas formações sabendo que estes não vão receber as atribuições de Engenheiros de Segurança do Trabalho conforme a lei e o decreto acima relacionado.

Key Fonseca de Lima

Coordenação | Lattes

Graduado em Eng. Mecânica Industrial pelo CEFET-PR (1998), Mestre em Engenharia Mecânica pela PUCPR (2001) na Área de Mecânica dos Sólidos e Doutor em Engenharia Mecânica pela UFSC (2008) na área de Vibrações e Acústica; Atua como Professor Adjunto da PUCPR nas áreas de vibrações e acústica no Laboratório de Dinâmica da PUCPR desde 2001. É professor do Programa de Pós Graduação em Engenharia Mecânica (nível de mestrado e doutorado) da PUCPR-Conceito 6 CAPES desde 2011. É professor dos Cursos de Especialização em Segurança do Trabalho em Incêndio e Pânico da PUCPR nas áreas de especificação de bombas centrífugas e no projeto instalações de armazenamento de líquidos combustíveis e inflamáveis desde 2014; É professor convidado do curso de Engenharia Automotiva da UTFPR na área de Controle de Ruído Veicular, desde 2014; É coordenador e professor dos cursos de Especialização em  Engenharia de Segurança do Trabalho da PUCPR desde 2011 e atua diretamente no curso na área de Agentes Físicos e Iluminação.

Além disso,  foi coordenador do Projeto BRAFITEC em cooperação internacional com as Universidades Tecnológicas da França (UTC, UTT e UTBM) entre os anos desde 2015-2018.

 

Altair Rosa

Docentes

Possui graduação em engenharia ambiental pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2004), especialização em Engenharia de Segurança no Trabalho pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (2007), mestrado em Gestão Urbana pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2007) e doutorado Engenharia Hidráulica e Saneamento pela Universidade de São Paulo com período como Visiting Scholar na Virginia Tech University – EUA (2016). Atualmente é professor da Pontifícia Universidade Católica do Paraná junto aos cursos de graduação em engenharia ambiental, engenharia civil e arquitetura e urbanismo. É revisor de vários periódicos, faz parte do banco de avaliadores do INEP/MEC. Tem experiência na área de engenharia ambiental, com ênfase em planejamento urbano e ambiental integrado, atuando principalmente nos seguintes temas: gestão de recursos hídricos, monitoramento da qualidade das águas, avaliação ambiental, saneamento ambiental, tecnologias alternativas de tratamento de água, esgoto e poluição difusa e drenagem urbana sustentável.

Fabio Gledson Belasco

Docentes

Graduado em Eng. Mecânica pela UDESC- SC (1997), Pós graduado Engenharia Segurança Trabalho pela UNISUL-SC (1999), MBA Gestão Empresarial FGV (2001), Pós Graduado em Planejamento e Gestão Ambiental pela UNIVILLE-SC (2004) Atua como Gerente de Environment Health Safety na América Latina pela CNH Industrial, empresa multinacional Italiana que atua na fabricação de equipamentos de construção, equipamentos marítimos e motores com Plantas no Brasil e Argentina. Auditor Leader Assessor Norma OHSAS 18001. Representante da ANFAVEA na Subcomissão de Higiene, Medicina e Segurança do Trabalho. Representante da Comissão Nacional Tripartite – CNT da NR-06 (Equipamentos Proteção Individual) É professor convidado do curso de Engenharia Segurança do Trabalho na PUC-PR, desde 2011;

Irineu Gomes de Amorim Junior

Docentes

Técnico em Eletrotécnica pelo CEFETPR (2005), Graduado em Engenharia Elétrica pela UFPR (2001), Especialista em Engenharia de Segurança do Trabalho pelo CEFETPR (2003), Especialista em Controle Estatístico de Qualidade pela UFPR (2006), MBA em Gestão Estratégica em Recursos Humanos pelo OPET (2008), MBA Executivo Internacional em Gerenciamento de Projetos pela FGV (2012), Especialista em Desenvolvimento Gerencial pela UP (2016) e Mestrando em Governança e Sustentabilidade pelo ISAE (2019). Professor de cursos técnicos, de graduação e pós-graduação na área de Engenharia de Segurança do Trabalho desde 2004. Atuação em empresas multinacionais e nacionais de grande porte desde 2002 – Atualmente na Cimentos Itambé. Ex-inspetor e ex-conselheiro do CREAPR. Consultor e Instrutor Técnico da AEng Segurança do Trabalho Ltda.

Irionson Antonio Bassani

Docentes | Lattes

Atualmente é Professor Titular na Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Atua como pesquisador e profissional com ênfase em Processos (Medição, Análise e Otimização de Variáveis); Mecânica dos Sólidos (Tensões Residuais, Análise Experimental de Tensões Estáticas, Cíclicas e de Impacto, Extensometria de Resistência Elétrica); Instrumentação (Obtenção e Análise de Variáveis em Sistemas); Caracterização e Otimização de Propriedades de Materiais.

Possui Graduação em Engenharia Mecânica (1982, UFRGS, Porto Alegre, RS), Especialização em Metodologia da Educação no Ensino Superior (1984, URI, Santo Ângelo, RS), Mestrado no Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Minas, Metalúrgica e de Materiais, PPGE3M (1987, Escola de Engenharia da UFRGS), Mestrado na Fakultaet Energietechnik (1993, Universitaet Stuttgart, Alemanha), Doutorado no Instituto MPA Staatliche Materialpruefungsanstalt (MPA Stuttgart, Otto-Graf-Institut FMPA)(1998, Universitaet Stuttgart, Stuttgart, Alemanha), Doutorado reconhecido e apostilado no Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Minas, Metalúrgica e de Materiais, PPGE3M (2000, Escola de Engenharia da UFRGS).

 

Docente Ivan Ricardo Fernandes.

Ivan Ricardo Fernandes

Docentes | Lattes

Mestre em Engenharia de Construção Civil – UFPR (2015). Possui graduação em Física pela Universidade Federal do Paraná (2004), graduação em Engenharia Civil pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2009) e graduação em Formação de Oficiais Bombeiro Militar pela Academia Policial Militar do Guatupê (1999). Major Bombeiro Militar – Corpo de Bombeiros do Paraná é Instrutor da Academia Policia Militar do Guatupê, Professor da Especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho da PUCPR e Professor/Coordenador da Especialização em Engenharia de Segurança Contra Incêndio e Pânico da PUCPR.

 

Jean Alexandre Corrêa Vieira

Docentes

Médico, com Residência Médica em Medicina do Trabalho pelo Hospital de Clínicas de Porto Alegre e especialista em Saúde do Trabalhador pelo CEDOP/UFRGS. Especialista em Gestão Executiva em Saúde pela FGV, em Higiene Ocupacional e em Qualidade, Saúde, Segurança e Meio Ambiente pelo Núcleo de Saúde e Segurança no Trabalho da Faculdade Inspirar. Tem passagens por empresas como Hospital Moinhos de Vento, AMBEV, Positivo Informática, SESI-PR, Bosch, Volvo, Gerdau e Electrolux, esta última por quase 10 anos, conduzindo a gestão de saúde ocupacional e assistencial, além de ser responsável por grandes projetos de visibilidade nacional e internacional em Saúde Corporativa. Atualmente é responsável pela Gestão de Saúde do Grupo Uninter desde 2015 e da Gestão de Saúde da Mondelez International em Curitiba-PR. Desde 2010 é Professor Convidado de cursos de Pós-Graduação em Medicina do Trabalho, Engenharia de Segurança do Trabalho, Fisioterapia do Trabalho, Enfermagem do Trabalho e Higiene Ocupacional em Universidades como UFPR, PUCPR, Catolica de SC, Universidade Positivo e Faculdade Inspirar.

José Carlos Scharmach

Docentes

Graduado em Engenharia Industrial Elétrica pelo CEFET-PR (1999), pós-graduado em Telecomunicações pela PUC-PR (2001) e em Gerenciamento de Projetos pela FGV (2004). Pós-graduado também em Engenharia de Segurança do Trabalho pela PUC-PR (2012). Graduado em Direito pela UTP (2018). Atua como Auditor Fiscal do Ministério do Trabalho desde 2007. Foi Coordenador de Normatização e Registros, do Departamento de Segurança e Saúde do Trabalho, do Ministério do Trabalho, de 2009 a 2011. Atuou como Coordenador Geral de Fiscalização e Projetos, do Departamento de Segurança e Saúde do Trabalho, do Ministério do Trabalho, de 2013 a 2014. Atualmente é assessor técnico da bancada governo na Comissão Nacional Tripartite Temática – CNTT NR-12. Desde 2011 é professor convidado do curso de Especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho da PUC-PR para o módulo de Legislação e Normas Técnicas e também Prevenção e Controle de Riscos em Máquinas, Equipamentos e Instalações.

Key Fonseca de Lima

Docentes | Lattes

Graduado em Eng. Mecânica Industrial pelo CEFET-PR (1998), Mestre em Engenharia Mecânica pela PUCPR (2001) na Área de Mecânica dos Sólidos e Doutor em Engenharia Mecânica pela UFSC (2008) na área de Vibrações e Acústica; Atua como Professor Adjunto da PUCPR nas áreas de vibrações e acústica no Laboratório de Dinâmica da PUCPR desde 2001. É professor do Programa de Pós Graduação em Engenharia Mecânica (nível de mestrado e doutorado) da PUCPR-Conceito 6 CAPES desde 2011. É professor dos Cursos de Especialização em Segurança do Trabalho em Incêndio e Pânico da PUCPR nas áreas de especificação de bombas centrífugas e no projeto instalações de armazenamento de líquidos combustíveis e inflamáveis desde 2014; É professor convidado do curso de Engenharia Automotiva da UTFPR na área de Controle de Ruído Veicular, desde 2014; É coordenador e professor dos cursos de Especialização em  Engenharia de Segurança do Trabalho da PUCPR desde 2011 e atua diretamente no curso na área de Agentes Físicos e Iluminação.

Além disso,  foi coordenador do Projeto BRAFITEC em cooperação internacional com as Universidades Tecnológicas da França (UTC, UTT e UTBM) entre os anos desde 2015-2018.

 

Docente Luis Cesar de Carli Turco.

Luis Cesar de Carli Turco

Docentes | Lattes

Graduado em Eng. Mecânica Industrial pelo CEFET-PR (1998), Especialista em Gestão Empresarial pela UNICENTRO (2000), Mestre em Engenharia Mecânica pela PUCPR (2011) na Área de Ciências Térmicas e hoje doutorando na mesma área; Atuou como Engenheiro de Processos na IBEMA Ltda (1999 a 2000), posteriormente como Engenheiro de Desenvolvimento de Produtos na Electrolux do Brasil S.A (2000 a 2012); É Professor da PUCPR na área de ciências térmicas desde 2012. Atualmente ministra disciplinas de Refrigeração e Climatização além de coordenar o curso de graduação em Engenharia Mecânica da PUCPR.

Mauro Pellissari

Docentes

Mericler Doneda Camargo

Docentes

Graduada em Engenharia química pela Universidade Federal do Paraná (1982) e em Técnico de Nível Superior em Processamento de Dados pela Universidade Federal do Paraná (1981). Especialista em Engenharia de segurança do Trabalho (UFPR/IEPR -1998), Didática e metodologia do Ensino (UNOPAR -1999), Planejamento e Gestão de Negócios (FAE – 2006) e Ergonomia (UFPR -2008). Mestre em Engenharia de Produção (UFPR – 2013). Perita de Segurança do Trabalho do Fórum de São José dos Pinhais (2001 -2010) Professora do curso de Engenharia de Segurança do Trabalho (UFPR -2003 -2013). Atualmente é Gerente de Unidade de Negócios – SESI – Departamento Regional do Estado do Paraná e Professora do curso de Especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho da PUCPR desde 2015.

Norton Frehse Nicolazzi

Docentes

Graduado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1974), pós-graduado em Gestão Empresarial pela Fundação Dom Cabral (1995) e em Engenharia de Segurança do Trabalho pela Universidade Federal do Paraná (1997). Atuou no gerenciamento de projetos, implantação e manutenção dos sistemas de telecomunicações da COPEL (de 1974 até 1995). Atuou como Gerente na implantação de programas de Segurança e Saúde na COPEL (de 1995 até 2009). Foi Membro do Comitê de Segurança e Saúde da Fundação COGE e do GT de Segurança e Saúde da ABRADEE (de 1995 até 2009). Foi Conselheiro na Câmara de Engenharia Elétrica e Diretor de RH no CREAPR (de 1986 até 1996). Atuou como professor de graduação em Circuitos Elétricos na UFPR (de 1976 até 1978), em Sistemas de Telecomunicações no CEFETPR (de 1979 até 1998) e em Normas e Leis Para Engenharia na PUCPR (de 1999 até 2007). Professor nos cursos de pós graduação de Engenharia de Segurança do Trabalho na UFPR (de 2001 até 2003), na UNICENP (em 2007), na PUCPR (desde 2008 até o presente).

Docente Roberto Serta.

Roberto Serta

Docentes

Possui graduação em Engenharia Mecânica (UNESP, 1983), Especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho (UTFPR,1999), Mestrado em Engenharia Civil (UTFPR, 2012). Professor, desde 2004, nos Cursos Técnicos de Segurança do Trabalho e Especializações em Engenharias, nas instituições: PUCPR, SENAIPR, UTFPR, UP, UNIUV, possui artigos publicados em revistas e congressos científicos, autor do Livro Segurança em Altura na Construção Civil (PINI, 2013). Atuou em Gestão Industrial, coordenando atividades de Segurança do Trabalho, Meio Ambiente, Engenharia de Instalações e Manutenção, Manufatura, em empresas multinacionais e nacionais do segmento metal/mecânico e alimentício.  Atuou como conselheiro da Câmara especializada em Engenharia de Segurança do Trabalho no CREAPR e atualmente é presidente da Associação Paranaense de Engenheiros de Segurança (APES). Em 2017 foi homenageado pelo CREAPR como profissional de carreira destaque.

Rodrigo Filus

Docentes

Engenheiro de Produção e Fisioterapeuta, Doutor em Engenharia Mecânica (UFPR), Mestre em Engenharia Mecânica (UFPR) com ênfase em Gestão da Produção e Ergonomia, Pós-graduado em Saúde do Trabalhador e com formação MBA para Executivos. Possui experiência em Gestão e Planejamento estratégico de Recursos Humanos nas áreas de Benefícios de Saúde, Ergonomia Corporativa, Saúde do Trabalhador, Segurança do Trabalho, Proteção Contra Incêndios e elaboração e controle de Budget de Recursos Humanos. Experiência em Manufatura e Gestão de Processoscom ênfase em Eficiência e Produtividade. Atualmente é responsável pela Ergonomia Coorporativa da Wolkswagen do Brasil.

Rui Bocchino Macedo

Docentes

Médico, formado pela Universidade Luterana do Brasil (ULBRA/RS) em 2003, com especialização em Medicina do Trabalho pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) desde 2005 e com o Título de Especialista em Medicina do Trabalho desde 2006. Mestre em Planejamento e Governança Pública pela UTFPR, desde 2013. Foi aprovado no Programa de Pós-Graduação em Administração na UFPR, Doutorado turma de 2014. Doutorando do Programa de Doutorado Acadêmico em Distúrbios da Comunicação pela Universidade Tuiuti do Paraná. Professor dos módulos de Toxicologia e Doenças do Trabalho nos Cursos de Especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) e da Universidade Paranaense (UNIPAR – Francisco Beltrão) e do módulo de Saúde e Segurança do Trabalho no MBA de Gestão de Talentos e Comportamento Humano da UFPR, além de ser Tutor da Residência em Medicina do Trabalho do Hospital do Trabalhador. É também Médico do Trabalho Unidade de Saúde Ocupacional da UFPR.

Vivien Mariane Massaneiro Kaniak

Docentes

Doutoranda em Administração pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Mestre em Engenharia Biomédica pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Graduada em Psicologia pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e especialista em Psicologia Organizacional e do Trabalho (CFP). Professora na área de Gestão de Pessoas, Comportamento Organizacional e Psicologia do Trabalho. Experiência na área de Treinamento e Desenvolvimento de Pessoas. Pesquisadora na área de Inovação e Tecnologia Organizacional.

Administração Aplicada à Engenharia de Segurança

Carga horária: 32 | Crédito: --

Ergonomia

Carga horária: 24 | Crédito: --

Ética

Carga horária: 12 | Crédito: --

Gerência de Riscos

Carga horária: 60 | Crédito: --

Higiene do Trabalho 1

Carga horária: 60 | Crédito: --

Higiene do Trabalho 2

Carga horária: 48 | Crédito: --

Higiene do Trabalho 3

Carga horária: 36 | Crédito: --

Introdução a Engenharia de Segurança do Trabalho

Carga horária: 24 | Crédito: --

Legislação e Normas Técnicas

Carga horária: 24 | Crédito: --

Metodologia Científica

Carga horária: 24 | Crédito: --

O Ambiente e as Doenças do Trabalho

Carga horária: 52 | Crédito: --

Prevenção e Controle de Riscos em Máquinas e Equipamentos I

Carga horária: 56 | Crédito: --

Prevenção e Controle de Riscos em Máquinas e Equipamentos II

Carga horária: 24 | Crédito: --

Proteção ao Meio Ambiente

Carga horária: 48 | Crédito: --

Proteção Contra Incêndios e Explosões

Carga horária: 60 | Crédito: --

Psicologia na Engenharia de Segurança

Carga horária: 16 | Crédito: --

Seminários Avançados

Carga horária: 16 | Crédito: --

TCC-Engenharia Segurança do Trabalho

Carga horária: -- | Crédito: --

Escola Politécnica

A Escola Politécnica da PUCPR oferece o que há de mais moderno em termos de tecnologia e projeto pedagógico. Desde a estrutura de apoio à aprendizagem até o fomento à ação empreendedora, o objetivo é proporcionar ao estudante a qualificação e a autonomia necessárias para que busque uma formação permanente ao longo da carreira.

O desenvolvimento cada vez mais acelerado do mundo exige agentes preparados para pensar e promover um progresso sustentável. O uso da tecnologia otimiza a evolução e demanda profissionais altamente qualificados para encarar os desafios propostos por um cenário em constante mudança. O estudante que opta por estudar as diversas áreas ligadas à Engenharia e à Informática adquire o conhecimento para ser um agente de transformação positiva da realidade, combinando técnica, ciência e ética.

Conheça a Escola
Cidade / Câmpus

Curitiba - Câmpus Curitiba

Modalidade

Presencial

Duração

Até 20 meses

Mensalidade

R$ 623,00

Status

Inscrições abertas