CCURSOS

Educação Inclusiva com Ênfase na Comunicação Alternativa

Especialização

Conhecer e trabalhar com as diferenças individuais, especificamente o público alvo da educação especial, são condições para o profissional da educação do século XXI, devido as políticas públicas inclusivas. A proposta do curso, é abrangente em vários espectros das diferenças nos processos de aprendizagens. Portanto, propõe discussões avançadas a partir da comunicação alternativa como recursos para potencilaizar os processos de inclusão escolar.

Público Alvo

Professores, pedagogos, psicólogos, psicopedagogos, fonoaudiólogos, licenciados, fisioterapeutas, musicoterapeutas, terapeutas ocupacionais, assistentes sociais e demais interessados.

Docente Mirian Célia Castellain Guebert.

Mirian Celia Castellain Guebert

Coordenação | Lattes

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), Especialista em Educação Especial, Mestre em Engenharia da Produção  pela Universidade Federal de Santa Catarina, Doutora em Educação, História, politica, Sociedade pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo,  Professora do Programa de Pós Graduação em  Direitos Humanos e Políticas Públicas  na Pontifícia Universidade Católica do Paraná, membro da Rede Latino Americana de Educação em Direitos Humanos, desenvolve projetos de pesquisa na área da inclusão, acessibilidade, direitos humanos e formação profissional. Possui experiência profissional na área da gestão, docência, coordena pesquisas e estudos sobre práticas inclusivas, comunicação alternativa, inclusão profissional e educacional.

Barbara Raquel do Prado Gimenez Correa

Docentes

Cristiane Goncalves Ribas

Docentes

Elizabeth Carvalho da Veiga

Docentes

Jelson Roberto de Oliveira

Docentes

Luciane Hilu

Docentes
Docente Mirian Célia Castellain Guebert.

Mirian Celia Castellain Guebert

Docentes | Lattes

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), Especialista em Educação Especial, Mestre em Engenharia da Produção  pela Universidade Federal de Santa Catarina, Doutora em Educação, História, politica, Sociedade pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo,  Professora do Programa de Pós Graduação em  Direitos Humanos e Políticas Públicas  na Pontifícia Universidade Católica do Paraná, membro da Rede Latino Americana de Educação em Direitos Humanos, desenvolve projetos de pesquisa na área da inclusão, acessibilidade, direitos humanos e formação profissional. Possui experiência profissional na área da gestão, docência, coordena pesquisas e estudos sobre práticas inclusivas, comunicação alternativa, inclusão profissional e educacional.

Patricia Lupion Torres

Docentes
Docente Percy Nohama.

Percy Nohama

Docentes | Lattes

Com formação eclética em Eletrônica, Filosofia, Teologia e Engenharia Biomédica, é professor, pesquisador e poeta de Curitiba. Estudou na UFPR, UTFPR, UFRGS, PUCPR e UNICAMPI, onde doutorou-se em Engenharia Elétrica/Biomédica. É professor titular da Escola Politécnica da PUCPR e do Depto. de Eletrônica da UTFPR desde 2013. É consultor ad hoc do CNPq, CAPES, FINEP, FAPEMIG, FAPESP, Fundação Araucária, entre outras agências de fomento, além de avaliador do INEP/MEC para cursos e instituições de ensino superior. Atualmente, é vice coordenador do comitê assessor das engenharias na Fundação Araucária e membro do conselho consultivo da Sociedade Brasileira de Engenharia Biomédica. Em 1995, criou o Laboratório de Engenharia de Reabilitação na PUCPR para desenvolvimento de projetos na área de tecnologias assistivas. O Prof. Nohama já formou mais de 80 mestres e doutores em engenharia biomédica/tecnologia em saúde, muitos deles em tecnologias assistivas. É bolsista de produtividade em pesquisa CNPq PQ 1-D com mais de 400 publicações em periódicos e congressos nacionais, patentes e softwares registrados. E atua fortemente em tecnologias assistivas para comunicação alternativa e ampliada e para mobilidade.

As Políticas Públicas de Acessibilidade e Inclusão Digital

Carga horária: 12 | Crédito: --

Comunicação Alternativa Processos Pedagógicos em Sala de Aula

Carga horária: 36 | Crédito: --

Educação e Direitos Humanos

Carga horária: 12 | Crédito: --

Ética

Carga horária: 12 | Crédito: --

Fundamentos Téoricos-Metodológicos para os Transtornos do Espectro Autista

Carga horária: 36 | Crédito: --

Fundamentos Téoricos-Metodológicos da Deficiência Auditiva

Carga horária: 36 | Crédito: --

Fundamentos Téoricos-Metodológicos da Deficiência Intelectual

Carga horária: 36 | Crédito: --

Fundamentos Téoricos-Metodológicos da Deficiência Neuromotora

Carga horária: 36 | Crédito: --

Fundamentos Téoricos-Metodológicos da Deficiencia Visual

Carga horária: 36 | Crédito: --

Fundamentos Téoricos-Metodológicos para Superdotação/Altas Habilidades

Carga horária: 36 | Crédito: --

Introdução as Metodologias para Aprendizagem Ativa

Carga horária: 12 | Crédito: --

Projetos e Recursos Educacionais Digitais

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Seminário de Pesquisas Interdisciplinares

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Tecnologia Assitiva como Recursos para a Inclusão

Carga horária: 36 | Crédito: --

Escola de Educação e Humanidades

A Escola de Educação e Humanidades da PUCPR oferece uma formação que contempla uma ampla gama de perspectivas culturais, dimensões científicas, técnicas e humanas para formar profissionais líderes, cidadãos globais atentos aos desafios da sociedade contemporânea.

A harmonia entre o humano, o social, o tecnológico e o biológico compõe um contexto em que a ciência vai ao encontro da percepção humana para conferir sentido à humanidade. Do cognitivo ao ético, do estético ao técnico, do imediato ao transcendente, as áreas de Educação e Humanidades são responsáveis por formar profissionais de alto impacto na transformação social, capazes de buscar a garantia dos direitos individuais e coletivos.

Conheça a Escola
Cidade / Câmpus

Curitiba - Câmpus Curitiba

Modalidade

Semipresencial

Duração

Até 19 meses

Mensalidade

R$ 330,00

Status

Inscrições encerradas