CCURSOS

Eficiência Energética em Instalações Industriais e Edificações
Novo

Especialização

Desenvolver a capacidade para identificar as causas do desperdício de energia nos setores Industrial, Comercial, Residencial e de Instituições Públicas, abrangendo sistemas, equipamentos e processos ; Capacitar os profissionais para a aplicação de métodos de análise e otimização da eficiência energética em projetos industriais e de edificações; Compreender os principais impactos do uso racional de energia; Capacitar os profissionais acerca dos aspectos fundamentais relacionados à sustentabilidade e mudanças climáticas; Apresentar a Legislação vigente e Programas de governo relacionados à eficiência energética; Capacitar o profissional para a implementação de um programa de eficiência energética nas várias áreas de negócio que demanfem o uso de energia nas suas diversas formas. Apresentar as principais opções de energias renováveis e cogeração de energia no âmbito dos projetos de eficiência energética. Diferencial do curso: o curso abrange além da área industrial a área de Edificações. Também é formado por módulos que abrangem tanto a epecialidade elétrica como a mecânica, além da área ambiental.

Público Alvo

Profissionais do mercado e de instituições públicas, alunos egressos dos cursos de graduação, que atuam ou desejem atuar na área de eficiência energética, bem como aos que percebam a importância da aquisição de conhecimentos desta área para agregar valor real para o negócio empresarial, para o setor público e, simultaneamente, para a sociedade de uma forma geral.

Docente Agnaldo Luis Guolo.

Agnaldo Luis Guolo

Coordenação | Lattes

Agnaldo Luís Guolo é Engenheiro Mecânico (UFPR), Doutorando em Engenharia Mecânica (PUCPR), Mestre em Engenharia Mecânica (PUCPR) e Especialista em Indústria Automotiva (UFPR). Trabalhou em empresas de grande porte de vários segmentos entre os quais o siderúrgico (CSN-Laminação), Automobilístico (Kuhn; Daimler-Chrysler), Autopeças (Faurecia), Papel (Norske Skog/Pisa S/A) e Plástico/Têxtil.
Atuou nas áreas de manufatura, Engenharia de Produtos, Manutenção e Qualidade.
Atuou também como coordenador de cursos de Tecnologia na Universidade Positivo.
Teve vivência profissional como engenheiro nos EUA e Alemanha, tendo residido nestes países desenvolvendo projetos de implantação de fábricas, transferência de tecnologia e otimização de processos industriais. Atualmente atua como professor da Escola Politécnica da PUCPR, na área de Ciências térmicas.

Escola Politécnica

A Escola Politécnica da PUCPR oferece o que há de mais moderno em termos de tecnologia e projeto pedagógico. Desde a estrutura de apoio à aprendizagem até o fomento à ação empreendedora, o objetivo é proporcionar ao estudante a qualificação e a autonomia necessárias para que busque uma formação permanente ao longo da carreira.

O desenvolvimento cada vez mais acelerado do mundo exige agentes preparados para pensar e promover um progresso sustentável. O uso da tecnologia otimiza a evolução e demanda profissionais altamente qualificados para encarar os desafios propostos por um cenário em constante mudança. O estudante que opta por estudar as diversas áreas ligadas à Engenharia e à Informática adquire o conhecimento para ser um agente de transformação positiva da realidade, combinando técnica, ciência e ética.

Conheça a Escola
Cidade / Câmpus

Curitiba - Câmpus Curitiba

Modalidade

Presencial

Duração

Até 16 meses

Mensalidade

R$ 575,00

Status

Inscrições encerradas