CCURSOS

Engenharia de Segurança Contra Incêndio e Pânico

Especialização

Gerencie e desenvolva projetos com medidas de segurança contra incêndio com a especialização em Engenharia de Segurança Contra Incêndio e Pânico da PUCPR. O curso permite a capacitação e atualização na área, conforme os critérios vigentes de segurança contra incêndio nacional e internacional.

Conheça a pós-graduação da PUCPR!

Por que escolher a especialização em Engenharia da Segurança Contra Incêndio e Pânico?

A legislação brasileira a respeito de segurança contra incêndios, embora exista, não é cumprida como deveria. Isso acontece, principalmente, pelo fato dos profissionais não terem o preparo correto em seus cursos de Graduação para solucionar esses problemas e lidar com as exigências normativas dos órgãos públicos afetos a área.

O curso de pós-graduação em Engenharia da Segurança Contra Incêndio e Pânico foi aberto na PUCPR á 10 anos, visando atender a essa necessidade relevante e que, se não for seguida cuidadosamente, pode causar sérios problemas à vida dos usuários das edificações, assim como riscos ao patrimônio.

O estudante que optar por esse curso será capacitado tecnicamente para planejar ações que previnam incêndios e, caso aconteçam, lidar com essas situações da forma recomendável e apropriada, de acordo com os critérios estabelecidos nas normativas em vigor.

Além disso, ainda serão tratados os seguintes temas:

● Normativas Técnicas de Segurança Contra Incêndio em edificações e áreas de risco.
● Normas e Instruções Técnicas dos Corpos de Bombeiros Militares.
● Normas Brasileiras e da National Fire Protection Association (NFPA)

Público Alvo

A pós-graduação em Engenharia de Segurança Contra Incêndio e Pânico tem como objetivo formar engenheiros, arquitetos, tecnólogos, bombeiros e profissionais de áreas relacionadas.

Ainda assim, pode ser cursado por graduados em qualquer área, com interesse pelo tema.

Qual o perfil de um estudante de Engenharia de Segurança Contra Incêndio e Pânico?

O profissional que pretende realizar o curso deve querer conhecer as normas e técnicas nacionais e internacionais a respeito das melhores práticas de segurança contra incêndio, para criar projetos de ação a fim de reduzir danos e atuar em favor da integridade física dos usuários e do patrimônio em edificações.

Podem ser:
● Profissionais da construção civil.
● Tecnólogos
● Profissionais que trabalhem na elaboração de Projetos de Segurança Contra Incêndio.

O curso também é ideal para aqueles que desejam atualizar-se, segundo as normas recentes do setor. É fundamental que haja interesse em estudar as práticas reconhecidas internacionalmente e ampliar a visão de prevenção de incêndios em edificações, entendendo que muitos episódios podem ser evitados e corrigidos a tempo.

Docente Orlando Maciel Strobel.

Orlando Maciel Strobel

Coordenação | Lattes

Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Paraná (1976), graduação em Licenciatura em Ciências Físicas e Biológicas pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná PUCPR(1969), graduação em Matemática pela Pontifícia Universidade Católica do PUCPR (1972), Especializado em Pequenas Centrais Hidrelétricas – ELETROBRÁS (1982). mestrado em Engenharia Hidráulica pela Universidade de São Paulo (1979) e doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2004). Foi Decano do Centro de Ciências e Tecnologia da PUCPR, e atualmente é professor titular do curso de Engenharia Civil da PUCPR. Tem experiência na área de Engenharia Civil, com ênfase em Normas e Leis de Engenharia, atuando principalmente nos seguintes temas: engenharia hidráulica, métodos numéricos, engenharia civil, hidrologia e educação técnica. Foi Presidente do CREA Pr de 1991 a 1996.

 

Docente Ivan Ricardo Fernandes.

Ivan Ricardo Fernandes

Coordenação | Lattes

Mestre em Engenharia de Construção Civil – UFPR (2015). Possui graduação em Física pela Universidade Federal do Paraná (2004), graduação em Engenharia Civil pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2009) e graduação em Formação de Oficiais Bombeiro Militar pela Academia Policial Militar do Guatupê (1999). Major Bombeiro Militar – Corpo de Bombeiros do Paraná é Instrutor da Academia Policia Militar do Guatupê, Professor da Especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho da PUCPR e Professor/Coordenador da Especialização em Engenharia de Segurança Contra Incêndio e Pânico da PUCPR.

 

Docente Emerson Bernardes de Oliveira.

Emerson Bernardes de Oliveira

Docentes | Lattes

Iniciei a carreira com a formação de Técnico em eletrônica em 1982, seguindo-se depois das formações de Engenharia Elétrica pelo Cefet-Pr e cursos de pós graduação em administração e Engenharia de Segurança contra Incêndio e pânico. Atuando com diversos sistemas, dentre estes os de detecção e alarmes de incêndio, sendo inclusive um dos pioneiros na fabricação de centrais deste segmento na região sul do Brasil. Participante das diversas fases de implantação desde projetos, execuções, conectorizações, comissionamentos e star-tap, treinamentos e manutenções preventivas e corretivas.  Em paralelo às atividades indicadas atuei como professor por mais de 15 anos em cursos técnicos e faculdade lecionando diferentes disciplinas dos cursos de Eletrônica e Mecatrônica. Atualmente, laborando em empresa do segmento de engenharia de incêndio (detecção e combate por gás) e na docência em curso de especialização e pontuais sob demanda.

Docente Fernando Raimundo Schunig.

Fernando Raimundo Schunig

Docentes | Lattes

Possui graduação em Licenciatura em Matemátcia pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (2000), graduação em Física pela Universidade Luterana do Brasil (2016), graduação em Curso de Formação de Oficiais Bombeiro Militar pela Academia Policial Militar do Guatupê (1990) e mestrado em Educação pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (2015). Atualmente é professor da Pontifícia Universidade Católica do Paraná, da Faculdade Assis Gurgacz, da Universidade Estadual de Maringá e da Academia Policial Militar do Guatupê, Tenente Coronel do Corpo de Bombeiros do Estado do Paraná. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Física Matemática, Educação, com ênfase em Políticas Públicas, atuando principalmente nos seguintes temas: Prevenção e Combate a Incêndios, Proteção e Defesa Civil, educação, políticas sociais e estado, sustentabilidade, educação ambiental e práticas educativas.

Docente Gerson Gross.

Gerson Gross

Docentes

Oficial Bombeiro Militar, atualmente é comandante do 8º Grupamento de Bombeiros – Litoral PR. Possui como formação superior em nível de graduação o Curso de Formação de Oficiais Bombeiros Militares (APMG/1990); em nível de pós-graduação: Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais – Gestão e controle de Segurança Pública (APMG e UFPR/2008), Curso Superior de Polícia – Planejamento de Segurança Pública (APMG/2015) e Especialização em Gestão de Pessoas com ênfase em Magistério Superior (UNIFACEAR/2011). Tem como especializações profissionais, dentre outras: Fire Prevention Techniques (FDMA-JAPÃO/1998), Socorros Urgentes – Atendimento Pŕe-hospitalar (CBPMPR/2002), Prevenção e Combate a Incêndios (CBPMPR/2010), Combate a Incêndios em Plantas Petroquímicas (PETROBRAS-SIX/2003). Instrutor do Corpo de Bombeiros da PMPR desde 1991 nas disciplinas de segurança contra incêndio e pânico, Combate a Incêndios e Técnicas de Elaboração de Instrução, é Professor convidado para cursos de pós-graduação relacionados a Segurança Contra Incêndios. Representa o Corpo de Bombeiros do Paraná no Comitê Nacional de Combate a Incêndios da LIGABOM. Revisor das Normas de Procedimento Técnico relativas à segurança contra incêndio e pânico do Estado do Paraná e Coordenador do grupo de trabalho elaborador da Lei Estadual 19.449, de 5 de abril de 2018 – Lei que regula o exercício do poder de polícia administrativa do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Paraná. Membro do grupo de trabalho elaborador do Plano Estratégico do Corpo de Bombeiros do Estado do Paraná. Coordenador do grupo de trabalho para a integração do Corpo de Bombeiros do Paraná à REDESIM. Tem desenvolvido, ao longo dos últimos anos, trabalhos voltados à política de disseminação da prevenção contra incêndios nos meios acadêmicos.

Ida Agner de Faria Milleo

Docentes | Lattes

Engenheira Civil com carreira desenvolvida em diversas atividades como desenvolvimento de projetos de estruturas em pré-fabricado, gerenciamento de área técnica e fabril em indústria de esquadrias, desenvolvimento de projetos civis de linhas de transmissão de energia, desenvolvimento de projetos civis de subestações de energia (baixa, média e alta tensão), desenvolvimento de projeto de pesquisa na área de geotecnia, atuação em laboratórios de desempenho de materiais e sistemas construtivos nos Institutos LACTEC, participação na elaboração de Diretrizes SINAT, ligado ao Programa Brasileiro de Qualidade e Produtividade do Habitat (PBQP-H) do Ministério das Cidades e Secretaria Nacional da Habitação. Professora do curso de Pós Graduação em Engenharia de Segurança Contra Incêndio e Pânico da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR). Professora da FAPAR – Faculdade Paranaense, no curso de Engenharia Civi, ministrando disciplina na área de Mecânica dos Solos e Fundações.

Irionson Antonio Bassani

Docentes | Lattes

Atualmente é Professor Titular na Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Atua como pesquisador e profissional com ênfase em Processos (Medição, Análise e Otimização de Variáveis); Mecânica dos Sólidos (Tensões Residuais, Análise Experimental de Tensões Estáticas, Cíclicas e de Impacto, Extensometria de Resistência Elétrica); Instrumentação (Obtenção e Análise de Variáveis em Sistemas); Caracterização e Otimização de Propriedades de Materiais.

Possui Graduação em Engenharia Mecânica (1982, UFRGS, Porto Alegre, RS), Especialização em Metodologia da Educação no Ensino Superior (1984, URI, Santo Ângelo, RS), Mestrado no Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Minas, Metalúrgica e de Materiais, PPGE3M (1987, Escola de Engenharia da UFRGS), Mestrado na Fakultaet Energietechnik (1993, Universitaet Stuttgart, Alemanha), Doutorado no Instituto MPA Staatliche Materialpruefungsanstalt (MPA Stuttgart, Otto-Graf-Institut FMPA)(1998, Universitaet Stuttgart, Stuttgart, Alemanha), Doutorado reconhecido e apostilado no Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Minas, Metalúrgica e de Materiais, PPGE3M (2000, Escola de Engenharia da UFRGS).

 

Docente Ivan Ricardo Fernandes.

Ivan Ricardo Fernandes

Docentes | Lattes

Mestre em Engenharia de Construção Civil – UFPR (2015). Possui graduação em Física pela Universidade Federal do Paraná (2004), graduação em Engenharia Civil pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2009) e graduação em Formação de Oficiais Bombeiro Militar pela Academia Policial Militar do Guatupê (1999). Major Bombeiro Militar – Corpo de Bombeiros do Paraná é Instrutor da Academia Policia Militar do Guatupê, Professor da Especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho da PUCPR e Professor/Coordenador da Especialização em Engenharia de Segurança Contra Incêndio e Pânico da PUCPR.

 

Docente Joel Kruger.

Joel Kruger

Docentes | Lattes

Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Paraná (1984) e mestrado em Educação (segurança de trânsito) pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1995). Possui dois Cursos de Especialização: Didática no Ensino Superior e Gestão Técnica do Meio Urbano, promovidos pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná e pela Université de Technologie de Compiègne (França). Atualmente é professor adjunto da Pontifícia Universidade Católica do Paraná, no curso de Engenharia Civil. É presidente do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia – CONFEA. Participa como diretor no Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná – SENGE-PR. É membro especialista do CONTRAN / DENATRAN através da Câmara Temática de Engenharia de Tráfego, da Sinalização e da Via. Também é membro do Conselho Deliberativo da ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas. Tem experiência profissional na área de Engenharia de Trânsito e Transportes, com ênfase em planejamento e organização de sistemas de transportes, atuando principalmente na área de mobilidade urbana, trânsito e acessibilidade.

 

Key Fonseca de Lima

Docentes | Lattes

Graduado em Eng. Mecânica Industrial pelo CEFET-PR (1998), Mestre em Engenharia Mecânica pela PUCPR (2001) na Área de Mecânica dos Sólidos e Doutor em Engenharia Mecânica pela UFSC (2008) na área de Vibrações e Acústica; Atua como Professor Adjunto da PUCPR nas áreas de vibrações e acústica no Laboratório de Dinâmica da PUCPR desde 2001. É professor do Programa de Pós Graduação em Engenharia Mecânica (nível de mestrado e doutorado) da PUCPR-Conceito 6 CAPES desde 2011. É professor dos Cursos de Especialização em Segurança do Trabalho em Incêndio e Pânico da PUCPR nas áreas de especificação de bombas centrífugas e no projeto instalações de armazenamento de líquidos combustíveis e inflamáveis desde 2014; É professor convidado do curso de Engenharia Automotiva da UTFPR na área de Controle de Ruído Veicular, desde 2014; É coordenador e professor dos cursos de Especialização em  Engenharia de Segurança do Trabalho da PUCPR desde 2011 e atua diretamente no curso na área de Agentes Físicos e Iluminação.

Além disso,  foi coordenador do Projeto BRAFITEC em cooperação internacional com as Universidades Tecnológicas da França (UTC, UTT e UTBM) entre os anos desde 2015-2018.

 

Docente Orlando Maciel Strobel.

Orlando Maciel Strobel

Docentes | Lattes

Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Paraná (1976), graduação em Licenciatura em Ciências Físicas e Biológicas pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná PUCPR(1969), graduação em Matemática pela Pontifícia Universidade Católica do PUCPR (1972), Especializado em Pequenas Centrais Hidrelétricas – ELETROBRÁS (1982). mestrado em Engenharia Hidráulica pela Universidade de São Paulo (1979) e doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2004). Foi Decano do Centro de Ciências e Tecnologia da PUCPR, e atualmente é professor titular do curso de Engenharia Civil da PUCPR. Tem experiência na área de Engenharia Civil, com ênfase em Normas e Leis de Engenharia, atuando principalmente nos seguintes temas: engenharia hidráulica, métodos numéricos, engenharia civil, hidrologia e educação técnica. Foi Presidente do CREA Pr de 1991 a 1996.

 

Docente Paulo Roberto Tomchak.

Paulo Roberto Tomchak

Docentes | Lattes

Possui graduação em Engenharia Química pela Universidade Federal do Paraná (1986), especialização em Engenharia de Segurança pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1990), Mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1995) e doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2004). Atualmente é professor titular da Pontifícia Universidade Católica do Paraná e Coordenador em área de RIMA do Instituto Ambiental do Paraná. Tem experiência na área de Química, com ênfase em Química Inorgânica.

 

Docente Roberto Dalledone Machado.

Roberto Dalledone Machado

Docentes | Lattes

É Engenheiro Civil formado pela Universidade de Brasília (1978), concluiu o mestrado em Engenharia Civil (Estruturas) pela COPPE – Coordenação dos Programas de Pós-Graduação em Engenharia Civil (área de estruturas) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (1983) e o doutorado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Santa Catarina (1992). É professor Associado pela Universidade Federal do Paraná. Foi professor da Pontifícia Universidade Católica do Paraná, onde alcançou o nível de titular. É pesquisador do CNPQ, nível II. Atua junto aos programas de pós graduação em Métodos Numéricos em Engenharia (PPGMNE-UFPR) e de Construção Civil e Estruturas (PPGECC-UFPR), nos quais já ministrou as disciplinas de Elasticidade, Mecânica do Contínuo, Dinâmica das Estruturas, Análise Funcional, Análise Não Linear. Foi coordenador do PPGMNE e tutor do grupo PET-CIVIL da UFPR. Coordenou projeto de pesquisa junto à Fundação Araucária e foi colaborador em projetos como PROCAD e PRONEX. Foi organizador do XVI CILAMCE (1995) e do I ENSOLE (1997). É membro das associações ABCM, IBRACON e ABMEC e, desta útlima, foi membro do Conselho Administrativo como 1o. Secretário. Tem diversas orientações de mestrado e doutorado. Tem experiência nas áreas de Engenharia Civil e Mecânica, com ênfase em Mecânica das Estruturas e Análise de Tensões. Atua principalmente nos seguintes temas: modelagem computacional por meio do Método dos Elementos Finitos, desenvolvimento de software para análise estrutural, estudo de materiais compostos, análise dinâmica de estruturas, análise não linear física e geométrica, avaliação e perícia estrutural, integridade estrutural , dano, mecanobiologia.

Docente Roberto Serta.

Roberto Serta

Docentes

Possui graduação em Engenharia Mecânica (UNESP, 1983), Especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho (UTFPR,1999), Mestrado em Engenharia Civil (UTFPR, 2012). Professor, desde 2004, nos Cursos Técnicos de Segurança do Trabalho e Especializações em Engenharias, nas instituições: PUCPR, SENAIPR, UTFPR, UP, UNIUV, possui artigos publicados em revistas e congressos científicos, autor do Livro Segurança em Altura na Construção Civil (PINI, 2013). Atuou em Gestão Industrial, coordenando atividades de Segurança do Trabalho, Meio Ambiente, Engenharia de Instalações e Manutenção, Manufatura, em empresas multinacionais e nacionais do segmento metal/mecânico e alimentício.  Atuou como conselheiro da Câmara especializada em Engenharia de Segurança do Trabalho no CREAPR e atualmente é presidente da Associação Paranaense de Engenheiros de Segurança (APES). Em 2017 foi homenageado pelo CREAPR como profissional de carreira destaque.

Análise de Risco de Incêndio em Edificações e Áreas de Risco

Carga horária: 24 | Crédito: --

Aula Prática Acad. Barro Preto

Carga horária: 12 | Crédito: --

Compartimentação e Isolamento de Risco em Edificações

Carga horária: 12 | Crédito: --

Controle de Materiais de Acabamento e Revestimento em Edificações

Carga horária: 12 | Crédito: --

Ética

Carga horária: 12 | Crédito: --

Introdução à Engenharia de Segurança Contra Incêndio e Pânico

Carga horária: 24 | Crédito: --

Legislação Nacional e Internacional de Segurança Contra Incêndio e Pânico.

Carga horária: 12 | Crédito: --

Metodologia Científica Aplicada ao Projeto e Pesquisa em Segurança Contra Incêndio e Pâni

Carga horária: 24 | Crédito: --

Planos de Ação de Emergência

Carga horária: 24 | Crédito: --

Práticas de Elaboração de Planos de Segurança Contra Incêndio e Pânico

Carga horária: 24 | Crédito: --

Pré-banca – Seminários

Carga horária: 24 | Crédito: --

Projeto de Sistemas de Controle de Fumaça em Edificações

Carga horária: 12 | Crédito: --

Projeto de Sistemas de Detecção e Alarme de Incêndio

Carga horária: 24 | Crédito: --

Projeto de Sistemas de Proteção Contra Descargas Atmosféricas e Sistemas de Iluminação de

Carga horária: 12 | Crédito: --

Projeto de Sistemas de Proteção Contra Incêndio e Pânico

Carga horária: 36 | Crédito: --

Projeto de Sistemas de Proteção para Gases, Líquidos e Combustíveis Inflamáveis.

Carga horária: 24 | Crédito: --

Saídas de Emergência e Escadas de Segurança em Edificações

Carga horária: 24 | Crédito: --

Segurança Estrutural de Edificações em Situação de Incêndio

Carga horária: 24 | Crédito: --

TCC-Engenharia de Segurança Contra Incêndio e Pânico

Carga horária: -- | Crédito: --

Escola Politécnica

A Escola Politécnica da PUCPR oferece o que há de mais moderno em termos de tecnologia e projeto pedagógico. Desde a estrutura de apoio à aprendizagem até o fomento à ação empreendedora, o objetivo é proporcionar ao estudante a qualificação e a autonomia necessárias para que busque uma formação permanente ao longo da carreira.

O desenvolvimento cada vez mais acelerado do mundo exige agentes preparados para pensar e promover um progresso sustentável. O uso da tecnologia otimiza a evolução e demanda profissionais altamente qualificados para encarar os desafios propostos por um cenário em constante mudança. O estudante que opta por estudar as diversas áreas ligadas à Engenharia e à Informática adquire o conhecimento para ser um agente de transformação positiva da realidade, combinando técnica, ciência e ética.

Conheça a Escola
Cidade / Câmpus

Curitiba - Câmpus Curitiba

Modalidade

Presencial

Duração

Até 18 meses

Mensalidade

R$ 635,00

Status

Insc. abertas / Confirmado