CCURSOS

Enfermagem Obstétrica
Novo

Especialização/Pós-graduação

O curso habilita profissionais para prestar assistência sistematizada de enfermagem no processo de parto e nascimento através de práticas humanizadas, de acordo com as propostas do Ministério da Saúde. O modelo assistencial vigente, necessita da atuação efetiva de profissionais com competência técnico-cientifica e humanística capazes de propor transformações com vistas ao respeito aos direitos sexuais e reprodutivos, garantindo a qualidade da assistência obstétrica durante a gestação, parto e pós-parto.

Por que fazer na PUCPR?

As aulas práticas da PUCPR serão em unidades especializadas, com supervisão direta de docentes especialistas na área de enfermagem obstétrica. É a primeira vez que Maringá oferece a especialidade com enfoque humanístico e atualmente será o único curso desta área a ser ofertado.

Público Alvo

Enfermeiros graduados interessados em atuar na área obstétrica ou enfermeiros obstetrizes que busquem atualização teórica-prática na especialidade.

Perfil do Egresso

O enfermeiro estará apto e capacitado para prestar assistência integral à mulher nas diversas fases da sua vida, com maior foco no período da gravidez e lactância.
O profissional enfermeiro obstetra é preparado para analisar criticamente a situação da paciente e investigar problemas que possam prejudicá-la ou a seu filho, sempre buscando soluções através de diversos métodos científicos.

Mercado de Atuação

A atuação do enfermeiro obstetra fortalece esse processo, podendo atuar em: Unidade Ginecológica, Centro de Parto Normal e Centro Obstétrico, Unidade Básica de Saúde Consulta de Pré-Natal, Unidade de Gestante de Alto Risco, Maternidade e Alojamento Conjunto, Centros de Pesquisas e Instituições de Ensino da Rede Privada e Pública, como também, assistência em partos domiciliares.

Ana Cleide Soares Victor

Coordenação

Doutora em Enfermagem pela Universidade Federal de São Paulo, UNIFESP, 2015. Mestrado em Administração – UEM/UEL, 2003. Graduada em Enfermagem pela Faculdade Estadual de Educação Ciências e Letras de Paranavaí (1993). Atuou como docente no Curso de Graduação em Enfermagem na Unigá, UNICESUMAR e PUC – Câmpus Maringá , 2003 à 2009. Atualmente, é Enfermeira do Hospital Universitário de Maringá atuando na Saúde do Adulto e Coordenadora de Cursos de Pós Graduação na área de Enfermagem na PUCPR – Câmpus Maringá desde 2007. Membro do GEPAG – Grupo de Estudos em Pesquisas em Saúde e Gerenciamento em Enfermagem.

Alessandra Crystian Engles dos Reis

Docentes

Possui graduação em Enfermagem pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (2002) (Bacharelado e Licenciatura), especialização em Enfermagem com Ênfase em Saúde do Adulto, pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (2006) e Obstetricia pela Faculdade Assis Gurgacz (2011), mestrado em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – UNESP (2009), doutoranda (ingresso em 2017) pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná, no Programa de Educação em Ciências e Educação Matemática na linha de Pesquisa Educação em Ciências com a temática “Concepções de saúde naturalizadas no âmbito da gravidez na adolescência pelos professores de Ciências”. Atuou como professora da Faculdade Assis Gurgacz – Cascavel-PR no curso de Enfermagem no período de 2006 a 2016. Atualmente é Professora Assistente na Área de Prática de Ensino da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, membro do Grupo de Pesquisa – Estudos e Pesquisa em Práticas Educativas e Formação em Saúde (GEPEFORS), do Grupo de Pesquisa Educação em Ciências e Biologia (GECIBIO) e do Grupo de Pesquisa Educação e Sexualidade (GEPEX). Coordenadora da Comissão de Saúde da Mulher – Coren-PR. Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Enfermagem Materno Infantil, Educação Permanente e Formação de Professores.

Débora Verrengia Florêncio

Docentes

Graduada em Enfermagem, Unicesumar, 2005. Consultora em Aleitamento Materno desde 2012. Membro do Comitê de Aleitamento Materno desde 2012. Responsável pelo Programa Canção de Ninar da Unimed Maringá, 2012 a 2018.

Ducelene Verrísimo de Souza Firmino

Docentes

Bacharel em Enfermagem pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná campus Maringá – 2008. Especialista em Enfermagem Obstétrica pelo Centro Universitário Assis Gurgacz- 2014. Especialista em Docência na Saúde pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul – 2015. Especialista em Estratégia Saúde da Família pela Faveni, 2016; Especialista em Formação Pedagógica – PROFOP – pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná – UTFPR – Toledo/2016. Atua como enfermeira obstetriz no Centro Obstétrico do Hospital Bom Jesus em Toledo-PR.

Edson Luciano Rudey

Docentes

Médico e professor universitário (Ginecologista e Obstetra). Professor Universitário no Centro Universitário Ingá do Curso de Medicina na área de Ginecologia e Obstetrícia. Doutorando em Curso pela Faculdade de Medicina da Universidade do Porto -Portugal e Conselho Federal de Medicina. Mestrado em Promoção da Saúde. Graduação em Medicina pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), Residência Médica em Ginecologia e Obstetrícia pelo Hospital de Clínicas da UFPR. Título de Especialista em Ginecologia e Obstetrícia – FEBRASGO. Pós-graduação em Cirurgia Minimamente Invasiva pela Faculdade de Ciências Médicas de MG. Especializando em Bioética pela Universidade do Porto – Portugal. Perito Médico Previdenciário do INSS. Tem Experiência em Ensino Superior e como Médico Assistente em Ginecologia e Obstetrícia. Interesse em Pesquisa na Área da Saúde da Mulher, Humanização do Parto e Nascimento e Bioética.

Eliana Dias Pereira Cismer

Docentes

Graduada pela Universidade Estadual de Maringá em 1999. Especialista em Saúde coletiva , UEM 2001. Pós Graduação Enfermeira obstetra, UEM 2007. Mestre em agravos a saúde da mulher, UEM,2014. Fundadora e atuante da Equipe Semilla – Assistência ao Parto Humanizado domiciliar humanizadae hospitalar. Enfermeira Diretora na Unidade Básica de Saúde do Distrito de Iguatemi-PR.Ex Docente na Uningá e Cesumar.

Eliane de Fátima Bruinsma

Docentes

Graduada em Enfermagem pela Universidade Paranaense – Unipar de Toledo – 2010. Especialista em Enfermagem Obstétrica pelo Centro Universitário da Fundação Assis Gurgacz, Cascavel PR,2014. Atua como Enfermeira Obstétra no Hospital Bom Jeus em Toledo Pr, desde 2014 e iniciou em 2019 no Hospital Costa Oeste de Toledo

Fabio Inacio Pereira

Docentes

Doutorado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Brasil(2017)
Professor Adjunto da Pontifícia Universidade Católica do Paraná – Campus Maringá , Brasil

Felipe Sá Ferreira

Docentes

Graduado em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Goiás. Residência Médica em Ginecologia e Obstetrícia pelo Hospital Universitário de Maringá (HUM/UEM). Título de Especialista em Ginecologia e Obstetrícia pela Federação Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia pelo Fetus – Centro de Estudos de São Paulo. Mestrando em Saúde Da Mulher na Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (FSP/USP). Docente na Faculdade de Medicina UNICESUMAR. Representante médico do Programa Parto Adequado do Hospital Maringá. Membro do Comitê Municipal de Estímulo ao Parto Normal.

Juliana Batisda da Silva Afonso

Docentes

Graduada em Enfermagem pela Faculdade Ingá, 2010. Especialista em Enfermagem Obstétrica pelo Centro Universitário Adventista de São Paulo, 2012. Atuou no Programa Saúde da Família em Uniflor, 2013. Atuou como Enfermeira Enfermeira Obstétrica pela equipe Semilla – assistência ao parto domiciliar e hospitalar, 2014. Atualmente trabalha como enfermeira obstétra com equipe multidisciplinar na assistência ao parto humanizado hospitalar.

Lorenna Veccentine Coutinho Monteschio

Docentes

Graduada em Enfermagem pela Universidade Estadual de Maringoa-UEM, 2012. Especialista em Saúde da Mulher com concentração em Obstetrícia pela Universidade Estadual de Londrina- UEL, 2014. Atualmente, é Enfermeira Obstétra no acompanhamento do pré-parto, parto e pós parto no Instituto Femminili desde 2016.

Marcos Aparecido Andrade

Docentes

Graduado em Enfermagem e Obstetrícia, Universidade Estadual de Maringá, 1998. 2012. Especialista em Enfermagem em Unidade de Terapia Intensiva e Enfermagem Neonatal e Pediátrica pela Faculdade Ingá, 2014. Foi coloborador do Centro de Ensino Superior de Maringá, Santa Casa de Misericórdia de Maringá, Rede de Assistencia a Saúde Metropolitana e Marimed Serviços Hospitalares, atuando principalmente nos seguintes temas : Gestão, Terapia Intensiva e Emergências Infantis, Clínica Médico- Cirúrgica e Ensino.

Mayara Bezerra Machado

Docentes

Graduada em Enfermagem pela Universidade do Estado da Bahia, 2014. Especialista em Enfermagem Obstétrica pela Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública, 2017. Atualmente, é enfermeira obstétra do Hospital Bom Jesus, Toledo-PR.

Natália Valentini de Freitas

Docentes

Graduada em Enfermagem, UEM 2005. Doutoranda pelo Programa de Pós-graduação em Enfermagem pela Universidade Estadual de Maringá. Mestre em Enfermagem pelo Programa de Pós Graduação em Enfermagem pela Universidade Estadual de Maringá (CAPES – conceito 4), na área de Gestão do Cuidado em Saúde. Possui graduação em Enfermagem pela Universidade Estadual de Maringá – UEM (2005). Especialização em Enfermagem Neurointensiva pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE (2008). Atualmente, é Enfermeira do Hospital Universitário Regional de Maringá (HUM), atua na área assistencial, setor de Ginecologia e Obstetrícia.

Patologias Obstétricas, Gestações De Alto Risco E Emergências Obstétricas

Carga horária: 24 | Crédito: --

90002140NG-Ética

Carga horária: 12 | Crédito: --

90002428NG-Métodos de Pesquisa

Carga horária: 12 | Crédito: --

Assistência A Mulher No Puerpério

Carga horária: 24 | Crédito: --

Assistência Do Enfermeiro Ao Recém Nascido Na Sala De Parto

Carga horária: 12 | Crédito: --

Bases Éticas E Legais Para Assistência De Enfermagem Obstétrica E As Políticas Públicas De Saúde À M

Carga horária: 12 | Crédito: --

Consulta De Enfermagem No Pré- Natal

Carga horária: 24 | Crédito: --

Gerenciamento De Enfermagem Em Unidades Obstétricas

Carga horária: 12 | Crédito: --

Manejo Clínico Nas Práticas Do Aleitamento Materno

Carga horária: 12 | Crédito: --

Práticas De Consultas De Enfermagem No Pré-natal I

Carga horária: 36 | Crédito: --

Práticas De Consultas De Enfermagem No Pré-natal Ii

Carga horária: 24 | Crédito: --

Práticas Do Enfermeiro Na Assistência Ao Parto, Nascimento E Puerpério I

Carga horária: 36 | Crédito: --

Práticas Do Enfermeiro Na Assistência Ao Parto, Nascimento E Puerpério Ii

Carga horária: 36 | Crédito: --

Práticas Do Enfermeiro Na Assistência Ao Parto, Nascimento E Puerpério Iii

Carga horária: 36 | Crédito: --

Práticas Do Enfermeiro Na Assistência Ao Parto, Nascimento E Puerpério Iv

Carga horária: 36 | Crédito: --

Práticas Do Enfermeiro Na Assistência Ao Parto, Nascimento E Puerpério V

Carga horária: 36 | Crédito: --

Preparação Para O Campo De Estágio

Carga horária: 24 | Crédito: --

Vivências Da Enfermagem Obstétrica

Carga horária: 12 | Crédito: --

Câmpus Maringá

A PUCPR chegou à cidade de Maringá em 2004 para ser mais do que uma instituição de ensino superior. A Universidade visa ser um agente de desenvolvimento e de difusão do saber e da cultura, atendendo às demandas da região, de passado agrícola e que hoje tem uma diversidade de atividades econômicas.

Com este intuito, a PUCPR disponibilizou à comunidade uma nova unidade, com instalações modernas e uma completa infraestrutura, mantendo a história de tradição no ensino de qualidade, com uma equipe qualificada de professores. Com localização central, o Câmpus oferece salas de aula climatizadas, rede wireless, laboratórios de informática e moderna biblioteca. Tudo isso em um amplo espaço que proporciona aos acadêmicos um ambiente propício para leitura e pesquisa.

Conheça o Câmpus
Cidade / Câmpus

Maringá - Câmpus Maringá

Modalidade

Presencial

Duração

Até 31 meses

Mensalidade

R$ 600,00

Status

Tenho Interesse