CCURSOS

Engenharia de redes e telecomunicações
Novo

Especialização / Pós-graduação

O curso de Engenharia de Redes e Telecomunicações objetiva oferecer uma capacitação atualizada, abrangente e alinhada com os recentes avanços tecnológicos e com as novas demandas do mercado de trabalho neste segmento. A especialização está organizada em dois eixos importantes de formação: o eixo de Redes e o eixo de Telecomunicações. No eixo de Redes, o curso oferece os módulos do NOVO currículo de certificação CCNA, contribuindo para aqueles que desejam se aprofundar na preparação para a certificação Cisco. Por meio da Academia Cisco-PUCPR, os estudantes do curso ganham acesso ao sistema web da academia Cisco (netacad.com), com acesso ao material on-line, simuladores, redes sociais, materiais adicionais, etc.., disponibilizados pela própria Cisco. No eixo de Telecomunicações, o curso oferece ampla formação abordando temas como Sistemas Móveis 4G e 5G, Redes Definidas por Software, entre outros.
Como benefício adicional, o curso inova ao ser uma das primeiras academias Cisco a trazer a formação inicial no novo currículo de certificação Cisco, o DEVNET, relacionado com uma das tendências mais importantes na área de redes, abordando temas como programação e automação de redes. Por fim, os estudantes têm acesso ao laboratório de sistemas de móveis (parceria PUCPR-Nokia) para os experimentos de redes celulares.

Por que fazer PUCPR?

O curso Redes e Telecomunicações da PUCPR inova ao ser uma das primeiras academias Cisco a trazer a formação inicial no novo currículo de certificação Cisco, o DEVNET, relacionado com uma das tendências mais importantes na área de redes, abordando temas como programação e automação de redes. Os estudantes têm acesso ao laboratório de sistemas de móveis (parceria PUCPR-Nokia) para os experimentos de redes celulares. A junção dos 2 eixos de formação citados agrega valor para o profissional com a possibilidade de se preparar para certificação de entrada da Cisco.

Público Alvo

Administradores, Engenheiros, Tecnólogos, Analistas, Coordenadores, Supervisores ou Gestores de empresas que tenham interesse em um aprofundamento na área de redes e telecomunicações. Profissionais atuantes no mercado de trabalho que buscam novos conhecimentos técnicos independente de sua experiência profissional. Também, aqueles que estão procurando formação profissional e preparação para o currículo de certificação Cisco CCNA e DEVNET.

Mercado de atuação

O mercado é cada vez mais receptivo a profissionais de redes de telecomunicações. O profissional poderá atuar em empresas de serviços de telecomunicações, engenharia de redes, atuação em consultorias e projetos de rede e serviços de telecomunicações. Além disso, poderá atuar em empresas públicas, grandes bancos, operadoras de telecomunicações, provedores de Internet, setor de redes e TI de uma forma geral nas mais diversas empresas de diferentes áreas.

DOUTORADO

Ricardo Cassiano Nabhen

Coordenação

Possui graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Itajubá, mestrado em Informática pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná, doutorado em Informática pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná e doutorado em Informática e Telecomunicações – Université de Pierre et Marie Curie, Paris VI, França. Atualmente é professor e pesquisador na Pontifícia Universidade Católica do Paraná, onde também ocupa a coordenação dos cursos de graduação de Eng. Elétrica, Eletrônica e Biomédica. É professor e coordenador da Academia Cisco-PUCPR e dos cursos de Especialização de Redes e Telecomunicações, CyberSecurity, Gestão de Banco de Dados e BigData da IT Academy-PUCPR bem como da Especialização em Energias Renováveis da Engineering Academy-PUCPR. Atuou como pesquisador e coordenador de diversos Projetos de P&D na área de Sistemas Celulares, IoT e Computação Nuvem na parceria tecnológica entre a PUCPR e a Nokia Networks no Tecnoparque da PUCPR. Tem experiência na área de Sistemas de Comunicação e Ciência da Computação, atuando principalmente nos seguintes temas: protocolos, computação em nuvem, virtualização, redes de computadores, segurança de redes e sistemas celulares.

ESPECIALIZAÇÃO / PÓS GRADUAÇÃO

Demetrios Konstandinos Orcas

Docentes

Formado pela universidade Mackenzie, pós graduado pela Fundação Getulio Vargas (FGV), com mais de 26 anos de ampla experiência nas áreas de TI, Telecomunicações e Educação, com atuação em diversas empresas de grande porte e alto destaque no mercado global. Participação em diversas startups de Data Centers na América Latina, gestão operacional de ambientes complexos e de alta criticidade, experiência em fusões e aquisições de empresas, governança corporativa e professor/orientador da pós graduação .

DOUTORADO

Eduardo Oliveira Agustinho

Docentes

Doutor em Direito pela PUCPR. Mestre em Direito pela Universidade Federal de Santa Maria. Especialista em Direito Empresarial pela PUCPR. Pesquisador Visitante na Univesidade Paris I – Panthéon-Sorbonne e na Organização Mundial de Propriedade Intelectual – OMPI. Atualmente é Diretor do Instituto iPUCPR – Cidades Inteligentes. Professor Titular de Direito Empresarial no Curso de Graduação em Direito e Professor Colaborador do Programa de Pós-graduação em Direito da PUCPR. Advogado em Curitiba com atuação nos campos do Direito Empresarial e Econômico.

Docente Emerson Cabrera Paraiso.

DOUTORADO

Emerson Cabrera Paraiso

Docentes

Possui graduação em Engenharia de Computação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1993), mestrado em Engenharia Elétrica e Informática Industrial pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (1997) e doutorado em Computação – Université de Technologie de Compiègne – France (2005). Pesquisador Produtividade em Pesquisa pela Fundação Araucária entre 2013 e 2015. Atualmente é professor titular da Pontifícia Universidade Católica do Paraná, coordenador do Programa de Pós-Graduação em Informática. Tem interesse nas seguintes áreas de pesquisa: Interação Humano-Computador, Mineração de Textos e Recuperação da Informação e Sistemas Colaborativos, atuando principalmente nos seguintes temas: mineração de textos, processamento de linguagem natural e CSCW. Possui patentes registradas no INPI. Membro do Conselho Técnico-Científico de Sistemas e Computação do TECPAR (Instituto de Tecnologia do Paraná). Membro do Comitê Assessor da Ciência da Computação junto a Fundação Araucária. Membro da ACM, da IEEE, da Sociedade Brasileira de Computação (SBC) e diretor da antena Brasil do consórcio Web Intelligence (www.ppgia.pucpr.br/wic-br). Coach da PUCPR na Maratona de Programação da ACM/SBC e Delegado da PUCPR na OBI (Olimpíada Brasileira de Informática).

MESTRADO

Glauco Vinicius de Franca Furstenberger

Docentes | Lattes

Graduado em Engenharia Industrial Elétrica pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (2000), especialização em Gestão de Negócios pela UFPE (2004) e mestre em Administração Estratégica pela PUCPR. Professor da PUCPR, em cursos de Especialização e MBA (Gestão de Negócios, Empreendedorismo e Inovação, Produção, Logística e Marketing) e em cursos de Graduação (Administração, Marketing e Design). Coordenador da Pós em Empreendedorismo e Inovação: Startup Business Model da Escola de Negócios da PUCPR. Coordenador do SPInE-Espaço Politécnico de Inovação e Empreendedorismo da Escola Politécnica da PUCPR. Cofounder da Startup CaridadX, voltada ao negócio social e CEO e Founder da Startup My Wagen, para suporte a serviços automotivos. Tem atuado como mentor em diversos eventos de empreendedorismo e inovação, como Startup Weekend, hackatons, programa de aceleração Inovativa Brasil, entre outros. Criador da página STARTUP SEAL no Facebook, voltada ao empreendedorismo digital e ao desenvolvimento do mindset empreendedor com base no conceito Lean Startup.

ESPECIALIZAÇÃO / PÓS GRADUAÇÃO

Jose Maria Tiepolo

Docentes

Possui graduação em Engenharia Industrial Elétrica pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (1986), Pós-Graduação em Informática Industrial – Telemática pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (1989), Especialização em TELECOMUNICAÇÕES pela PUC-PR (1998), Especialização em Direção de Empresas pelo ISAD/PUC – Instituto Superior de Administração – PUC-PR (2000), com curso de aperfeiçoamento em Global Management Development Program pela The Graduate School of Business – The University of Texas, USA (2001). É professor da Pontifícia Universidade Católica do Paraná desde 2000, tendo atuado em várias disciplinas do Curso de Graduação e módulos do Curso de Especialização na área de Engenharia Elétrica. Foi funcionário da Companhia Paranaense de Energia por 36 anos, tendo atuado em diversas funções técnicas e de gestão, em sua maior parte na área de telecomunicações, onde realizou vários cursos de extensão e aperfeiçoamento. Possui experiência na área de Engenharia Elétrica, com ênfase em Sistemas de Telecomunicações, atuando principalmente nos seguintes temas: Fibras Ópticas, Comunicações Ópticas e Sistemas de Telecomunicações.

MESTRADO

Luis Jose Rohling

Docentes

Mestre em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Paraná (2017), graduado em Engenharia Industrial Elétrica pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (1997). Atualmente é professor engenharia do Centro de Ensino Superior de Maringá e professor da Fundação de Apoio à Educ., Pesq. e Desenvol.Cient. e Tec. da UTFPR. Tem ampla experiência na área de Engenharia Elétrica, com ênfase em Telecomunicações.

DOUTORADO

Marcelo Eduardo Pellenz

Docentes

Possui graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Santa Maria (1993), mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade Estadual de Campinas (1996) e doutorado em Engenharia Elétrica pela Universidade Estadual de Campinas (2000). Atualmente é professor do Programa de Pós-Graduação em Informática da Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Tem experiência na área de Engenharia Elétrica, com ênfase em Redes de Computadores e de Telecomunicações, atuando principalmente nos seguintes temas: transmissão digital, codificação de fonte, codificação de canal, criptografia, modelagem de tráfego, redes de sensores, redes ad-hoc e redes sem fio.

MESTRADO

Marcos Fernando Ferreira de Souza

Docentes

Graduado em Engenharia Elétrica pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (1995), pós-graduado em Telemática e Redes de Alta Velocidade pela UTFPR (2001) e com mestrado em Desenvolvimento de Tecnologia pelo Instituto de Tecnologia para o Desenvolvimento – LACTEC (2013). Atualmente é gerente sênior da área de Client Services e Telecomunicações do Banco Bradesco e professor da Pontifícia Universidade Católica do Paraná, atuando nos cursos de Graduação e Pos-Graduação principalmente nas área de Redes de Computadores, Gerencia de Redes, Orientador do trabalho de conclusão de curso e instrutor certificado do programa Cisco Network Academy.

ESPECIALIZAÇÃO / PÓS GRADUAÇÃO

Marcos Santos Abreu

Docentes

Atua como Gerente de Projetos há mais de 15 anos. Dentre suas participações em projetos, detacam: Planejamento de Risco do projeto de expansão da Refinaria de Araucária, Implantação do Escritório de Projetos do Mato Grosso, Implantação do Escritório de Projetos Estratégicos do Pará, Organização do Programa Pantanal para o Ministério do Meio Ambiente, Gerenciamento do Programa Arco Verde para o Ministério do Desenvolvimento Social, Implantação de Metodologia de Gerenciamento de Projetos no TRT4, Implantação de Gestão de Portfolio de Projetos para Colseguros (Colômbia) Implantação de Gestão de Portfólio de Projetos para Mapfre Seguros Brasil e Mapfre Seguros Argentina, implantação de gestão de processos corporativos para obtenção de eficiência e garantias jurídicas para PROCERGS.
É professor da disciplina de Gerenciamento de Projetos de MBAs da PUC-PR há mais de 10 anos.

DOUTORADO

Murilo Karasinski

Docentes

Bacharel em Direito pela PUCPR, MBA em Gestão Estratégica de Empresas pela FGV, Mestre e Doutor em Filosofia pela PUCPR. Professor dos Cursos de Filosofia e Direito da PUCPR. Coordenador da Educação Continuada da Escola de Educação e Humanidades da PUCPR. Dedica-se à análise dos temas da inteligência artificial e dos impactos das novas tecnologias para o futuro da humanidade.

DOUTORADO

Ricardo Cassiano Nabhen

Docentes

Possui graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Itajubá, mestrado em Informática pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná, doutorado em Informática pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná e doutorado em Informática e Telecomunicações – Université de Pierre et Marie Curie, Paris VI, França. Atualmente é professor e pesquisador na Pontifícia Universidade Católica do Paraná, onde também ocupa a coordenação dos cursos de graduação de Eng. Elétrica, Eletrônica e Biomédica. É professor e coordenador da Academia Cisco-PUCPR e dos cursos de Especialização de Redes e Telecomunicações, CyberSecurity, Gestão de Banco de Dados e BigData da IT Academy-PUCPR bem como da Especialização em Energias Renováveis da Engineering Academy-PUCPR. Atuou como pesquisador e coordenador de diversos Projetos de P&D na área de Sistemas Celulares, IoT e Computação Nuvem na parceria tecnológica entre a PUCPR e a Nokia Networks no Tecnoparque da PUCPR. Tem experiência na área de Sistemas de Comunicação e Ciência da Computação, atuando principalmente nos seguintes temas: protocolos, computação em nuvem, virtualização, redes de computadores, segurança de redes e sistemas celulares.

DOUTORADO

Vilmar Abreu Junior

Docentes | Lattes

Graduado em Bacharelado em Ciência da Computação pela PUCPR (2011), Especialização em Gestão da Tecnologia da Informação pela FAE (2013), Mestrado em Informática pela PUCPR (2016), Doutorado em Informática pela PUCPR (2019). Coordenador e professor dos cursos de graduação de Ciência da Computação, CiberSegurança e Seguranca da Informação da Escola Politécnica da PUCPR. Além disso, coordeno a IT Academy, que contém o portfólio dos cursos de especialização em informática da PUCPR. Experiência em desenvolvimento de software seguro, no contexto de smart grid, internet das coisas, big data e sistemas distribuídos. Ampla experiência na concepção de soluções inteligentes de gestão de identidade e acesso, controle de acesso, criptografia e sistemas de detecção de intrusão

Aspectos Legais de Segurança e Privacidade

Carga horária: 24 | Crédito: --

Ccna Cisco – Introdução às Redes I

Carga horária: 24 | Crédito: --

Ccna Cisco – Introdução às Redes II

Carga horária: 12 | Crédito: --

CCNA Cisco – Rede corporativa, segurança e automação de redes

Carga horária: 24 | Crédito: --

Ccna Cisco – Switching, Routing e Wireless Essentials I

Carga horária: 24 | Crédito: --

Ccna Cisco – Switching, Routing e Wireless Essentials II

Carga horária: 24 | Crédito: --

Ética

Carga horária: 24 | Crédito: --

Gerenciamento de Projetos de Tecnologia da Informação e Comunicação

Carga horária: 24 | Crédito: --

Implantando Serviços VoIP

Carga horária: 12 | Crédito: --

Infraestrutura para Serviços TICs

Carga horária: 24 | Crédito: --

Lean Startups e Empreendedorismo Digital

Carga horária: 12 | Crédito: --

Metodologia Científica

Carga horária: 12 | Crédito: --

Projeto de Sistemas Wireless

Carga horária: 12 | Crédito: --

Redes Definidas por Software

Carga horária: 12 | Crédito: --

Seminários Avançados em TICs

Carga horária: 24 | Crédito: --

Sistemas de Comunicações Móveis – 4g & 5g

Carga horária: 24 | Crédito: --

Sistemas de Transmissão e de Comunicações Ópticas

Carga horária: 24 | Crédito: --

TCC – Especialização

Carga horária: -- | Crédito: --

Virtualização e Containers

Carga horária: 24 | Crédito: --

Escola Politécnica

A Escola Politécnica da PUCPR oferece o que há de mais moderno em termos de tecnologia e projeto pedagógico. Desde a estrutura de apoio à aprendizagem até o fomento à ação empreendedora, o objetivo é proporcionar ao estudante a qualificação e a autonomia necessárias para que busque uma formação permanente ao longo da carreira.

O desenvolvimento cada vez mais acelerado do mundo exige agentes preparados para pensar e promover um progresso sustentável. O uso da tecnologia otimiza a evolução e demanda profissionais altamente qualificados para encarar os desafios propostos por um cenário em constante mudança. O estudante que opta por estudar as diversas áreas ligadas à Engenharia e à Informática adquire o conhecimento para ser um agente de transformação positiva da realidade, combinando técnica, ciência e ética.

Conheça a Escola
Cidade / Câmpus

Curitiba - Câmpus Curitiba

Modalidade

Presencial

Duração

Até 26 meses

Mensalidade

R$ 435,00

Status

Inscrições abertas