CCURSOS

Engenharia de Produção Enxuta – Lean Manufacturing

Especialização

Pós-Graduação Lato Sensu avançado, inovador e atualizado. As aulas ministradas por entusiastas que praticam intensamente a filosofia em suas organizações e são absolutamente engajados na filosofia Lean Manufacturing. O curso é referência em termos de Pós-Graduação e está baseado em dois pilares: aprendizagem das ferramentas e técnicas avançadas de gestão (Mapeamento de Fluxo de Valor, Jidoka e Poka-Yoke, Planejamento Hoshin Kanri, Nemawashi, Heijunka e Kanban, Kaizen, Milk Run e Cross Docking, Fluxo e Produção Puxada, Painel Andon, SMED, OEE e TPM, Toyota Kata, Mock Up, entre outras) e às regras, princípios e cultura de longo prazo para o crescimento, amadurecimento e consolidação do modelo do Entusiasta Lean. O conjunto dessas ferramentas, agindo de forma correlacionada e encadeada, permite uma sólida padronização e estabilização dos processos e serviços corporativos, viabilizando, nesse sentido, a almejada melhoria incremental contínua método DMAIC, combatendo fortemente os desperdícios Muda, Mura e Muri. DUPLA CERTIFICAÇÃO: Especialista PUCPR e Green Belt reconhecido internacionalmente pelo IASSC.

Público Alvo

Engenheiros, administradores, tecnólogos, analistas, coordenadores, supervisores ou gestores de empresas de todos os setores que tenham interesse em integrar a Metodologia Lean Seis Sigma nas suas organizações. Profissionais com experiência em processos produtivos que buscam a Certificação Black Belt reconhecida nacional e internacionalmente para alavancar a carreira.

Rafael Rodrigues Guimaraes Wollmann

Coordenação

Doutor em Engenharia de Produção e Sistemas, Mestre em Engenharia de Produção e Sistemas, Pós-graduado em Engenharia e Gestão de Projetos e Graduado em Engenharia de Produção. Black Belt em Lean & Six Sigma é autor de capítulos de livros e artigos científicos já publicou em conferências no Brasil, Chile, Estados Unidos, Canadá, Espanha, Portugal, Filipinas e China. Atuou em projetos de Lean & Six Sigma nos seguintes setores: alimentos, madereireiro, meta-mecânico, logísitco, bancário, jurídico, saúde e educação. Atualmente é coordenador de cursos de graduação e pós-graduação na Escola Politécnica da PUCPR e faz parte do conselho editorial PUCPRESS.

Adans Pablo Carvalho

Docentes

Doutorando em Engenharia de Produção e Sistemas, Mestre em Engenharia de Produção e Sistemas, Pós-graduado em Lean Seis Sigma e Engenharia Logísitica e de Operações e Graduado em Engenharia Mecânica. Mais de 15 anos de atuação nas áreas de Gestão de Projetos, Engenharia de Produto, Desenvolvimento de Fornecedores e Pós Venda em empresas como Ultragaz, AGA S.A, Renault do Brasil e Volvo. Atualmente, professor na Escola Politécnica da PUCPR e empresário.

Adriana Soares da Conceição

Docentes

Especialista em Engenharia e Gestão de Projetos, Especialista em Ciências Humanas e Coaching e Graduada em Processamento de Dados. Trabalhou em áreas de processos e qualidade de empresas como TIM, GVT e Vivo. Atualmente é Especialista em Projetos e Qualidade na Telefônica Brasil, Master Coach na Inspirando Gente e professora convidada na Lean Academy PUCPR.

Carlos Coutinho Fernandes Junior

Docentes

Mestre Convidado

Carlos Coutinho Fernandes Junior

Docentes

Doutor em Engenharia Química, Mestre em Engenharia Química, MBA em Gestão Empresarial, Pós-graduado em Engenharia de Produção e Graduado em Engenharia Química. É Master Black Belt com mais de 25 anos de experiência na área industrial. Trabalhou em diversos cargos técnicos e de gestão na BRF, onde trabalha atualmente como Consultor de Processos de Gestão e Melhoria, além de ser professor convidado da Lean Academy PUCPR.

Christian Luciano da Silva

Docentes

Administrador, com pós graduações em Gestão de Negócios (UFPR) e Lean (PUC), MBA em Finanças (IBMEC), Mestre em Governança Corporativa e Sustentabilidade(FGV/ISAE) e certificado Black Belt (PUC). Faz parte da Academia LEAN PUCPR atuando como Professor e Orientador, possui experiência em processos industriais e serviços . Participou da implantação de 3 unidades fabris sendo duas no Paraná e uma em Manaus sendo Plant Manager de 2 delas. Desde 2014 é Diretor de Operações, Pós-Venda e Serviços da empresa Bematech S/A e mais recentemente Diretor de Unidade de Negócios da Bematech Hardware sendo responsável pelas unidades Brasil e EUA. Desenvolve um sistema de ganhos de produtividade onde se busca formar e incentivar os níveis diretos de produção, para que estes, de forma pró ativa, através da metodologia Lean, desenvolvam trabalhos Melhorias.

Eduardo Alves Portela Santos

Docentes

Possui graduação em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal da Bahia (1993), mestrado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Santa Catarina (1996) e doutorado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Santa Catarina (2003). Realizou estágio pós doutoral na Universidade Tecnológica de Eindhoven (Holanda) (2009). Atualmente é professor titular da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) e professor adjunto na Universidade Federal do Paraná (UFPR). Leciona nos cursos de Engenharia de Controle e Automação e Engenharia de Produção na PUCPR e no curso de Administração Aplicada na UFPR. É membro permanente do Programa de Pós Graduação em Engenharia de Produção e Sistemas da PUCPR. Coordena e participa de projetos de desenvolvimento tecnológico em parceria com empresas do setor metal-mecânico na área de manutenção industrial. Atua também na área de saúde aplicando técnicas e ferramentas de análise de dados e de processos. Atua como pesquisador nos seguintes temas: mineração de processos, gerenciamento de processos de negocio, sistemas a eventos discretos, sistemas de informação, suporte a tomada de decisão na manutenção, variabilidade em processos.

Eduardo Alves Portelas Santos

Docentes

Engenharo Mecânico, mestre em Engenharia Mecânica e doutor em Engenharia Elétrica. Realizou estágio pós doutoral na Universidade Tecnológica de Eindhoven (Holanda) (2009). Atualmente é professor titular da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Na PUCPR leciona nos cursos de Engenharia de Controle e Automação e Engenharia de Produção. É membro permanente do Programa de Pós Graduação em Engenharia de Produção e Sistemas da PUCPR. Atua como pesquisador nos seguintes temas: gerenciamento de processos de negocio, mineração de processos, sistemas a eventos discretos, sistemas de informação, suporte a tomada de decisão na manutenção.

Erick Rogério Savagin

Docentes

Especialista em Planejamento e Gestão de Negócios, Especialista em Lean Manufacturing e Graduado em Produção Mecânica. Trabalhou em cargos de gerência e direção em empresas como Applus IDIADA eTecpron. Atualmente, Gerente de Contas na Amplio Consultoria e Tecnologia e professor convidado na Lean Academy PUCPR.

Mestre

Gabriela Lobo Veiga

Docentes

Doutoranda em Engenharia de Produção e Sistemas, Mestre em Engenharia de Produção e Sistemas, MBA em Finanças e Graduada e Engenharia de Produção. Trabalhou com consultoria nas áreas de qualidade e estratégia e atua como professora na Escola Politécnica da PUCPR.

Gabriela Lobo Veiga

Docentes

Guilherme Villela Miguel

Docentes

MBA executivo, Pós-graduado em Lean Design, Graduado em Engenharia Mecânica. Trabalhou em cargos de Engenharia e Direção nas empresas Volvo e Highend. Atualmente é diretor na Amplio Consultoria e Tecnologia e professor convidado na Lean Academy PUCPR.

Juliano Munik

Docentes

Mestre

Juliano Munik

Docentes

Doutorando e Mestre em Engenharia de Produção e Sistemas pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná PUCPR. Professor nas áreas de Gestão de Custos, Engenharia Econômica, Economia de Empresas e Gestão de Projetos.

Marcelo de Mello Dágola

Docentes

Marcelo de Melo Dágola

Docentes

Especialista em Lean Manufaturing, ós-graduado em Qualidade e Produtividade, Graduado em Administração e Técnico Industrial. 30 anos de experiência na área industrial, trabalhou como Gerente de Produção, qualidade e processos na Hettich do Brasil, American Glass, Faurecia e atualmente atua como Gerente de Produção e Processos Industriais na Witzenmann e professor convidado nos cursos da Lean Academy PUCPR.

Pedro Carlos Araujo Souza

Docentes

Mestre em Educação, Especialista em Lean Six Sigma, MBA em Gestão de Negócios e Engenheiro Mecânico. Mais de 25 anos de experiência em cargos de gerência nas áreas de qualidade e produção, atuou em empresas como Solvay Indupa do Brasil, Inergy Automotive Systems, Gestamp, Hutchinson e ArcelorMittal Gonvarri. Atualmente é consultor de empresas e professor convidado na Lean Academy PUCPR.

Rafael Rodrigues Guimaraes Wollmann

Docentes

Doutor em Engenharia de Produção e Sistemas, Mestre em Engenharia de Produção e Sistemas, Pós-graduado em Engenharia e Gestão de Projetos e Graduado em Engenharia de Produção. Black Belt em Lean & Six Sigma é autor de capítulos de livros e artigos científicos já publicou em conferências no Brasil, Chile, Estados Unidos, Canadá, Espanha, Portugal, Filipinas e China. Atuou em projetos de Lean & Six Sigma nos seguintes setores: alimentos, madereireiro, meta-mecânico, logísitco, bancário, jurídico, saúde e educação. Atualmente é coordenador de cursos de graduação e pós-graduação na Escola Politécnica da PUCPR e faz parte do conselho editorial PUCPRESS.

Robson Luiz Ventura dos Santos

Docentes

Administrador de Empresas, Pós-Graduado em Lean Manufacturing. Mais de 10 anos de experiência na indústria automobilística nas áreas de Manutenção e Melhoria Contínua (Lean Manufacturing). Atuou como Especialista Lean na área de Excelência Operacional na AAM do Brasil e atualmente trabalha como Comprador na Renault-Nissan, além de ser professor convidado da Lean Academy PUCPR.

Stel Dias Mancio

Docentes

Especialista em Logística Empresarial, Bacharel em Administração de Empresas. Vivencia e conhecimento em ferramentas Lean e WCM com desenvolvimento de projetos. Atuou na área de logística da Spaipa S/A (Coca Cola) na área de Transportese Suprimentos. Na FIAT POWERTRAIN como gestor de Transporte Inbounde Outbounde na área de projetos em Metodologia Logística. Na GVT na área de Transportes em nível Nacional. Trabalhou com gestão de Transporte Nacional inbound e Outbound na empresa japonesa Sumitomo Rubber do Brasil. Atualmente trabalha em áreas de Logística e de Operações na JTEKT e como professor convidado da Lean Academy PUCPR.

90001579PL-Prevenção e Gerenciamento de Riscos

Carga horária: -- | Crédito: --

90002333PL-Manutenção Preventiva, Detectiva e Preditiva

Carga horária: -- | Crédito: --

90002350PL-Gestão de Demanda e Recursos

Carga horária: -- | Crédito: --

90002609 – C.H. de Eletivas

Carga horária: -- | Crédito: --

BPM – Business Process Management

Carga horária: 24 | Crédito: --

Custos da Qualidade e Decisão de Investimentos em Projetos Lean Six Sigma

Carga horária: 16 | Crédito: --

Design for Lean Six Sigma – DMADV

Carga horária: 24 | Crédito: --

Eletiva I

Carga horária: -- | Crédito: --

Eletiva II

Carga horária: -- | Crédito: --

Engenharia de Processos – Técnicas & Ferramentas Lean

Carga horária: 24 | Crédito: --

Ética

Carga horária: 12 | Crédito: --

Gestão da Qualidade Total (Customer First)

Carga horária: 16 | Crédito: --

Gestor Lean – Cultura & Liderança

Carga horária: 16 | Crédito: --

Hoshin Kanri – Ownership & Empowerment

Carga horária: 16 | Crédito: --

Introdução ao Lean Thinking

Carga horária: 16 | Crédito: --

Lean Design – Inovação e Tecnologias

Carga horária: 24 | Crédito: --

Lean Service – Office & People

Carga horária: 16 | Crédito: --

Lean Six Sigma – Formação Green Belt I

Carga horária: 32 | Crédito: --

Lean Six Sigma – Formação Green Belt II

Carga horária: 24 | Crédito: --

Logística Lean & Beer Game

Carga horária: 24 | Crédito: --

Mapeamento do Fluxo de Valor – Estado Atual e Estado Futuro

Carga horária: 16 | Crédito: --

Metodologia TCC Hands On

Carga horária: 12 | Crédito: --

TCC- Engenharia de Produção Enxuta

Carga horária: -- | Crédito: --

TPM – Total Productive Maintenance

Carga horária: 24 | Crédito: --

Escola Politécnica

A Escola Politécnica da PUCPR oferece o que há de mais moderno em termos de tecnologia e projeto pedagógico. Desde a estrutura de apoio à aprendizagem até o fomento à ação empreendedora, o objetivo é proporcionar ao estudante a qualificação e a autonomia necessárias para que busque uma formação permanente ao longo da carreira.

O desenvolvimento cada vez mais acelerado do mundo exige agentes preparados para pensar e promover um progresso sustentável. O uso da tecnologia otimiza a evolução e demanda profissionais altamente qualificados para encarar os desafios propostos por um cenário em constante mudança. O estudante que opta por estudar as diversas áreas ligadas à Engenharia e à Informática adquire o conhecimento para ser um agente de transformação positiva da realidade, combinando técnica, ciência e ética.

Conheça a Escola
Cidade / Câmpus

Curitiba - Câmpus Curitiba

Modalidade

Presencial

Duração

Até 27 meses

Mensalidade

R$ 690,00

Status

Inscrições abertas