CCURSOS

Enfermagem Obstétrica

Especialização / Pós-graduação

Além de ser uma recomendação do Ministério da Saúde, o parto natural realizado com abordagem humanizada é uma demanda crescente por parte de gestantes. Profissionais com competência técnica-científica e humanística para garantir a qualidade da assistência obstétrica são, portanto, cada vez mais buscados.
A proposta da especialização em Enfermagem Obstétrica da PUCPR é habilitar enfermeiros para prestar assistência de enfermagem no processo de parto e nascimento. Com abordagem humanizada, a formação prioriza o respeito aos direitos sexuais e reprodutivos, acolhimento, promoção da saúde, educação, aconselhamento e assistência durante a gestação, parto e pós-parto.

Por que fazer na PUCPR?

O curso contempla as práticas do parto normal e natural dentro de uma perspectiva humanizada, em conformidade com as propostas do Ministério da Saúde. O estudante aprende na prática com aulas realizadas em centros de parto humanizado e unidades especializadas. Além disso, conta com a supervisão de docentes especialistas na área.

Enquanto a realização dos encontros presenciais não for possível em função da pandemia da COVID-19, as disciplinas do curso serão ministradas de forma remota, por web conferência ao vivo, com atividades interativas entre os estudantes e professores, assim como ocorre em ambiente presencial. Você terá à sua disposição diversas ferramentas tecnológicas para suporte ao andamento das atividades, além de apoio no período de aulas com feedbacks coletivos e individuais, por parte dos professores, por meio das plataformas digitais.

Público-alvo

Enfermeiros recém-graduados ou com experiência profissional interessados em atuar na área obstétrica são potenciais estudantes da Especialização em Enfermagem Obstétrica da PUCPR. Além deles, enfermeiros obstetrizes que busquem atualização teórica-prática na especialidade podem beneficiar-se com a aprendizagem desenvolvida ao longo do curso.

Mercado de atuação

O modelo assistencial vigente ao longo dos processos de gestação, parto e pós-parto, atualmente caracterizado pela carência da humanização, necessita de atualização. Profissionais com capacidade técnica-cientifica e humanística para oferecer esse tratamento conquistam espaço de atuação cada vez maior. Sendo assim, encontram oportunidades crescentes em clínicas, hospitais e demais espaço de saúde e bem-estar.

DOUTORADO

Viviane de Souza Pinho Costa

Coordenação

DOUTORADO

Alberto Paulo Neto

Docentes

Doutor e Mestre em Filosofia pela Universidade de São Paulo. Possui experiência na área de Filosofia, com ênfase em Ética e Filosofia Política, atuando principalmente nos seguintes temas/autores: Teorias da democracia, Teorias da justiça, Bioética, Republicanismo e Liberalismo político, Filosofia Política, Filosofia do Direito e autores: Immanuel Kant, Jürgen Habermas, Ronald Dworkin e Philip Pettit. Líder do Grupo de Pesquisa: Justiça e Direitos Fundamentais (CNPq/PUCPR Campus Londrina). Professor colaborador no Programa de Pós-Graduação em Bioética da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (início da atividade em agosto de 2019).

MESTRADO

Silvia Helena dos Santos Gajardoni Farges

Docentes

DOUTORADO

Viviane de Souza Pinho Costa

Docentes

Assistência a mulher no Pré-Parto, Parto e Puerpério

Carga horária: 24 | Crédito: --

Assistência do Enfermeiro ao Recém Nascido na sala de parto e Alojamento Conjunto

Carga horária: 12 | Crédito: --

Bases Éticas e Legais para Assistência de Enf Obstétrica e Ger de Enfermagem em Unidades Obstétricas

Carga horária: 12 | Crédito: --

Ética

Carga horária: 24 | Crédito: --

Fisiologia da Gestação e Consulta de Enfermagem no Pré- Natal

Carga horária: 12 | Crédito: --

Patologias Obstétricas, Gestações de Alto Risco e Emergências Obstétricas

Carga horária: 24 | Crédito: --

Práticas de Consultas de Enfermagem no Pré-Natal

Carga horária: 100 | Crédito: --

Práticas do Enfermeiro na Assistência ao Parto, Nascimento e Puerpério

Carga horária: 188 | Crédito: --
sDeclaro que concordo com a coleta e tratamento dos meus dados pessoais pela PUCPR, com a finalidade de receber o retorno desta solicitação, de acordo com a LGPD e a Política de Privacidade e Proteção de Dados.

Câmpus Londrina

O Câmpus Londrina da PUCPR iniciou suas atividades acadêmicas em 2002, oriundo da interação e acolhimento pela comunidade da região. A interação se fortalece cada vez mais, por meio da ação direta dos cursos de Graduação e Especialização nas diversas áreas de atuação, sempre em sintonia com os rumos da cidade.

Por meio dos serviços oferecidos à comunidade, a PUCPR insere no cotidiano de Londrina a marca de uma Universidade reconhecida nacional e internacionalmente pela sua tradição e excelência. Um comprometimento com a evolução que transforma a vida de estudantes e vai além das salas de aula, chegando ao dia a dia da população da região.

Conheça o Câmpus
Cidade / Câmpus

Londrina - Câmpus Londrina

Modalidade

Semipresencial

Duração

Até 21 meses

Mensalidade

R$ 650,00

Status

Inscrições encerradas