CCURSOS

Engenharia de Manutenção e Gestão de Ativos na Indústria 4.0
Novo

Especialização / Pós-graduação

O curso de Engenharia De Manutenção E Gestão De Ativos 4.0. tem foco no planejamento e manutenção da aplicação de ativos, otimizando a eficiência produtiva. O objetivo é garantir uma formação que otimize a na oferta de bens e serviços e maior segurança no ambiente industrial, garantindo um ciclo produtivo ininterrupto.

Por que a PUCPR?

O curso da PUCPR tem como objetivo integrar os conceitos de manutenção já estabelecidos na literatura e na prática com a atual realidade e tendências da Indústria 4.0. A estrutura do curso e de suas disciplinas permite uma sólida capacitação do estudante, apresentando conceitos fundamentais para suporte nas tomadas de decisão, reconhecimento de padrões, resolução de problemas e para uma excelente atuação no ambiente industrial.

Público Alvo

Engenheiros e gestores atuantes em ambientes de manufatura; Manutentores de equipamentos e máquinas industriais.

Eduardo de Freitas Rocha Loures

Coordenação

Graduado em Engenharia Industrial Elétrica pela UTFPR (1993), Mestre em Informática Aplicada pela PUCPR (1999), Mestre (2002) e Doutor (2006) em Sistemas Industriais pelo Laboratoire d’Analyse et d’Architecture des Systèmes na França, Pós-Doutor (2012) em Integração e Interoperabilidade de Sistemas pelo Centre de Recherche en Automatique de Nancy, França. Professor Titular da PUCPR e UTFPR atuando nos cursos de Engenharia de Controle e Automação e Engenharia de Produção. Pesquisador Produtividade em Desenvolvimento Tecnológico pelo CNPq na área de Manutenção Industrial e Indústria 4.0, atuando nestas áreas como coordenador PI&D com setor industrial e instituições internacionais. Métodos de apoio a tomada de decisão e aprendizagem, supervisão inteligente, arquiteturas EAM e CMMS são alguns dos tópicos abordados. Presidente da ISA (International Society of Automation), Seção Curitiba.

Anderson Luis Szejka

Docentes

Doutor em Automação, Processamento de Sinais e Imagens e Engenharia de Computação pela Universidade de Lorraine (2016) e Doutor em Engenharia de Produção e Sistemas pela PUC-PR (2016), Mestre em Engenharia de Produção e Sistemas pela PUCPR (2012), e Graduado em Engenharia de Controle de Automação (2009) pela PUC-PR. Iniciou a sua carreira profissional na indústria automotiva, onde trabalhou por 6 anos como engenheiro de aplicação e 3 anos como gerente de projeto de automação. Na PUCPR é professor adjunto do Curso de Engenharia de Automação e Controle e Colaborador do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção e Sistemas. É associado à Association Française d’Ingénierie Système (AFIS), ao grupo francês de pesquisa GDR-MACS e ao grupo Industrial Ontology Foundry (IOF). Na pesquisa já publicou diversos artigos em capítulos de livro e em revistas científicas internacionais; tem trabalhos publicados e apresentados em conferências no Brasil, Alemanha, China, Espanha, Estados Unidos, França, Itália e Sérvia. Apresenta projetos de pesquisa com as empresas Bosch, NHS, Renault do Brasil e SIG Combibloc, nas áreas de Desenvolvimento Integrado de Produto, Interoperabilidade Semântica, Extração e Modelagem de Conhecimento, Ontologia Industrial, Manufatura Avançada 4.0 e Robôs Colaborativos. Concomitantemente com as suas atividades de ensino e pesquisa na PUCPR, ele é o coordenador do Escritório de Tecnologia da Politécnica (TMO) e Coordenador do Programa de Especialização em Engenharia e Gestão da Indústria 4.0.

Edson Ruschel

Docentes

Edson Ruschel possui título de Engenheiro Mecatrônico (Controle e Automação), graduado pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2010-2015). Mestre em Engenharia de Produção e Sistemas pelo Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção e Sitemas (PPGEPS) da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2015-2017), com foco em manutenção industrial. Atualmente é doutorando em Engenharia de Produção e Sistemas, também pelo PPGEPS da Pontifícia Universidade Católica do Paraná, sob orientação do Prof. Dr. Eduardo Alves Portela Santos. Possui 14 anos de experiência na área comercial atuando como gerente administrativo. Tem experiência na área de ensino com robótica educacional e cursos de especialização na área das engenharias.

Eduardo Alves Portela Santos

Docentes

Possui graduação em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal da Bahia (1993), mestrado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Santa Catarina (1996) e doutorado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Santa Catarina (2003). Realizou estágio pós doutoral na Universidade Tecnológica de Eindhoven (Holanda) (2009). Atualmente é professor titular da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) e professor adjunto na Universidade Federal do Paraná (UFPR). Leciona nos cursos de Engenharia de Controle e Automação e Engenharia de Produção na PUCPR e no curso de Administração Aplicada na UFPR. É membro permanente do Programa de Pós Graduação em Engenharia de Produção e Sistemas da PUCPR. Coordena e participa de projetos de desenvolvimento tecnológico em parceria com empresas do setor metal-mecânico na área de manutenção industrial. Atua também na área de saúde aplicando técnicas e ferramentas de análise de dados e de processos. Atua como pesquisador nos seguintes temas: mineração de processos, gerenciamento de processos de negocio, sistemas a eventos discretos, sistemas de informação, suporte a tomada de decisão na manutenção, variabilidade em processos.

Emerson Rigoni

Docentes

Graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR – 1995), Mestrado em Engenharia Elétrica e Informática Industrial (UTFPR – 2002) e Doutorado em Engenharia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC – 2009). Professor Titular do Departamento Acadêmico de Eletrotécnica da UTFPR, atuando na graduação e na pós-graduação junto aos seguintes temas: engenharia da confiabilidade, metodologias para gestão da manutenção, métodos multicritérios para apoio a tomada de decisão. Atual Coordenador de Pós-Graduação (Lato-Sensu) junto a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da UTFPR. Membro do comitê técnico da Associação Brasileira de Manutenção e Gestão de Ativos (ABRAMAN), regional VII PR/SC. Membro fundador da Associação Brasileira de Análise de Risco, Segurança de processo e Confiabilidade (ABRISCO).

ESPECIALIZAÇÃO / PÓS GRADUAÇÃO

Higor Henrique Correa Maciel

Docentes

Possui bacharelado em Administração e Economia pela Promove (2014). MBA em Gestão Estratégica de Tecnologia pela UNA (2016) e Mestrado em execução pela UFPR (2019-2020). É coordenador de Operações e Engenharia Logísitica – WCM.

Marcelo de Mello Dágola

Docentes

Possui bacharelado em Administração e Economia pela FAE (1997). Especialista em Qualidade e Produtividade pela FAE (1998) e Especialista em Lean Manufaturing pela PUCPR (2013). É gerente de Produção e Processos Industriais na Empresa Witzenmann do Brasil.

Marcos Raymundo Loest

Docentes

Marcos é economista e Mestre em Economia e Politicas Florestais pela UFPR, professor de Tecnologias de Indústria 4.0 na pós graduação em indústria 4.0 da Escola Politécnica da PUCPR, professor de MBA das Faculdades da Industria (FIEP), professor Gestão de Tecnologias da Industria 4.0 no ISAE, 34 anos de experiência em gestão de projetos de Tecnologia da Informação, e gestão de equipes e projetos de inovação e indústria 4.0 em infraestrutura na Indústria Automotiva. Rafael Tarso é bacharel em Comunicação Social, Publicidade e Propoganda. Fez em MBA em Gestão Estratégica Empresarial. Tem experiência em Inovação e Empreendedorismo. Sócio de Startups. Apaixonado por inovação e os desafios da Transformação digital e da Indústria 4.0. Entrepreneur. Enthusiastic about Innovation, the Challenges of Digital Transformation and Industry 4.0

Murilo Karasinski

Docentes

ISAE/FGV, Especialização em Direito Tributário Empresarial pela PUCPR e Especialização em Filosofia (Ética em Perspectiva) também pela PUCPR. Mestrado em Filosofia, pela PUCPR, com enfoque nas implicações éticas do Pós-Humanismo. Doutorando em Filosofia pela PUCPR. Tem experiência na área de Direito Empresarial, Tributário e Aduaneiro. Na área acadêmica estuda as implicâncias da teoria Memética a partir das obras de Richard Dawkins, Daniel Dennett e Susan Blackmore, bem como os desdobramentos do Pós-Humanismo e do Pós-Positivismo.

Robson Luiz Ventura dos Santos

Docentes

Administrador de Empresas, Pós-Graduado em Lean Manufacturing. Mais de 10 anos de experiência na indústria automobilística nas áreas de Manutenção e Melhoria Contínua (Lean Manufacturing). Atuou como Especialista Lean na área de Excelência Operacional na AAM do Brasil e atualmente trabalha como Comprador na Renault-Nissan, além de ser professor convidado da Lean Academy PUCPR.

Rodrigo Pierezan

Docentes

Professor na PUCPR desde ago/2012. Professor na Sociedade de Ensino Técnico Ensitec entre fev/2011 e jan/2015. Professor na Universidade Positivo entre fev/2012 e dez/2012. Mestre em Engenharia de Produção e Sistemas, na PUCPR (2009-2011). Possui graduação em Engenharia Mecatrônica (Controle e Automação) pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2008).

Willy Khede Cardoso

Docentes

Possui graduação em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal do Paraná (1990). Especialista em Administração Industrial pela UFPR em 1991. Expert em Qualidade & Produtividade pelo JPC (Japan Productivity Center) Japão em 1997 specialista em Engenharia da Produção pelo CEFET-PR em 1998. MBA pelo Avraham Goldratt Institute USA em 2000 Mestre em Engenharia da Produção com ênfase em Logística Empresarial pela UFSC em 2001. Orienta projetos de monografia em Cursos de Especialização na UFPR e PUC-PR, nas áreas de Manutenção/TPM, PCP, Logística, Qualidade e Desenvolvimento de Novos Produtos.

Wilson Portela Santos Junior

Docentes

Possui graduação em Engenharia Mecânica pela Universidade Positivo (1997-2001). Especialista em Advaced Management Program pela Amana Key (2016) e Mestrado em execução em Engenharia de Manufatura pela UFPR (2019-2021). É gerente américa de logistica e qualidade pelo grupo Renault.

Cmms/eam

Carga horária: 24 | Crédito: --

Confiabilidade e Ferramentas Quantitativas

Carga horária: 24 | Crédito: --

Data Analytics e Big Data Aplicáveis aos Sistemas de Manutenção 4.0

Carga horária: 24 | Crédito: --

Ética

Carga horária: 12 | Crédito: --

Fundamentos para a Manutenção 4.0

Carga horária: 12 | Crédito: --

Gestão de Ativos para Indústria 4.0

Carga horária: 24 | Crédito: --

Iiot

Carga horária: 24 | Crédito: --

Indicadores de Desempenho para Sistemas de Manutenção 4.0

Carga horária: 24 | Crédito: --

Lean Maintenance

Carga horária: 24 | Crédito: --

Manutenção Centrada Na Confiabilidade – Mcc

Carga horária: 12 | Crédito: --

Manutenção Preventiva, Detectiva e Preditiva

Carga horária: 24 | Crédito: --

Manutenção Produtiva Total (tpm)

Carga horária: 24 | Crédito: --

Metodologia para Projetos de Manutenção 4.0

Carga horária: 24 | Crédito: --

Planejamento e Controle de Manutenção 4.0

Carga horária: 12 | Crédito: --

Processos Decisórios em Manutenção 4.0

Carga horária: 24 | Crédito: --

TCC – Engenharia de Manutenção e Gestão de Ativos 4.0.

Carga horária: -- | Crédito: --

Tecnologias Habilitadores para os Sistemas de Manutenção 4.0

Carga horária: 24 | Crédito: --

World Class Manufacturing (wcm)

Carga horária: 24 | Crédito: --

Escola Politécnica

A Escola Politécnica da PUCPR oferece o que há de mais moderno em termos de tecnologia e projeto pedagógico. Desde a estrutura de apoio à aprendizagem até o fomento à ação empreendedora, o objetivo é proporcionar ao estudante a qualificação e a autonomia necessárias para que busque uma formação permanente ao longo da carreira.

O desenvolvimento cada vez mais acelerado do mundo exige agentes preparados para pensar e promover um progresso sustentável. O uso da tecnologia otimiza a evolução e demanda profissionais altamente qualificados para encarar os desafios propostos por um cenário em constante mudança. O estudante que opta por estudar as diversas áreas ligadas à Engenharia e à Informática adquire o conhecimento para ser um agente de transformação positiva da realidade, combinando técnica, ciência e ética.

Conheça a Escola
Cidade / Câmpus

Curitiba - Câmpus Curitiba

Modalidade

Presencial

Duração

Até 24 meses

Mensalidade

R$ 550,00

Status

Inscrições abertas