CCURSOS

Engenharia de Estruturas
Novo

Especialização

O curso tem um enfoque prático, apresentando os conceitos teóricos de maneira didática e ilustrando estes conceitos por meio de exemplos de aplicação. Ao final do curso, o profissional deverá desenvolver um Trabalho de Conclusão, que poderá ser tanto uma monografia como um projeto estrutural.

Público Alvo

O curso destina-se aos profissionais com formação de nível superior em Engenharia Civil, Arquitetura e/ou áreas afins, envolvidos com projetos na área de estruturas, atuantes no mercado de trabalho e que buscam novos conhecimentos técnicos nesta área.

Wilson Gorges

Coordenação

Cristiano Eduardo Antunes

Docentes

Luiz Afonso Caprilhone Erbano

Docentes

Luiz Russo Neto

Docentes

Marina Figueiredo Muller

Docentes

Mauro Lacerda Santos Filho

Docentes

Ricardo Jose Bertin

Docentes

Roberto Borges Franca

Docentes

Roberto Dalledone Machado

Docentes | Lattes

É Engenheiro Civil formado pela Universidade de Brasília (1978), concluiu o mestrado em Engenharia Civil (Estruturas) pela COPPE – Coordenação dos Programas de Pós-Graduação em Engenharia Civil (área de estruturas) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (1983) e o doutorado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Santa Catarina (1992). É professor Associado pela Universidade Federal do Paraná. Foi professor da Pontifícia Universidade Católica do Paraná, onde alcançou o nível de titular. É pesquisador do CNPQ, nível II. Atua junto aos programas de pós graduação em Métodos Numéricos em Engenharia (PPGMNE-UFPR) e de Construção Civil e Estruturas (PPGECC-UFPR), nos quais já ministrou as disciplinas de Elasticidade, Mecânica do Contínuo, Dinâmica das Estruturas, Análise Funcional, Análise Não Linear. Foi coordenador do PPGMNE e tutor do grupo PET-CIVIL da UFPR. Coordenou projeto de pesquisa junto à Fundação Araucária e foi colaborador em projetos como PROCAD e PRONEX. Foi organizador do XVI CILAMCE (1995) e do I ENSOLE (1997). É membro das associações ABCM, IBRACON e ABMEC e, desta útlima, foi membro do Conselho Administrativo como 1o. Secretário. Tem diversas orientações de mestrado e doutorado. Tem experiência nas áreas de Engenharia Civil e Mecânica, com ênfase em Mecânica das Estruturas e Análise de Tensões. Atua principalmente nos seguintes temas: modelagem computacional por meio do Método dos Elementos Finitos, desenvolvimento de software para análise estrutural, estudo de materiais compostos, análise dinâmica de estruturas, análise não linear física e geométrica, avaliação e perícia estrutural, integridade estrutural , dano, mecanobiologia.

 

Rodrigo Moraes da Silveira

Docentes

Rui Mario Schubak

Docentes

Wilson Gorges

Docentes

Ação do Vento nas Estruturas

Carga horária: 16 | Crédito: --

Compatibilização de Projetos de Edificações

Carga horária: 16 | Crédito: --

Concepção de Projetos de Estruturas de Concreto

Carga horária: 16 | Crédito: --

Concreto Protendido

Carga horária: 32 | Crédito: --

Estruturas de Fundações

Carga horária: 28 | Crédito: --

Ética

Carga horária: 12 | Crédito: --

Introdução a Métodos Numéricos

Carga horária: 35 | Crédito: --

Introdução ao Método dos Elementos Finitos

Carga horária: 32 | Crédito: --

Metodologia Científica

Carga horária: 16 | Crédito: --

Patologia e Recuperação de Estruturas de Concreto

Carga horária: 44 | Crédito: --

Tópicos Avançados em Geotecnia

Carga horária: 28 | Crédito: --

Tópicos Especiais de Concreto Armado

Carga horária: 44 | Crédito: --

Tópicos Especiais de Estruturas de Aço

Carga horária: 28 | Crédito: --

Tópicos Especiais de Mecânica dos Sólidos

Carga horária: 20 | Crédito: --

Escola Politécnica

A Escola Politécnica da PUCPR oferece o que há de mais moderno em termos de tecnologia e projeto pedagógico. Desde a estrutura de apoio à aprendizagem até o fomento à ação empreendedora, o objetivo é proporcionar ao estudante a qualificação e a autonomia necessárias para que busque uma formação permanente ao longo da carreira.

O desenvolvimento cada vez mais acelerado do mundo exige agentes preparados para pensar e promover um progresso sustentável. O uso da tecnologia otimiza a evolução e demanda profissionais altamente qualificados para encarar os desafios propostos por um cenário em constante mudança. O estudante que opta por estudar as diversas áreas ligadas à Engenharia e à Informática adquire o conhecimento para ser um agente de transformação positiva da realidade, combinando técnica, ciência e ética.

Conheça a Escola
Cidade / Câmpus

Curitiba - Câmpus Curitiba

Modalidade

Presencial

Duração

Até 22 meses

Mensalidade

R$ 460,00

Status

Inscrições abertas