Enfermagem em Urgência e Emergência
Novo

Especialização / Pós-graduação

Atualmente os serviços de emergência exigem cada vez mais que o enfermeiro tenha um conhecimento técnico-científico para desempenhar seu papel como gestor do cuidado nas situações de emergência. O curso de Enfermagem em Urgência e Emergência da PUCPR visa formar profissionais para essa competência e atuar na prevenção e assistência a situações de Urgência e Emergência pré e intra-hospitalar.

Por que fazer Enfermagem em Urgência e Emergência na PUCPR?

A especialização em Enfermagem em Urgência e Emergência da PUCPR traz conhecimentos em protocolos nacionais e internacionais para o atendimento do paciente clínico e vítima de trauma em situações de emergência e a assistência na terapia intensiva. O profissional irá desenvolver habilidades técnicas para atuar nas situações de urgência e emergência, raciocínio para o manejo do paciente clínico e vítima de trauma e na assistência intensiva e habilidades para atuar junto ao SAMU, dentro do Pronto-Socorro e nas Unidades de Terapia Intensiva do Hospital Universitário Cajuru. O curso é voltado para a prática, a relação com teoria será no modelo de preceptoria e será desenvolvida no HUC e no Centro de Simulação Clínica da PUCPR.

Em função da pandemia de COVID-19, as aulas teóricas serão realizadas na modalidade online ao vivo, por webconferência, com atividades interativas entre os estudantes e professores. As aulas práticas são em grupos de até 10 estudantes, com supervisão do professor, e são realizadas em ampla estrutura nas salas de aula do Hospital Universitário Cajuru (Pronto Socorro e UTI) ou no Centro de Simulação, seguindo todos os protocolos de segurança solicitados pela universidade. Além disso, o curso dispõe de módulos internacionais em parceria com a PUC do Chile: Atendimento a Múltiplas vítimas, Atendimento de alta complexidade de pacientes críticos.

Enfermeiros

Mercado de Atuação

Os enfermeiros com especialização em Enfermagem em Urgência e Emergência da PUCPR serão capazes de gerenciar Unidades de Emergências Pré e Intra-hospitalares, com competência técnico-científica para prestar assistência direta ao trauma e agravos clínicos em hospitais.

Este curso pode conter até 20% da sua carga horária de disciplinas, aulas ou interações online.

MESTRADO

Ubaldino da Rosa Ferreira Filho

sDeclaro que concordo com a coleta e tratamento dos meus dados pessoais pela PUCPR, com a finalidade de receber o retorno desta solicitação, de acordo com a LGPD e a Política de Privacidade e Proteção de Dados.

Escola de Ciências da Vida

A Escola de Ciências da Vida da PUCPR oferece uma formação integral e transdisciplinar, que viabiliza a compreensão integrada das temáticas ligadas à saúde. O estudante torna-se um profissional atento aos desafios impostos pelo crescimento populacional e a intensa utilização dos recursos naturais.

A saúde humana, a dos demais seres vivos e a do meio ambiente são indissociáveis e necessitam de equilíbrio. É neste contexto que nasce o moderno conceito de Saúde Única, que traz em sua essência a vontade de transformar o mundo em um lugar melhor, compreendendo a interdependência entre os seres humanos, os animais e o meio ambiente.

Até 18 meses