O curso de Energias Renováveis da PUCPR especializa profissionais de nível superior para atuar com as diferentes matrizes energéticas renováveis, com foco na geração de energia solar, fotovoltaica, eólica e de biocombustíveis, compatíveis com o mercado atual. A especialização propicia uma formação técnica e empreendedora e conhecimento sobre os aspectos elétrico e químico da atividade, capacitando, dessa forma, profissionais multidisciplinares.
Por que fazer na PUCPR?
O corpo docente do curso é formado por profissionais reconhecidos no meio acadêmico e que atuam em diferentes tipos de empresas de grande e médio porte, consultorias o que possibilita ao estudante uma visão sistêmica, estratégica e empreendedora. Os futuros especialistas, por meio da aprendizagem ativa, poderão pensar na solução de problemas reais e serão incentivados a produzir um projeto de intervenção para a empresa em que trabalham como trabalho de conclusão de curso.
O curso de Energias Renováveis é voltado a engenheiros, administradores, tecnólogos, analistas, empreendedores, supervisores ou gestores que tenham interesse em conhecer ou se aprofundar na área.
Perfil do Egresso
Ao sair do curso, o especialista terá domínio sobre os diferentes tipos de energias renováveis e não-renováveis, sistemas de supervisão e segurança em smartgrids, sistemas elétricos, orçamento e implantação de obras da área, e sobre o futuro da matriz energética renovável, já preparando o profissional para as novas demandas.
Mercado de Atuação
De acordo com estimativa da Bloomberg, empresa global de informações e tecnologia, até 2040, cerca de 86% do valor investido em geração de energia será direcionado para energias renováveis. Assim, este é um mercado em franca expansão e que deve se fortalecer cada vez mais.
Possui graduação em Engenharia Química pela Universidade Federal de São Carlos (1994), mestrado em Engenharia Química pela Universidade Estadual de Campinas (1997) e doutorado em Engenharia Química pela Universidade Estadual de Campinas (2003). Atualmente é professor titular e coordenador dos cursos de graduação em engenharia química e engenharia de alimentos da PUCPR; avaliador de cursos de graduação do INEP; conselheiro suplente no CRQ – IX Região. Tem experiência na área de processos químicos, com ênfase em Cinética Química e Catálise, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino na graduação em engenharia química, energia alternativa, modelagem de processos.
Graduado em Engenharia Química pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR – 2010), licenciado em Química pela FAERPI (2015), especialista em Educação, Novos Paradigmas, pela Faculdade Pitágoras (2013), especialista em Engenharia de Segurança do Trabalho pela Faculdade Pitágoras (2013), mestre (2013) e doutor (2018) em Química Orgânica com ênfase em química de polímeros pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Atua principalmente nos seguintes temas: síntese e caracterização de polímeros, polímeros biodegradáveis e biocompatíveis, encapsulação em matrizes poliméricas, modificação química de óleos vegetais (epoxidação e transesterificação). Docente do curso de Engenharia Química da PUCPR lecionando as disciplinas de mecânica de fluidos, termodinâmica química, polímeros e segurança e higiene do trabalho.
Possui graduação em Engenharia Química pela Universidade Federal do Paraná (2004) e especialização em Processamento de Petróleo e Gás Natural pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2006). Atualmente é Engenheiro de Processamento de Petróleo da PETROBRÁS REFINARIA PRESIDENTE GETÚLIO VARGAS.
Profissional atuante no mercado da Construção Civil, com graduações em Tecnologia em Construção Civil (UTFPR) e Engenharia Civil (PUCPR) e Especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho (UP). Experiência em obras públicas desde 2.006 com processos licitatórios, elaboração de planilhas orçamentárias, cronogramas físico-financeiro, composição de BDI, composições de preços unitários, composição de encargos sociais, levantamentos quantitativos de projetos arquitetônico e complementares, além de elaboração de planilhas de aditivos, medições de serviços e reequilíbrio econômico financeiro. No âmbito das obras particulares trabalha também com a elaboração de projetos de Instalações Hidrossanitárias e de Prevenção e Combate a Incêndios, com domínio do Software Alto Qi e coordena obras de reformas e manutenções residenciais e comerciais. Na área de ensino leciona aulas para o curso Técnico em Edificações, nível profissionalizante e dá cursos particulares de “Orçamentos de Obras”. MBA em Gerenciamento de Projetos na Fundação Getúlio Vargas.
Engenheiro Eletricista com Mestrado em Desenvolvimento de Tecnologia (Sistemas Energéticos Convencionais e Alternativos), possui 10 anos de experiência no desenvolvimento, orçamentação, planejamento e gestão de projetos e contratos relacionados à empreendimentos de geração, transmissão e distribuição de energia elétrica, além de empreendimentos de outros segmentos de infraestrutura tais como portos, aeroportos, óleo e gás e obras industriais de grande porte. Entre os anos de 2008 e 2010 coordenou dois grandes processos de desenvolvimento de produtos voltados ao setor elétrico, desde sua concepção de engenharia básica, engenharia detalhada de produto, desenvolvimento de protótipos, ensaios, testes e validação. Tais desenvolvimentos redundaram na certificação seccionadores de alta tensão e centro de controle de motores de baixa tensão pelo Centro de Pesquisas de Energia Elétrica (CEPEL). Desde 2011 vêm se dedicando especialmente ao segmento de geração de energia elétrica através de fonte hidráulica, onde atuou efetivamente como gestor de implantação do fornecimento eletromecânico da UHE Salto do Rio Verde (116 MW – contrato EPC 250,00 MBRL), UHE Garibaldi (191,9 MW – contrato EPC 780,00 MBRL) e UHE Sinop (400 MW – contrato EPC 1.300,00 MBRL). Além da atuação na implantação dos empreendimentos, também atua nas fases pré-investimento, desenvolvendo trabalhos de apoio aos investidores, orientadas ao escopo eletromecânico, tais como, orçamentação técnica e comercial, prospecção de novos negócios, otimização de soluções técnicas, projetc finance e modelagem econômica, priorização de portfólios e due diligence de ativos.
Possui graduação em Engenharia Química pela Universidade Federal de São Carlos (1994), mestrado em Engenharia Química pela Universidade Estadual de Campinas (1997) e doutorado em Engenharia Química pela Universidade Estadual de Campinas (2003). Atualmente é professor titular e coordenador dos cursos de graduação em engenharia química e engenharia de alimentos da PUCPR; avaliador de cursos de graduação do INEP; conselheiro suplente no CRQ – IX Região. Tem experiência na área de processos químicos, com ênfase em Cinética Química e Catálise, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino na graduação em engenharia química, energia alternativa, modelagem de processos.
Bacharelado em Engenharia Química (PUCPR, 2009); mestrado em Engenharia Química (UFPR, 2011); doutorado em Engenharia Química (UFSC, 2015); professora adjunta do curso de Engenharia Química e colaboradora no Centro de Ensino e Aprendizagem (CrEAre) da Pontifícia Universidade Católica do Paraná- PUC-PR. Áreas de atuação profissional e assuntos de interesse: Produção de Biodiesel, Balanço de Massa e Energia, Energias Alternativas, Operações Unitárias, Adsorção, Síntese e Caracterização de Adsorventes, Uso de metodologias ativas no Ensino.
Mestranda em Ciências Ambientais na Universidade Comunitária da Região de Chapecó – Unochapecó, Especialista em Eficiência Energética pela Universidade Federal de Santa Maria – UFSM e Engenheira de Energia pela Universidade do Oeste de Santa Catarina – UNOESC. Engenheira na Empresa Construnível Energias Renováveis, onde atua na elaboração de projetos relacionados à Usinas Hidrelétricas, Solares e Eólicas. Professora do curso de Engenharia Bioenergética da UNOESC, onde ministra as disciplinas de Energias Renováveis (Hidrelétrica, Solar, Eólica, Geotérmica, das Marés, Oceânicas e Térmica-Solar).
Bacharelado em Engenharia Química (FURB, 2011); mestrado em Engenharia Química (FURB, 2013); doutorado em Engenharia e Ciência dos Materiais (UFPR, 2017); professora da Pontifícia Universidade Católica do Paraná- PUCPR. Áreas de atuação profissional e assuntos de interesse: síntese e caracterização de materiais lamelares, processo de produção de biodiesel com uso de catalisadores em meio heterogêneo, energias renováveis, experimentação no Ensino de Engenharia Química, metodologias alternativas – metodologias ativas no Ensino.
Graduação em Engenharia Mecânica pela UP (2014). Carreira profissional na engenharia de manutenção com 3 anos de experiência em manutenção industrial na Fábrica de Fertilizantes Nitrogenados – Fafen-Pr como terceira contratada pela empresa de manutenção industrial Manserv Montagem e Manutenção, e desenvolvimento de implantação de ferramentas de gerenciamento de manutenção para empresa contratante para os contratos vigentes em toda região sul do país. Experiência em desenvolvimento empresarial em empresa própria de sistemas fotovoltáicos Renova Green. Recentemente leciona a matéria de energia solar na especialização energia renovável e eficiência energética da UFPR. MestrE em engenharia mecânica com linha de pesquisa em ciências térmicas e fenômenos do transporte pela UFPR.
Possui especialização em Automação Industrial pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (2012), especialização em Gestão de Projetos pela FAE Business School (2011), cursando especialização em Proteção em Sistemas Elétricos pela Integrale, graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (2009), atuando principalmente nos seguintes temas: lógica fuzzy, manutenção centrada na confiabilidade e diagrama de tomada de decisão, usinas hidrelétricas, subestações de média e alta tensão, parques eólicos, usinas solares, transmissão de energia.
Engenheiro Químico e Mestre em Engenharia de Produção e Sistemas pela PUCPR. Possui experiência nas áreas de energia e desenvolvimento de sistemas. Atualmente é Engenheiro Químico na Copel Geração e Transmissão.
Bacharel em Direito pela PUCPR, MBA em Gestão Estratégica de Empresas pela FGV, Mestre e Doutor em Filosofia pela PUCPR. Professor dos Cursos de Filosofia e Direito da PUCPR. Coordenador da Educação Continuada da Escola de Educação e Humanidades da PUCPR. Dedica-se à análise dos temas da inteligência artificial e dos impactos das novas tecnologias para o futuro da humanidade.
Gerente da área de Desenvolvimento de Projetos da CER; Suas principais atribuições constituem o desenvolvimento de portfólio da CER, até estarem aptos a serem implantados. Inclusive toda a parte ambiental e regulatória, além das medições de vento; Com grande experiência, tendo trabalhado por 5 anos na Cassol, liderando a área de projetos. Está na CER desde novembro de 2014, e foi responsável pela implantação dos primeiros 68 MW; Graduada em Engenharia Civil pelo CEFET, MBA em Business Management pela FGV e cursos de Energia Eólica pela DTU (Dinamarca) ;
Possui graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Itajubá, mestrado em Informática pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná, doutorado em Informática pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná e doutorado em Informática e Telecomunicações – Université de Pierre et Marie Curie, Paris VI, França. Atualmente é professor e pesquisador na Pontifícia Universidade Católica do Paraná, onde também ocupa a coordenação dos cursos de graduação de Eng. Elétrica, Eletrônica e Biomédica. É professor e coordenador da Academia Cisco-PUCPR e dos cursos de Especialização de Redes e Telecomunicações, CyberSecurity, Gestão de Banco de Dados e BigData da IT Academy-PUCPR bem como da Especialização em Energias Renováveis da Engineering Academy-PUCPR. Atuou como pesquisador e coordenador de diversos Projetos de P&D na área de Sistemas Celulares, IoT e Computação Nuvem na parceria tecnológica entre a PUCPR e a Nokia Networks no Tecnoparque da PUCPR. Tem experiência na área de Sistemas de Comunicação e Ciência da Computação, atuando principalmente nos seguintes temas: protocolos, computação em nuvem, virtualização, redes de computadores, segurança de redes e sistemas celulares.
Técnico Mecânico e Engenheiro Mecânico formado pela UniversidadeTecnológica Federal do Paraná, especialista em desenvolvimento e implantação de usinas termoelétricas, sócio fundador da empresa Solidda Energia, Gerente da Unidade de Energia da empresa A1 Engenharia.
Licenciatura e Bacharelado em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Londrina; Especialização em Biologia Aplicada à Saúde pela Universidade Estadual de Londrina; Mestrado em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Londrina. Desde junho de 2010 atua como bióloga na área ambiental do setor elétrico (COPEL).
Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Paraná (1985) e mestrado em Engenharia Civil pela Miyazaki University, Japão (1995). Atualmente é professor adjunto da Pontifícia Universidade Católica do Paraná, lecionando no curso de Engenharia Civil, e engenheiro consultor senior na empresa Projeth Estruturas SC Ltda. Tem experiência na área de Engenharia Civil, com ênfase em projeto de estruturas de concreto, atuando principalmente nos seguintes temas: concreto armado; concreto protendido; pré-moldados e pré-fabricados; pontes; instalações industriais; recuperação, reforço, alargamento e içamento de pontes.