CCURSOS

Educação transformadora, criativa e divertida
Novo

Especialização / Pós-graduação

Os principais assuntos abordados pelo curso são: metodologias ativas, tecnologias digitais, soft skills, abordagem da escola nova, pensamento complexo e transdisciplinar, educação ecossustentável, música e musicalização, ludificação, gamificação e brincadeiras, corporeidade e a psicomotricidade relacional, linguagens artísticas e expressivas e educação divertida
A área da educação é carente de cursos de formação continuada que tenha fundamentos na visão do pensamento complexo e transdisciplinar, ofertando ao mesmo tempo o conteúdo didático-pedagógico com desenvolvimento socioemocional, educação ecossustentável. O curso poderá ser uma nova opção para os profissionais que atuam com a educação, adquirirem conhecimentos inovadores de maneira criativa, descontraída e transformadora.

Por que fazer na PUCPR?

Entre os diferenciais deste curso estão: o desenvolvimento da trilogia: habilidades comportamentais e socioemocionais, competências didático-pedagógicas inovadoras e pensamento ecossistêmico; contribuir para o pensar e o agir para a construção de sociedades sustentáveis e socialmente mais felizes; fornecer subsídios teórico-práticos para o desenvolvimento de estratégias educativas voltadas para a criatividade, inovação e habilidades socioemocionais; instigar o desenvolvimento do pensamento complexo e transdisciplinar para que o profissional possa repensar o processo educativo de maneira que corresponda às necessidades contemporâneas.

Público Alvo

Todo o profissional que está diretamente ligado à educação básica (da educação infantil ao ensino médio). Este curso também é ofertado para professores da graduação (Pedagogia e Licenciaturas)

Mercado de atuação:

O curso prepara os profissionais da educação básica para terem abordagens metodológicas inovadoras alinhadas à escola contemporânea. Voltado não apenas para docentes, mas também gestores educacionais e profissionais da Pedagogia.

Edna Liz Prigol

Coordenação

Graduada em Pedagogia pela Universidade Tuiuti do Paraná (1987). Especialista em Educação Infantil pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) na linha de Teorias e Práticas Educacionais e Formação de Professores. Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR 2014-2018). Atualmente bolsista de estágio Pós-Doutoral (CAPES) em Educação na Pontifícia Universidade Católica do Paraná – PUCPR. Gestora de instituição da Educação Básica durante 25 anos. Atuação na área de Gestão de pessoas. Coaching. Consultora Pedagógica. Docente da Educação Superior desde 2001. Áreas de atuação: Didática, Metodologia da Educação Superior, Avaliação, Educação Infantil e Tecnologias Educacionais. Temas de investigação: formação continuada, prática pedagógica, complexidade e transdisciplinaridade.

Barbara Raquel do Prado Gimenez Correa

Docentes

Doutora em Educação. Mestre em Educação. Graduada em Pedagogia, formações realizadas na PUCPR – Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Especialista em Magistério Superior IBPEX. Especialista em Formação Docente para o Ensino Superior UNIDERP. Experiência como professora da Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Superior e Pós-Graduação. É voluntária assistencial na coordenação pedagógica em escola da educação básica. Palestrante de diversos temas na área da educação. Experiência na docência no ensino presencial e na Educação a Distância (EAD). Membro do Grupo de Pesquisa: Paradigmas Educacionais, Formação de Professores e Prática Pedagógica com Tecnologias Educacionais na PUCPR.

Edna Liz Prigol

Docentes

Graduada em Pedagogia pela Universidade Tuiuti do Paraná (1987). Especialista em Educação Infantil pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) na linha de Teorias e Práticas Educacionais e Formação de Professores. Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR 2014-2018). Atualmente bolsista de estágio Pós-Doutoral (CAPES) em Educação na Pontifícia Universidade Católica do Paraná – PUCPR. Gestora de instituição da Educação Básica durante 25 anos. Atuação na área de Gestão de pessoas. Coaching. Consultora Pedagógica. Docente da Educação Superior desde 2001. Áreas de atuação: Didática, Metodologia da Educação Superior, Avaliação, Educação Infantil e Tecnologias Educacionais. Temas de investigação: formação continuada, prática pedagógica, complexidade e transdisciplinaridade.

Geovani Viola Moretto Mendes

Docentes

DOUTOR em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2018); MESTRE em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2013); possui ESPECIALIZAÇÃO na área da Ética (2003) e graduação em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de Paraná (2001). Atualmente é Professor Adjunto e coordenador dos Cursos de Licenciatura e Bacharelado em Filosofia da PUCPR. É membro do NET (Núcleos de Estudo da Técnica da PUCPR), do Grupo de Pesquisa Hans Jonas do CNPq e do grupo de pesquisa Hans Jonas da PUCPR. Leciona as disciplinas de Ética e Metodologia Científica nos cursos Lato Sensu; e as disciplinas de Estágio, de Prática e de Filosofia da Técnica nos cursos de Licenciatura e Bacharelado em Filosofia. Tem priorizado suas pesquisas com temas relacionados à ÉTICA e a TECNOCIÊNCIA, principalmente às questões éticas das biotecnologias; ética na era da engenharia genética; responsabilidade e progresso na civilização tecnocientífica; pós-humanismo; transhumanismo; a questão da autenticidade e da dignidade da vida, entre outros.

Jacques de Lima Ferreira

Docentes

Katia Ethienne Esteves dos Santos

Docentes

Líliam Maria Born Martinelli

Docentes

Lucymara Carpim

Docentes

Pós-Doutora em Educação, pela PUC do Paraná. Doutora em Educação, pela Pontifícia Universidade Católica do Parana – Linha de pesquisa: Teoria e Prática Pedagógica na Formação de Professores. Mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná – Linha de pesquisa: Teoria e Prática Pedagógica na Formação de Professores em diferentes níveis e contextos. Especialista em: Didática do Ensino Superior pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Especialista em Marketing e Gestão Empresarial pela Universidade Federal do Paraná. Especialista em Economia do Trabalho pela Universidade Federal do Paraná. Especialista em Gerenciamento Ambiental na Indústria pela Universidade Federal do Paraná e Especialista em Gestão Educacional pelo Senac e Gestão e Planejamento estratégico – Uninter. Graduada em Letras pela Universidade Tuiuti do Paraná e em Pedagogia pelo Centro Universitário Uninter. Tem experiências em Educação com ênfase nas áreas de EAD, Ambiente Virtual de Aprendizagem, Meios Tecnológicos na Ação Docente e mediação pedagógica, Currículo, Ensino e Aprendizagem, Processos Avaliativos, Tecnologias Educacionais, Metodologia da Pesquisa Científica, Prática Pedagógica, desenvolvimento de projetos pedagógicos, Percurso Formativo (Itinerários Formativos e Avaliação por competências).

Marilda Aparecida Behrens

Docentes

Neusa Nogueira Fialho

Docentes

Patricia Lupion Torres

Docentes

Possui graduação em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1981), mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1994) e doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2002). Atualmente é Coordenadora do Programa de Pós Graduação Stricto Sensu em Educação da PUCPR, professora titular da Pontifícia Universidade Católica do Paraná e Professora permanente do mestrado e doutorado em Educação da PUCPR. .Membro da Diretoria da Associação Brasileira de Educação a Distância. Diretora de EAD da Pró-reitoria de Extensão e Comunitária no período de 2005 a 2009. Coordenadora responsável pelo setor de avaliação e pesquisa do Centro de Educação a Distância da PUC-PR no período de 2002 a 2003. Professora da UFSC nos programas de Mestrado em Mídia e Conhecimento no período de 1999 a 2002. Gestora de projetos de utilização de ambientes virtuais de aprendizagem para oferta de disciplinas a distância em cursos superiores. Diretora da área de Educação da PUCPR no período de 1995 a 1999 e de 2003 a 2005. Membro do conselho diretor da PUCWEB no período de 2003 a 2005.Coordenadora do curso de Pedagogia no período de 2010 a 2014. Possui livros e capítulos de livros publicados na Republica Dominicana, no Peru, na Inglaterra, nos Estados Unidos, na Colômbia, no México, em Portugal, e no Brasil. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: tecnologias educacionais, educação a distância, formação profissional, formação de professores, educação superior.

Vivian Dell Agnolo Barbosa Madalozzo

Docentes

Professora do curso de Licenciatura em Música da Pontifícia Universidade Católica do Paraná e diretora da Alecrim Dourado Formação Musical. Doutoranda em Estudos da Criança – Educação Musical pela Universidade do Minho em Braga, Portugal. Mestre em Música (2013) e graduada em Música – Educação Musical (Licenciatura) pela Universidade Federal do Paraná (2006). Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Educação Musical Infantil, atuando principalmente na área de educação musical, formação de professores, musicalização infantil e relação família-escola.

C.H. de Eletivas

Carga horária: -- | Crédito: --

Competência Digital

Carga horária: 24 | Crédito: --

Corporeidade E A Psicomotricidade Relacional

Carga horária: 24 | Crédito: --

Cultura Maker

Carga horária: 24 | Crédito: --

Da Escola Nova Ao Pensamento Complexo E Transdisciplinar Para Uma Educação Transformadora E Lúdica

Carga horária: 24 | Crédito: --

Educação Divertida e Diversão Educativa

Carga horária: 24 | Crédito: --

Educação Eco-Sustestável

Carga horária: 24 | Crédito: --

Ética

Carga horária: 24 | Crédito: --

Hard Skills e Soft Skills

Carga horária: 24 | Crédito: --

Linguagens Artísticas E Expressivas

Carga horária: 24 | Crédito: --

Ludificação, Gamificação E Brincadeiras

Carga horária: 24 | Crédito: --

Metodologias Ativas e Tecnologias Digitais no Contexto da Educação no Século XXI

Carga horária: 24 | Crédito: --

Música E Musicalização Na Educação

Carga horária: 24 | Crédito: --

Escola de Educação e Humanidades

A Escola de Educação e Humanidades da PUCPR oferece uma formação que contempla uma ampla gama de perspectivas culturais, dimensões científicas, técnicas e humanas para formar profissionais líderes, cidadãos globais atentos aos desafios da sociedade contemporânea.

A harmonia entre o humano, o social, o tecnológico e o biológico compõe um contexto em que a ciência vai ao encontro da percepção humana para conferir sentido à humanidade. Do cognitivo ao ético, do estético ao técnico, do imediato ao transcendente, as áreas de Educação e Humanidades são responsáveis por formar profissionais de alto impacto na transformação social, capazes de buscar a garantia dos direitos individuais e coletivos.

Conheça a Escola
Cidade / Câmpus

Curitiba - Câmpus Curitiba

Modalidade

Presencial

Duração

Até 12 meses

Mensalidade

R$ 350,00

Status

Inscrições abertas