Engenharia de Manutenção e Gestão de Ativos na Indústria 4.0
Novo

Especialização / Pós-graduação

O curso de Engenharia De Manutenção E Gestão De Ativos 4.0. tem foco no planejamento e manutenção da aplicação de ativos, otimizando a eficiência produtiva. O objetivo é garantir uma formação que otimize a na oferta de bens e serviços e maior segurança no ambiente industrial, garantindo um ciclo produtivo ininterrupto.

Por que a PUCPR?

O curso da PUCPR tem como objetivo integrar os conceitos de manutenção já estabelecidos na literatura e na prática com a atual realidade e tendências da Indústria 4.0. A estrutura do curso e de suas disciplinas permite uma sólida capacitação do estudante, apresentando conceitos fundamentais para suporte nas tomadas de decisão, reconhecimento de padrões, resolução de problemas e para uma excelente atuação no ambiente industrial.

Engenheiros e gestores atuantes em ambientes de manufatura; Manutentores de equipamentos e máquinas industriais.

Anderson Luis Szejka

Doutor em Automação, Processamento de Sinais e Imagens e Engenharia de Computação pela Universidade de Lorraine (2016) e Doutor em Engenharia de Produção e Sistemas pela PUC-PR (2016), Mestre em Engenharia de Produção e Sistemas pela PUCPR (2012), e Graduado em Engenharia de Controle de Automação (2009) pela PUC-PR. Iniciou a sua carreira profissional na indústria automotiva, onde trabalhou por 6 anos como engenheiro de aplicação e 3 anos como gerente de projeto de automação. Na PUCPR é professor adjunto do Curso de Engenharia de Automação e Controle e Colaborador do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção e Sistemas. É associado à Association Française d’Ingénierie Système (AFIS), ao grupo francês de pesquisa GDR-MACS e ao grupo Industrial Ontology Foundry (IOF). Na pesquisa já publicou diversos artigos em capítulos de livro e em revistas científicas internacionais; tem trabalhos publicados e apresentados em conferências no Brasil, Alemanha, China, Espanha, Estados Unidos, França, Itália e Sérvia. Apresenta projetos de pesquisa com as empresas Bosch, NHS, Renault do Brasil e SIG Combibloc, nas áreas de Desenvolvimento Integrado de Produto, Interoperabilidade Semântica, Extração e Modelagem de Conhecimento, Ontologia Industrial, Manufatura Avançada 4.0 e Robôs Colaborativos. Concomitantemente com as suas atividades de ensino e pesquisa na PUCPR, ele é o coordenador do Escritório de Tecnologia da Politécnica (TMO) e Coordenador do Programa de Especialização em Engenharia e Gestão da Indústria 4.0.

Eduardo de Freitas Rocha Loures

Professor Titular vinculado ao curso de Engenharia de Controle e Automação e Engenharia de Produção da Escola Politécnica da Pontifícia Universidade Católica do Paraná – PUCPR. Atualmente é pesquisador permanente do Programa de Pós­-Graduação em Engenharia de Produção e Sistemas PPGEPS, PUCPR. Professor Titular associado ao Departamento de Eletrotécnica (DAELT) e colaborador do Curso de Engenharia de Controle e Automação e Tecnologia em Automação da Universidade Tecnológica Federal do Paraná ­- UTFPR. Diretor da ISA (International Society of Automation), Diretor Distrito 4 América do Sul, Seção Curitiba (Presidente em 2013, Presidente Eleito 2020). Professor visitante no Centre de Recherche en Automatique de Nancy (CRAN­-CNRS), Université de Lorraine, França, 2012, através de bolsa Pós-­Doutorado CAPES. Membro IFAC. Consultor ad hoc de órgãos de fomento como Fundação Araucária, FAPESC e FAPES. Prêmio Inovação e Desenvolvimento de Novas Tecnologias pela PUCPR em 2017 e 2018. Foi coordenador do curso de Engenharia de Controle e Automação PUCPR no biênio 2008-­2009 e Coordenador do curso de Especialização em Engenharia de Manutenção. Coordenador pela PUCPR de projeto PI&D com a Renault do Brasil através da Fundação Araucária – "Proposição de um programa de melhoria dos processos e base tecnológica da Renault do Brasil com base nos conceitos e requisitos da Indústria 4.0" e com a Wert Solutions na linha temática de Gestão de Ativos (EAM) e Manutenção (CMMS) sob contexto da Indústria 4.0. Desenvolve pesquisas nas áreas de Engenharia de Sistemas e Produção especificamente em temas relacionados aos seguintes contextos: gerenciamento de processos e sistemas de informação; engenharia organizacional; integração e interoperabilidade de sistemas; sistemas de supervisão, controle, diagnóstico e avaliação de desempenho de sistemas de operação e manutenção industrial. Áreas de aplicação e atuação atuais (projetos e orientação) com o setor privado e público: Indústria 4.0, Manutenção Industrial e Gerenciamento de Ativos, Gerenciamento de Energia, Health Care, BIM.

Anderson Luis Szejka

Eduardo de Freitas Rocha Loures

Cmms/eam

Data Analytics e Big Data Aplicáveis aos Sistemas de Manutenção 4.0

Iiot

Manutenção Centrada Na Confiabilidade – Mcc

Carga horária: 12 | Crédito: --

Processos Decisórios em Manutenção 4.0

Carga horária: 24 | Crédito: --

TCC – Engenharia de Manutenção e Gestão de Ativos 4.0.

Carga horária: -- | Crédito: --

Escola Politécnica

A Escola Politécnica da PUCPR oferece o que há de mais moderno em termos de tecnologia e projeto pedagógico. Desde a estrutura de apoio à aprendizagem até o fomento à ação empreendedora, o objetivo é proporcionar ao estudante a qualificação e a autonomia necessárias para que busque uma formação permanente ao longo da carreira.

O desenvolvimento cada vez mais acelerado do mundo exige agentes preparados para pensar e promover um progresso sustentável. O uso da tecnologia otimiza a evolução e demanda profissionais altamente qualificados para encarar os desafios propostos por um cenário em constante mudança. O estudante que opta por estudar as diversas áreas ligadas à Engenharia e à Informática adquire o conhecimento para ser um agente de transformação positiva da realidade, combinando técnica, ciência e ética.

Até 24 meses